Robert Johnson: Pacto de Amor à Música

Robert Johnson: Pacto de Amor à Música J.M. Dupont

Resenhas - Robert Johnson: Pacto de Amor à Música

Alice 10/12/2023

Pacto de amor a música
Uma vida cercada de mistérios desde seu incerto nascimento, entre 1909 e 1911, na pacata cidade de Hazlehurst, no Mississippi. O jovem Johnson sempre foi considerado por todos como um músico mediano até seu estranho desaparecimento da cena artística, e um retorno ainda mais controverso após um ano e meio com habilidades incríveis no violão, deixando seus mentores de queixo caído e atingindo a grandeza com músicas que se tornaram hinos do blues. A lenda diz que seu talento repentino foi conquistado em um pacto com o Diabo, selado em uma noite de lua nova em um cruzamento ermo na cidade de Clarksdale, e que, com o tempo, se tornou patrimônio histórico americano. Foi nesse cenário repleto de poeira e sem testemunhas que ele teria oferecido seu violão ao Tinhoso, que o afinou e devolveu ao músico, agora em posse de um instrumento que o faria alcançar a grandeza que sempre sonhou.

Onassis Nóbrega 09/06/2023

O diabo na encruzilhada?
Robert Johnson talvez seja um dos personagens mais icônicos do blues e da música. Um ?As? do estilo que, aparentemente teve um início ?chinfrim?, considerado um músico de segunda categoria. Reza a lenda que se mandou com seu violão e, após um encontro com o diabo em uma encruzilhada, vendeu sua alma em troca de ser um dos maiores cantores de blues de sua época. Reapareceu algum tempo depois realmente com um talento indescritível e fez uma fama local. Chegou a gravar 29 músicas de um contrato de 30 em estúdios improvisados em quartos de hotéis(muitas repetidas). Músicas que até hoje influenciam mestres do blues e rock. Mas teve sua carreira breve, morrendo aos 27 anos e inaugurando este ?clube? de rockers talentosos com fim precoce. Voltando para HQ, não se espera que uma edição curta tenha uma profundidade de uma biografia. Então somos apresentados a flashes de sua vida, com momentos principais. Tenho que reforçar que o autor não caiu tentação de focar apenas na lenda principal, apresentando outras versões de seu sumiço e aprendizagem musical. Capa dura, formato atípico, horizontal, e com um adendo no final com a letra de suas músicas. E a arte tem
Influência clara do Robert Crumb, ícone da cultura underground . HQ para fãs de música e grandes histórias. Talvez não para um público geral. Recomendo.

BJekyll0 20/05/2023

All my love's in vain
A arte é um aspecto totalmente fenomenal. Cada quadro é uma arte em si.
Essa edição da darkside é bem curta mas fizeram um grande trabalho editorial. As músicas ao final. Obra prima.
A obra ser pequena condiz com a vida curta do Robert. Muitas coisas foram deixadas de lado, mas ainda assim é uma hq maravilhosa.

lunaelivros 30/03/2023

Cinco estrelas só por essa edição linda da Darkside.
A HQ é bem legal, mas parece que faltou algo, com certeza vou pesquisar mais sobre o Robert Johnson.

Nilda 25/02/2023

É uma minibiografia ilustrada (podemos dizer assim) de Robert Johnson, um músico fenomenal do blues e que influenciou o rock roll. Eu gostei muito da narrativa porque é bem poética, mas também tem um toque de humor obscuro. As ilustrações são belíssimas. Mas para conhecer mais sobre a vida e obra do músico é preciso buscar outras fontes.

lidosdarafa 23/02/2023

Robert Johnson - um pacto de amor à música
Amei ler um graphic novel, bem rapidinho de ler e já deu de entender como foi a vida artística do cantor de blues Robert Johnson. Foram altos e baixos em sua carreira, escolhas erradas e tal mas não esperava aquele final. Adorei esse livro

Paulascrap 20/10/2022

Instigante!..
📖👻 A lenda diz que Robert Johnson conseguiu seu talento na música após fazer um pacto com o diabo numa encruzilhada. Tudo em torno de sua vida e da carreira parece pairar sobre mistérios, desde o seu nascimentona pacata cidade de Hazlehurst, no Mississipp, até mesmo a causa da morte do músico aos 27 anos é praticamente desconhecida: álcool, sífilis ou envenenamento

📖👻 A primeira vez que ele tocou em público foi totalmente diminuído, tanto pela plateia quanto pelos músicos, considerado por todos como um músico mediano com uma música desprezível , ao retornar após 1 ano , quando retornou, para surpresa de todos, sua música era fenomenal: ele tocava a guitarra como se não estivesse presente e uma outra força tomasse conta do instrumento. A partir daí, todos passaram a acreditar que ele vendeu a alma ao diabo na encruzilhada entre as rodovias 61 e 49 na cidade de Clarksdale. O próprio cantor deu ainda mais amplitude ao mito quando lançou a canção Me and the devil blues (Eu e o demônio blues), em 1938, ano em que morreu

📖👻O próprio cantor deu ainda mais amplitude ao mito quando lançou a canção Me and the devil blues (Eu e o demônio blues), em 1938, ano em que morreu
A canção narra um suposto encontro que ele teve com o demônio e diz:

“Eu disse Olá, Satan, acho que está na hora de ir’. Eu e o diabo estávamos andando lado a lado. (…) Baby, não ligo onde você vai enterrar meu corpo quando tiver partido e estiver morto. Você pode enterrar meu corpo lá embaixo na beira da estrada. E então meu velho espírito maligno pode pegar um ônibus da Greyhound e pilotar”

📖👻 A darkside apresentou nessa obra uma breve história do músico em forma de quadrinhos, uma porta de entrada para o leitor conhecer sua trajetória e buscar mais informações sobre o lenda: A infância difícil no Mississippi, a ausência de uma figura paterna, as relações amorosas, a vida pregressa de músico itinerante peregrinando de cidade em cidade, o alcoolismo e como o talento de Robert Johnson se desenvolveu, nos mostrando além do mito de um suposto pacto com o diabo.

Leticia.GonAalves 06/10/2022

Sem ele, não teríamos o rock?n?roll que conhecemos. Sem ele, não acessaríamos aquele lugar especial para o qual a música leva nossos espíritos quando ouvimos as notas vigorosas de uma grande canção. Chegou a hora de conhecer as encruzilhadas na trajetória de vida do lendário Robert Johnson, compositor, cantor e violonista que se tornou um dos maiores músicos de blues da história e uma influência notória em gerações de artistas.

Marco 18/09/2022

Uma obra de estudo
Se vc tem interesse em descobrir mais sobre a vida de Robert Johnson, essa hq é uma boa porta de entrada. Mas saiba que você precisará pesquisar nomes, contextos e lugares se quiser aprofundar em sua totalidade (por sorte existe uma espécie de glossário ao final que facilita a pesquisa).
Mas como história em si, projeto individual, a obra é bastante fraca justamente por desejar do leitor um conhecimento prévio, tanto que o possível motivo de muitos quererem ler este livro (comigo incluso) é com relação ao pacto, mas este é muito pouco explorado.
A arte é ok mas não tem nada demais. Se vcs têm interesse em ler uma história sobre o homem, recomendo q leiam O Cão da Encruzilhada da Skript editora

Jorge.Raitz 10/08/2022

Um hq rápido e bem interessante, porém poderia ser mais envolvente e com um pouco mais de história.

Valentin 23/07/2022

Legal
Em uma leitura bem rápida, o livro traz em quadrinhos um pouco da história de Robert Johnson, um dos pioneiros do Blues e Rock americano.

Não conhecia o artista (estou sendo muito ignorante?), mas parece que era uma grande referência artística musical na época.

Leitura rápida, em menos de 20 minutos. Vale só para conhecer o nome.

Rayane Lau 19/07/2022

Uma história que sempre me chamou atenção, a primeira vez que ouvir falar sobre Robert Johnson foi em um dos melhores episódios da série Supernatural, sobre pactos com demônios, e por que não introduzir na série uma passagem breve sobre um dos maiores bluesman para sua época?
Se o diabo chegou a afinar seu violão, ninguém realmente nunca irá saber, mas que sua história é realmente interessante e ele foi Grande, isso é verdade.

A Darkside arrasou no acabamento físico do livro!