Todos os nossos ontens

Todos os nossos ontens Natalia Ginzburg

Resenhas - Todos os Nossos Ontens

Gustavo.Dallasta 03/08/2020

O interior da Itália durante à Segunda Guerra Mundial
O livro retrata a trajetória de duas famílias Italianas durante o desenrolar da Segunda Guerra Mundial. O livro é narrado em terceira pessoa, com uma escrita muito fluida e detalhada. A autora consegue descrever perfeitamente os sentimentos, reflexões e angústias dos personagens em relação aos acontecimentos da guerra. Os horrores da guerra também são retratados: A escassez de comida, a miséria dos camponeses do sul da Itália, as doenças prevalentes (tifo e disenteria),retrato das condições sanitárias e ambientais da época, os bombardeios nas cidades e as atrocidades que o exército nazista cometia por onde passava. Aqui destaco dois trechos do livro: "...os alemães o obrigaram a cavar uma fossa ao longo do muro do cemitério e agora o compadre estava lá", "...talvez ainda estivessem vivos e viajassem naqueles trens blindados, naqueles trens nos quais era bom nem pensar". A autora aborda também a resistência antifascista contra o regime totalitário de Benito Mussolini, estampada nos ideais revolucionários presente nos sonhos, pensamentos e atitudes de alguns personagens.
Livro incrível! Recomendo demais a leitura.

Priscila 18/08/2020

Todos os nossos ontens...
Que livro! O que seria de todos nós se falássemos mais o que sentimos? Talvez evitaríamos muitos momentos de angústia.

Thee 06/09/2020

Ótima leitura
Demora um pouquinho pra se importar com os personagens, pegar a história e se acostumar com a escrita do livro, mas é o tipo de leitura que vale a pena o esforço!

Thalita234 08/07/2021

A guerra pela visão crua das pessoas comuns, eu diria que é um livro seco, que não tem tempo a perder.