Todos os nossos ontens

Todos os nossos ontens Natalia Ginzburg

Resenhas - Todos os Nossos Ontens

Vicente 07/06/2020

Excelente
Outro grande livro de Natalia Ginzburg. Esse é ambientado durante a segunda guerra a autora volta a abordar temas comuns em suas obras como família e luta contra o facismo. Se você gostou de Léxico Familiar, provavelmente vai adorar esse.

Arisa.RC 26/12/2020

Estilo incrível
A leitura do livro nós faz mergulhar na realidade das personagens quase como se estivéssemos as ouvindo falar. A vida cotidiana é permeada pela informações e acontecimentos relacionados à guerra, mas não é um livro sobre a guerra, é sobre a vida durante uma guerra e toda a sua complexidade tanto subjetiva como objetiva.
Vale a pena a leitura!

Michelle 29/06/2020

Minha primeira experiência com a autora. Livro conta diversas histórias ao mesmo tempo tendo sempre o mesmo observador. Apenas os personagens que terão suas trajetórias aprofundadas são chamados pelos nome. Uma obra lindamente construída.

Xico 25/12/2020

Um livro histórico, mas que não me pegou
É inegável a importância histórica de Natalia Ginzberg dentro da literatura italiana e de sua narrativa. No entanto, o estilo cubista e seguindo os caminhos das memórias não me pegou como deveria. É o tipo de livro que se reconhece o estilo, a força, o vigor, mas que não me arrebatou como o esperado.

Fernanda 11/06/2020

Lutei pra terminar
O tema do livro me chama muita atenção e adoro estudar sobre, que gira em torno da segunda guerra e do fascismo. Mas os temas ficam apenas de pano de fundo, sem aprofundamento. Gostei do relato de como nascem os revolucionários que não necessariamente se identificam com a causa, mas com a emoção de fazer parte da causa.
A leitura é arrastada, mas foi uma experiência interessante.

Ailton Santos 16/07/2020

Todos os nossos ontens - Natalia Ginzburg
Regimes totalitários predem corpos, mas não são capazes de enclausurar idéias.
Esse foi o meu primeiro contato com a Natalia e confesso que não poderia ter tido surpresa melhor.
Todos os nossos ontens se inicia em um período pré-segunda guerra e de muitos conflitos, o livro vai narrar a vida de duas famílias, uma rica e outra pobre e como essas famílias estão lidando com o regime fascista que precedeu e protagonizou a segunda guerra mundial.
De início o leitor é jogado dentro da história sem saber como foi parar ali, o estilo narrativo da autora é fantástico, narrado em terceira pessoa, mas é como se o narrador também participasse da história e estivesse sentado em um sofá te contando tudo. Aos poucos a autora vai te conduzindo no meio daquelas duas famílias e é quase impossível largar essa história, sem saber que rumo cada personagem vai tomar em meio aquele caos.

É uma história que pode se parecer com tudo que estamos vivendo, nesse período de pandemia, e com o país comandado por um governo descaradamente fascista.
Os personagens estão aflitos, ansiosos, deprimidos, tristes e vivendo sempre a espera de notícias, uma guerra armada está acontecendo e se aproxima da Itália nos passar dos dias, e mesmo com isso tudo a Natalia é capaz de nos mostrar beleza em tantas
coisas, nas relações amorosas, nas intrigas, nas relações familiares e na autententicidade com que tudo é apresentado ao leitor.

Essa história é cheia de personagens, mas nada que venha a te confundir ou atrapalhar, todo mundo é importante e terá alguma relevância para a história, mas tem 3 personagens aqui que para mim não podem passar despercebidos, são eles: Anna, Senhora Maria e Cenzo Rena, eles são os pilares dessa história e muito importantes para o desenvolvimento desse livro.
Todos os nossos ontens entra para minha lista dos melhores do ano e coloca a Natalia na lista de autores que eu quero ler tudo, é um livro que eu recomendo muito, LEIAM.

Mari Pereira 02/08/2020

Melhor leitura do ano
O livro é fantástico! Li como se estivesse ouvindo alguém me contar sua história. Mostra como os grandes acontecimentos também são permeados pelo cotidiano e pelo ele pode parecer "banal".

Cássio 27/07/2020

Todos os nossos ontens
O estilo é fascinante. Relato objetivo ao mesmo tempo profundo. Sem nenhum tipo de juízo. A escritora deixa isso para o leitor. A vida de uma família sendo transformada por aspectos externos, políticos e sociais.
Adorei a leitura.

Andre.S 09/12/2020

Como um álbum de fotos de família
Que livro delicioso de se ler! Descobri nesta edição da Tag esta autora italiana , Natalia Ginzburg e já me apaixonei por ela. Quero ler tudo o que ela escreveu. O livro tem como enredo uma família italiana no período da segunda guerra mundial e sua luta pela
sobrevivência em um país dominado pelo fascismo. Escrito inteiramente em terceira pessoa num tom intimista e apaixonante. Maravilhoso.

Isabel 04/07/2020

Durante um terço da leitura, o livro demorou para engatar e eu tinha a impressão de que nada aconteceria.
Depois de umas cem páginas, o ritmo muda e fica mais gostoso de ser lido.
Bem, pelo menos essa foi a minha experiência. Muita gente reclamou deste livro, mas vale a leitura, que é bastante fluida e nos dá um panorama interessante sobre a vida de duas famílias antes, durante e após a segunda guerra mundial.
Julia.Ferreira 05/11/2020minha estante
Estou na página 105 e ainda não desenvolvi apego aos personagens. Espero que melhore também

Isabel 05/11/2020minha estante
Segue firme. Vai melhorar!

Julia.Ferreira 06/11/2020minha estante
Obrigada ?

Paula 13/06/2020

Delicado e incisivo
A forma com que este livro foi escrito é em si uma obra de arte. Uma sucessão de pequenos acontecimentos, e de repente um grande acontecimento. Colocado ali, como simplesmente mais um. Uma narrativa que remete a língua falada, mais do que com a escrita. Recomendo muito.

Dassa 14/06/2020

Primeira parte do livro (pra mim) difícil de ler e se apegar aos personagens, começou a ficar mais interessante a partir da segunda!!! História de duas famílias uma rica outra pobre, e como tiveram que lidar com a guerra!!!
Julia.Ferreira 05/11/2020minha estante
Estou na página 105 e também estou achando bem difícil me apegar aos personagens

EduardoCDias 30/06/2020

A guerra e seus resultados
A guerra destruindo a normalidade da vida de uma família italiana. Aumenta sua desesperança, seu desespero e seus desafios. Um a um vão caindo e enchendo de esperança de uma via renovada aqueles que ficam. Muito bom livro. Não li outras obras da autora, mas achei o estilo da narração um pouco tedioso.

Dênis 24/11/2020

Cotidiano complexo
Confesso que demorei mais de 100 páginas para engatar na história das personagens. O início é de um cotidiano cansativo, mas narração vai seguindo um compasso envolvente que nos leva da compaixão a raiva pelas ações dos diferentes personagens. Todos muito complexos, contraditórios e imprevisíveis. Um romance marcante para uma leitura num ano como o de 2020.