Os Mecanismos de Defesa do Coração

Os Mecanismos de Defesa do Coração Paloma Bernardino Braga

Resenhas - Os Mecanismos de Defesa do Coração

Celina 16/07/2022

Amooooo! Somente leiam
Um livro que aborda temas infelizmente ainda persistem bastante atualmente, sendo retratado através de histórias cotidianas centradas entre Rebeca, Luiza e Marcos, jovens que estão passando pelo autoconhecimento.

Conflitos universitários, crises de ansiedade, ataque de pânico, relacionamento abusivo, busca da auto validação e amor próprio, foram bem tratados ao longo da narrativa, esta que envolveu o leitor completamente, visto que os capítulos intercalados entre os protagonistas trouxeram um toque a mais de suavidade, tornando a leitura mais leve.

O título do livro encaixa perfeitamente com cada etapa em que foi dividido o livro, e sim, os mecanismos de defesa do coração são vários que existem, que na busca de se autoproteger , as estratégias serão ou não diferentes.

Adorei o desenvolvimento dos protagonistas, principalmente Luiza, que tornou-se minha queridinha, a autora foi fantástica em mostrar o amadurecimento e que muitas vezes um simples conversa pode ser a solução de alguns problemas
DANILÃO1505 04/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Celina 04/09/2022minha estante
Obrigada!

Paloma.Bernardino 22/10/2023minha estante
Fiz um pronunciamento, nas minhas redes sociais, a respeito das menções a Harry Potter. Obrigada pelo alerta e por ter lido Mecanismos!

Mylena136 23/06/2022

Os mecanismos de defesa do coração
?Os mecanismos de defesa do coração? é um livro com três narradores e não lembro de já ter lido uma obra que tivesse tantos pontos de vista e isso é uma característica bem positiva dessa obra. Pude adentrar na cabeça desses três protagonistas e me conectar a eles com muito mais facilidade.

Os três narradores são Rebeca e Luiza, estudantes de Letras, e Marcos, estudante de Engenharia. Todos fazem seus cursos na UFMG e têm em torno de uns 20 anos. São jovens buscando saber quem são, seu lugar no mundo, o que é se relacionar com alguém, o que é amor.

E claro, nessa jornada, eles comentem erros e acertos, têm bons e maus momentos. Ora eles são extremamente identificáveis, ora me fizeram me perguntar se eu fui mesmo uma graduanda de 20 anos tão cabeça oca assim.

Das três narrativas, que estão intimamente entrelaçadas, me vi mais investida nas da Luiza e do Marcos. Eles são personagens muito mais reais, mais humanos e seus problemas parecem de fato problemas.

Agora a Rebeca? achei-a irritante, egoísta e com síndrome de protagonista de comédia romântica. Acho que o fato dela estar no meio de um triângulo amoroso (com o João e o Pietro) e dos sentimentos dela serem tão voláteis foram coisas que auxiliaram para que meu apreço por ela fosse significativamente menor.

Os outros dois, por sua vez, apesar de também terem um quê de Sessão da Tarde são tão mais legais, mais relacionáveis, ?pessoas? com quem faria amizade facilmente.

É um livro muito leve, com uma escrita fluída e divertida, repleto de clichês e com várias menções à cultura pop. Ótimo para quem quer sair da ressaca literária ou para quem só busca diversão.

Super recomendado.

Bru 02/07/2022

Amei
Muito gostosinho de ler.
Juro, é aquele livro que você termina em uma sentada.
A história dos três tem pontos muito importantes.
Teve algumas coisas que eu fiquei:
?MEU FILHO REAGE LOGO E BOTA UM CROPPED?
Leiam, indico super, foi o primeiro livro que eu li que se passa no Brasil e amei a experiência.
O final foi um delícia???

Jojo 03/07/2022

Um romance que vale a pena ler
Leitura fantástica, fluída e com temas necessários para os dias atuais. É um romance sobre esperança em acreditar que todos merecem ser felizes. Mesmo com muitos obstáculos e dores, o amor sempre será algo que vale a pena sentir.
A autora aborda temas como relacionamento abusivo, homossexualidade e os preconceitos, de forma leve e descontraída, mas sem deixar de mostrar seriedade e lições sobre temas tão necessários.
Uma leitura que inspira, emociona e faz refletir sobre nossas atitudes em relação ao amor ao próximo, principalmente quando é diferente de nós.

Bruna 04/07/2022

O livro traz três personagens principais: Rebecca, Marcos e Luiza e durante o livro vamos conhecendo seus problemas do coração. Cada um tem sua história, mas elas se entrelaçam entre si o que deixa tudo mais empolgante. É muito rápido de ler, com uma escrita leve. É muito legal ver lugares reais no livro e se passando no Brasil.

esther.crisrocha 27/07/2022

Um bom romance
O livro trás a história de três personagens, Rebeca, Marcos e Luiza, que tentam se resolver nos amor enquanto estão na universidade. O livro me chamou atenção é por ele ser passar em Belo Horizonte, o que é bastante diferente, já que a maioria das histórias se passam em São Paulo. Outra coisa interessante sobre a historia é dela ser contada em três visões, assim mostrando como cada personagem lida com seus próprios problemas, sentimentos e amores.

Larissa 27/07/2022

?O amor é um sentimento conflitante que se forma onde menos se espera de forma surpreendente. Ele não é uniforme nem simples. O coração é uma armadilha de proteções, uma prisão de sentimentos que precisam sem conquistados para se libertar. Mas a liberdade da medo, um coração uma vez machucado não deseja repetir o erro. Então ele constrói mecanismos de defesa, uma fortaleza contra a dor. Sempre que ameaçado ele levanta suas barreiras.
Porém a dor faz parte dos sentimentos, a vida é composta de momentos bons e ruins que juntos a tornam completa.
Vale a pena proteger um coração se fechando para o amor? Ou o melhor é deixa-lo sem defesas e se expor ao sofrimento ?

? Rebeca é uma estudante de letras que sonha se formar, porém esse sonho está ameaçada pois a empresa de sua família faliu e eles não conseguem mais ajuda-la a se manter em Belo Horizonte. Sua única saída é morar com seu ex melhor amigo de infância pelo qual era apaixonada.
Eu amo a Rebeca? Ela é estudante, pisciana e fã de HP ( vamos ver muitas referências no livro kjkjk) a evolução dela na história foi emocionante, chorei com ela quando tudo parecia desmoronar e me senti representada por sua história do quanto e difícil ser estudante em outra cidade e viver com um salário de estágio. Seguir um sonho não é fácil.
Obs : existe gente lerda...e existe o João

? Marcos acabou de se declarar para sua melhor amiga, mas as coisas não saem exatamente como ele esperava. Ela tem dificuldade em aceita-lo como bissexual e isso o magoa profundamente.
Eu queria guarda-lo em um potinho sério ???

? Luiza vive um relacionamento abusivo a anos e apesar de querer não sabe como sair dessa situação.
É triste percebera quantidade de mulheres que passam por isso?

? O livro é narrado do ponto de vista dos três e nos dá uma visão mais ampla da situação. Apesar dos temas difíceis a escrita é leve e rápida, uma história fofa que vai te conquistar.
Será que eles conseguiram superar seus mecanismos de defesa do coração?

Acutlac 01/04/2023

O romance em sua essência
Durante todo o livro acompanhamos TRÊS pontos de vista diferentes e a Paloma conseguiu fazer essa dinâmica (que é muitooo difícil de dar certo) funcionar perfeitamente! Os capítulos "curtos" são ótimos para manter a curiosidade do leitor acessa!
O desenvolvimento das personagens é incrível e durante o livro conseguimos ver a evolução e maturidade adquirida!
Os romances são bem desenvolvidos e trazem a sensação de que poderia ser você no lugar das personagens!
Me deixou com a reflexão de que eu realmente não sei nada sobre amar! E que está tudo bem ??

leitordamadrugada68 08/04/2023

Super agradável
Um livro com uma história tranquila e até mesmo divertida em alguns momentos. Com capítulos dinâmicos e uma história cheia de reviravoltas. Adorei acompanhar a busca desses três amigos pelo seu esclarecimento do coração e, lidando com os altos e baixos da vida.

Aline 11/04/2023

Perfeitinho
Esse livro entrega tudo e mais um pouco. Foi a primeira vez que eu li um livro com mais de dois pontos de vista, eu achei que iria me perder entre eles, mas foi muito tranquilo porque cada personagem tem muita personalidade e eles são bem diferentes uns dos outros. Me apeguei à Rebeca, acho que vi muito de mim nela e vi no Marcos atitudes minhas da minha época de adolescente.
Cada personagem com sua história particular mereceu sim seu final feliz, até mesmo a Clarice.
Adorei ler ele e foi tão tranquilo que eu terminei antes da meta. (estava lendo em LC)
Leitura rapidinha, fluída, gostosa e que dá um quentinho no coração. 10/10

Duda Alves 11/04/2023

SIMPLISMENTE PERFEITO 🥹🥹
Amei o livro!!! Retrata perfeitamente a realidade. Os personagens são complexos e bem desenvolvidos, fica claro que são os personagens agindo por si sós, não dê a cordo com a vontade da altora. Simplesmente perfeito!!
OBS.: Queria muito uma história do ponto de vista do Pietro, me apaixonei por ele kkk

Mari mari 13/04/2023

Tão bom que tive que avançar a LC e terminar de ler
Mais um livro MARAVILHOSO da Paloma!! História envolvente, desenvolvimento incrível de personagens, muita química, lições de vida, romance(s), clichês... Tudo o que a gente gosta e muito mais
A leitura foi uma delícia, fluiu tão bem que tive que avançar as metas da leitura coletiva e terminar de ler kkkk
Amei muito tudo, tanto a história quanto os personagens. Chorei (muito), mas também ri e terminei com o coração quentinho