Os Mecanismos de Defesa do Coração

Os Mecanismos de Defesa do Coração Paloma Bernardino Braga

Resenhas - Os Mecanismos de Defesa do Coração

Mylena136 23/06/2022

Os mecanismos de defesa do coração
?Os mecanismos de defesa do coração? é um livro com três narradores e não lembro de já ter lido uma obra que tivesse tantos pontos de vista e isso é uma característica bem positiva dessa obra. Pude adentrar na cabeça desses três protagonistas e me conectar a eles com muito mais facilidade.

Os três narradores são Rebeca e Luiza, estudantes de Letras, e Marcos, estudante de Engenharia. Todos fazem seus cursos na UFMG e têm em torno de uns 20 anos. São jovens buscando saber quem são, seu lugar no mundo, o que é se relacionar com alguém, o que é amor.

E claro, nessa jornada, eles comentem erros e acertos, têm bons e maus momentos. Ora eles são extremamente identificáveis, ora me fizeram me perguntar se eu fui mesmo uma graduanda de 20 anos tão cabeça oca assim.

Das três narrativas, que estão intimamente entrelaçadas, me vi mais investida nas da Luiza e do Marcos. Eles são personagens muito mais reais, mais humanos e seus problemas parecem de fato problemas.

Agora a Rebeca? achei-a irritante, egoísta e com síndrome de protagonista de comédia romântica. Acho que o fato dela estar no meio de um triângulo amoroso (com o João e o Pietro) e dos sentimentos dela serem tão voláteis foram coisas que auxiliaram para que meu apreço por ela fosse significativamente menor.

Os outros dois, por sua vez, apesar de também terem um quê de Sessão da Tarde são tão mais legais, mais relacionáveis, ?pessoas? com quem faria amizade facilmente.

É um livro muito leve, com uma escrita fluída e divertida, repleto de clichês e com várias menções à cultura pop. Ótimo para quem quer sair da ressaca literária ou para quem só busca diversão.

Super recomendado.