O signo do seis

O signo do seis Alysson Steimacher

Resenhas - O signo do seis

Ley 15/04/2023

Agora quero mais investigações deles juntos
As primeiras impressões que tive sobre esse livro foram confusas, tendo muitos personagens, me tirando o foco de personagens, e assim traçando um lindo caminho para me fazer de trouxa. A história se passa em Brumar, uma cidade fictícia com muita similaridade com São Luís-MA. É proposital, algo escolhido pelo autor, que senti que foi muito bem vindo.

A história tem muitos personagens, mas depois de algumas narrações, uma trama começa a tomar forma. A narrativa acontece em 2010, com tudo bem específico da época. Passado algumas semanas depois da trágica morte de um garotinho chamado Marcelo, não se sabe quem são os culpados, sobretudo pela morte não ter sequer um motivo, e a cena do crime parecer um ritual macabro.

O garoto era sobrinho do investigador Heitor, um dos protagonistas, o que tornou tudo mais pessoal. Também como protagonista está Andrei, um inspetor, que almeja uma carreira política e preza pela boa imagem. Ambos são bem diferentes, confesso que fiquei bem cética quanto à relação de trabalho deles, mas segui confiante na história. Acontece que eles são personagens complexos, difíceis de lidar, mas com objetivos que se concentram em um único ponto. A jornada ao longo das páginas é árdua, tudo se estreita, tornando mais pessoal, portanto a vida social e pessoal se torna cada vez mais conturbada.

Isso complica com a gravidade de cada situação que se apresenta. O assassinato de Marcelo não parece ser isolado. Logo mais vítimas surgem, assim como perguntas. Seria apenas um assassino? Os crimes estão conectados? Onde está a relação?

Acredito firmemente que minha confusão inicial com muitos narradores serviu para confundir minha atenção e deslocar o foco. Enquanto estava tentando checar quem era quem, os personagens tinham narrativas casuais, que não aparentavam nada demais, muitas vezes eram focados em dramas comuns, mas tensos. Nisso, também surgia uma espécie de medo sobre quem eles eram. Logo, meu foco foi desvendar se um desses pontos de vista seriam do assassino.

Não consegui ter nada concreto até quase o final da história, e olha que tentei. Gostei do ar de mistério, com drama pertinente na história. Se tratando dos protagonistas, em especial. Eles têm dilemas bem densos, o que dá uma aparência de personagens emocionalmente abalados e traumatizados. Não é uma leitura com momentos felizes. Fala sobre traumas, passado, e muitos segredos. O impressionante da história é chegar ao conectivo que une a resposta para a questão principal da narrativa. O que, infelizmente, deixa a história mais triste.

Achei essa uma história muito bem elaborada. Enquanto estava nas primeiras páginas, pensei comigo mesma em como, para a construção desse enredo, foi necessário uma pesquisa aprofundada sobre vários assuntos. O livro reúne uma bateria de informações, que são cruzadas, dando um significado que faz total sentido, embora não seja o mais feliz no fim das contas (me bate um nervoso quando lembro no resultado de tudo). A história ainda tem traços melancólicos que aprecio bastante. Os protagonistas são reais, pude imediatamente compreender a vida de cada um, e no final, só torcia pela esperança de ver mais histórias deles juntos.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/01/resenha-o-signo-dos-seis.html

ViviGreg. 22/03/2023

No começo, eu achei confuso. Tinham muitos personagens sendo apresentados de uma vez, muito nome, muita informação, eu não tava entendendo nada. Quando comecei a me acostumar com o ritmo da história, ela empacou, ficava repetindo as mesmas coisas, a investigação parecia infrutífera, tava muito cansativo.
No meio do livro, eu só tava lendo pra entender logo esse mistério todo que tava se enrolando demais. Achei o livro muito grande pra tudo que aconteceu, mas ele é bem escrito no sentido das coisas se encaixarem bem e fazerem sentido. Achei até interessante essa parte do ritual e da explicação dele, foi bem construído e bem mórbido.
Só que esse final com um toque sobrenatural, eu não curti. Se essa questão tivesse sido explorada desde o começo, eu não ligaria, mas você jogar algo desse tipo no final do livro eu achei sem noção.
Enfim, interessante, mas não curti muito.

Fafhy 22/02/2023

O signo do seis
O livro é muito bom! Muito bom mesmo!
No começo é um pouco confuso por conta dos personagens com histórias interligadas relacionada há um ?acidente ? envolvendo sete pessoas no passado. Parece confuso, mas tudo vai se explicando.
O plot é bem tranquilo, difícil não acertar no decorrer da leitura.
A leitura é fluída e a história faz bastante sentido.
Recomendo a leitura!

Deia tá lendo 16/02/2023

?O signo do seis
A cidade de Brumar é abalada por um assassinato de um garotinho.
No corpo o início de uma mensagem e vários narcisos brancos.
Passado alguns dias e, a polícia ainda não conseguiu grandes coisas.
No entanto um novo corpo é achado, desta vez de uma menina, do mesmo modo que o anterior, mas com uma nova mensagem.
Os investigadores do caso estão a todo vapor procurando pistas.
Logo mais mortes acontecem e eles percebem um padrão com as pétalas de flor.
Que tudo indica que poderá ser seis mortes, para desespero de todos. Uma corrida contra o tempo, vários suspeitos e sete pessoas ligadas pelo passado.
Será que a polícia conseguirá deter o assassino das flores?
?Quotes
"Só não se acostume muito com a solidão, meu caro. Ela parece um bichinho fofinho, até dá liberdade, é sedutora. Quando você menos espera, ela engole você."
"Às vezes, a gente foge do passado para não lembrar, fingindo que ele nunca existiu. Ainda assim, parece que o passado que a gente tenta esquecer fica mais latente a cada dia."
?Minha opinião.
Alerta de gatilho.
Que livro! Foi uma surpresa excelente!
O autor pesou a mão na adrenalina e nas mortes, eu não sei você, mas eu adoro quando isso acontece.
A história é fluída e te faz embarcar na caçada do serial Killer.
Um livro para quem tem estômago forte!
Ah e ainda tem uma pincelada de sobrenatural também, não deixa de conferir!
Você encontra o e-book na Amazon.
?5?

Taize @viagemliteral 19/10/2022

Assassinatos, flores, símbolos pagãos, versículos bíblicos; crianças, narcisos brancos. Um ritual macabro. Um cenário assustador!

Na pequena cidade de Brumar, crimes que envolvem crianças vêm acontecendo em intervalos de alguns dias entre um e outro. Todos os indícios levam a crer que um serial killer está a solta na cidade, mas qual seria a motivação? Porquê essas crianças estão sendo assassinadas e jogadas em becos em volta de flores e velas, com suas peles marcadas com símbolos e palavras? Palavras essas que levam a crer que formarão uma frase, um aviso.

Um cenário cruel e devastador.
Um cenário que está assustando a todos na pequena cidade de Brumar.

O investigador Heitor Enriquez, que teve seu querido sobrinho como vítima desse assassino e o inspetor Andrei Villas Boas, arregaçam as mangas e vão em busca de colocar o assassino atrás das grades, antes que ele faça mais vítimas, antes que a frase se forme.

Mas, ao ir fundo nas investigações, Heitor e Andrei percebem que estão mexendo num vespeiro antigo e que pode explodir a qualquer instante.

Segredos do passado vêm à tona, nos chocando com as informações e nos proporcionando um final inimaginável.

Não foi por acaso que Alysson Steimacher foi autor revelação do Prêmio Aberst de Literatura 2021. Em seu livro "O Signo do Seis", Alysson constrói uma trama surpreendente, na qual todas as nossas teorias vão caindo por terra a cada capítulo.

Aqui os peronsagens ganham vida, e com isso podemos conhecer de perto os fantasmas que os assombram, e como eles se interligam, mesmo parecendo que não existe conexão alguma entre o assassino, as vítimas e suas famílias.

É um livro que vai tirar seu sono, bem como seu fôlego.
Para os amantes de histórias cheias de enigmas, suspense, mistérios e teorias, está aqui o livro certo! E para quem ainda não embarcou no gênero, venha, só tema mesmo o que você fez no passado, afinal ele pode refletir no seu presente.

Leiam, pois posso garantir: Alysson Steimacher não prometeu nada e entregou absolutamente TUDO!

Mahh 30/09/2022

Essa é aquela leitura fortee
Sabe aquela leitura bem doida que você nunca sabe em quem confiar ,essa história foi uma roleta russa e as minhas emoções ao decorrer da leitura foram muito loucas,recomendo embarcar nessa viagem

Kaline Bogard 28/09/2022

Recomendo
Eu coloquei o colete, mas o tiro pegou na testa. Gostei muito da trama, achei bem elaborada e convincente, cheia de detalhes. Histórias de suspense policial sempre brincam com a mente e fazem a gente pensar em muitas teorias!
(Errei todas)
Os personagens são bem construídos e marcantes. Acho que nunca esquecerei Heitor e seu bigode.
A trama é impiedosa, assim como o assassino. Até seu personagem favorito pode ser o próximo alvo! Recomendo!!

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 23/09/2022

Um suspense de tirar o fôlego (e o sono também)!
Após o assassinat0 brutal de seu sobrinho e a m0rte de sua irmã, o investigador Heitor tentava reconstruir sua vida, mas se viu em mais um pesadelo: outra criança havia sido assass!nada.

Cercada de flores, símbolos pagãos e com um salmos, a cena do crime era a mesma que a da primeira vítima. Mas o que significava aquilo tudo? Era o que o inspetor Andrei e Heitor precisavam descobrir.

Tudo poderia não fazer sentido para os investigadores, mas quem estava assassinand0 as inocentes crianças, sabia muito bem o que queria...

Uma trama cercada de mistérios macabros, segredos sombrios e humanos com muitos pecados a serem pagos.

A narrativa é muito profunda e conhecemos de perto os fantasmas que assombram os protagonistas (confesso que tiveram cenas que até eu suspeitei estar ouvindo coisas de madrugada). Eu sou péssima em adivinhar assassin0s, mas aqui eu acertei, apesar de ter quebrado a cabeça pra entender a motivação.

Indico muito esse livro para fãs de suspense! Esperarem desse livro uma trama envolvente com toques sobrenaturais e descubra o que está por trás do Signo do Seis...

Gabrielbneres97 11/09/2022

De volta a Brumar
Foi um livro muito bom. Sombrio na medida certa, até pelo tema de assassinato de crianças e rituais exigir esse tom.

Ter diferentes pontos de vista me confundiu no início. A princípio alguns pareciam desnecessários, mas à medida que a história progride, nos importamos com aqueles personagens, até por se tratar das vítimas e seus pais.

Também destaco os investigadores. Heitor passa pela maior tragédia desde o início e tem os melhores momentos. Já Andrei ganha espaço para ser desenvolvido, para conhecermos mais de sua personalidade. O caso se torna pessoal para os dois, mas por motivos diferentes.

Espero poder voltar a Brumar (ou São Luís do Maranhão com outro nome) outra vez.

Leonardo 22/08/2022

DE TIRAR O FÔLEGO
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O signo do seis lançado de forma independente. O livro é de autoria de Alysson Steimacher e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Em uma pequena cidade litorânea chamada Brumar, um terrível assassinato comove toda a população local. Um menino de apenas dez anos é morto em, ao que tudo indica, um ritual extremamente macabro. A polícia fica extremamente chocada ao saber que Marcelo era sobrinho de um de seus principais investigadores, um homem chamado Heitor Enriquez, e não mede esforços para localizar o assassino - mas ninguém é encontrado.

Pouco menos de um mês após o homicídio, um outro assassinato com as mesmas características estampam os jornais locais, e o que parecia ser um crime isolado passa a fazer parte de um provável serial killer. Para isso Henrique se junta ao investigador Andrei para, juntos, encontrarem o assassino antes que ele faça mais vítimas.

Em uma investigação brutal e visceral, conhecemos mais sobre os dois investigadores do caso e outros personagens, como Vargas, redator do jornal local cuja sede de noticiar a respeito dos casos o leva a juntar forças com Henrique e Andrei, e um casal de rapazes chamados Marcos e João juntos com a sua filha, a jovem Bia, que veem a rotina ser completamente alterada após o início dos ataques.

Bom, desde cedo já consegui perceber que o autor de "O signo do seis", Alysson Steimacher, não poupou esforços em construir uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. A elaboração do caso do homem que ficou conhecido como Assassino das flores é incrível e cheia de nuances, como em um romance policial de Agatha Christie e uma mistura com C. J. Tudor (autora de Homem de Giz).

Mas porque o assassino tomou esse nome? Bem, entre as características dos rituais dos quais ele utilizava o cadáver da criança morta, o assassino coloca pétalas de uma flor na testa das vítimas, além de diversas escritas e símbolos de rituais antigos ao redor. Toda a atmosfera do livro é tensa e, em muitos momentos, o autor brinca com o sobrenatural de uma forma muito criativa. Em diversos momentos pensei que a história ia pra esse eixo, mas não comentarei sobre isso aqui, espero que vocês descubram por conta própria.

Além disso, o livro em suas quase que quatrocentas páginas, trazem alguns plot twists bem interessantes com relação a identidade do assassino, por um longo período de tempo eu achei que era uma pessoa, mas mudei de ideia na reta final do livro e acabei errando! (Mas eu sou muito ruim pra descobrir, então é isso).

Sobre o último ato da história, realmente ela se renova muito e ganha fôlego para nos deixar ansiosos para ler mais uma página, comigo isso aconteceu depois dos 80%, (já que li no kindle) e depois disso eu li tudo de uma vez só! O final valeu muito a pena por ser coerente a tudo o que foi apresentado anteriormente!

Se você quiser um suspense eletrizante, por favor, leia "O signo do seis" imediatamente!

Patricia.Christman 04/08/2022

Angustiante e viciante
Um assassino metódico.

Um crime irreal e macabro.

Uma criança foi morta em um ritual.Mas seria ela a única vítima?

Um suspense de tirar o fôlego, O Signo Do Seis traz uma história incrível que vai te tirar o sono.

O que era para ser um caso isolado,logo se mostra muito mais do que isso quando mais uma crianças é encontrada morta com um narciso de pétalas viradas na testa e evidências de um ritual na cena do crime.

Símbolos,pentagramas,salmos e narcisos…

Seria um serial killer?

O investigador Heitor e o inspetor Andrei vão dar tudo de si para resolver esse mistério,enquanto o tempo se esgota e suas chances escorrem por entre os dedos.

O passado pode estar cobrando seu preço por segredos bem guardados.

Ao passar da investigação as peças vão se encaixando para um final surpreendente.

Alysson Steimacher me deixou de boca aberta com essa história. Todas as minhas teorias foram pro ralo com o final. Como ele mesmo disse,”Acredita que a ideia era outra?”, mas os personagens criaram vida própria e se encaminharam para o final que eles acharam melhor.

Tá aí um livro que vai ser indicação na certa na hora de falar de livros nacionais de tirar o sossego!

E você, está preparado para enfrentar esses crimes?

Dri - @leiturainsone 03/08/2022

um dos melhores do suspense policial nacional
Seis crianças sequestradas, mortes com um ritual macabro e um objetivo obscuro por trás dos crimes! Andrei e Heitor terão que correr contra o tempo, capturar o responsável e devolver a tranquilidade para Brumar, uma cidadezinha de calor sufocante.

Aqui temos uma trama bem diferente do que o autor já tinha publicado, seja em contos ou no romance de O Limiar de Áurea. Os personagens são mais maduros, com dramas reais e dolorosos, daqueles que se luta todo dia para superar e não deixar que atrapalhem na sua rotina diária.

Agora imagina como isso não é elevado ao quadrado se você é do time da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e seus traumas têm relação com crianças? Esse é o caso dos nossos protagonistas: Andrei e Heitor são parceiros nessa investigação complexa e desesperadora. Tentam a todo custo desvendar as pistas o mais rápido possível, desviando das armadilhas que aparecem pelo caminho ao mesmo tempo que tentam esquecer seus problemas e desavenças pessoais um com o outro.

Nesse plano de fundo é adicionado um jornalista inconveniente que pressiona a polícia diariamente sobre avanços na investigação, pois está convencido [ou será que é levado a crer?] que o tempo está se esgotando e o assassino de crianças já se aproxima do golpe final no seu plano.

Como será que termina essa história?

Pois se prepare para o plot final! As pistas estarão lá, mas você será capaz de desvendar quem está por trás dessa história macabra?

Numa escrita super fluída e rápida, Steimacher nos entrega uma narrativa digna de 5 estrelas em sua estreia no gênero do romance policial. Com personagens bem desenvolvidos e uma trama que não deixa meias respostas, Signo do Seis traz tudo que um bom livro do gênero pede: um grande mistério, investigação frenética, diferentes suspeitos, elementos obscuros e segredos do passado que podem mudar o rumo da história! E, como se tudo isso não bastasse, o autor adiciona elementos místicos misturados com matemática de um jeito surpreendente e hipnotizante e, mais uma vez, faz os leitores "de humanas" ficarem apaixonados por números!

Vale lembrar que essa história tem um Prequel de tirar o fôlego chamado "A cápsula do Tempo" que, além de apresentar os protagonistas, ajuda a ambientar e preparar o leitor para o ritmo que Steimacher nos entrega em O Signo do Seis.

Jeferson.Gomes 28/07/2022

UM, DOIS, TRÊS, UM, DOIS, TRÊS...
Os ruídos na madrugada, é a urgência da manifestação, na coluna do Vargas ou no artigo de doutorado de algum professor de matemática.

As flores ganham sentido, no conforto de um corpo caído por um assassino. As pétalas viradas, são peças de um quadro e o retrato de amigos.

Os três toques na fechadura, é um ritual da violência doméstica eleita na política, delegada no sumiço do arquivo.

A imprensa quer um culpado, a redação um eclipse no calor da multidão apavorada. Policiais montam guarda nas faixas.

O café no cenário da delegacia e em casas onde narcisos são investigados. Um gato pode ser réu ou culpado. O refrigerador está fechado?

A viagem pode ser uma suspeita, e o jantar uma inconsistente insistência. Os horários do plantão apagam desenhos, modelam ressentimentos.

Finalmente choveu e relâmpagos iluminaram o caso. Acidentes acontecem, assombrações não emitem vapor. Se despedem na madrugada no carro.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Beatriz @lendo_com_bia 14/07/2022

Depois de ter finalizado o prequel eu estava super ansiosa para finalmente pode começar a ler

Bem escrita, surpreendente e cativante são as palavras para descrever essa história

Um livro impossível parar de ler, o autor sabe prender o leitor no mistério

Personagens bens construídos, uma história completa, o melhor suspense policial de todos