Galateia

Galateia Madeline Miller

Resenhas - Galateia

AnyaIcarova 29/04/2024

Galanteia
Um livro curtinho perfeito para te tirar da ressaca literária, pra te deixar com raiva, insatisfação e tentar ver uma luz no final do túnel.

Georgia.Paula 28/04/2024

Corajosa, amo ela!
Quando o escultor pede para a deusa dar vida a estátua que criou e está apaixonado, seu desejo é respondido.
Uma coisa que ele não entendeu, é que uma estátua pode ser sua propriedade, agora uma mulher não.
Um conto curtinho e cheio de significado, um homem mal quanto tantos que vemos por aí, que a mulher só serve para suas vontades egoístas.
Queria mais páginas, queria ver ela feliz com a filha. Ela foi corajosa, e tantas mulheres hoje são.

Marina.Beatriz 28/04/2024

Madeline Miller nunca erra
Madeline Miller simplesmente nunca erra. Pra mim, isso é um fato.

No início fiquei um pouco perdida na história, talvez porque não conhecesse o mito de Pigmalião, mas na medida em que fui lendo tudo ia fazendo sentido.

Terminei esse livro arrepiada e, mais uma vez, impressionada com as releituras de Miller.

Pra quem for ler, sugiro que iniciem a leitura pelo mito de Pigmalião escrito por Ovídio em Metamorfoses e depois sigam para a história de Galateia da autora.

Ingrid.Callado 28/04/2024

O posfácio da autora reforçou minha opinião de que Galateia tinha tudo para ser uma obra com mais impacto.
A proposta era construir uma narrativa feminista de uma história onde a mulher era apenas um objeto, literalmente criada para satisfazer os desejos do artista.
Na versão original sequer tem um nome ou fala, mas aqui tem coragem e força para lutar pela sua liberdade enquanto é mal vista e destratada por seu marido (e criador) após deixar de ser uma estátua de mármore e se torna uma mulher real, que questiona, possui estrias, não se envergonha sob o olhar masculino.
Galateia de Madeline Miller é um bom conto, mas poderia ter sido muito mais.

Joao366 27/04/2024

Galateia
É um conto bem rapidinho que conta a história de Galateia, quem um dia fora estátua, após ter ganhado vida. Acho que eu me daria melhor com a história se soubesse que se tratava desse mito grego, mas a história começa da forma bem característica da autora.

Camila.Cutolo 24/04/2024

Leitura rápida e a visão feminista da autora sobre o mito é muito interessante. Vale a pena a leitura.

teka. 22/04/2024

Galateia é um conto extremamente interessante, com uma escrita linda, clara e sútil, fazendo uma ótima releitura do conto de pigmalião.
pigmalião é um escultor que se apaixona por sua própria obra-prima. nesta versão, galateia está cansada de responder às expectativas do marido, e ansiando por liberdade, decide por seu plano em prática.
esta obra retrata muito bem a misoginia dos contos gregos e é impossível não se frustrar com a história de galateia.
este é o primeiro livro de madeline miller que li e confesso que não sabia o que esperar, porém me deixou muito curiosa e com vontade de ler os outros livros da autora!

Space_girl 18/04/2024

Adoro mitologia grega, e adorei a forma que a autora reconta o mito de Pigmalião. E uma leitura forte, a autora retrata a misogamia de Pigmalião de forma bem interessante e impactante, a forma que a autora mostra o anseio pela liberdade de Galateia também é ponto bem legal da história.

Aninha508 17/04/2024

Uma boa leitura
Não sou de ler contos, mas resolvi dar uma chance para Galateia. Eu particularmente adorei o jeito que a Madeline Miller resolveu recontar essa história. Mitos gregos não são meu ponto forte, mas entendi que a história que originou esse conto é muito misógina e machista e a maneira que a autora transformou isso em uma história de força e persistência feminina, me surpreendeu. Creio que seja muito bom pra quem não quer ler algo muito longo ou está tentando sair da ressaca literária.

Tonimaco 16/04/2024

N sei se foi literal ou alusão à alguma coisa q precise de interpretação (na vdd quase crtz disso), mas gostei mt, me deu o empurrão pra ler os outros livros dela. Achei triste toda a história, pq sei q é mt real tudo isso, essa cobrança da perfeição feminina

ellenverso 15/04/2024

às Galateias
Nada me deixaria preparada para essa leitura dolorida: as referências mitológicas e a realidade se mesclam de um jeito que perceber a verossimilhança é desesperador. o pigmalião é um personagem calculado para provocar nojo em cada aparição, mas a facilidade de encontrá-lo a cada esquina é aterrorizante. galateia é uma perosnagem muito sofrida, mas que teve seu momento no final (que por sinal, acho que poderia ter sido menos corrido, já que é a melhor parte)

Isa Godoi 15/04/2024

Esperava um pouco mais por ser um livro famoso, eu gosto muito de mitologia mas esse livro talvez por ser curto não tenha tanto aprofundamento, porém valeu a leitura.

Ariadne 14/04/2024

São várias as histórias recentes que reeimaginam a mitologia grega, que eu sou apaixonada inclusive, mas Galateia é apenas o meu primeiro contato a esse universo. Eu já conheço o conto original, então não foi uma surpresa ver que a autora partiu de uma perspectiva claramente misógina e nos brinda com uma protagonista forte e resiliente. Não tem muito o que falar sobre por ser um conto, mas saiba que é extremamente satisfatório ler o final.

site: https://www.instagram.com/p/C5l-Ofzvyi8/?img_index=1

Mariiiss 14/04/2024

Achei confuso, mas tem uma visão até legal com relação ao mito de Galateia. Não conheço tanto sobre essa mitologia grega?

anne.dfg 12/04/2024

Conto para refletir
Amei o conto mostrando a misoginia dos mitos gregos e traz uma visão diferente do conto de Pigmalião.
Galatea poderia ter sido uma mulher silenciada por não atingir as expectativas de seu marido de ser a mulher ideal e por não poder sem quem ela é de verdade, mas ela nunca desiste e a autora traz um novo rumo pra história.

"Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle. Como seria ter um homem desses como marido?".