Galateia

Galateia Madeline Miller

Resenhas - Galateia

Jurais 24/02/2024

Liberdade
Liberdade, é que este conto transpira. Onde parte do desejo de Galateia, de ver-se livre do marido. Sendo a sua obra prima, a vê como um objeto pessoal, livre dos olhos do mundo. E nós traz as indagações dela, sobre ser uma antiga estátua e sua filha.

M. Candido 23/02/2024

Gostei da releitura do mito, achei legal a crítica que a autora fez à versão "original".

Acredito que teria gostado mais desse livro se ele fosse um romance e não um conto, queria ter visto mais acontecimentos nessa história.

Eu gostei bastante do pósfacio, ela fala mais sobre como quis abordar esse mito e algumas opiniões dela sobre a versão do Ovídio.

Com certeza vou ler os outros livros da Madeline, tenho interesse de ver as releituras e o ponto de vista dela sobre a mitologia e, principalmente, porque quero ver a guerra de Troia do ponto de vista de alguém que (aparentemente) gosta mais dos aqueus do que dos troianos.

Lucas1429 22/02/2024

Adoro a Madeleine Miller
Eu me diverti muito com o senso de humor da Galaleteia, o jeito seco e direto dela me fazia rir de nervoso as vezes, porque ela falava de absurdos com tanta naturalidade.

Mas esse conto não é uma comédia, longe disso, ele é um retrato dos costumes gregos que hoje compreendemos como um imenso machismo e misoginia. A vivência da mulher era uma luta por sobrevivência nesse tempo, e vemos um pouco disso aqui.

Galateia é a voz de uma figura, de uma mulher, que a mitologia deixou sem voz.

Victor 21/02/2024

Expectativa
Uma leitura rápida que rasga um pouco a alma como uma longa leitura teria feito também. Sinto uma sensação amarga e de reconhecimento com essa história, esse conto, que nem entendo as proporções.

Luuma 21/02/2024

Achei bem interessante a forma como a autora refez a história, a parte que ela explica sobre deixa tudo mais interessante ainda.

dailyreading.mari 19/02/2024

Uau
Esse conto me introduziu a escrita da autora, e me surpreendi pelo impacto de suas palavras sobre um conto que já era conhecido por mim. A releitura foi fantástica trazendo um ponto de vista totalmente diferente do que foi escrito, mostrando como era a real vida de Galateia uma estátua que ganhou vida.

Kauê 18/02/2024

Hummm
Achei legalzinho de ler até gente bem rapidinho de ler ele quero muito ler a canção de Aquiles que é da mesma autora parece ser bem interessante

Thais.Carvalho 18/02/2024

Senti a angústia dessa estátua de mármore transformada em mulher preta atender aos desejos de seu escultor.

Heloisa.Alexandre 18/02/2024

Não curto tanto contos, mas esse foi até legal
??Galateia só recebeu essa nota por causa do tamanho, que é pequeno já que é um conto. Mas um conto com mensagens importantes.

??Mais um reconto de mitologia grega e confesso que não me lembrava muito os detalhes sobre esse mito específico. Mas esse reconto foi uma boa história, na medida que é esperada de um conto sabe. Geralmente esse tipo de nota é muito bom para contos, para mim. Porque são histórias mais sucintas e não tem muito tempo para desenvolver praticamente nada.

??Enfim, Galateia passa uma mensagem sobre como a mulher era vista na antiguidade clássica e como até hoje alguns pensamentos misóginos estão presentes na nossa sociedade nos tempos atuais. Uma mensagem que faz mais sentido quando você lê.

??É rapidinho, o audiolivro é bom, o final é brutal mas tudo contribuí para passar essa mensagem. Enfim, se você gosta de contos, é um indicação que não pode passar desapercebido por você.

Heloisa 18/02/2024

Curtinho é muito bom, acho maravilhoso livros onde são recontadas as mitologias. Achei criativo e interessante.

Jessy Silva 14/02/2024

Não é mais um conto
Poderia ser mais um conto, mas acaba se tornando uma história cheia de reflexões sobre nós mulheres, como somos vistas, a expectativa sobre nosso corpo e sobre a nossa reprodução e o fim de Galateia me faz até pensar que foi um final feliz.
Recomendo!

Istê 13/02/2024

Um conto rápido ler e interessante, porém um pouco vago. Eu terminei de ler e fiquei tipo, só isso? Mas vale a pena ler.

fpires 13/02/2024

Um conto bem rapidinho e pequenininho de ler.
Amo a escrita da Madeleine Miller, ela é uma das minhas autoras favoritas, então qualquer migalha de escrita dela eu estou lendo?

Gabsi 13/02/2024

Lindíssimo! Toda a descrição de sentimentos, ações e ambientes tão característicos de Madeline, além da história maravilhosa, fizeram com que se tornasse um dos meus contos favoritos. Apesar das poucas páginas, é possível sentir a libertação arrebatadora de Galateia.
Não é um final feliz, e a inteligência de Pafos puxou a mãe.

Sthefany.ishihira 13/02/2024

Maravilhoso
Estava com medo de não gostar da escrita da autora ja que nunca li antes mais ñ foi problema graças aos Deuses kkkkkk
Foi muito interessante conhecer esse mito e o modo como a autora escreveu de uma expectativa diferente do mito original, estou muito ansiosa pra ler os outros livros dela?