Galateia

Galateia Madeline Miller

Resenhas - Galateia

amorime_ 16/01/2024

Se a Deusa existe, ela está sorrindo pra mim...
O capítulo final, onde a autora sabiamente expõe o quanto a história original é misógina e só tem um "final feliz' se você, como leitor, for capaz de aceitar e normalizar ideias e pensamentos terríveis, foi um abraço em minha pessoa. Eu passei o conto inteiro abismada e totalmente perplexa em como o Pigmaleão enxergava a mulher como um objeto a ponto de querer criar uma para suprir seus desejos. Tipo, o cara queria uma mulher para ter filhos e fazer s*xo com ele sempre que solicitado, mas ao mesmo tempo com uma inocência fingida a ponto de ela ter que corar toda vez que fosse tocada, pra ser diferente das p*tas. O quão absurdo e sem lógica isso é?

A Madeline Miller conta, ao final, qual é final do conto verdadeiro e, teoricamente, Pigmaleão e Galateia viveram felizes para sempre, como um lindo contos de fadas. Eu gostei mais dessa versão, onde ela finalmente se vinga dele.

Aliás, a cena onde ela vê a lua minguante e pensa "se a Deusa existe, ela está sorrindo pra mim" é bem simbólica. No final, são mulheres que ajudam mulheres, e viva a sororidade.

*btw: o audiobook da Audible, narrado pela Carla Dias (não, não é a atriz) é bem bom

Janyne 15/01/2024

Galateia
É uma história bem tocante e profunda, mesmo sendo um livro bem curto, te faz refletir o quão real a história pode ter sido.

Michele Rayane 15/01/2024

Primeiro contato com mitologia
Eu nunca li nenhum livro de mitologia e conheço bem pouco da história então resolvi me aventurar no audiobook de Galateia.

A narrativa é boa, a descrição do áudio é bom e a história é interessante.

A melhor parte pra mim foi a descrição do final explicando sobre a história pois como não conheço, fiquei meio perdida no meio do caminho kkkk

lovilianas 15/01/2024

Esse livro conta uma realidade muito vista em nossa sociedade, o que pode chegar a ser visto como peculiar já que a princípio conta a história de uma estátua que se transforma em mulher e tem a citação e a ações de deuses (deusa, no caso) na história, é um conto sobre ser resumida a um objeto dentro da cultura misógina e machista, vista na relação do então escultor e Galateia. Recomendo muito a leitura!!

Mariane Sena 15/01/2024

Galateia me surpreendeu muito, eu já conhecia esse mito, bem por alto, nunca soube que o nome da "mulher de Pigmalião" seria Galateia, não fui com muitas expectativas, mas toda a forma como a história é tratada nesse reconto vale muito a pena o mergulho.

Livros como esse são os que valem a chance para recontos, Madeline Miller traz voz, nome e realidade a Galateia, nos faz ver a história por uma perspectiva que jamais teria sido feita pelos velhos gregos, e a atualidade das alusões retratadas ? são dolorosas de tão próximas.

Enfim, muito bom, recomendo com certeza a quem ama mitologia como eu, é um conto rápido, bem escrito e que nos envolve facilmente; ouvi o audiolivro na Audible e a narração é otima! Uma ótima experiência com a plataforma e com o livro :)

bittencourt.manoela 14/01/2024

Como sempre, uma mulher sofrendo por causa de um homem
A história da Galateia foi tão triste. Como homem é ridículo, ele teve muito o que mereceu no final!!!!
Achei a Galateia tão forte por aguentar tudo e ainda tentou de tudo pela filha dela.
Foi meu primeiro contato com a Madeline Miller e achei que por ser uma história de mitologia a escrita seria meio maçante e formal, mas achei a leitura fácil.

"[...] ambas as histórias são centradas em transformações, na busca pela liberdade individual em um mundo que lhes nega isso. [...]"

Patricia.Dalessio 14/01/2024

Já é um favorito de 2024!
Primeiro livro que finalizei em 2024 e acredito que já se tornou um favorito do ano (e da vida).
A autora é genial, para dizer o mínimo. Fiquei completamente maluca com esse livro, amei demais! Até metade do livro eu tava criando mil teorias e nada nadinha iria me preparar para o final dele. A forma como ela transforma um conto misógino em uma critica a esse problema totalmente enraizado na nossa sociedade de forma bonita (apesar de um pouco triste e pesada).
Como mulher, em alguns momentos, me coloquei na pele de Galateia e queria muito poder dar um abraço apertado nela.
Não vejo a hora de ler os demais livros da Madaline Miller. Se forem como Galateia, eles já tem todo meu amor ?

Leticia2513 14/01/2024

História mitológica
Nossa, esse conto me pegou muito. Entrei numa maratona de leitura com um pessoal num outro app de leitura e me surpreendi com o enredo e a escrita. Eu não gosto muito de livro com mitologia grega pelo simples fato de que acho meio complicado de entender, mas quase sempre adoro eles porque as histórias são bem interessantes. E com essa aqui não foi diferente. Achei o final INCRÍVEL e recomendo demais esse conto, ele é curtinho, fluído e conta uma história muito boa e refletiva

pietra181 14/01/2024

O peso disso!!
Esse conto vai fazer você refletir de verdade.
incrível como a história de uma estátua pode ser a mesma história que várias mulheres já viveram ou andam vivendo por aí.

Graciele 14/01/2024

Quase
Por ser um conto foi uma história rápida, mas por gostar muito do gênero eu espera mais, achei a história boa mas não foi o suficiente para mim conquistar.

tória 14/01/2024

Muito bom!
é um livro super curtinho por se tratar de um conto mas que mesmo com poucas páginas entrega uma ótima história. para quem gosta de mitologia grega acredito que seja uma boa opção de leitura!
li tudo de uma vez e gostei bastante da escrita da autora, foi o primeiro livro que li dela mas com certeza lerei outros.
Marina516 14/01/2024minha estante
Le a Canção de Aquiles! É meu favorito dela

tória 15/01/2024minha estante
aaa ele tá na minha lista de leitura, vou ler simm!!

Carolina Zaghi 13/01/2024

Acompanhei a leitura com o audiobook da Audible. O conto retrata a vida de uma estátua que se tornou mulher, e que tem que lidar com toda essa bagagem social e cultural do "ser mulher"

Jhenifer 13/01/2024

Nunca tinha lido nada da autora, achei bem interessante, o conto é curtinho e fácil de ler. a história é incrível.

gabedoslivros 13/01/2024

Tão curto, mas tão forte
Que história! tenho muita dificuldade em avaliar contos, são muitos critérios que precisam ser descartados, mas posso afirmar com todas as letras que galateia é um livro 5 estrelas! com uma escrita sincera, dolorosamente sarcástica e envolvente, madeline tece uma grande história, com um grande significado e uma grande mensagem, em um livro de menos de 100 páginas. e a nota da autora? simplesmente cirúrgica.