Como vencer um debate tendo razão

Como vencer um debate tendo razão Andressa Urach

Resenhas - Como vencer um debate tendo razão

Julius 05/12/2023

Como vencer um debate tendo razão (?)
Política, religião, gosto particulares, são assunto que quando entramos no âmbito da dialética do debate muitas das vezes os participantes ali não estão interessados em discutir de forma construtiva e argumentativa, e sim autoritariamente estão dispostos a expor sua visão como a verdade irretocável. Particularmente, determino essa imposição como um traço do fascismo.
Nada é irretocável, nada é uma certeza absoluta, é através de um debate ético e construtivo que ideias se propagam e se enriquecem.

Pedro.Oliveira 14/09/2023

O livro foi bom, principalmente devido às exemplificações dadas nas falácias, porém poderia ser mais técnico sobre fazer um argumento. Você entende a importância da ética no debate mas construir um argumento em si só tem citações esporádicas. São apenas três páginas pra explorar o que é um argumento, o que acredito ser um pouco fraco

Ceres.Miranda 07/08/2023

Excelente complemento ético e interpretativo da famosa obra de Schopenhauer: ?Como Vencer Um Debate Sem Ter Razão? (amplamente utilizada por doutrinadores reacionários e fascistas) para entendermos e nos protegermos de técnicas manipuladoras e sem argumentos de convencimento. Manual básico de sobrevivência nesse mundo moderno achincalhado de ?fake news?.

mandybookz 24/05/2023

Excelente
O livro traz uma versão muito mais ética e correta sobre o debate. Debate não é apenas vencer, é troca de conhecimentos, se você está ali para ganhar sem necessariamente a verdade não está no caminho certo, percebi com ele que utilizamos o debate no dia a dia irracionalmente, nunca tinha realmente parado para pensar sobre, ele ensina sobre as falácias e como evitar elas, como as pessoas estão tão preocupadas em vencer que deixam de lado a ética e moral. Perder um debate não é humilhante, você recebeu conhecimentos acerca daquele assunto, não argumente contra a pessoa que está debatendo e sim contra os argumentos!!

Thiago Leôncio 14/05/2023

Começou bem, mas?
Gostei bastante da primeira parte do livro, nela o autor explana que o objetivo principal de um debate deve ser buscar a conclusão que mais se aproxime da verdade, porém a segunda parte não me agradou, nela o autor tenta abordar os tipos de falácias que devem ser evitadas em um debate, mas ao meu ver a argumentação dele foi muito rasa e em diversos casos muito tendenciosa tentando passar pano para a sua ideologia política.

EddeDeka 05/04/2023

Vencendo um debate utilizando a ética
Gosto muito dos vídeos do Henri Bugalho, por ironia eu conheci ele por meio do Olavo de Carvalho, não porque eu seguia o velho, mas porque recebi um vídeo dele ofendendo o Henri. Como eu já tinha lido o "Minha especialidade é matar" em uma versão digital. Tive a oportunidade de encontrar este livro em uma banca de revistas e o adquiri. A obra acaba ensinando o que ela exatamente se propõe, como poderemos vencer um debate utilizando de argumentos certeiros e sem apelar para a gritaria. Gostei muito dos tipos de ataques que são apresentados e de como podemos se defender das agressões que nos são perpetuadas. Excelente livro e que com toda a certeza vou reler novamente daqui a um tempo.

Thalezito 13/01/2023

A ética do debate
O livro apresenta as melhores formas de conduzir um debate que seja racional e siga um preceito ético no qual ambos os lados do debate estão dispostos a entender que o debate é um modo da busca pela verdade, e não uma arena de gladiadores lutando para ver quem vence.
O autor também apresenta as falácias argumentativas e ensina como formular um bom argumento.
Um bom livro para quem busca aprender sobre os debates de forma didática e despretensiosa.

Br.vilela 17/12/2022

A ética do debate
É um livro com leitura simples mas muito rico em informações que abrage bons métodos pra identificar e oque é um debate, quando se deve participar de um e ,principalmente, como identificar os diversos tipos de falácias (que são muitas, a propósito?)
Perante a atualidade eu enxergo esse livro como necessário para que se tenha uma boa base de como estruturar seus próprios argumentos e como se impor. De fato é um livro que recomendo

Paula Santos 31/10/2022

O livro muito bom que nos fornece muito sobre o que pensar. Tive contato com o livro graças ao storytel e pretendo reler em uma versão digital, pois sinto que esse tipo de conteúdo em versão áudio acaba me dispersando um pouco. Não porque o livro seja ruim, pelo contrário. Começo a refletir sobre o que acabei de ouvir e as vezes esqueço de pausar a reproduzir. Rsrs
Em uma linguagem simples o autor nos mostra falácias retóricas que já nos deparamos pelo menos uma vez na vida e como nos mostra como podemos argumentar de forma lógica.

Dan 09/10/2022

Enriquecedor
É um toró de miolo pra te ensinar a não argumentar de forma emocionada, mas baseada em seus argumentos de fato. Além de exemplificar diversas falácias retóricas!

Thales 28/08/2022

Ética acima de tudo
Termino a leitura as vésperas de um momento em que nossos pilares de sanidade serão postos a ataques mais profundos e violentos dos que vi até aqui.
Termino a leitura com esperança. A esperança de um futuro em que o debate racional e ético nos seja não só entendo permitido, mas como ofertado.