O Teste do Casamento

O Teste do Casamento Helen Hoang

Resenhas - O Teste do Casamento

SuAlen0 18/09/2022

Garota ama garoto ama garota.?
É inevitável ir ler uma continuação de alguma história, ou qlq livro, sem ter uma pontinha de expectativa. Em ?os números do amor?, eu tinha uma pequena expectativa, q só aumentava no decorrer leitura, no final terminei amando.
Agora, neste havia expectativa, mas conforme seguia leitura, ela não se mantinha; achava lento, os personagens não me cativavam por completo, a história sem muita fluidez.
Mas, depois da metade, fui entendendo, aqui tem muitas questões, a imigrante, advinda de outro país/cultura para ser esposa; o sonho de estar nos USA, a oscilação de insegurança da My/Esme; a falta de um aprofundamento na questão do espectro autista do Khai. Entendi, q eram muitas coisas a serem abordadas, que a autora não se aprofundou.
Porém, eu como uma amante de um clichê, acabei o livro em lágrimas?. aquela declaração do Khai em vietnamita, sério não esperava, ali ele foi Fodaaaaa, talvez o final tenha sido rápido, as resoluções muito irreais, mas não dava para ser de outro jeito, devido a autora não desenvolver o meio.
Então, para mim, não é uma péssima historia, só não foi desenvolvida da maneira q esperava e queria. Expectativa.

??Ela retribuiu o sorriso. ?Em yêu anh.?
Sem pensar duas vezes, ele respondeu:
?Anh yêu em?.
Aquelas palavras pairavam ao redor deles e os uniam.
Em yêu anh yêu em.
Garota ama garoto ama garota.?

Entrelivros_efilho 27/08/2022

Esme é uma jovem vietnamita que trabalha duro para criar à filha e ajudar à mãe a avó, até que um dia de forma inesperada ela conhece uma senhora que está procurando uma esposa para o filho e propõe que ela vá para os EUA para conhecer, tentar conquistar e se casar com o seu filho, e Esme, pensando na chance de mudar a vida da sua família, aceita.
Khai é autista e vive bem e feliz com sua rotina diária. Após a morte do primo há 10 anos ele se considera incapaz de amar, por isso relacionamento não faz parte dos seus planos, até que devido a tanta insistência da mãe, ele aceita passar três meses com Esme em sua casa.

Quando li Os Números do Amor, que é o primeiro livro da série, já tinha apaixonado pela escrita da autora e pelos personagens, e por isso confesso que fiquei com medo desse segundo não ser tão bom quanto o primeiro, e mesmo achando que algumas coisas poderiam ter sido melhor desenvolvidas, eu achei sim esse tão bom quanto, mais uma vez a autora me deixou suspirando pelos seus personagens.

Eu amo como a autora consegue criar e desenvolver personagens reais que conseguimos encontrar fácil ao nosso redor, Esme é uma mulher forte, determinada, persistente, tem uma alegria contagiante e é tão otimista que é impossível não torcer e se emocionar com ela em cada momento da história, já Khai, é tão fofo, protetor, cuidadoso, atencioso e gentil que eu sou só suspiros por ele, que coisinha mais fofa e apaixonante, morri de vontade de guardar ele e Esme num potinho.

Apesar de ter amado a leitura só não favoritei esse livro por dois motivos: o primeiro foi Esme ter mantido um segredo tão importante de Khai e ficar sempre na promessa de contar e adiava isso o tempo todo e, o segundo motivo, foi à forma que Khai descobriu e tudo se desenrolou muito rápido, deixando o leitor ávido para saber como ele lidou de início com esse segredo, porque eu particularmente passei a leitura toda esperando para ver como ele iria lidar, então fiquei um pouquinho frustrada com essa falta de desenvolvimento, mas ainda assim, é uma leitura que me deixou apaixonada por eles.

A escrita da autora é tão cativante e envolvente que você nem percebe passar as páginas, eu amei como ela desenvolveu o relacionamento dos dois, de forma gradativa, com ambos amadurecendo, aprendendo a entender os seus sentimentos e se apaixonando aos poucos, Khai, Esme e os personagens secundários deixaram meu coração transbordando amor e não vejo a hora de ler o próximo volume que conta a historia do Quan, que é um personagem que me ganhou desde o primeiro livro.

É uma leitura leve, reflexiva, divertida, apaixonante e que te deixa com o coração quentinho no final, recomendo!

Trechos favoritos:

❝Ela estava feliz. Estava tudo bem no mundo.❞

❝[...] Se analisasse as coisas objetivamente, era isso que as pessoas perto dele costumavam querer – que ele agisse diferente, de um jeito mais apropriado, mais intuitivo, mais atencioso, menos excêntrico, menos... ele mesmo.❞

❝Para alguém que não gosta de toques, ele vinha gastando um tempo enorme fantasiando a respeito.❞

❝Em uma fração de segundos, seu conceito de perfeição foi redefinido. Seus padrões se alinharam as proporções e medidas dela. Ninguém seria capaz de igualá-la muito menos superá-la.❞

❝[...]Ela o abraçou com mais força. Khai era maior e mais forte, mas Esme o protegeria com tudo o que tinha.❞

❝Garota ama garoto ama garota.❞

❞Havia um número infinito de razões para continuar neste mundo, mas aquela parecia a mais importante de todas: fazer Esme feliz.❞

❞E ela não tinha para onde ir. Havia um mundo enorme ao seu redor, mas que não era seu.
Para onde se pode ir quando nãos e tem lugar no mundo.❞

❞Meu coração não é como o de todo mundo, mas é todo seu. Você é perfeita para mim.❞

ju4lv3s 23/02/2023

Esme e Khai
Talvez eu tenha criado expectativa demais com esse, já que favoritei os números do amor. Me senti forçando leitura em alguns momentos.
Não entendi bem qual a mensagem principal do livro. A autora focou bastante em como o Khai lida com seus sentimentos sendo autista e em como a mente dele funciona, mas ao mesmo tempo percebi Esme desatenta e desinteressada em saber mais sobre como ele se sentia ou pensava mesmo depois dele e o irmão tocarem no assunto.
A história se estende bastante em como o casal se apaixona e como passam a ter uma relação romântica, mas depois disso tudo passa muito corrido.

Karla.Silva 19/02/2023

Em yêu anh yêu em.
Gostei muito deste, achei inclusive que é muito melhor que o primeiro. os únicos pontos negativos pra mim foi sobre a mãe do khai ( eu gosto do plot, mas achei ela bem invasiva) e sobre a autora não ter colocado a pp pesquisando o BÁSICO sobre o autismo assim que ela ficou sabendo, tipo??? como alguém que convive com pessoas autistas, eu fiquei bem agoniada vendo ela chegar e mudar toda a rotina dele. sei que ela não tinha a mínima ideia quando fazia isso, por isso que digo que seria melhor se a autora tivesse apressado mais pra ela saber, saca?!
nathkrein 25/02/2023minha estante
A autora é autista. Acredito que ela retratrou a forma que ela conhece de autismo.

Maria 30/11/2023

Minha resenha sumiu
Não lembro oq escrevi, mas o livro é bom
os personagens tbm, principalmente a Esme
Ela com certeza é o ponto forte do livro, o romance dela com o Khai vem logo atrás

Milena576 26/06/2023

De início achei uma loucura sem tamanho a mãe ir atrás de uma noiva pro filho em outro país, e realmente é hahaha, mas, no decorrer da leitura fui gostando e conhecendo mais afundo os personagens Esme e Khai, a Esme é incrivelmente linda, forte e inteligente, se entregou em uma situação que só poderia dar ruim pra ela, mas, ela seguiu mesmo assim, pensando em sua filha e família e um bem maior para elas, e isso é tão admirável, teve suas dificuldades já que estava em outro país e com pessoas diferentes, porém, foi conquistando aos poucos seu espaço e seguindo suas metas de vida.

O que falar do Khai? Desde o primeiro livro "os números do amor" que ele me chamou a atenção e fiquei curiosa pra saber um pouquinho mais sobre ele.
Ele é autista e perdeu um grande amigo quando mais novo e depois se fechou mais ao mundo e aos sentimentos que poderiam lhe deixar vulnerável e a mercê de machucar outras pessoas, não soube lidar muito bem com o luto, e isso é totalmente compreensível, ter Esme em sua vida trouxe uma nova rotina, uma nova vida, e aos poucos vamos percebendo o quanto ele está se apegando e se apaixonando por ela (msm ele próprio nem percebendo), eu achei ele tão adorável, gentil e atencioso a sua maneira, fiquei extremamente feliz em ver ele destrancando a chave do seu coração e parando pra pensar que ele pode sim amar e ser amado.

Leitora kamikaze 14/10/2022

Água mole,pedra dura
Esme era linda demais pra alguém quebrado como ele. Kåy era inteligente demais pra alguém sem classe como ela. Indiferentes as limitações um do outro, eles se completaram. Pra ela bastava o amor,pra ele bastava ela pra despertar seu coração de pedra.

Ricyara 25/08/2023

Helen eu te venero
Eu AMO os livros da helen, essa trilogia tem todo o meu amor e coração. Khai é tão fechado e introvertido, totalmente o posto da Esme e é muito legal e divertido ver ele aprendendo a amar, ela conquistando o coração dele a passos de tartaruga. A história deles é muito bonita e você não consegue parar de ler, de saber o que ela vai fazer a seguir depois de todas as tentativas falhas, as frustrações. Eu amo amo amo o Khai, a Esme é tão linda e meiga que tenho vontade de abraçar ela o tempo todo. Recomendo demais, vale muito a pena.

Larissa 13/08/2022

Decepcionada com a história... a sinopse era tão boa...
A continuação do livro "Os Números do Amor'' Me decepcionou um pouco já que esperava que fosse tão bom quanto o seu antecessor, e não foi assim, pois ''O Teste do Casamento" é bem fraquinho.

O autismo que foi tão bem explorado no primeiro livro, nessa sequencia praticamente não há desenvolvimento do TEA do personagem principal Khain, o seu par romântico, Esme, nem sabe o que significa ter o espectro autista, e em nenhum momento isso é discutido ou explicado.
O Khain parece mais um eremita, com um complexo de culpa e auto aversão, que nas ultimas paginas tem uma epifania e todo esse mix de sentimentos é compreendido, e então ele assume algo que já era claro (tanto para os outros personagens quanto para os leitores), do que um a pessoa com TEA. Ele não tem os trejeitos típicos tão bem exposto (como a Stela no primeiro livro), percebemos sim um obsessão com arrumação/rotina, mas ele controla isso muito bem. Há também uma aversão ao toque mais novamente ele supera isso e permite que a Esme toque-o, e há sim uma falta de tato social, porém ele é mais atento as emoções das pessoas a sua volta, e evita magoar os sentimentos alheios.
Só com essas características (mesmos elas sendo típicas de uma pessoa com TEA) é muito pouco para afirmar que Khain é um autista, e o desenvolvimento da trama quanto o do personagem não ajudou a lembrar ou reconhecer o Khain como autista. Realmente ele parece mais com um eremita social do que uma pessoa com o transtorno. Faltou, e faltou de verdade sim desenvolvimento nessas questões do Khain.

Já a mocinha da história, Esme possui mais camadas e é melhor desenvolvida. E é através dela que a autora Helen Hoang aborda temas mais profundos, como: a vida do imigrante vietnamita no E.U.A deste da conquista do visto até a dificuldade de trabalho num país estrangeiro e a falta de oportunidade para os estudos; A dificuldade econômica vietnamita; abandono parental; resiliência; e o sacrifício materno. Gostei muito da Esme e sua força de vontade.

Quan (imão mais velho de Khain) está ainda mais irresistível do que na sua primeira aparição, e adorei rever o Micheal e o seu casamento com a Stela, mesmo ela não aparecendo no livro.

Algo que não gostei foi a autora ter colocado na ultima cena o Khain ter descoberto da existência da filha de Esme. Queria muito ter visto uma interação entre eles, e como ele iria se porta perante uma criança.

Foi um livro que não cumpriu o que eu esperava e me frustrei com a leitura.

AAPolachini 26/09/2022

Khai Khai balão, Khai Khai balão, Khai aqui na minha mão!!!
Toda vez que leio livros com personagens autistas é um choque diferente, mas um diferente BOM.

Esse livro é lindo, a gente realmente vive a angústia do Khai, o sentimento de amar é uma experiência completamente nova pra ele e tudo se torna extremamente compreensível quando entendemos como é a cabeça dele. S2

Esme também é maravilhosa, amei o modo que ela fez com que ele começasse a pensar nela hahahahaha fantástico!
Yasmin.Ketellyn 18/11/2022minha estante
O título da resenha kkkkkkkkkll

umanatalense 25/05/2023

Emocionante
"Não era solidão se podia ser resolvida com trabalho, maratonas de Netflix ou um bom livro. A solidão de verdade era o tipo de coisa que grudaria na pessoa o tempo todo. A solidão de verdade era um sofrimento constante."

“O Teste do Casamento” é um romance gostosinho da mesma autora de “Os Números do Amor”. Ou seja, entrega cenas engraçadas, emocionantes e bons hots. Aqui acompanhamos a história de amor de Esme e Khai, duas pessoas totalmente diferentes, mas que formam um par perfeito juntos.

Como Khai se recusa a arrumar uma namorada, sua mãe resolve viajar ao Vietnã para encontrar a noiva perfeita para ele. Sendo birracial em um povoado pequeno, Esme sempre se sentiu deslocada. Quando surge a oportunidade de ir para os EUA e conhecer um possível marido, ela sabe que não pode recusar, pois é a chance de mudar a realidade de sua família. Mas seduzir Khai não sai como o planejado.

Como a autora, o Khai tem o espectro autista e isso é retratado muito bem. Nos capítulos narrados por ele conseguimos perceber a sua visão de mundo, entender as suas limitações e as características que o fazem único. Esse é um daqueles livros para sair da ressaca literária e ficar com o coração quentinho no final.

"Khai era um enigma que ela jamais teria sido capaz de resolver se ele não tivesse lhe mostrado o caminho."

Natália 16/07/2023

Emocionante
O casal desse livro é fofo de uma forma reconfortante. As dificuldades que enfrentam para se integrarem a sociedade é doída e nos faz questionar nosso comportamento diante do diferente. O amor dos dois é muito bonito e intenso, falando mais do que palavras podem expressar. Entre risadas e lágrimas, a autora consegue nos fazer se apaixonar e ter empatia, nos faz sentir revolta e nos dá esperança. Recomendo

Rosa 15/10/2022

Perfeito
Uma história apaixonante, a protagonista é uma guerreira, que faz de tudo pelo bem da família, o protagonista é autista que se ver diante de uma situação que ele não sabe lidar, sério amei essa história

Nina 18/12/2022

Gostei bastante do primeiro livro que li da autora, Os Números do Amor. E como está história se passa no mesmo universo, imaginei que este livro seria tão bom quanto. Mas não foi bem assim, sento que o enredo deixou muito a desejar

Letícia Santos 30/07/2023

O teste perfeito.
Mais um livro dessa autora que eu amei, não amei muito, porque eu esperava uma história mais ágil, e aqui eu senti um pouquinho mais devagar do que no primeiro livro, mas ainda assim é um romance muito bem construído, com personagens reais, sinceros e muito cativantes. Khai, a sua maneira faz o que pode para se encaixar, não frustar sua mãe, mas com o seu diagnóstico algumas coisas para ele são ilógicas, entendi que faltou também um acompanhamento, um ensinamento vindo de casa, mas como julgar uma família que durante muito tempo estava lutando para sobreviver? Esme, é uma lutadora, uma guerreira, e vê nesse relacionamento a chance de ter uma vida diferente para ela e Jade, então ela se arrisca e nessa perde o seu coração, mas também ganha o entendimento de que pode fazer mais por si mesma, e que através do trabalho duro e da educação ela pode e vai chegar longe.
Foi uma leitura que me fez refletir muito sobre inclusão, exclusão, e sobre principalmente a importância de se ter laços.
Sobre recomeços, família e muito amor.