A Pirâmide da Sabedoria

A Pirâmide da Sabedoria Brett McCracken

Resenhas - A Pirâmide da Sabedoria

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rapha Sanctus 05/06/2024

Pirâmide quando invertida vira peão e você roda maluco!
Um livro muito bom! Ele é simples e objetivo, mas não deixa de causar reflexões. Eu gostaria que ele fosse mais profundo, porém é possível procurar as referências feitas e se aprofundar nas reflexões. Na introdução, intitulada "uma era insensata", o autor já estabelece o problema e nos prepara para a primeira parte do livro. O nosso consumo de informação está nos deixando malucos! A quantidade e a forma como consumimos tudo isso não está nos deixando mais sábios e saudáveis. A internet abriu o mundo para nós e nós não sabemos o que estamos fazendo com ele. As consequências disso são abordadas na primeira parte que é dividida em em 3 capítulos. A segunda parte, onde o autor apresenta resposta para isso, é dividida em 7 capítulos. Nela o autor põe em prática a sua analogia da pirâmide e, indo da base ao topo, nos fala como podemos buscar a sabedoria. Começando com a palavra na base, seguida pela igreja (Meu capítulo favorito), depois a natureza, livros, beleza e no topo, ocupando o menor espaço e porção, a internet e redes sociais. Essa é a exposição correta de quem busca sabedoria. Gastar mais tempo com o que está na base e ir subindo até o topo. Assim como na pirâmide alimentar, que tem os alimentos mais nutritivos na base e no topo os hiper palatáveis, a pirâmide da sabedoria começa com o que é eterno e transcendente, e termina com o que é efêmero e transitório.

VS06 22/07/2022

Em A Pirâmide da Sabedoria, Brett McCracken faz uma analogia com a pirâmide alimentar para nos apresentar uma dieta capaz de gerar sabedoria num mundo pós-verdade, com muita informação mas pouca sabedoria.
Na primeira parte, ele lida com as fontes da nossa doença da tolice: consumimos muita informação, consumimos rápido demais e consumimos só o que gostamos.
Depois, ele apresenta melhores hábitos de consumo de informação, em uma dieta rica naquilo que fomenta sabedoria e pobre naquilo que fomenta a tolice: Começando com a Bíblia como base e fonte infalível da verdade; Depois a igreja como uma sabedoria comunitária que valida as Escrituras; Logo acima, a natureza e a contemplação da Criação; Depois disso, livros e literatura que condensam a sabedoria humana; No nível acima, as artes e a beleza; e, só por último, a Internet e as Redes sociais.

Pedro3711 20/01/2024

? Sabedoria em forma de dieta
Esse livro, definitivamente, não é prazeroso para a geração inquieta, ansiosa e consumista, cuja sabedoria é expressada a partir da sua verdade de mundo.

A intenção do livro é balancear a nossa dieta, tendo ingredientes em nosso prato como: meditação, comunhão, observação, silêncio e tempo. Somente assim, será capaz de desfrutar daquilo que ? verdadeiramente ? é belo.

Se estiver disposto a confiar que Deus está sempre ligado, enquanto podemos (e devemos) nos desligar das coisas desse mundo caótico e ser capaz de observar as coisas mais simples (e ricas) da vida, é um bom convite a começar a dieta, não na próxima segunda-feira, mas nesse exato momento.

Thaistes 21/09/2022

A Pirâmide da sabedoria
Uma amiga me falou sobre este livro e decidi comprar e que livro. Para mim a melhor parte da pirâmide sem dúvidas é a Bíblia!! Eu li lentamente este livro e amei cada pedacinho dele um dos melhores livros que já li. Muito ensinamento, estudo e embasamento.

Camila2076 01/07/2023

Essencial
A pirâmide da sabedoria me fez refletir sobre as prioridades na minha vida ,me ensinou a ter como base ,fonte a palavra de Deus e que posso ter outras fontes de informações, mas sempre tendo como filtro da minha vida a verdade intrínseca do que está na Bíblia.

Me mostrou a importância da Bíblia como fonte de sabedoria , a importância de estar em comunhão com os irmãos também é uma fonte de sabedoria, ler livros principalmente antigos . Mostrou que a cultura do eu é nociva e também alerta sobre mídias sociais. O quanto a sociedade vive um momento de exaustão emocional.

Vivemos um momento de glutonaria de informações e ele nos mostra como podemos fazer uma dieta balanceada e saudável ao consumir informações.

Ameiiii o livro e todas as dicas contida nele.

Fabiana 27/12/2023

A minha expectativa estava bem alta em relação a esse livro, por conta das resenhas que li. Mas, não achei ele 5 estrelas. Já li outros livros que, de certa forma, aborda temas semelhantes.
O livro é bom.
Ele trata de duas fontes que nos alimentam. As fontes da nossa doença (a enxurrada de informações e a velocidade com que elas se apresentam) e as fontes de nossa sabedoria (o que pode nos alimentar de formas ?saudáveis?)
A proposta é fazer uma analogia da pirâmide alimentar. E ele elenca alimentos importantes como: A Bíblia, A igreja, A Natureza, Os Livros, A Beleza e A internet e as redes sociais.
Finaliza concluindo o tema como é ser sábio, nas escolhas que alimentam nossas vidas.
Vale a leitura, mas não achei excelente.

Soleane1 08/03/2023

Top 10
Um dos melhores que já li, uma linguagem fácil e simples, aborda de forma direta muitos temas, remodela seus hábitos e mentalidade sobre um leque de coisas cotidianas que atrapalha nosso crescimento. Quero ler de novo daqui 1 ano.

Joy 01/12/2023

Merece a fama que tem
Esse livro é realmente bom. Em diversos momentos, levei uns bons tapas na cara do autor. Que importante é refletir sobre nossos hábitos e como a ordem de prioridade de nossas vidas está invertida ou bagunçada, às vezes. Fiz leitura conjunta e recomendo demais.

Karina 08/03/2023

Este Livro traz a proposta do que realmente precisamos, uma dieta de conhecimento e de melhoria de nossos hábitos para o consumo de informações. Para podermos agir com sabedoria na era da informação.

Grazi :) 17/10/2023

A sabedoria verdadeira
?No final das contas, a sabedoria é menos sobre informação é mais sobre orientação.
Todos os os pontos de dados geográficos do mundo são inúteis se não tivermos noção do Norte.
Todos nós vagamos em qualquer direção que nosso coração escolher até nos submetermos à autoridade da bússola se Deus, pois Ele ilumina o caminho da sabedoria.?

Marly.AraAjo 02/10/2023

Dieta física e mental
Este livro mexeu comigo, me trazendo a refletir certos comportamentos , maneira de pensar e atitudes tomadas em todas as áreas de minha vida.
Uma linguagem simples que mostra importância de levar a sério uma alimentação com uma dieta saudável física, emocional e espiritual.

Preto Contenção 16/03/2023

Gostei
"A Pirâmide da Sabedoria: Alimentando Sua Alma em um Mundo Pós-Verdade" é um livro de Brett McCracken que apresenta uma abordagem para ajudar os leitores a navegar em um mundo cheio de informações e desinformação. Através da metáfora da pirâmide, o autor propõe que os leitores classifiquem e priorizem diferentes fontes de sabedoria. A base da pirâmide representa a sabedoria mais essencial, incluindo as Escrituras e textos sagrados, e o topo representa as notícias e mídias sociais, que devem ser consumidas com cautela. O livro oferece estratégias práticas para implementar essa abordagem, como equilibrar a leitura de livros e a navegação na internet, e é escrito de maneira acessível com exemplos relevantes para a cultura atual.

Lari 13/04/2023

Críticas excepcionais ao momento que vivemos.
É o tipo de livro que faz repensar a forma de usar as redes.

Val 05/06/2023

Pirâmide da sabedoria ?
Esse com certeza foi um dos melhores livros que eu já li.
Em meio a correria e excesso de informações, achamos que estamos perdendo se não estivermos atualizados de tudo o que acontece no mundo, quando na verdade o que estamos perdendo é a vida real... o concreto... a verdadeira beleza! Indico de olhos fechados!

Vinicius 10/07/2023

Sabedoria e aplicação de conhecimento
Muito de nós não sabemos o real significado de sabedoria. Sabedoria é aplicar conhecimento. Conhecimento sem aplicação, é acúmulo inútil de informação.
Não precisamos aplicar na hora que recebemos, mas precisamos em algum momento aplicar esse conhecimento para transformar o mundo.

A pirâmide da sabedoria é um livro que nos dá uma dimensão de como aplicar conhecimento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6