The Daughter of Doctor Moreau

The Daughter of Doctor Moreau Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - The Daughter of Doctor Moreau (English Edition)

Suely Cristina 22/04/2024

A filha do doutor Moreau
Presenteei uma amiga com esse livro, mesmo sem o conhecer. Ela gostou tanto que me emprestou para que eu o conhecesse também.
O livro conta a história de Carlota, a filha de um cientista, que vive no México, num lugar recluso, com seu pai e seus híbridos, criaturas frutos de suas experiências. Além da ficção científica, temos também a ambientação histórica: a luta dos maias contra a invasão do europeu.
Gostei muito porque a leitura é muito fácil, envolvente e surpreendente. Não dá vontade de parar de ler!
A história nos leva a uma reflexão sobre a ética na ciência e sobre o desrespeito a outras culturas.
BeatrizY09 01/05/2024minha estante
Ótima resenha!
Agora pretendo ler também! ?

ThayAvalon 19/03/2024

A escrita da Silvia é inconfundível maravilhosa cheia de informações e com um mistério. Mas a história é fraca, em certos momentos a autora usou de um modo repetitivo de narrativa, usando a perspectiva de ambos os personagens principais fazendo a história se tornar um pouco maçante, logo após na metade da história parece que ela se cansou de fazer desta forma, e quis partir logo para a história, O que tornou mais cansativo ainda ,pois meu cérebro estava pronto para ler o próximo capítulo com a perspectiva do outro personagem. A partir daí a história foi bem previsível, nada demais apesar de toda a complexidade histórica e a brutalidade e o desprezo por pessoas pobres usadas como mão de obra barata ou escrava a história não foi suficiente pelo menos a protagonista teve um final feliz por assim dizer. O que a autora talvez me passou foi de que, não importa classe, cor ou gênero quem tem dinheiro e posse vai tentar de qualquer forma ter tudo o que quer nem que passe por cima da ética, dá moral, e de vidas.

Carlos 03/02/2024

É uma história com ritmo constante, foi uma leitura rápida mas não me surpreendeu, o clímax do livro deixou um pouco a desejar, alguns detalhes científicos principalmente. É uma história que fica entre o real e a fantasia, mas a fantasia que não faz muito sentido.
Mireille 03/02/2024minha estante
Eita que massa

Carla 06/01/2024

Interessantíssimo
Gostei muito dessa leitura da autora mexicana. Ambientado em 1870 aborda, além da história em si, parte da Guerra das Castas de Yucatã.

Se discute bastante o preconceito, avanços da ciência e fé.

Embora a história tenha uma protagonista adolescente - o que, por vezes, é meio cansativo pela rebeldia - ela é intrigante e determinada.

Vale a pena a leitura dessa obra levemente inspirada em A ilha do doutor Moreau de 1996 escrita por H.G Wells.

debliterando 03/01/2024

Surpreendente
Comecei o livro achando que não iria gostar, mas, conforme avança na leitura, fui gostando cada vez mais. A história me surpreendeu e, apesar de não ter gostado do final, foi um ótimo livro.

O livro é uma mistura de romance de época mais atual (1870) com uma leve fantasia. Não esperava por nisso kkkk

Em "A filha do Doutor Moreau" vamos conhecer Carlota, uma linda jovem de vinte e poucos anos que viveu afastada da sociedade - morando com seu pais e seus pacientes.

O pai em questão é o Dr. Moreau, um pesquisador e cientista. Para alguns é um excêntrico, para outros, um gênio.

A pacata vida de Carlota muda com a chegada de um jovem e, com ele, uma série de eventos passam a ocorrer. Segredos são revelados e novos sentimentos despertam.

Repito que o final não ocorreu da forma que gostaria/imaginava, mas, ainda assim, gostei da leitura!

Pjmluvx 15/12/2023

Iracema da shopee
O barato da SMG são as vibes e a atmosfera gótica. Nesse livro as vibes são uma bosta e não tem nada de gotico.

Tecnicamente, o livro é bem fluido de ler, tem um background legal sobre o imperialismo e a colonização da america latina, é curtinho e história até é legalzinha mas parece q a SMG decidiu tomar todas as decisões ÓBVIAS existentes e o livro ficou extremamente chato e previsível. Ela poderia ter ido por caminhos bem mais dramáticos e caóticos mas ela só se conformou com o básico e foi isso k.

Esse é meu problema com esses livros de recontos. Os autores acham que só fazer um paralelo com alguma obra super famosa já é suficiente e daí eles fazem só o mínimo do esforço com o próprio livro. Pra constar, NÃO é suficiente, o livro continua sem conteúdo, não é legal.

Dos protagonistas, eu até gostei do carinha inglês que já esqueci o nome, ele tinha uma obsessão esquisita em escrever carta pra ex mulher gold-digger dele mas ok desejo melhoras.

Já a protagonista, a CARLOTA, eu desejo tudo de péssimo pra essa mocreia QUE ODIO QUE EU PASSEI.
Posso hatear ela por muito tempo mas os principais defeitos dela são ser extremamente egocêntrica e infantil.

Esse 🤬 #$%!& destrambelhada fica o livro inteiro reclamando de como a vida é injusta e de como todo mundo implica com ela, MAS ELA É INCAPAZ DE PARAR UM MINUTO PRA RACIOCINAR QUE AS PESSOAS TIVESSEM ASSIM PQ, SEI LA SABE, O PAI DELA TAVA ABUSANDO FISICAMENTE E PSICOLOGICAMENTE DE TODO MUNDO [gritos histéricos inaudiveis]

Além disso, ela e TAO infantil. A maior parte das ações dela seriam justificadas se ela tivesse parado na idade inicial do livro, 14 anos, mas na maior parte ela tem quase 21 anos - E MESMO ASSIM ELA AGE IGUAL UMA PIVETINHA.

Tem uma passagem que particularmente me fez querer esbofetear a cara dela, na qual a governanta e o modormo falam pra querida
?Lotie, pfv não vá sozinha pra esse lago remoto no fundo da selva com esses dois homens brancos colonizadores escravistas, é perigoso.?
Sabem qual foi a resposta dela?
?Buaaaa por que vocês sao maldosos comigo voces tao com ciúmes com inveja de mim buaaaa?
..?????

Dos outros personagens, os híbridos, eles sao ok, a história inteira eles são vistos como esquisitos e irritantes então essa acabou sendo minha impressão tb e o livro não faz muita questão de humanizar muito eles. Tanto fez pra mim se eles viviam ou morriam.

O balanço final desse livro é horrendo, a pior coisa que eu li da Silvia Moreno Garcia e não recomendo pra ninguém. Bensa.

Gabrielle 19/11/2023

Eu amei esse livro, é uma leitura rápida e foi diferente do que eu esperava. A filha do doutor Moreau se trata de Carlota, uma menina que mora com seu pai, o mayordomo e os híbridos. A história fica interessante quando o filho dono da terra vai conhecê-los e acaba se apaixonando por ela. Não espere por um romance comum, o livro tem ação o tempo todo. O final foi inesperado e, pensando no romance, gostaria que fosse diferente.

Alê | @adagaliteraria 06/11/2023

Vai ficar tudo bem. Vamos vê-lo de novo. Quando encontrarmos os outros, quando Cachito e todo mundo se reencontrar. Vamos nos encontrar neste momento.
A trama se passa na península de Iucatã, no século XIX, e gira em torno de Carlota Moreau, ela é a filha única de um pesquisador que, para alguns, é um gênio e, para outros, um lunático. Já Montgomery Laughton é o melancólico supervisor da propriedade, que guarda os segredos de um passado trágico e uma propensão ao álcool.

“Ela se inclinou para frente e viu seus olhos, vivos, quase brilhantes. Mas era a luz da vela e, quando se viu por outro ângulo, o efeito sumiu.”

Carlota é uma personagem curiosa e apaixonante, adorei ver o desenvolvimento dela ao longo do livro e ver suas reações a medida que ela ia descobrindo mais sobre os mistérios de seu pai. Eduardo chega para balançar tudo, a vida de Carlota da um giro de 360 graus.

A escrita é incrível, fluida e prende demais o leitor, amei como a autora ambientou as cenas, me senti dentro do livro.

site: https://www.instagram.com/p/CthuL46vzFv/

Carol.Marinangelo 20/09/2023

Poderia ser melhor
Definitivamente não é um livro ruim. Eu aproveitei bem a leitura e fiquei bem intrigada com a trama, mas confesso que achei que a autora poderia ter explorado melhor a questão da personagem principal (não vou falar pra não dar spoiler rs).
Eu gostaria de ter visto mais dela e dos outros personagens, enfim.
Uma boa leitura, mas poderia ter um ?tchãm? a mais.

Robs 27/08/2023

Acabei na persistência
Eu não gosto de abandonar um livro e muito menos de dar nota baixa nele pensando em todo o esforço e estudo da autora por trás. Mas digamos então que não é o meu estilo.
Chato, enfadonho, sem emoção, totalmente previsível.

Andre.Pithon 25/07/2023

Bingo de Fantasia Sci-fi 2023
4.5: Mitos ou Releituras
Modo difícil: Não baseado em mitologia grega ou romana

2.5

Este Julho foi um dos meses que menos li nos tempos recentes.
Meu ritmo vinha bem consistente de um livro por semana no mínimo, e algo entrou no caminho, colapsou toda minha rotina, me lançando num excelente caos descontrolado.

Imagine o quão medíocre um livro romântico deve ser para um André apaixonado dar uma nota tão baixa para ele.

Baseado em A Ilha do Dr. Moreau, de H.G. Wells, The Daughter of Doctor Moreau foi indicado para o Hugo de 2023, seguindo a tradição de Silvia Moreno-Garcia sempre aparecer nestas listas, este sendo meu primeiro (e provavelmente último, mas estou disposto a dar uma segunda chance se encontrar algum livro com conceito forte) contato com a obra dela. Acompanhando a narrativa do livro original, Doutor Moreau tem um cantinho onde ele se diverte fazendo uns experimentos humanos para dar características animais para o povo, saudável até aí. A atual releitura adiciona a personagem da filha dele, que se torna o foco da história, e adiciona uma pesada dose de romantismo clássico. E aí está o grande problema.

A última coisa que eu esperava nas indicações do Hugo é me questionar se José de Alencar levantou do túmulo para cuspir na minha cara mais uma vez. Mesclando as preocupações coloniais com uma narrativa lenta e previsível, A Filha do Doutor Moreau não reconstrói a obra original, mas carrega aspectos de um movimento literário inteiro, deslocado temporalmente. Esta deslocação permite alguns pensamentos mais modernos, uma heroína não tão patética, mas ainda carrega o ritmo letárgico, o peso de um estilo exageradamente meloso e idílico, que talvez possa funcionar para quem respeita Alencar, mas essa pessoa jamais será eu.

A escrita é competente, e acho que isso concede a maior parte das estrelas, nunca me vi incomodado com diálogo ou com narração mal encaixada, e os personagens possuem ao menos uma voz levemente distinta. Não é nunca espetacular, mas alcança o funcional. Mas em uma narrativa lenta, que necessitava ou de emoções mais fortes ou de uma prosa realmente cativante, o competente muitas vezes não basta.

Carlota é uma protagonista romântica, toda apaixonada pela primeira pessoa que aparece na sua frente, mas a narrativa eventualmente distorce essa perspectiva para trazer novos aspectos subversivos para ela (Mesmo que o subverter de clichês românticos seja hoje mais clichê que os clichês que subverte). Montgomery é um clássico homem triste apaixonado por quem não deve, e, mesmo sendo um arquétipo que eu tenho certo afeto (Harry du Bois, olá), ele não consegue ter fortes momentos de destaque ou realmente protagonizar sua melancolia.

E o maior crime?
Eu não acho que este livro necessita carregar o legado de Wells para existir.
Ao recontextualizar uma história, espera-se que a história original seja parte integral, que a nova narrativa não funcione sem ela. Aqui, os híbridos de Moreau trazem um tom de pitoresco para um quase-convencional romance colonial, mas nunca são presentes ou explorados o bastante para justificar a conexão das obras. Até a grande revelação final, que pode ser adivinhada muito antes, não soma nada à trama, não justifica a classificação em ficção científica de algo que é muito mais Moreno-Garcia dentro de uma fantasia de Alencar gritando ser Wells. E que visão pavorosa é essa aberração estilística.

No fim, é competente, consigo imaginar um público gostando, e não consigo justificar para mim mesmo uma nota menor, é mais bem pensado e escrito que a maioria dos meus 2 estrelas recentes. Mas queria muito.

Soterradaporlivros 29/06/2023

Carlota Moreau
Véi a Silvia Moreno-Garcia acaba comigo toda vez! Como escreve bem!
O Montgomery da versão dela vai morar no meu coração pro resto da vida, juro!
Acho q tenho um novo preferido inclusive!

Aldemir2 17/06/2023

Qual veio primeiro, a genialidade ou a loucura?
Esse foi o segundo livro de Silvia Moreno-Garcia publicado aqui no Brasil e mais uma vez ela mostra como veio para ser uma das novas damas da ficção científica.

Nesse novo romance a autora de "Gótico Mexicano" reconta uma das histórias mais famosas de H. G. Wells (e uma das minhas favoritas) trazendo ela para um contexto latino-americano. Cheia de mistérios, segredos que vão sendo revelados e um romance ardente, "A Filha do Doutor Moreau" foi uma das grandes surpresas desse ano para mim. A resenha completa e sem spoiler você confere no blog, link na bio.

❧ A Filha do Doutor Moreau (publicado originalmente em 2022)
❧ Silvia Moreno-Garcia
❧ 280 páginas
❧ Editora Melhoramentos
❧ Tradução de Bruna Miranda
❧ 4★

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/06/a-filha-do-doutor-moreau-silvia-moreno.html