As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Mirelli.Braga 16/07/2022

Lágrimas feat. Coração quentinho
Ah que livro incrível. É um livro cheio de gatilhos que te fazem sofrer e se alegrar ao mesmo tempo. Chega a ser confuso como cada capítulo é capaz de trazer tanta emoção diferente.
Depois de vários acontecimentos, Solene acaba tendo um Burnout e entrando em depressão. Tentando melhorar, Solene acaba se tornando voluntária num abrigo para mulheres.
Lá conhecemos todas as vitoriosas residentes.
Binta, Salma, Iris, Cvetana e outras mulheres. Desde refugiadas de guerras, moradoras de rua, refugiadas de costumes extremistas, até mesmo vítimas de parceiros violentos.
Entre capítulos conhecemos a tristeza em cada uma delas e em alguns capítulos encontramos a esperança e a felicidade para vidas tão sofridas.
Mesmo sofrendo pra ler cada capítulo, o livro consegue dar pequenos finais com muita esperança para cada personagem. Muito lindo.

Gisele 15/07/2022

As vitoriosas - Laetitia Colombani
Livro da mesma autora de "a trança". Muito lindo, reflexivo e tocante.

Além disso, tanto "As Vitoriosas" quanto "A Trança" são ótimos livros para sair de uma ressaca literária. Gosta da forma de escrever desta autora, sua escrita é sucinta, mas com qualidade.

Recomendo a leitura!

JuKirchhof 15/07/2022

Um livro que dialoga sem diálogos
Só fui me dar conta da estrutura do texto lá pela metade do livro. Mesmo com a ausência de diálogos (de forma tradicional, com travessões) que muitas vezes deixam o texto mais lento, o enredo desliza e nos marca em cada passagem sobre a crueza da vida. Precariedade é a palavra que norteia a vida da sociedade como um todo, principalmente daqueles que no conforto de suas casas ignoram o mundo que circunda e chama por ajuda.

FabiSaLi 15/07/2022

Pequeno, mas não leve
As Vitoriosas é um livro pequeno e rápido de se ler, mas não é leve ou fácil. Fala sobre sororidade e sobre sairmos de nossas bolhas para irmos ajudar pessoas que precisam muito mais que nós. Um simples ato pode mudar a vida daquele outro ser.
É um livro inspirador, que só recebeu 4,5 estrelas pois achei rápido demais. Mas, já fez com que eu gostasse e refletisse.
Nem sempre é fácil viver, mas vale a pena.
Para cada uma que perdemos, há uma a ser salva.

Lika.Tanaka 15/07/2022

É preciso de afastar de si, se voltar para os outros, encontrar um motivo para acordar de manhã. Ser útil para alguma coisa ou alguém.

LarissaLemes 14/07/2022

Ótimo!
Achei a escrita muito fluída, a história é sensível, interessante e emocionante. Daqueles livros que você não quer parar de ler.

pam 14/07/2022

As Vitoriosas
QUE LIVRO INCRÍVEL E MARAVILHOSO!!
É por esse tipo de livro que eu assino o Clube Intrínsecos, não é apenas uma leitura, mas sim uma experiência.
A VERDADE NUA E CRUA JOGADA BEM NA NOSSA CARA.
Um história fictícia inspirada em uma pessoa real, e com dados e informações REAIS DEMAIS! A forma que as duas histórias vão se passando e como uma reflete na outra.
Esse livro ganhou meu coração desde a primeira página, desde o primeiro arco.
Sobre se encontrar e reencontrar. Que livro!

Josiane.Castro 13/07/2022

2 histórias
A história de Blanche Peyron, uma história real de uma mulher do Exército da Salvação que com sua luta conseguiu ? construir ? o Palais de la Femme , inaugurado em 23/6/1926, recebia mulheres abandonadas , sem lar, prostitutas , refugiadas , lhes dando um lar e dignidade . E a história de Solène , uma advogada de sucesso que acaba sofrendo pelo excesso de trabalho e entra num quadro de depressão , por indicação do psiquiatra, ela resolve fazer algum tipo de filantropia . Se torna escriba , escrevendo cartas para as mulheres do Palais . A luta dessas mulheres para tornar a vida de outras mulheres um pouco melhor. A princípio não gosto de livro de auto ajuda , mas esse surpreendeu e especialmente me fez ter um interesse sobre esse Exército da Salvação

LuannaACS 16/07/2022

Pega de surpresa
Comecei esse livro logo depois de ler A Influencer, tbm do clube, do qual eu não gostei tanto assim kkkk.
No começo achei que não ia me interessar tanto, mas conforme fui lendo e me envolvendo com todas as mulheres que Solene conheceu no Palais, nossa?
Achei incrível como a autora consegue passar tanta emoção e te faz sentir tantas coisas, em capítulos tão curtos. Ela conta histórias pesadas de vida, expõe mulheres sofridas em tão poucas frases, e vc simplesmente sofre junto e entende absolutamente tudo!!!
Eu tô aqui com sensação de choro kkkk tô muito emocionada com tudo que se passou, e amei a jornada de Blanche pelo exército da salvação, ainda mais depois de saber que ela foi uma pessoa real e que lutou a vida inteira pelos menos afortunados, e conseguiu o feito de abrir o Palais.
Amei a sensibilidade da autora mostrar diversos motivos que levam mulheres a estarem em situação de rua?. Uma cultura opressora, violência doméstica, guerra, abandono?
Uma leitura necessária.

Noemy 13/07/2022

Magnífico.
O que falar de "As vitoriosas"? Sinceramente não sei, me faltam palavras para descrever a potência desse livro, para falar do quanto ele é necessário, importante, do quanto essa história mexeu comigo. Precisaria de uma escriba como a Solène para me ajudar por em palavras tudo o que eu senti.

Esse livro deveria ser leitura obrigatória, poderia ter mais algumas dezenas de páginas que leria com gosto. Esse livro me trouxe choros absurdos, me trouxe reflexão, me fez pensar no meu lugar na sociedade, no privilégio que eu tenho apenas por saber ler. Me fez desejar me tornar também um beija-flor no meio do incêndio.

As histórias das mulheres do Palácio de La Femme, são intensas, tristes, dolorosas, comoventes e apesar de se tratar de uma ficção sabemos que essas histórias são reais e algumas até mais brutais do que as retratadas. O Palácio de La Femme realmente existe.

E o que falar da Blanche, essa parte não é ficção, o que torna o livro ainda mais especial.

Esse livro entra com certeza para minha lista de favoritos, e ele ganha um lugar especial nessa lista, de favoritos da vida, de uma das melhores leituras que fiz nos últimos anos. Muito obrigada Intrínsecos por esse presente em forma de livro.

Depois dessa leitura, de todas as histórias lidas, de todos os dados tão inteligentemente inseridos, só posso afirmar que apenas o fato de nascermos mulheres já nos tornam VITORIOSAS, pois o caminhar da mulher em pleno século XXI, continua sendo árduo, cercado de preconceitos e negação de nossos direitos.

Santos81 12/07/2022

Que preciosidade.
Mais uma leitura maravilhosa proporcionada pelo Intrínsecos. Mais uma vez me tirando da zona de conforto e me dando um tapa na cara.
Que leitura maravilhosa!
Esses dias eu comentei que nenhum livro me fez chorar esse ano, não deu dois dias, tô eu aqui em prantos.
Normalmente eu não gosto de chorar e fujo desse tipo de leitura, mas são sempre os melhores livros que causam isso em mim, sempre favoritos kkk

Aqui temos duas narrativas, passado e presente. No presente seguimos Solène, uma advogada que tem por volta de 40 anos e colapsou, está em depressão e com bornout. Seu médico aconselha ela a usar seu novo tempo livre no voluntariado. Assim ela se torna escriba em um abrigo para mulheres vulneráveis. Lá ela sai de sua bolha de conforto e se reencontra nas histórias de tantas mulheres sofridas.
No passado vemos a trajetória de Blanche, uma mulher frágil de saúde, mas uma guerreira que lutou arduamente para dar abrigo aos desafortunados.

Uma escrita tão bonita, singela, doce. Me pegou desprevenida. Não queria gostar kkkkk mas é o mais novo favorito.
Fico triste pelo Intrínsecos chegar ao fim. A maioria dos melhores livros que li, foi proporcionado por eles.
Sou muito grata, pois hoje sei que posso apreciar livros que antes eu tinha medo.

Rosa Lemos 12/07/2022

"Felizes são os feridos, pois deixarão a luz passar"
-- "Cabeça erguida, sempre erguida, esse é o lema da Renascida"

Comecei a ler esse livro porque ele é curtinho, e fui sem grandes expectativas. Mas descobri um tesouro nessas páginas, nessas histórias de mulheres guerreiras. Um dos melhores livros que li esse ano.

Gabi 11/07/2022

felizes são os feridos, pois deixarão a luz passar
As vitoriosas - Laetitia Colombani (verifiquem os gatilhos)

Um tribunal do júri, uma advogada de defesa e um empresário rico acusado de fraude que acaba de ser considerado culpado. E como ele reage? Se atirando do parapeito para a morte, seis andares abaixo, caindo sob o piso de mármore do Palácio da Justiça de Paris. Sòlene, a advogada, desmaia e acorda em um quarto com paredes brancas. O médico diz apenas uma palavra: BOURNOUT.

Sòlene fica apática, começa o tratamento recomendado pelo psiquiatra e além dos remédios ele sugere que ela faça serviço voluntário com forma de se distrair. Ela não se sente muito atraída pela ideia, mas encontra uma vaga que chama a atenção: escriba. Sòlene se inscreve e se decepciona ao ser enviada a um lar para mulheres em risco de exclusão social, no começo ela enfrenta alguns problemas com as moradoras, mas com o tempo vai ganhando confiança e encontrando seu lugar.

É uma história muito bem escrita, contada de forma não linear, mesclando ficção com realidade. Sòlene vive os dias atuais em Paris, mas conhecemos também Blanche, que viveu um século antes. É incrível como as histórias se entrelaçam nesse livro e também todas as tramas secundárias. Um livro sobre feminismo (sim!), sororidade, solidariedade e principalmente sobre o poder das palavras.

Larissa 11/07/2022

Uma obra prima
Esse é um daqueles livros necessários e que me fizeram sentir milhares de emoções enquanto lia
Para ser lido aos poucos e relido muitas vezes

Larissa 10/07/2022

Livro emocionante, com reflexões importantes e com uma estória que foge dos clichês.

Logo de cara me identifiquei com Solène e seu modo de pensar. O livro traz questionamentos importantes sobre empatia, sororidade e etc.

Amo o lado histórico do livro e fiquei curiosa para saber mais sobre Blanche e o Exército.