As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Maria18112 27/12/2023

A força, generosidade e persistência de uma mulher pode seguir por gerações e é justamente sobre isso que esse livro fala.

Uma mulher em uma época onde seu trabalho era ser dona de casa e mãe, mas que não era o suficiente para ela, que construiu um legado que permaneceu durante décadad e gerações, beneficiando outras mulheres.

É uma história emocinante e potente.

nay.gba 27/12/2023

Em Busca de Propósito
As Vitoriosas é uma bela surpresa para encerrar as minhas leituras em 2023. Que privilégio poder ler um romance com o tema central do voluntariado já que tem tudo a ver com o fim de ano e nosso espírito "natalino".

Com uma escrita direta e ao mesmo tempo muito gentil, Laetitia Colombani faz poesia com a dureza da vida. Cada página lida é um presente para a nossa alma.

Solène é a nossa protagonista que depois de um Burnout larga a profissão. O psiquiatra indica que ela busque o voluntariado como alternativa terapêutica, ela fica indecisa com isso e por fim decide ir.

Daí em diante, acompanhamos duas histórias do centro para mulheres paralelas. Solène nos dias atuais e Blache, a fundadora, nos anos 20.

Blache é uma biografia real e a potência dessa mulher é avassaladora. Sua vida em busca de propósito impactou milhares de vidas vulneráveis e inspirou outras a agirem diretamente criando uma grande teia do exército da salvação.

Há gatilhos nas histórias das mulheres do abrigo. Pra ter ideia do que se trata são os abusos e as violências que as passaram antes de chegarem lá.

Sinto-me honrada em finalizar o ano com essa leitura.
Lima O Limão 16/01/2024minha estante
Eu tava querendo ler esse porque li o Trança, da mesma autora. Mas desisti, com medo de que seja igual ou muito similar ao Trança, e eu não gostar

nay.gba 16/01/2024minha estante
Não é igual, gostei muito do enfoque no voluntariado. Um linha ficção de cura igual aqueles coreanos, mas aqui com o tempero francês.

Priscila.Damiani 27/12/2023

@ler.terapia
(Esta resenha não contém spoiler)

?Elas não precisam falar para se entender, não precisam de palavras para se comunicar"

As Vitoriosas é diferente de tudo que já li. Um livro que se alterna entre fatos reais e ficção.

A história se desenrola em dois tempos, em 1925 e atualmente, em Paris.
Temos como protagonistas Blanche Peyron e Soléne. Mas também posso dizer que todas as mulheres desse livro foram protagonistas em determinado momento. E no meio desses protagonismos, o Palais de la Femme, que faz com que as histórias dessas mulheres se cruzem.

Soléne, uma advogada sobrecarregada que passa por um grande trauma na carreira, se afasta para cuidar um pouco mais de si e principalmente de sua saúde mental.
No meio do seu tratamento é orientada a fazer algum trabalho voluntário. Algo que foge totalmente de sua zona de conforto.
A partir dessa escolha sua vida começa a mudar completamente.
Um personagem complexo e intenso. Mas tão real que por várias vezes me comparei a ela. A sua verdade, sinceridade, humanidade. Coisas feias até, mas coisas reais.

Em contrapartida, Blanche, uma mulher tão incrível e forte, difícil de acreditar que realmente existiu.
Blanche Peyron, lutou com unhas e dentes pela causa de mulheres excluídas, violentadas, imigrantes e pobres. Ela que foi o início de tudo.

O início de uma Paris mais esperançosa e digna. De empatia e solidariedade.
E partir dela, ter histórias de mulheres Vitoriosas de verdade.

Nunca tinha lido nada de Laetitia Colombani e me apaixonei. O que mais me agradou foi a forma natural que ela conduz o enredo. Algo real, que te prende desde o início da leitura, mesmo sendo uma leitura densa, fluí perfeitamente.

Então, super recomendo a leitura e com certeza lerei mais da autora.

Alerta de gatilhos com os temas: abusos, abandono e violência.

CURIOSIDADE: Depois da leitura pesquise um pouco mais sobre o Palais de la Femme, com certeza vai enriquecer ainda mais a sua leitura

??????????????????????

"Medimos os grandes amores e os grandes projetos com base nos riscos que corremos por causa deles."

Rafa 25/12/2023

Perfeitamente sensível!
Uma onda de emoção percorreu a leitura desse livro magnífico. Não tive como conter as lágrimas nas páginas finais. É profundo, reflexivo e imaginativo. Uma escrita fluida, um enredo bem construído e um conteúdo tão atual, quanto relevante!
Recomendo a leitura? ???

Clara 24/12/2023

As vitoriosas ?
Que livro foda!
aqui vamos acompanhar a vida de uma advogada que teve que ser afastada por causa de um Burnout e a querida começa a fazer acompanhamento psiquiátrico, sendo assim sua psicóloga recomenda q ela faça trabalho voluntário, e assim a vida Soléne é mudada. tendo q viver com mulheres q nao tem nada mais nada menos q somente um lugar para morar, Soléne aprende muito sobre seu lugar na sociedade e sobre seus privilégios.
confesso nao ser um livro fácil, pois aborda temas como: violência sexual, doméstica, física, verbal, além de abandono familiar e abuso de drogas. mas a autora soube muito bem trabalhar esses temas de um jeito fluído em q o leitor se agarra às personagens.
foi uma honra ter conhecido mulheres tão fortes, q por mais q seja somente ficção, todos sabem q foram inspiradas em mulheres reais

Nice 21/12/2023

Profundo e atemporal
Apesar de ser um livro curto e rápido de ler, ele é forte, profundo e tão real . Aqui a gente se depara com histórias de violência e abusos que acontecem diariamente em todos os lugares. Infelizmente são muitas mulheres sofrendo todo tipo de violência , e a autora narra tudo isso com maestria. Somos levados pra perto dessas mulheres e sofrendo com seus relatos. Enfim , um livro profundo e emocionante que vale muito a pena ler.

Albino 15/12/2023

Uma linda história de superação
Leatitia Colombani foi uma feliz descoberta de escritoras contemporâneas.

Em As vitoriosas é a narrativa de duas histórias parelalas, uma antiga e outra conteboranea, sobre o mesmo local e a mesma causa: o acolhimento, o cuidado e a superação de mulheres que sofreram algum tipo de violação e se encontram em Paris.

A história contemporânea é de Solène, uma advogada no ápice da carreia, que é diagnosticada com bournout. Em processo depressivo passa a desacreditar de tudo, inclusive da sua vida. A contragosto, mas por insistência, se voluntaria para serviços no Palis de La Famme, um abrigo femino, com vidas e histórias muito distintas de sua realidade. Lá ela enfrenta resitência das melhures e vê a dureza de seu própriprio preconceito. Logo após alguns dias Solène, através de sua habilidade de escrita e de escutar as pessoas, se integra as vidas, emoções, lembranças, desejos e valores daquelas mulheres e renova sua percepção sobre a própria vida.

A outra história é de Blache Peyron, figura história e verídica do ativismo francês do início do século XX. O recorte da história de Blanche é sobre seu ativismo e como fez se realizar a existência do Palais de La Famme, que existe até hoje.

Um livro tocante de leitura cativante, onde um capítulo puxa o outro e as histórias nos fazem se emocionar e sentir a dor das mulheres que passam pelo Palais, mas, ao mesmo tempo, também sentir a esperança de uma vida feliz.

Super recomendo a leitura do livro.

Magna.Poetisa 15/12/2023

Histórico
Aprecio, como já disse, os livros históricos. Este em especial muito revela sobre várias mulheres, e mesmo ficcional, poderia (como já comparei em outros livros) ser de histórias reais facilmente. A Ascenção da protagonista é veloz ao longo da trama e ela termina como o livro sugere: vitoriosa. São duas histórias que se entrelaçam de testemunhos similares. As duas resilientes e fiéis a seus princípios e ideais. Solene e Blanche são grandes mulheres, mas vitoriosas são as histórias que elas tornaram possíveis.

Dani Gundes 14/12/2023

Um livro muito sensível!
Além de trazer à tona um assunto pouco falado e nos fazer questionar como a miséria afeta a vida das mulheres; a autora nos mostra uma história real de uma mulher apagada pela história: Blanche Peyron. A história é intercalada por uma trama fictícia e outra real. Ambas ricas e inspiradoras com lições de sororidade e caridade. Amei!

Michele 14/12/2023

Favorito com sucesso
Tentei não criar muitas expectativas neste livro... amei a trança mas sempre que vou nesse embalo me decepciono.
E posso dizer com propriedade que ela não decepcionou muito pelo contrário.
Livro incrível. Eu amei de mais o fato de termos uma história real narrada como pano de fundo pra outra história incrível. Eu amei as vidas narradas chorei com elas sofri com elas.. um livro que mostra a determinação a força a bondade a humanidade... amei de mais..

Livia.Gabriela 13/12/2023

Sem dúvidas, uma leitura que merece reflexão sobre o lugar que as mulheres ocuparam e ocupam nas mais diversas sociedades e culturas.
Uma leitura fácil e rápida.

Lorane0 12/12/2023

Uma perspectiva muito humana
O livro trabalha bastante sobre a força da mulher em vários patamares, incluindo as pessoas com falta de acesso a tudo.
Um livro de muita reflexão interna, sobre como tratamos os invisíveis.

Rosângela 11/12/2023

Bem bonitinho
Gosto de livros assim, sem enrolação, sem repetição de adjetivos vazios e descrições desnecessárias. Chega, conta sua história e pronto.
História bonitinha no passado e no presente.

Marina 09/12/2023

Livro bem facinho de ler, fluido e muito bom. é uma história singela, sem muitas coisas mirabolantes, é muito real e muito dura, triste, eu adorei.

Cristina117 07/12/2023

Solidariedade
O Palais de la femme abriga mulheres vulneráveis, mas também é um imenso símbolo de solidariedade, sororidade e esperança. Soléne mal espera os aprendizados que a espera.