As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Godoyla 01/12/2023

As vitoriosas, de Laetitia Colombani
Apesar de me emocionar com certa facilidade, é muito raro quando um livro me faz chorar. As vitoriosas é um dos livros mais lindos que já li. Não só por sua história, mas pelas entrelinhas do reconhecimento da força feminina. É um livro de ficção bem emocionante, que é baseado em fatos históricos. A autora soube explorar o melhor dos dois mundos, criando uma conexão entre o real e a ficção que faz com que a gente deseje que seja tudo verdade. Mas, mesmo não sendo, sente que poderia ser, o que deixa tudo ainda mais muito bonito. É uma daquelas histórias que mostra caminhos pra vida. Não esconde as falhas da sociedade, mas sabe mostrar o caminho para deixar a luz passar.

Leticia.Justo 30/11/2023

"Doem o que vocês tiverem... Tudo que não é doado é perdido..."
Soléne é uma advogada bem sucedida que, após um episódio traumático é diagnosticada com burnout e perder todo interesse pela vida, então é orientada pelo seu psiquiatra a praticar trabalho voluntário como parte do tratamento. Depois de algumas buscas encontra o Palais de La Femme, onde tem contato com mulheres que passaram por todo tipo de adversidades na vida, e que faz Soléne começar a enxergar a vida com outros olhos.
E em paralelo, conhecemos a história de Blanche Peyron, ativista francesa que a quase 100 anos atrás atuava ativamente em prol das pessoas em situação de rua e com necessidades básicas. O livro transcorre de uma forma leve, fluída e quase poética, com temas pesados e que me fez refletir um pouco.
Recomendo.

anna 15/11/2023

A história de Blanche e Solène
GATILHO DE ESTUPRO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Eu comecei esse livro sem pretenção nenhuma, sem expectativa nenhuma, sem saber o que esperar.
A história dele é bem forte, as personagens que vão aparecendo são personagens de histórias complexas, todas elas têm personalidade.
O livro trata de um assunto bem delicado, tem vários gatilhos que eu acho que foram tratados de forma certa, sem deixar de lado a delicadeza dele.
A história de Blanche e Solène é muito forte, são histórias de mulheres que fizeram de tudo para vencer.
A Blanche principalmente que lutou muito para poder ajudar o outro, que dedicou sua vida para ajudar o próximo.
São mulheres fortes, histórias fortes e assuntos delicados que foram bem abordados.
Eu me surpreendi muito com esse livro, não esperava nada por ele e dei 5 estrelas, se pudesse daria umas 10 estrelas de tão bom que ele é.
Vou panfletar ele por aí e indicar para todo mundo que eu conheço.

Luana.Caroline 13/11/2023

Forte, diferente e atemporal...
Li este livro depois de ver em alguns vídeos da Reniére indicando esta obra. Aqui a autora consegue narrar com detalhes e, ao mesmo tempo, com objetividade as vidas de duas mulheres, separadas pelo tempo, mas que se encontram no trabalho voluntário, mesmo sem diálogos a leitura avança muito bem, pelo menos foi o que aconteceu comigo. É uma obra que mostra através dos olhos de uma mulher a violência sofrida por essas personagens que vão desde refugiadas a ex moradoras de rua. E o que todas elas têm em comum, é que jamais foram ouvidas e defendidas pela sociedade, foi uma leitura valiosa na qual somente digo LEIAM.

Maria 11/11/2023

A história é muuuuuito linda, o final é super emocionante. Achei só que a forma como ela organizou o texto não nos prende muito.

Lisi 07/11/2023

A sinopse do livro promete mais do que a história em si, que é boa e comovente em alguns momentos, mas se arrasta na narrativa. A mensagem final é muito bonita e inspiradora mas não é um livro que marcou minha vida.

Mariana113 05/11/2023

Chorei o livro inteiro.
Antes de qualquer coisa a gente precisa se perguntar por que em toda história que tem advogado o personagem é triste e infeliz no trabalho.

Fora isso é um livro lindo, muito sensivel que toca forte nos problemas que as mulheres de todo o mundo tem.

Sem estante 05/11/2023

Maravilhoso
Desde o título esse livro me chamou atenção, mas confesso que por ter poucas páginas achei que a história não fosse ser tão palpável. Uma grata surpresa eu tive ao ler e me depara com uma história completa, complexa, triste e linda ao mesmo tempo.

Esse livro é um daqueles que nos levam a refletir sobre a vida real ao nosso redor. O sofrimento é presente de formas e níveis diferentes, mas a verdade é que ninguém está livre dele. Desde Sòlene até as mulheres do Palais passando ainda pelo Leonard, todos sofreram e sofrem de diferentes provações e ver que as protagonistas usaram o sofrimento delas para aliviar o sofrimento do próximo é muito lindo.

Esse já vai ganhar um lugar nos meus favoritos.

Maria9793 03/11/2023

A busca de sentido
O livro é sobre buscar sentidos para a própria existência, esse livro veio para mim no momento certo. Gostei muito da leitura, flui muito bem, mas a autora peca em alguns quesitos.

Yasminy 26/10/2023

O livro conta sobre a vida de Soléne, uma advogada renomada que vê um de seus clientes se jogar de um prédio.
A partir dali ela percebe o quanto a sua vida é vazia, vive em um bairro nobre de Paris, numa casa luxuosa porém sem vida. Durante sua vida abriu mão de suas vontades para agradar os outros. Queria ser escritora, mas cursou direito por conta dos pais. Abriu mão de se casar e ter filhos pelo homem que mais amava e no fim ele a largou.
Assim como o corpo de seu cliente caiu ao chão, uma severa depressão caiu sobre ela. Após meses afastada de todos e vivendo por conta de remédios ela resolve seguir a orientação de seu médico e se voluntariar.
Inicia então um trabalho voluntário como escriba em um lar para mulheres, onde ela vai conhecer a realidade de mulheres refugiadas, em situações de rua, que foram abusadas, espancadas, mulheres que perderam tudo é que continuam seguindo em frente.

Um livro tão emocionante e que mostra uma realidade tão triste e difícil de ser mudada.

Andy.Sena 26/10/2023

Último livro de Laetitia que li. Já não tinha curtido "A trança" e fui me aventurar nesse e foi só ladeira abaixo. Não gosto da escrita da autora, achei as personagens sem graça e o marketing pesado sobre o Exército da Salvação, não me encheu os olhos. Um livro totalmente esquecível.
Tafnys 05/01/2024minha estante
Que alívio ler sua resenha? Eu também não achei nada demais, mas todo mundo exalta tanto esse livro que já estava me achando uma aberração por não ter gostado tanto.

GabriellyCabral 24/10/2023

Um misto de ficção e realidade (literalmente)
É um livro simples e muito tocante.

Nesse livro a autora fala sobre a história de uma importante ativista francesa, uma mulher que fez coisas grandiosas em prol dos outros, mas que em algum momento teve seu nome esquecido. E esse é um dos momentos em que o livro se passa, o ano é 1925.

O segundo momento dessa história traz pros dias de hoje e é a parte ficcional do livro, é sobre uma advogada que vai fazer um voluntariado e tem sua vida transformada pelas mulheres que conhece nesse espaço.

Vale a pena a leitura, mexeu muito comigo.

E eu li em dois dias, é uma leitura leve.