Terra Papagalli

Wagner 29/05/2023

OS DEZ MANDAMENTOS
01- PRIMEIRO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS.

Na Terra dos Papagaios é preciso saber dar presentes com generosidade e sem parcimônia, porque os gentios que lá vivem encantam-se com qualquer coisa, trocando sua amizade por um guizo e sua alma por umas contas.

02- SEGUNDO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS.

Disso que vos contei acima, acho que
se pode tirar mais um aprendizado das usanças que tem essa gente e é isto que, quando aparecer alguma dificuldade, mesmo que seja de simples solução, é preciso fazer alarde, espetáculo e pompa, pois nesta terra mais vale o colorido do vidro que a virtude do remédio.

03- TERCEIRO MANDAMENTO

As gentes da Terra dos Papagaios
são muito crentes e de fácil convencimento. Por isso, têm em alta conta os feiticeiros, os falsos profetas
e vai a coisa a tanto que não há patranheiro que lá não enriqueça e prospere.E assim é, senhor, que por serem tão crédulos aqueles gentios, pode-se-lhes mentir sem parcimônia nem medo de castigo.

04- QUARTO MANDAMENTO
DIS PAPAGAIOS

É aquela terra um lugar onde tudo está
à venda e não há nada que não se possa comprar, seja água ou madeira, cocos ou macacos. Mas o que mais lá se vende são homens, que trocam-se por qualquer mercadoria e são comprados com as mais diversas moedas.

05- QUINTO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS

Desde o primeiro, são os funcionários daquela terra um tanto madraços e preguiçosos, e, se na frente de seus superiores parecem retos, quando esses lhes dão as costas, revelam-se muito astutos e só nos atendem se lhes damos algo em troca. Portanto, se fordes para lá, senhor conde, não se esqueça de ser generoso com eles,
pois lá as portas não são abertas com chaves de ferro, mas com moedas de prata.

06- SEXTO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS

Naquela terra as barganhas fazem
muito sucesso e não há quem resista
a um pequeno regalo. Por isso, é preciso dar sempre um afago aos que podem comprar, pois entre dois mercadores, naquela terra não se escolhe o mais honesto, mas o que oferece mais mimos.

07- SÉTIMO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS

Naquele pedaço do mundo, senhor conde, não se deve confiar em ninguém, pois se no sábado nos juram eterna fidelidade, no domingo nos enfiam uma espada pela garganta. A verdade é que lá tudo se rege pela conveniência e, sendo preciso, troca-se de bandeira como as mulheres trocam de panos
em dias de regra.

08- OITAVO MANDAMENTO
PARA BEM VIVEF NA TERRA
DOS PAPAGAIOS

Na terra que se chama dos Papagaios,
cada um cuida de si e Deus que cuide de todos, pois pouco se faz por um irmão, nada por um primo e menos que coisa nenhuma por um amigo, de modo que cada um só quer saber do seu nariz e, se alguém faz algo por outrem,
é a troco de paga ou medo.

09- NONO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS

Naquelas paragens, quando se alevantam alguns, o melhor modo de quietá-los é dar-lhes emprego ou título, porque os daquela terra muito prezam serem chamados de senhores e não
há um que não troque honradez por honraria.

10- DÉCIMO MANDAMENTO
Para DOS PAPAGAIOS

E o resumo de meu entendimento
é que naquela terra de fomes tantas
e lei tão pouca, quem não come é comido. Desta vila de Nossa Senhora de Buenos Aires, hoje, nove de outubro da era de 1535.De teu servo e pai, Cosme Fernandes, dito Bacharel.

half_blood 01/05/2023

Eu li esse livro jurando que ia ser horrível, porque foi a escola que mandou. Mas eu gostei bastante. Gosto muito mais de ficção, fantasia, aventuras fantásticas e esse tipo de coisa. Mas esse livro me prendeu de verdade. Eu achei a dedicatória super engraçada, juro.

mandy 27/04/2023

Mt bommm
Conta uma história diferente e muito cativante. me apeguei ao personagem principal e seu desenvolvimento.
menções honrosas ao homem-tatu pq ele é um querido também

Joana 26/04/2023

Eu na minhas perspectiva achei bem revoltante bemmm fora do comum inclusive nao esperava ate achei q seria bem ruim mas nem, inovador até

Rafaela._. 24/04/2023

TERRA PAPAGALLI
Li por indicação da minha professora de português, que só me convenceu depois de contar um pouco da história.
A história se passa no que atualmente chamaos de Brasil e conta aos poucos as lutas e conquistas de 7 criminosos, com a narração de um deles!
Ótima leitura, muito interessante, recomendo!

estora xota 02/04/2023

Foda
Melhor livro que ja li 10/10 fala sobre os portugueses mt foda simplesmente o final chocante (pog) mt foda amei

Isadora.Lucietto 04/02/2023

não
tive que ler um comentário pq vou fazer vest e essa bomba vai cair. te odeio lopo safado ainda bem que te comeram.

Isadora.Lucietto 04/02/2023

não

Luna. Potter 24/01/2023

Quem não come é comido
Sinceramente?
Eu li esse livro por causa do vestibular e pensei q iria ser a pior leitura da minha vida e me surpreendi pois é eu adorei! É engraçada e eu me envolvi com as situações vividas pelo nosso querido Bacharel.
É um pouquinho arrastado e em algumas partes eu me perdia? mas é top
O final não poderia ser melhor
?Quem não come é comido? LITERALMENTE ?

Clara.Gusman 04/01/2023

Terra Papagalli
Comecei o livro esperando uma história arrastada mas foi o contrário disso.A narração é divertida e o autor utilizou uma linguagem tranquila.Gostei muito!

Carol 20/12/2022

Educativo
?Terra papagalli? retrata a história de 7 portugueses que foram exilado para o Brasil com o objetivo de conhecer a nova terra, aprender a língua dos indígenas e espalhar a ?palavra de Deus?. Apesar do medo de muitos tripulantes, eles se afeiçoaram da terra, e não queriam mais ir embora quando criaram raízes ali.
Li esse livro por causa de uma prova e acabei gostando bastante. É um livro meio ficção meio não-ficção, que conta de uma forma bem didática como foi o encontro dos europeus com os indígenas em 1500.
O que mais me intriga é não saber se algumas das coisas que aconteceram no livro foram reais ou não.

Ari_anes 15/12/2022

Legal ver a historia do brasil pelos olhares de quem realmente tava la

Foi um livro pra escola mas ate q é bom, não me chamou tanta a atenção mas é interessante

JP 14/12/2022

Uma narrativa leve, divertida e muito engraçada que retoma os primeiro anos após o "descobrimento do Brasil". Por mais que o começo tenha sido um pouco lento, o meio e o final do livro me prenderam totalmente.

wmeAman 12/12/2022

?Naquela terra de fomes tentas e lei nenhuma, quem não come é comido?.
Incontáveis as vezes em que passei por esse livro e o ignorei, achando que era um livro de história, chato e difícil. Ao contrário, o livro me surpreendeu em cada momento. Todas as coisas escritas foram, para mim, quase sempre inesperadas. Ri com a narração do Bacharel, fiquei confusa com os títulos e depois ri mais ainda quando os entendi.
É uma história nada difícil, cheia de novidades e ironias. E como sempre tento pegar uma frase de cada livro, deste seria essa:
?Se não pode ter um castelo, enfeita tua caverna?.