Ciranda de Pedra

Ciranda de Pedra Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Ciranda de Pedra

Alice 03/08/2023

Gosto de estar lendo mais clássicos, eles são normalmente surpreendentes, levando em conta que muitas coisas não mudam, então literalmente não parece um livro escrito em 1954. Adorei a escrita mas me distanciei dos personagens, muito burges e muito problema de gente rica, casa bem o tom melancólico.

Manu368 30/07/2023

Triste é o que está acontecendo agora e não o que vem depois
Virgínia é a caçula de três irmãs. Sendo a única sempre excluída por sua família e amigos, ela decide frequentar um internato quando criança, buscando distância de tudo e todos. Após concluir seus estudos, Virgínia volta ao seu antigo lar, mas logo aprende que as dinâmicas familiares são muito diferentes do que pensava...

Em Ciranda de Pedras, Lygia explora a hipocrisia humana em suas mais diversas faces: com temas pesados e polêmicos, a autora constrói personagens fortes e consistentes, mostrando que o mundo não é preto e branco, mas sim pintado de cinza.

Heloísa 30/07/2023

Creio que LFT consegue nos falar muito sobre não-pertencimento, necessidade de aceitação pelo outros, além de retratar a sociedade paulistana da década de 1950.
No romance, vários detalhes podem ser percebidos: adultério, loucura, suicídio, alienação parental, impotência sexual masculina, homossexualidade feminina, poder feminino, cores, animais, solidão, e outros tantos, mas o que me fez amar mais foi a percepção da humanidade, sobre como todos os humanos não são totalmente heróis, nem totalmente vilões. Enfim, todas as estrelinhas e corações possíveis para essa obra e a para a querida LFT.

Nati Medeiros 28/07/2023

Clássico Brasileiro imperdível. Leitura densa, profunda, real. Retrata uma família complexa que, apesar da época, permanece atual.

carlineeeee 26/07/2023

Lygia gigante
Há uns dois anos, esse foi meu primeiro contato com a escrita de lygia e, como era de se esperar, me apaixonei loucamente por seu jeito de contar histórias, tanto que sempre que leio algo novo de sua autoria, já sei que vou reler e reler e reler, muitas outras vezes

Thami 26/07/2023

Feliz demais de saber que amo Lygia romancista como já amava Lygia contista! Maravilhoso primeiro romance, ela é genial!

Sabrina 20/07/2023

Já que é preciso aceitar a vida,que seja então corajosamente
Primeiro romance da dama da literatura brasileira narra o drama de uma família assolada pela traição, pela loucura, pela morte, rejeição, hipocrisia, falta de amor e pertencimento em suas relações, mas com tanta sensibilidade, de forma tão genuína? é doloroso acompanhar a trajetória de Virgínia, tão triste e tão real. É uma ciranda de humanidade que torna esse livro delicioso de ser lido.

Giulia 20/07/2023

????? Ciranda de Pedra
O livro em si é bom, mas por ter começado a ler por causa da novela, nas duas vezes fiquei me perguntando COMO alguém leu isso e pensou: ?Dá para fazer uma novela. Se a gente mexer em absolutamente tudo e criar uma fanfic, dá para fazer uma novela?. Porque é exatamente essa a impressão que fica. Alguns personagens manteriam sua essência e outros nao.
Eu sou particularmente fascinada pela Otavia porque acho que ela detona a hipocrisia, mas também acho que estava muito no imaginário da Virgínia.

gio 17/07/2023

Decepção
Terminei esse livro na marra só pra poder criticar com propriedade. Eu estava até gostando, mas depois dos trechos claramente racistas ficou impossível pra mim curtir o livro.
Me surpreendi ao achar poucas pessoas que também falassem sobre essa questão do livro, não dá pra considerar ele como um classificado se as ideias presentes nele são completamente retrógradas e preconceituosas, de um racismo escancarado e descrito com todas as letras.

Beatriz.Alves 14/07/2023

Ciranda de pedrad
Ciranda de emoções, ciranda de desejos, ciranda de ilusões, ciranda de frustrações,ciranda de desalento. A vida é uma ciranda!

isa farinacio 12/07/2023

Gente, o que foi esse livro?? Superou muito minhas altas expectativas
A escrita de Lygia é brilhante, ela nos conduz pela história de uma maneira ao mesmo tempo natural e poética
Os personagens são muito bem construídos, profundos, complexos, quase reais
Amei a primeira parte, acompanhando as descobertas e desencantos de Virgínia ainda criança, e a dor dos que pertencem ao círculo rejeitados
A segunda parte também não fica atrás, com mais trechos (e diálogos incríveis) que são tapas na cara e convites à reflexão sobre temas profundos e muito atuais, como religião, relação entre pais e filhos, adultério, homossexualidade e a lista vai longe

Favoritadíssimo ??

Bruna.Toledo 12/07/2023

Genial
Estou oficialmente inaugurada em Lygia. Que leitura!

Ciranda de Pedra foi tão envolvente desde a primeira frase, que eu simplesmente não consegui analisar absolutamente nada da escrita. Só Posso dizer que Lygia consegue prender o leitor revelando muito pouco ou nada sobre personagens e seu histórico. Não é uma história com início, meio e fim, com descrição minuciosa dos acontecimentos. Você se sente excluído do enredo, um invasor em uma ciranda que já estava girando antes mesmo de você chegar. Exatamente o sentimento que vivencia a personagem principal.

Lygia não se prende em detalhes, não se propõe a responder todas as perguntas e muito menos a nos satisfazer. Ela construiu personagens falhos, contraditórios, hipócritas e de motivações secretas. Ela brinca com a loucura e a infância, colocando os dois lado a lado e nos fazendo questionar o que é sanidade.

Já estou ansiosa para ler mais da autora.

@limakarla 11/07/2023

Acredito que seja um daqueles livros que precisamos reler várias vezes e sempre iremos nos deparar com alguma camada nova, um detalhe que não percebemos de primeira, algum tesouro escondido pela Lygia na sua escrita. É um livro de história tão simples, mas ao mesmo tempo tão complexa, os personagens são tão bem construídos e apresentados sem que nos digam especificamente as suas principais características, simplesmente compreendemos por suas atitudes.

Um romance de formação que acompanha Virgínia e a sua relação frágil com uma família cheia de dilemas. Pais separados, filhas divididas, traições, mortes, mágoas, falta de diálogo? Tudo colocado de forma honesta, pela visão de uma criança que vai crescendo ao longo do livro e refazendo suas opiniões sobre os familiares, repensando as próprias atitudes e caminhos escolhidos. Livro belíssimo.

Aline.Sacramento 03/07/2023

" Mais importante do que nascer é ressuscitar".

Achei difícil engatar essa leitura apenas pelo fato de que eu odiava todo mundo, inclusive a criança.
Mas depois que você se envolve na história não tem mais como parar sem descobrir o que vai acontecer com Virgínia.
Gostei bastante, inclusive do final. É aquele tipo de livro que você fica angustiado e sofrendo pelo personagem, me surpreendeu.