Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

marie67 15/10/2023

Nós somos inevitáveis
Fala sobre muitas coisas, eu achei q era um romance bobinho adolescente clichê mas não foi mais doq isso, fala sobre luto, vícios e saber aprender deixar ir embora.

esse livro foi especial pra mim e me abriu os olhos pra certas coisas.

Maria.Batagin 19/09/2022

Livros
Um livro que fala de livros, referências sobre algumas obras.
Um história envolvente falando de tantos assuntos cotidianos como amizade, medo, luto, abstinência e Amor aos livros.

Fabi | @ps.leitura 30/09/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você acredita que os livros são realmente um milagre em nossa vida? Eu realmente acredito nisso, mas Aaron não acredita mais, pois sua fé acabou e é o que vamos descobrir mais em Nós Somos Inevitáveis, lançamento da Gayle Forman.

Aaron Stein sempre foi viciado em livros, mas depois de um acontecimento muito marcante em sua vida, sua fé acabou. Mesmo trabalhando no sebo da família, não sente mais vontade em falar sobre as obras. O único livro que ele suporta ler ultimamente está relacionado com a extinção dos dinossauros.

Vivendo em uma cidadezinha junto com seu pai, Aaron já espera qual seja o fim da livraria, afinal, ninguém mais aparece por lá. E então, quando se depara com a oportunidade de vender a livraria, ele a aproveita, pensando que aquela é a única maneira de sair de toda a situação que vem enfrentando nos últimos meses.

O que Aaron não esperava é que Chad, um conhecido da época do colégio e mais um grupo de lenhadores da cidade, vão aparecer e começar a reformar a livraria por conta própria, sem cobrar nada por isso. Cada um tem o motivo para realizar essa reforma, mesmo que ele lute para que isso não aconteça.

E no meio desse turbilhão de emoções e sentimentos, conflitos internos e a venda da livraria que ninguém sabe, apenas ele e a pessoa que negociou, Aaron vai encontrar Hannah, que talvez seja exatamente o tipo de inevitável pelo qual ele vinha esperando a vida toda.

Já tinha um bom tempo que não lia nada da Gayle Forman e quando me deparei com esse lançamento, fiquei realmente instigada em realizar a leitura e fiquei realmente feliz com o desenrolar da mesma.

Aqui a autora abordou muito além do romance. Ao meu ver, isso ficou em segundo plano. Gayle desenvolveu um contexto onde há questões relacionadas ao luto, a sexualidade, dependências químicas e na fé que está abalada após tudo o que o personagem principal vivenciou nos últimos meses.

Além de tudo que citei acima, ainda é um livro leve. Uma característica que gostei bastante em Nós Somos Inevitáveis foi a forma como ela conseguiu trabalhar nesses cenários de uma forma leve, fazendo com que o livro transite em diversas questões e não proporcionando uma grande carga emocional.

Em muitos momentos fiquei um pouco intrigada com as atitudes de Aaron, principalmente por ele ser desconfiado de tudo, ainda mais quando oferecem ajuda para recuperar a livraria e não o cobrariam nada por isso. Essa é uma das boas ações das quais ele realmente não consegue entender, mas em cada capítulo, vamos entendendo mais o porquê isso afeta tanto sua vida.

O auge da leitura é a forma como há inúmeras referências literárias e a forma como os livros realmente são milagres em nossas vidas. Todo mundo, em algum momento, sempre encontrou respostas, mesmo que de maneira sútil, nos livros. Eu pelo menos já me recuperei muitas vezes com obras incríveis e aqui, Gayle realmente soube como explorar o poder da literatura e em como os livros são capazes de mudar a nossa trajetória. Livros são poderosos!

Nós Somos Inevitáveis foi uma leitura maravilhosa. Um livro que me trouxe algumas reflexões e mostrou que muitas vezes, não precisamos nos livrar de algo completamente, pois nem sempre isso eliminará toda a dor e sofrimento do passado. Muitas vezes, precisamos recomeçar de uma maneira jamais esperada e pode ser um lindo começo.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/09/resenha-nos-somos-inevitaveis-gayle-forman.html

Bianca 24/09/2023

Luto
? Então eu pergunto mais uma vez: do que você quer se livrar?
?Eu quero me livrar do inevitável

Gostei, não é um livro sobre um romance propriamente dito, ele trata de assuntos pesados como a dependência química e suas consequências sobre toda uma família, o personagem está enfrentando seus próprios demônios e com isso toma várias atitudes erradas. O livro também homenageia vários livros, sempre citando algumas obras em cada capítulo.

CLARAVIANA 08/06/2023

Chato
Como foi difícil terminar esse livro!!!!! AAAAH

O personagem principal é um PORRE!!! Chato, egoísta, pessimista? tinha hora que eu tinha que parar de ler o livro porque meu sangue fervia de raiva desse chato!!!

Não esperava um grande romance (inclusive, amei que o ?casal? não ficou junto no final).

O livro fala sobre livros. Será? Não entendi muito bem essa parte, pq fala e não fala?

Aí, gente? sei lá!!! Não gostei desse livro.

Só não foi 0 estrelas pq não sei se dá é porque gostei de alguns personagens, Ira, Chad, os carpinteiros?

Enfim? não recomendo!

Mariana_ 26/01/2023

O inevitável...
Foi uma leitura difícil.... por vezes achei o protagonista imaturo e meio chato... mas livros que falam de livros são bons, nos fazem descobrir novos livros... aqui ainda teve um bônus... não vi nada sobre, mas fiquei com a impressão de que um personagem de outro livro da autora aparece nessa história, não tenho o livro pra confirmar, talvez seja uma coincidência.....

Gabi Saraiva 28/10/2022

Nós somos inevitáveis
Meu primeiro contato com Gayle Forman, eu senti que a leitura demorou um pouco para engrenar, mas gostei da história, senti que algumas histórias paralelas ficaram meio esquecidas, e senti falta de um desfecho pra elas. Mas a história deles é linda e nem sempre é só sobre o casal.

Bia 31/10/2023

{{ #resenhauniversoliterario }}

? | Nós Somos Inevitáveis
?? | @gayleforman
? | 256 páginas
? | ????

Nós somos inevitáveis retrata a vida de Aaron, um garoto que vive com seu pai e possui um sebo que está indo a falência. Com um passado traumático, um irmão que se envolveu com drogas e sua mãe que decidiu se mudar, ele não ver outra alternativa a não ser vender o lugar que ele ama e achou que seria sua salvação, o sebo com os livros.

Quando ele achar um comprador impotência ao ele não pensa duas vezes e decidi vendê-la, porém nem tudo são flores nesse meio tempo vai surge o Chad, um colega do colégio, e um grupo de velhos lenhadores tomariam para si a responsabilidade de reformar a loja. E, no meio disso tudo, ele ainda conhecerá Hannah, a garota que pode ser o inevitável que Aaron estava procurando.

Desde o meu primeiro contato com os livros da Nesta história, o leitor acompanhará as mudancas que a venda da livraria acarretará na vida de Aaron, sua família e, tambem, nos moradores da cidadezinha onde mora. Além disso, a autora conduz o leitor pela jornada de luto do garoto - que se fechou para o mundo e ficou preso na sua própria dor - e pelo seu processo de amadurecimento onde aprenderá a confiar nas pessoas e a se arriscar em novos relacionamentos que podem ou não dar certo.
Confesso que tive um pouco de dificuldade de gostar do

Aaron, pois sua atitude revoltada e que buscava repelir tudo e todos não me agradou, mas ele conseguiu evoluir durante a história e aprendeu a enxergar que o mundo e as pessoas podem surpreender positivamente e mudar várias vidas. Um ponto que amei na história foi a reforma da livraria servindo como um local de união da comunidade, de construção de novos relacionamentos e do fortalecimento da relação pai e filho que se encontrava enfraquecida pelo sofrimento e silêncio compartilhados.

Como uma familia segue, após perdas afetivas, lutos, traumas, ainda pode surgir interação entre os membros, ter um relacionamento saudável? Tudo isso está presente nesse livro!

Booksdaeve 17/12/2022

Nós somos inevitáveis
Esse livro foi uma caixinha de surpresas, desde o início até a nota da autora.

É uma história sobre luto, pessimismo e resiliência. Eu não estava em busca de romance então não me decepcionei por ele ser apenas um toque em meio a tudo o que o personagem vivencia.

Gayle escreve tão bem e de maneira tão fluida que é impossível não mergulhar na história, ela constrói frases de impacto sem forçar a barra e sem o mínimo esforço. Amei isso.
E no fim, a lista dos livros que foram referenciados e a nota sensível e forte ao mesmo tempo, fechou com chave de ouro.

Só não consegui dar mais estrelas, pois Aaron, o personagem principal me irritou muito com certas atitudes desesperadas e seu imediatismo pessimista, e isso conta muito para minhas avaliações. Mas o livro é maravilhoso.

Xandy 25/01/2023

Como já falei em outras resenhas minhas, eu ADORO livros que tratam sobre livros, e Nós Somos Inevitáveis entrou para essa lista, em uma posição muito alta. Gayle Forman não só presta uma homenagem aos livros, como também as livrarias e os livreiros. Em um país como o Brasil, onde a cada se torna mais difícil de achar uma livraria, essa história enche o coração de emoção e mostra que não é porque as coisas não terminaram do jeito que queríamos, que elas não terminam bem.

Alice2908 27/07/2023

Que quentinho
É tão fofo, eu tô derretida, o livro consegue tratar de assuntos bem sérios, mas com responsabilidade, o livro é bem real, tem traumas, mostra que no final a vida não é somente sim, já que no meio do caminho a gente escuta diversos nãos e está tudo bem, a gente reconstrói, a gente se renova, o tempo cura tudo, aos poucos tudo volta a ficar bem.

Hans.wife 21/09/2023

Péssimo
Leitura enrolada, história ruim e um monte de coisas sem sentido.
O primeiro capítulo foi mágico, gostei muito de verdade, mas ele foi decaindo muito.
Os personagens não se comunicam, o personagem principal fica o livro inteiro se debatendo pra contar uma coisa que no final de tudo se resolve em 5 páginas.
Tirando que o romance nesse livro não deveria nem ter existido, o casal não tinha química e nem sentido, eles literalmente se viram 5 vezes e decidiram que estavam apaixonados. A autora fala tanto sobre amor nesse livro, mas ela basicamente banalizou uma relação, botando a culpa toda no destino e usando a frase "nós somos inevitáveis" numa coisa TOTALMENTE evitável.
A impressão que me passou foi que a autora quis "lacrar" muito e acabou não desenvolvendo nada, ela botou pronome neutro, pessoa com deficiência, a comunidade lgbtqiap+, problemas familiares, vícios, drogas, abusos e mais uma porrada de coisas e não desenvolveu nenhum desses tópicos direito, uma coisa muito mal feita.
Enfim, foi com certeza um dos piores livros que eu já li, tiveram partes minimamente legíveis, por exemplo, a parte que o personagem vai pra casa da mãe dele, mas de resto é péssimo e sem sentido e eu realmente não recomendo pra ninguém (a não ser que queira uma leve tortura).

P.S. Apenas minha opinião ? (não leia essa bomba).
levelez 21/09/2023minha estante
Largou os livros foi? Tá sumida ??

Hans.wife 21/09/2023minha estante
Só não atualizei o aplicativo skahskshs

_victic 09/10/2022

Que experiência
Eu simplesmente amei essa leitura. É inexplicável os sentimentos que esse livro passa. Ele me trouxe uma perspectiva completamente diferente do que eu estava acostumada em uma leitura de romance. Além dele te dar uma visão muito diferente de convivências em geral, ele aborda assuntos que eu nunca tinha precenciado em um livro. Enfim, eu amei, leiam!!