Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

Amanda 15/06/2024

Livro lindo que expressa com muito respeito e realismo temas sensíveis como vício, deficiência física e crises existenciais. Muitas pessoas não gostam do livro pelo fato do protagonista ser chato e até mesquinho em alguns momentos (o que eu não posso deixar de concordar), mas acho que esse é o principal diferencial do livro: retratar a realidade do jeito que ela é, mostrar o quão hipócrita o ser humano pode ser.
Não seria sincero comigo mesma dar uma nota maior porque tenho que admitir que a leitura é arrastada em certas partes (especialmente no começo), e que alguns aspectos da narrativa são mal-desenvolvidos, como o próprio romance, que achei repentino demais.
De qualquer maneira, achei super válida a leitura e gostei muito das várias metáforas que a autora faz entre o que está acontecendo na vida do protagonista e eventos literários, deu pra perceber como ela pesquisou não só sobre isso mas sobre as várias nuances do vício. Além disso, a homenagem que ela presta aos livreiros no final da obra me deixou encantada. ??

"Música e livros não são primos distantes. São mais como gêmeos fraternos. Formas diferentes de se contar uma história"

"Mas era um dos milhares de pequenos incêndios que nunca consegui apagar. E agora o lugar todo está pegando fogo"

""Perdoar é difícil, perdoar os outros por seus tropeços é mais difícil. Perdoar a nós mesmos é mais difícil ainda"

Carolina273 24/01/2023

Se a gente for pelo que a capa sugere, lemos esperando um super caso de amor entre Aaron e Hannah. Mas o livro não é só isso.
O rapaz perdeu a mãe e o irmão, assumiu a livraria/sebo da família sem querer nada disso, tenta cuidar do pai...a história do livro é só redescobertas, sobre novas possibilidades, amizades..sobre poder confiar, por mais difícil que seja... às vezes dá raiva do Aaron? Sim, muita. Ele se precipita, é covarde, acha que pode fazer tudo sozinho...mas quando entende que têm pessoas ao redor que estão ali por ele também, a vida muda. Chad é o ponto alto desse livro, juro! Ele alegra, orientada o amigo...é uma luz! O livro é emocionante, é divertido, tem incontáveis referências literárias...perfeito! Amei demais!

Barbara.Goes 11/02/2023

Inevitável
No começo achei que fosse um livro de boa, fofinho, porém me surpreendi muito com os temas tratados e as formas que foram abordados, livro muito rápido de ler, foi muito bom ler e entender sobre os personagens, conhecer mais sobre livraria.

Laura1164 14/02/2023

O livro é leve e fala sobre a experiência do autoconhecimento no início da fase adulta, nos faz questionar sobre as formas de amor e como ter uma rede de apoio é sempre importante.

Bella.Novaes 17/02/2023

Uau... recomendo
- perdoar é difícil. perdoar os outros por seus tropeços é mais difícil. perdoar a nós mesmos pode ser mais difícil ainda.

sinceramente eu cheguei ao meio do livro sem entender o motivo de continuar lendo, pra mim não fazia o menor sentido ficar só nessa coisa da livraria, até que vem os ensinamentos... dos 70% até o final, é só tapa na cara, é o que mais me encanta nos livros da Gayle, aliás.

Madu 28/02/2023

Que livro leve, lindo, me transmitiu uma paz imensa, amo a diferença deles, amo como eles lidam com isso.
Aaaaaahhhhhhh eu amo tanto eles ???

Clara2835 02/03/2023

Nós somos inevitáveis
No começo, achei que ia ser chato, estava demorando pra acontecer ''romance'', mas depois entendi que não se trata só disso, e sim da evolução do Aaron.
Uma das coisas q mais gostei, foi as referências de livros :).

Júlia 21/09/2023

Que merda mano
Que personagem chato. Eu só queria que ele calasse a boca. Só não abandonei porque o livro é muito curto e eu ganhei de presente. Não recomendo. Esse garoto é tão chato que nem o pessoal do livro gosta dele. Pode ter sido a intenção da autora escrever um cara tão chato, mas pq????

lillyyy 04/09/2023

Nós somos inevitáveis <3
Aaron vendeu a livraria da família sem contar ao seu pai, e tem uns amigos da família que estão fazendo a reforma nela. Ele guarda segredo até o último segundo, porém não consegue evitar o inevitável.

Eu amei a escrita desse livro, simplesmente a história flui, nem parece que leu mais de 200 páginas num piscar de olhos. Achei a história perfeita, tudo se encaixou perfeitamente. E que final fofinho, todo mundo feliz no seus lugares

Pieri 03/10/2023

é tudo evitável
Eu li esse livro em dois dias, no começo fui meio que empurrando, mas depois fluiu a leitura.

Nós Somos Inevitáveis, nos traz um personagem muito chato, Aaron (sério, que guri chato).
Aaron vive com o seu pai e possui um sebo meio que falido.
Tudo o que ele mais quer no momento é dar um fim no comércio que já não lucra a anos e então é o que ele faz, vende o comércio para Penny, uma empreendedora.
Logo após firmar o contrato de venda, Aaron, não conta ao seu pai, e acaba se arrependendo da venda, Penny, que realmente é empreendedora aceita receber 13 mil dólares para quebrar o contrato.
Aaron corre contra o tempo para conseguir o valor.

A história de vida do personagem é bem complicada. O irmão era um vic1ad0, a mãe foi embora depois de alguns traumas e ele acaba vivendo -sem querer- com o pai.

É um romance que não é horrível, mas também não é maravilhoso. A personalidade de Aaron é um tanto irritante e acredito que os outros personagens que compõem a história, deveriam ter sido mais explorados.

Larisse 02/04/2023

Diferente do que eu esperava, mas não foi ruim e poderia ter explorado melhor o assunto "pessoas viciadas"
Eu achei que o livro seria mais voltado para a história do casal e a relação deles entre músicas e livros, o que acabou não acontecendo.

Essa história gira em torno do Aaron, que por causa de problemas familiares, acaba não indo para faculdade e herdando a livraria da família - que está, segundo ele, condenada à extinção.
Por causa desses problemas familiares e de outras situações que aconteceram com ele durante o ensino médio, o Aaron se tornou uma pessoa que não confia na bondade de ninguém e um tanto crítico com as pessoas e suas motivações. Também tem uma visão um tanto limitada à respeito de pessoas que sofrem de algum vício.

O foco do livro não é o romance, apesar do Aaron ter ficado perdidamente apaixonado pela Hannah, o romance serviu pra ele cair em si sobre todo julgamento que ele tinha com pessoas que sofrem de vícios. E o "cair em si" talvez seja mais leve do que a autora poderia ter explorado, mas eu fiquei satisfeita com o que a autora deixou. Algumas horas achei o livro enrolado, pois o Aaron tava sempre fugindo do problema que ele sabia que precisava resolver, porém agora percebo que isso foi uma forma da autora mostrar como o Aaron estava fugindo do problema através do vício que ele criou no "relacionamento" dele com a Hannah.

Durante a história, o Aaron é bem difícil lidar com a opinião do Aaron à respeito do assunto, mas a autora deixa uma nota no final dizendo que algumas vezes, autores levam os personagens criados a dizer coisas que eles sabem que não é verdade. Acho essa construção de personagem um tanto delicada, mas acho que ela soube trabalhar o personagem para que a opinião inicial dele começasse a ser desmistificada.

E acho válido deixar um trecho da opinião dela aqui também sobre isso:

"[...] O vício não é culpa do viciado. [...] Se existe a necessidade de atribuir um culpado a essa crise, pode-se considerar a própria indústria famarcêutica, em especial empresas como Purdue Pharma, que intencionalmente insistiu no marketing agressivo de medicamentos como a oxicodona, anunciando que não causavam dependência, embora a composição química dessas drogas sintetizadas seja quase idêncita à da morfina, o opiáceo altamente viciante do qual a heroína é derivada.[...]".

Suellem 30/09/2023

É um livro bem tranquilo, sabe? Não é aqueles que você não consegue largar e devora em poucos dias. É uma leitura leve, engraçada e a amizade entrega muito mais do que o romance em si. Meio confuso pq não entrega um final que interligam todas as pontas soltas sabe? Só algumas. Indico? Não sei.

Greice Negrini 28/05/2023

Uma pequena opinião!
Este livro é maravilhoso. Eu adorei o fato de não se tratar de um romance entre os personagens e sim sobre amizade e de como tudo pode mudar quando as pessoas decidem se unir para ajudar umas às outras. Achei lindo e muito diferente.

Frumpy 07/06/2023

Cara, 5 estrelas merecidas pra essa história. Se tornou meu livro favorito, ele é simplesmente espetacular. Uma grande lição de vida, uma leitura gostosa do início ao fim. Maravilhoso, simplesmente maravilhoso. Recomendo para qualquer pessoa, muito bom!

Jennifer265 21/08/2023

"Todas as outras personalidades já tinham dono."
Segundo livro que eu leio da Gayle Forman o outro foi "O que há de estranho em mim" e tenho algumas impressões. Quando terminei esse livro senti falta do romance entre o Aaron e a Hannah(por um momento esqueci o nome dela) porque na minha cabeça não faz o menor sentido ter os dois na capa, falar que alguma histórias de amor estão destinadas a acontecer e enfim na minha cabeça isso seria um romance mas não.

Parei para pensar e o "Nós somos inevitáveis" e sobre algumas histórias de amor estarem destinadas a acontecer fala não só do inevitável entre o Aaron e a Hannah mas também do Chad, do Ira e de todos os outros. Afinal tudo que aconteceu foi de certa forma foi inevitável.

Quero saber se só fui eu que não simpatizei com o Aaron mas acho que ele só não é "um narrador confiável" mesmo como disse a Hannah.

Se fosse comigo que eu tivesse aquela trabalheira danada pra arrumar todo o sebo pra no final ser feita de trouxa nossa senhora como eu ia ficar bolada.

Enfim minhas conclusões são Aaron bunda mole, Chad foi julgado sem necessidade pela minha parte, Ira deixou uma responsabilidade muito grande pro Aaron mas tenho um pingo de dó bem na fundo, Ike casa comigo?, Hannah foi muito forte, Penny não merece ódio ela estava certa negócios são negócio e Gayle Forman não tem uma forma ruim de escrever romance e sim diferente, mas um diferente bom.