A Bela e o Highlander

Resenhas - A Bela e o Highlander

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@blogleiturasdiarias 19/04/2023

Romance medieval favoritado!
Se tem uma temática que eu amo em contexto de época, é a de highlanders! E é por isso, que foi extremamente fácil ser conquistada por A Bela e o Highlander. É meu primeiro contato com a escrita da Lecia Cornwall, mas saio encantada com todo esse ambiente, ansiando por mais — ele é o primeiro da série Highland Fairy Tales.

Dair Sinclair, após ter sido capturado e torturado pelos ingleses, vive dias de tormentos e pesadelos, ganhando até mesmo o apelido de louco dentro do clã. Seu pai, Padraig, em um dos últimos esforços para ajudar curar seu filho, decide seguir o conselho de uma curandeira e procurar uma mulher virgem que será capaz de auxiliar neste processo. Eis que Padraig parará na casa do clã MacLeod, conhecido por ter várias filhas que ainda não se casaram. E Fia MacLeod, acaba sendo exatamente o que ele procura para Dair.

Ler um romance, nos faz adentrar no processo de entender e compreender o desenvolvimento do casal. Por este motivo, acredito que falar além desse resumo pode ser um tipo de spoiler, para pessoas que como eu, gostam de descobrir os detalhes da narrativa. É um enredo que logo nas primeiras páginas chama atenção, e por ser passar na Escócia — nas famosas Terras Altas — ganha um charme a mais no pano de fundo. A escrita da autora é seduzente, no sentido de ser fácil de acompanhar e submergir. Em questão de horas eu finalizei a obra de tão entretida e presa fiquei.

E falar desse elemento highlander, traz como consequência a experiência de conhecer o mundo dos clãs escoceses. Sou fascinada por esse universo que mostra o convívio de famílias, pessoas do mesmo sangue ou que foram acolhidas que mantém um propósito em comum — sobrenome que todos carregam com orgulho, assim como, as cores do tartan. Suas celebrações, reuniões, até mesmo estratégias de batalhas e lutas são algo intrínseco, em que leitor encontra a "magia" desse mundo.

"Fia a viu partir. Moire estava errada. Dair não era fogo; era água. Ele podia navegar por tempestades e mares bravios e voltar para casa. Ela passou os braços ao redor do corpo e fechou os olhos, desejando que ele encontrasse seu caminho." pág. 205

Sobre os protagonistas, fui absolutamente encantada por Fia, e posteriormente, por Dair. Fia é uma personagem feminina dentro dos moldes que já encontrei anteriormente nas mulheres escocesas — dispõem de personalidades fortes, temperamentais e que se dedicam ao que amam — porém, também tem uma delicadeza que se destaca. Enfrentar Dair e seus monstros internos não foi uma tarefa fácil, no entanto por acreditar no seu amor, essa tarefa se tornou simples. É muito bonito o desabrochar dos dois, que com suas cicatrizes tanto internas quanto externas, mostraram que esse sentimento pode mudar tudo.

Não posso deixar de enaltecer um aspecto na leitura, que é um dos pontos chaves da trama: a ciência versus a religião. Fia possui conhecimentos sobre plantas medicinais, e a usa para ajudar as pessoas. É claro que num cenário medieval transcorrerá um embate com a forte presença da religião católica, e principalmente, do termo bruxaria. Esses assuntos fazem parte da maior reviravolta da história, e eu acho genial o fato dela explorar uma coisa plausível para a época datada.

Não poderia faltar desdobramentos eletrizantes no andamento — inclusive, existe uma pegada de mistério e/ou suspense com um vilão — que fizeram com que o romance fugisse do padrão. Gosto muito do jeito que o livro termina, e do epílogo que traz conexões com o prólogo — que genialidade da Lecia Cornwall. Terminei a obra com uma sensação tão aconchegante, que foi difícil não favoritar.

De uma forma geral, entendam que serei eternamente suspeita para indicar A Bela e o Highlander! Recomendo fortemente, sem ter muito o que pensar quando me pedirem títulos de romances medievais. Vale a pena conhecer, que além desse tanto de elogios, possui referência ao conto de fadas A Bela e a Fera — meio óbvio com o título, rs. Leiam!

"Ele tinha que a deixar ir. Fia o fizera se sentir um homem de novo, inteiro e normal, desde o momento que a conhecera. Acaso ela teria curado sua loucura? Dair sentia que podia fazer qualquer coisa com Fia MacLeod ao seu lado, em sua cama." pág. 236

Na parte física, a capa tem relação com o conteúdo e é a padrão para romances de época. A diagramação contém um texto confortável de ler, sem grandes detalhes. Não encontrei erros de revisão ou ortográficos. A narrativa é feita em terceira pessoa, pelos pontos de vistas da Fia e do Dair, majoritariamente — tem outros, esporádicos.

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2023/04/a-bela-e-o-highlander-lecia-cornwall.html
Kimberly.Suyane 22/04/2023minha estante
Tem hot??

@blogleiturasdiarias 22/04/2023minha estante
Tem sim, como nos romances de época, poucos.

Kimberly.Suyane 22/04/2023minha estante
Obr(? ??????? ?)??

Delma 15/04/2023

A Bela e a Fera
Até que gostei. Há tempo que eu não lia romance em terras escoceses. Leitura fluída. Personagens cativantes.

Dondoca Literária 06/04/2023

Uma Releitura Diferente
#DondocaResenha.

Dair Sinclair, é o herdeiro de um dos clãs mais respeitados de toda a Escócia. Conhecido por desbravar os mares e dono de um charme incontestável, ele tinha o destino promissor, contudo, após ser capturado e torturado ele nunca mais foi o mesmo.

Agora, Dair não consegue esquecer o que viveu, as cicatrizes que carrega vão muito além da sua aparência. Precisando de cura, psicológica e física, ele é taxado como louco além do temperamento feroz, mas essa condição pode estar com os dias contados.

Fia MacLeod, não se destaca pela beleza e postura como suas irmãs, suas qualidades vão além de frivolidades apreciadas por moças da mesma idade. Quando criança, um terrível acidente deixou marcas em sua aparência e, casamento, sempre foi um sonho distante. No entanto, certas limitações, não foram impeditivos para o dom que Fia possui para lidar com ervas e cuidar de animais.

Mas, será que seu parco conhecimento será capaz de curar a alma de um homem devastado pela culpa?

🌹Ai, ai... Quando o assunto é romance em terras escocesas meu coraçãozinho até dá uma descompassada!

A autora, com uma escrita fluida, nos entrega, personagens que são verdadeiras almas gêmeas. Suas características fora dos padrões de beleza e o comportamento autêntico elevaram o nível da obra, que conta com um enredo recheado de intrigas e mistérios.

A Fia é única. Ela se destaca por onde passe, seu dom vai além do conhecimento medicinal. Quando conhece Dair, ela não esperava viver uma grande paixão, afinal, Fia nunca foi notada e jamais teve seu valor reconhecido. Ela é adorável, meiga e justa, mas se precisar, entra em conflito com quem cruze seu caminho.

E o Dair é um personagem que, embora tenha suas limitações e seja um pouco sisudo, ele ama intensamente e não tem medo de assumir seus sentimentos por Fia. Amei ver ele enfrentando seus medos e superando o passado no decorrer da trama, e como se rendeu aos encantos de Fia.

Então, se você ama romance medieval ambientado na Escócia e uma trama envolvente, esse livro é uma ótima indicação!

Att. Alda!
Jenni 18/04/2023minha estante
Amei sua resenha, me convenceu a ler.

Dondoca Literária 19/04/2023minha estante
Oi, Jenni! Que boa noticia, muito obrigada!

Daisy 15/03/2023

Aqui temos um romance que se passa na Escócia, onde Fia MacLeod acaba por aceitar uma terrível missao: tentar curar o filho do chefe de um clã escocês, Dair Sinclair, que foi capturado por ingleses e sofreu vários tormentos físicos e psicológicos. Dair está completamente desacreditado da vida, e não está disposto a deixar ninguém se aproximar dele, nem mesmo a mulher encantadora que não o olhou com nojo ou pena.

Sabe aquele romance meio gato e rato? É esse aqui. Por mais que a premissa possa dar a entender que tem um pouquinho de A bela e a fera aqui, a história vem surpreender com personagens que não são perfeitos, tem algumas deficiências físicas, mas aprendem a viver e lidar com isso. Eu amei a história!

Minha única crítica é que muitos pontos foram passados de forma rápida demais, onde a autora podeia ter desenvolvido mais alguns aspectos da narrativa, como, por exemplo, como Fia ligaria ao expor seu passado para mais pessoas.

Eu gostei do livro e recomendo a quem gosta de romance de época, principalmente com escoceses!

site: https://www.instagram.com/p/Co5lJj7PUxN/

Bia | @psicosedelivros 09/03/2023

Um romance medieval de tirar o folego
Alasdair Og é o filho do chefe de um clã escocês. Estava a caminho de Berwick, junto com outros tripulantes e sua prima Jean, mas no meio do caminho foi emboscado por soldados ingleses, numa época em que ingleses e escoceses eram inimigos declarados, o jovem highlander sofreu nas mãos dos soldados e foi obrigado a testemunhar horrores indescritíveis durante dias. Agora, Dair não consegue esquecer nem se curar dos terríveis ferimentos. Cheio de cicatrizes, ele se torna conhecido como o Louco de Carraig Brigh, considerado uma fera aterrorizante. Desde então, seu pai procura uma cura para o seu herdeiro, até que uma profecia chama sua atenção.

Fiona Margareth MacLeod (ou Fia) nunca se sobressaiu entre suas adoráveis irmãs, embora seja tão bonita quanto elas. Ferida e manca por conta de um grave acidente na infância, ela apresenta talento extraordinário para curar criaturas selvagens. Quando o chefe dos Sinclair vem à procura de uma curandeira virgem, Fia vai com ele para ajudar seu filho.

Fia enfrenta a raiva, a dor e a desconfiança de Dair, mas também uma forte atração ― além da compreensão mútua sobre como é se sentir perdido, marcado e com medo. À medida que Dair e Fia se aproximam e o amor e o desejo se fortalecem, pessoas do passado surgem em busca de vingança contra Dair e Fia é acusada de feitiçaria. Somente com coragem e amor verdadeiro, Fia poderá salvá-los e restaurar o coração do homem que ela ama.

Sinceramente? Eu amei de todo o coração, é uma história sobre amor, amizade, sobre se reerguer após uma tragédia, sobre superar a tristeza e a dor e seguir em frente, é sobre ter fé e acreditar que as coisas podem melhorar. Muito mais que só um romance de época/medieval.

Lindamente bem escrito, com diálogos instigantes, interações interessantes e personagens humanos e falhos. Fazia tempo que não lia algo tão maravilhoso.

O mais incrível é sem dúvidas os dilemas pessoais de cada protagonista e como a autora os desenvolveu e resolveu as situações.
AMEI AMEI.

Raíne 03/03/2023

A quantidade de vezes em que a palavra “virgem” é citada aqui...
É extremamente irritante e por isso dou 2 estrelas e meia, tanto o título quando a premissa da história parece prometer uma espécie de releitura de “A Bela e a Fera” e acabei me decepcionando, o livro é ok, mas o que me manteve presa nele foi a história à parte do romance.

O mocinho, Dair Sinclair, como filho e herdeiro de um chefe de um clã escocês, fez muitas viagens ao longo de sua vida e desafiou o destino muitas vezes, até o momento em que é capturado e passa por tormentos indescritíveis no qual nunca mais foi o mesmo, ficando conhecido como o Louco de Carraig Brigh. Seu pai, desesperado, move mundos e fundos atrás de uma cura até que uma profecia misteriosa o orienta a ir atrás de uma jovem donzela virgem, a última esperança dele. E isso o leva até Fia MacLeod, uma das muitas filhas do chefe de outro clã. Ela tem cicatrizes e manca, depois de um grave acidente sofrido em sua infância, e é a sua habilidade extraordinária em cuidar de animais feridos e selvagens que chama a atenção do pai de Dair e ela aceita ir, para ao menos tentar, mas não é todo mundo que fica contente ao saber que o Louco pode se recuperar…

Bom, é essa a parte mais interessante do livro, por Fia ter conhecimento de ervas, ela, em um momento da história, é acusada de bruxaria, pois há alguém que quer Dair fora de seu caminho, já que o culpa pela captura que sofreu não só dele, mas toda aqueles a bordo do navio onde Dair foi o único que sobreviveu.

Fia sabe que não terá muitas chances de casamento, considerando sua aparência e com o pai e as irmãs protetoras, nunca sequer viu um pouco do mundo lá fora, como Dair parece ser o primeiro que a vê com outros olhos ela se entrega completamente a isso, me senti um pouco incomodada, mesmo sendo um romance de época em que o foco é o romance, me incomodou aqui, de novo, o tanto que a palavra virgem é mencionada, mas também o Dair sempre reforçando o quanto ela era inocente e pura e não sabia nada do mundo, blá blá blá, sério, de revirar os olhos.

Girl books 01/03/2023

Gostei
Adoro um livro de Highlander romance gostoso de ler super recomendo pra sair da ressaca literária ?? não conhecia a autora adorei a estória.

Isabela354 17/02/2023

Fui com muita sede ao pote
Não foi ruim, na verdade foi bem legal, mas acho que faltou algo. Creio que o problema fui eu que li a sinopse, vi umas indicações, achei que tinha potencial e fui ler com muita expectativa. Como eu disse o livro FOI LEGAL, mas eu esperava algo mais profundo eu acho. Achei que tudo se desenrolou muito rápido e foi por um caminho diferente do que eu imaginava, também queria um pouco mais de desenvolvimento, mas foi uma boa leitura.

Luana Soares 08/02/2023

Maravilhoso!!
Dair Sinclair, filho do chefe do clã, foi emboscado pelos ingleses e lhe feriam além de o corpo, sua alma. Ele foi levado pra casa com o corpo marcado entre a vida e a morte, todos os seu companheiros de viagem, inclusive sua prima que está indo para um convento, foram mortos de forma brutal e ele foi forçado a ver tudo. Muitos acreditam que ele enlouqueceu, porém seu pai não consegue acreditar e depois que uma profecia foi feita, seu pai foi atrás de uma virgem para "curar"seu filho da loucura. É ai que conhecemos Fia MacLeod, que é uma muitas filhas de um chefe do clã vizinho, ela é frágil, super protegida e constantemente "esquecida" pela família já que é manca e tem cicatrizes. Quando o pai de Dair conhece Fia e a vê cuidando de seus homens após serem feridos por seu gato, a convida pra ir até seu clã para curar seu filho.
A partir daí vemos como a duas almas realmente estavam destinadas uma a outra.
Amei ver como Fia é forte e encantadora e como um simples mexerico pode mudar uma situação, Dair ganhou meu coração também, apesar de ser amargo em um primeiro momento, ele vive sua dor intensamente e quando se liberta é muito decidido e um verdadeiro líder.
Super recomendo!!
Foi uma leitura única e maravilhosa!!

Andressa.Silvino 01/02/2023

Total e completamente rendida por esse livro aqui que te envolve em cada partezinha do plot e te deixa sedento para saber mais sobre a história.

Apesar de ser um reconto de bela e a fera, o livro é primoroso ao colocar tramas e cenários que te atiçam e te dão completudo ao ver a evolução dos personagens.

Sério, poucas coisas são melhores pra uma história do que um bom desenvolvimento de personagem e aqui temos um baita bônus porque muitos foram os personagens que evoluíram!

Uma das melhores leituras do ano até agora, sem dúvida nenhuma ?

juliaa_santoos 29/01/2023

Prometeu e não entregou
Tava achando que seria uma história boa tipo outlander, com uma safadeza boa.. fui tapeada, nao gostei de nada kk

Andreia 20/01/2023

Foi um bom livro, onde duas pessoas que são vistas por algo que lhes aconteceu, mas juntos vão aprender a viver e a sarar-se. Foi um bom livro, gostei da história.

RhannaP 11/01/2023

Essa versão de a bela e a fera foi bem diferente.
O livro me prendeu logo no início, mas não posso negar que ele se enrola no decorrer da leitura, se perde em devaneios desnecessários e os personagens se contradizem em alguns momentos. O romance não foi muito explorado, mas deu para curtir e se apaixonar pelo casal.

Lê Rocha 10/01/2023

Enredo bem construído!
História envolvente, bem construída, protagonistas fortes! A Parte cultural da Escócia ficou bem em evidência, com vários quesitos históricos!
Muito bom!

1 | 2 | 3 | 4 | 5