O Fim dos Homens

O Fim dos Homens Christina Sweeney-Baird

Resenhas - O Fim dos Homens

Rê Lima 11/10/2022

Não sei se eu estava preparada para mergulhar nesse livro depois desses dois últimos anos de pandemia, por isso acho que demorei a ler, fiquei remoendo várias passagens, fiz anotações - algo que quase nunca faço - e deixei o livro de lado por alguns dias para digerir algumas coisas.
No geral, o livro é muito bem escrito, mas acho que a quantidade de personagens e locais meio que deixam a leitura um pouco confusa. Achei um livro interessante, necessário e escrito com cuidado.

Jéssica 10/10/2022

Perfeito
Eu gosto de ler histórias com essas inversões de papéis. Sempre aprendo muito.
Por mais que seja ficção, tem situações reais ali que ocorrem todos os dias e acabamos não nos dando conta. Só pq eu nunca passei por isso, não significa que ela não acontece.

Ana 02/10/2022

O fim dos homens
Escrita bem fácil de se ler. Parece que você está sentado(a) com uma amiga conversando sobre um assunto cotidiano.

O livro conta sobre um vírus que ataca só os homens, sejam eles da idade que for matando-os quaaase 100%( há os imunes, mas são poucos).

As mulheres, as que ficam para trás "abandonadas" relatam suas perdas, suas lutas para sobreviver e começar uma carreira antes quase predominante masculina.

É um ponto de vista bem interessante a visão de um mundo quase que completamente feminino. É um.modo leve de se ver alguns detalhes, exemplo, com pouco homem na Terra e a importância de se gerar mais crianças, principalmente do sexo masculino para assim gerar mais crianças e assim por diante, era de se esperar que as mulheres estivessem se degladiando pelo homem, mas não, tudo na paz, o flerte é basiquinho, não insistem. Se fossem poucas mulheres, eu acho que teriam muuuitos estupros ( e não tô nem falando do quesito " gerar mais pessoas para o mundo ". ( minha opinião)

Gostei muito. Com vários personagens que prendem a atenção com suas histórias de vida pós- peste, como era chamado o vírus.

Único ponto negativo é que são muitos personagens, alguns relatados uma só vez, e dá uma confusão até você se " apegar" a história de cada um deles. Mas o livro em si é muito bom.

Cintia295 30/09/2022

Livro fluido com temas que pode dar gatilhos, mortes, luto, lembra muito o que passamos nessa pandemia, os medos,angústias, sem saber que lado ir, o que fazer, informações desencontradas. Me vi no livro.
Tem muitos personagens, cada capítulo é uma pessoa e com isso me perdi algumas vezes, me conectei mais a uns que outros. Tem alguns personagens egoistas, invejosos(mas será que vc não teria também?) afinal tal pessoa não perdeu ninguém. Só lendo para entender.
O final parece que faltou algo mas não sei bem o que.

Luiza de Sá 25/09/2022

Faltou um pouco
A proposta é incrível e acredito que o formato da contação da história ser o mais adequado, sinto que faltou um pouco?
Acredito que 100 páginas a mais resolveriam essa minha questão, queria ter visto mais dos impactos no dia a dia, criminalidade, violência, crianças órfãs? Acho que havia todo um universo a ser explorado para além do luto e da política
Também tive um problema em acompanhar quem era quem, principalmente nos primeiros parágrafos de cada capítulo

Maria15267 20/09/2022

Esse livro é um misto de emoções, a autora consegue abordar diversos assuntos. Eu só achei um pouco chato um personagem.

Silvia124 20/09/2022

A leitura é super instigante e flui muito bem, finalizei o livro muito rápido, simplesmente não conseguia parar de ler.
Por se tratar de uma pandemia e por tudo que passamos nos últimos anos é repleto de gatilhos e pode não ser uma leitura tão prazerosa, principalmente pra quem perdeu familiares durante o COVID. Eu não perdi ninguém próximo e em alguns momentos senti minha garganta fechar com tanta dor dos personagens. Apesar de tudo isso é um ótimo livro e recomendaria sem pensar duas vezes.

beatriz 13/09/2022

O mundo está de cabeça para baixo!
Por onde começar? É uma leitura muito fluida, os capítulos são relativamente curtos e bem instigantes porque são contados a partir de vários pontos de vista. Isso não me agradou muito, na verdade, porque eu sempre sinto a necessidade de me conectar com o personagem e por ter muitos, é um pouco difícil.
Apesar disso, simpatizei bastante com algumas e odiei outras (Lisa! Que mulherzinha, ein?).
Pode ser um livro sensível que desencadeie gatilhos em algumas pessoas por conta da temática bem atual e principalmente pela narrativa de algumas personagens que retratam luto, dificuldade de seguir em frente, egoísmo, inveja etc.
Vários aspectos são bem explorados no livro e é inevitável comparar a tudo que vivenciamos nesses últimos anos. Outro ponto que achei bem legal é a questão da representatividade que foi muitíssimo bem explorada.
Apesar de tudo, fiquei com um gostinho de quero mais, que faltou alguma coisa. Acho que foi pela falta de conexão com alguns personagens, a gente acaba querendo ver mais de alguns. Enfim, recomendo demais para que tirem as próprias conclusões!

Michele485 11/09/2022

O fim dos homens
Uma retrospectiva da pandemia que vivemos recentemente.

Fake News, especulações sobre de quem é a culpa pela pandemia.

Interessante a abordagem sobre a mulher ser centro das coisa, considerando que vivemos num mundo extremamente machista. Tudo é feito pensado no fenótipo masculino e o livro mostra um mundo onde tudo é pensado no feminino. Achei interessante, pois nos faz refletir.

Sté.Souza 07/09/2022

Tinha tudo para ser perfeito. A ideia é muito boa, porém, chega uma hora que começa uma enrolação desnecessária, e isso me desagradou de certa forma. No geral, eu recomendo, é um bom livro e só isso.

gabiiguarita 03/09/2022

lembranças?
o livro conta a história de um vírus que infecta a todos mas somente homens são vítimas. que livro bom. você consegue ir lendo e relembrando coisas que realmente aconteceram no período (2020-22) mas ainda cheio de ficção. muito bom mesmo.

Alanna. 18/08/2022

O fim dos homens, de Christina Sweetney-Baird foi uma leitura que me trouxe profundas reflexões. Eu já havia me deparado com essa temática (embora com abordagens diferentes) em um outro livro, "Terra das Mulheres", de Charlotte Perkins Gilman, escrito em 1915. Porém, neste livro as temáticas levantadas são bem mais "avançadas", trazendo problemáticas bem mais reais e atuais.

Sem me estender em replicar a sinopse desse livro, a escrita se dedica a dividir a narrativa entre várias personagens, mostrando diferentes ângulos e situações vindas dessa pandemia. Os problemas vão muito além do súbito aumento de óbitos, mas também os impactos sociais, econômicos, familiares, diversas estratégias de diferentes países para lidar com a crise, e etc. Quando se lê, fica impossível não fazer um paralelo com a situação da Covid, claro, mas o livro é bem mais do que isso. Ele aponta problemas estruturais da sociedade.

Um exemplo claro e simples é como falamos de igualdade de acesso. Com uma pandemia que matou 90% dos XY do mundo retratado neste livro, fica nítida uma crise em diversos setores, principalmente porque na maioria dos setores do mercado de trabalho, as posições de poder são de homens. Pense nas consequências disso em escala global, afetando setores como agropecuária, energia, pesquisa, setor de transportes, etc. Escassez de gêneros alimentícios, problemas de locomoção, falta de lideranças nacionais, falta de pessoas para avançar em pesquisas científicas e para trabalhar numa vacina para tal pandemia, etc. Acho que a única "falha" na história é não se aprofundar nisso.

Vale muito a leitura, pois é uma história interessante, as personagens que tem voz nesse livro tem dilemas diferentes mas que enriquecem a narrativa, e é um bom livro para pensar em problemas importantes e atuais.