O Fim dos Homens

O Fim dos Homens Christina Sweeney-Baird

Resenhas - O Fim dos Homens

Dhiully0 22/04/2024

Muito interessante
Eu fiquei impressionada ao saber que autora escreveu esse livro um pouco antes da pandemia do Covid-19. Como ela mesmo diz, jamais seria possível imaginar que viveríamos uma história semelhante a do livro.
Foi uma leitura realmente interessante, ver todas as etapas do livro e a semelhando com o que vivemos.

Flavia1064 19/04/2024

Perturbador
Eu acho que mudei muito depois da pandemia porque achei esse livro perturbador. Mesmo brincando quando comecei com a frase "tem que acabar o homi" a medida que fui lendo as páginas e acompanhando o sofrimento das mulheres perdendo seus maridos, filhos, pais e irmãos foi me dando um desespero absurdo. O livro me deixou sem dormir por uma noite inteira e sem conseguir tirá-lo da cabeça mesmo depois de acabado.

Gostei do desenvolvimento da história (mas achei que tem muitas personagens, em alguns momentos fiquei um pouco perdida) e gostei de como foi conduzido e todas as reflexões que ele traz e me fez ter depois de lido.

Nayara Moraes 13/04/2024

O amor é sempre um risco...
Encontrei esse livro por acaso e o título me chamou muito atenção, quando li a sinopse fiquei ainda mais intrigada...
Jamais imaginávamos passar por uma pandemia como a covid-19, bem como a autora Christina jamais imaginou que sua história fictícia fosse de fato ocorrer (graças a Deus não foi do jeito que ela imaginou).
É uma história é muito bem escrita, porém muito pesada, não tem como suavizar a morte, mas vale muito a leitura.

"Talvez alguns traumas sejam avassaladores demais para que nos recuperemos."

jenesalice 30/03/2024

?O mundo não precisa se lembrar de nós?
O livro mostra diferentes pontos de vista diante da grande complicação que é o vírus. Posso não lembrar o nome de cada pessoa de cada ponto de vista, mas lembro os pontos centrais de cada um. Foi escrito de uma maneira que pudéssemos compreender com uma riqueza de detalhes a situação de cada um, o que destaca cada um na história (algo que eu considero muito difícil quando se trata de uma obra com vários personagens).

Várias temáticas foram trabalhadas em apenas um livro, mas de uma maneira que eu nunca senti que foram forçadas ou exageradas como muitas obras populares tem trazido ultimamente. Um livro perfeito para refletir sobre o dia a dia e suas problemáticas.

Dariny 17/03/2024

Esse livro foi de uma sensibilidade que me surpreendeu.
ganhei esse livro de presente durante a pandemia, acredito que tenha sido mais uma piada em relação ao título, não acredito que a pessoa sabia sobre a sua historia.
mas o livro me conquistou, não pelo seu final, com a demonstração clara onde a diminuição de 90% da população masculina tornaria o mundo mais seguro para as mulheres (mas qual mulher não sabe disso? Qual mulher não sabe que o mundo não foi pensado para nós?), mas sim sobre a sensibilidade com qual foi contada as diversas histórias presentes no livro.
uma em particular me comoveu demais, talvez a responsável por fazer eu terminar o livro em duas rodadas de leitura, mas a história de Catherine, me pegou. Me emocionou.
cada página valeu a pena, me fez questionar porque não li esse livro antes, há tanto tempo parado na minha estante.
mas olhando em restrospecto, não seria bom ter a ideia do fim enquanto eu mesma achava que a pandemia que enfrentávamos talvez não tivesse uma solução.

Camila 05/03/2024

Mulheres bem diferentes
Elizabeth: É de longe a minha favorita, é justa, simples, inteligente e aprendeu a confiar em si mesma e ser corajosa.
Catherine: É a mais forte delas, foi determinada e nunca perdeu o foco, sempre encontrou alívio e consolo em algo prático. Admiro muito.
Catherine: Tenho sentimentos conflitantes com ela, dava um jeito de se sentir meio inadequada antes da peste, como se não desse o devido valor, e depois da peste só sabe ser ainda mais infeliz. Mas também me vejo nela, do novo e de novo, talvez o que não gosto nela seja o que eu tenho em mim, vai saber.
Dawn: Não houve um momento sequer que consegui me conectar com ela, não odeio as características de personagem em si, só achava os capítulos dela muito chatos e queria passar logo.
Lisa: É uma v4c4? É sim! Eu julgo? Não.

lipelimma 26/02/2024

chatoooooooooooooooooooooooooo.
maçanteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

Leticia.Wiebusch 20/02/2024

4/5
Chega a ser bizarro pensar que ela escreveu esse livro antes de viver tudo que a pandemia causou, ao mesmo tempo genial no quão irônico é em relação ao contexto social que vivemos hoje, claramente uma sociedade de homens. um bom livro! me incomodou ter muitos personagens, no começo ficava perdida mas foi fluindo

mariabotan 18/02/2024

?Coisas boas e ruins podem coexistir.?
Quando um vírus mortal começa a atingir apenas homens, o mundo todo se desespera e começa a procurar por uma vacina. Mas o vírus é complexo e uma vacina leva tempo. Enquanto isso, a população masculina diminui mais e mais, levando à inversão dos papéis de homens e mulheres na sociedade.

Fico muito feliz de só ter lido esse livro depois do fim da pandemia de covid. A história foi escrita no meio da pandemia e tem muitas similaridades com o que vivemos no mundo real. Uma taxa de mortalidade altíssima, isolamento total das pessoas com medo de se contaminarem, a busca por uma vacina. Tudo muito parecido com o que aconteceu no mundo.

O livro vai traçando a história da pandemia por meio de vários olhos de pessoas diferentes, a maioria delas mulheres. Mulheres que foram severamente afetadas pelo vírus e tiveram que aprender a viver sem seus maridos e filhos que morreram em decorrência do vírus. Mulheres também que atingiram cargos de liderança justamente por conta do vírus que matou tantos homens.

Ao mesmo tempo que ler esse livro foi pura agonia, também foi muito bom. A escrita da autora é ótima e te envolve de uma maneira que você não quer parar de ler. Os capítulos são narrados por pessoas diferentes, então são praticamente mini histórias dentro de uma história muito maior. E isso deixa tudo muito interessante.

Enfim, o livro é muito bom. recomendo demais! Mas ele também pode ser gatilho pra quem sofreu perdas na pandemia, então é bom ficar atento.

Gabi Mercês 16/02/2024

A história é muito boa e envolvente no início. Te deixa ansioso querendo ler mais e mais para descobrir como vai ser o final. Mas chegando perto do final, vai ficando meio monótono

Su.livros 06/02/2024

Uma Reflexão sobre Perdas
Não vou negar que, ao iniciar a leitura, estava sem ânimo, pois havia visto vários comentários negativos sobre o livro. Comecei achando que adoraria ver homens mal morrendo, mas não era nada disso. Eram muitos homens bons que morriam sozinhos para proteger suas famílias. Chorei com muitas das mortes. Parecia que conseguia sentir a dor daquelas mulheres. Desenvolvi antipatia por muitas delas, então tenho certeza de que esse livro foi uma montanha russa de emoções. Claro, deixa a desejar em muitos pontos, mas é uma história emocionante que nos faz lembrar um pouco da nossa passagem pela Covid. Recomendo que leia com atenção e esperança.

its ranna 19/01/2024

Muito bom!
É um livro com vários personagens que você vai acompanhando a vida deles ao passarem por uma pandemia de um vírus que ataca somente homens e eles partem em poucas horas. Mostra o antes, o durante e o depois. O livro é muito triste em algumas partes (a maioria) e muito bom em outras (pouquíssimas).
A autora conseguiu abordar a visão tanto das pessoas do mais alto escalão mundial e de pessoas desconhecidas no interior de algum estado. Vemos como os governos lidam com uma pandemia e como "pessoas reais" também lidam com o sofrimento e a perda.

No prefácio a autora faz uma nota sobre a real pandemia do covid que assola o mundo NO MOMENTO EM QUE ELA PUBLICA ESSE LIVRO kkkkkk eu fico imaginando o que ela tinha na cabeça pra publicar esse livro em plena pandemia. É um livro aterrorizante. O final é um pouco tranquilizador, mas o começo e o meio da pandemia da Peste foram piores que a pandemia do covid, imagino as pessoas lendo esse livro na época e fico chocada com a audácia dessa autora kkkkkk. Obviamente ela se explicou, disse que escrevia ele desde 2018 e não imaginava que passaria por uma pandemia na vida real.
Su.livros 21/01/2024minha estante
Estou ansiosa para iniciar a leitura desse livro

LariJ 11/01/2024

Interessante
É um livro que prende bastante a atenção. É incrível ler uma história assim após a pandemia da Covid 19 que vivemos. Podemos nos identificar com muitas situações, principalmente no começo. Não gostei de ter tantos personagens, acabei esquecendo os nomes de alguns, depois voltava na história e já não sabia mais de quem se tratava. É uma ficção que quase virou realidade e nos mostrou quão frágil é o ser humano. Muito interessante também como os homens passam a se ver do outro lado da moeda, considerados criaturas frágeis, sentindo na pele muitas situações desagradáveis que somente mulheres sabem como é. Uma crítica formidável à sociedade machista em que vivemos.
Estou ansiosa para iniciar essa leitura

LariJ 22/01/2024minha estante
Tomara que goste! Depois conta o que achou!

Débby 25/12/2023

Esperava poder feminino e recebe Michellys
Juro pra vcs, eu esperava tanto desse livro devido ao fato da gente viver o caos no mundo inteiro por causa dos homens, e que sem eles aqui o mundo seria mil vezes melhor kkkkkkkk

esperava as mulheres se reerguendo, botando tudo em ordem e mostrando tudo o que são capazes de fazer e nunca podem pq vivemos embaixo do patriarcado, e recebi só choro, maternidade compulsória, inveja e n aguentava mais ler "é o fim da humanidade" só pq todos os homens estavam morrendo

tipo, que fim da humanidade mulher, se manca kkkkkkkkkkkk

e fora a tosquice da autora falando sobre "China comunista" colocando o país divido e em uma guerra civil ou que "no Oriente Médio não sabemos o que está acontecendo" como se lá n tivesse internet e tudo mais em pleno 2029, ou como se a gente n visse essa mesma narrativa vindo de países do Ocidente nos dias atuais querendo dizer que o país é uma barbárie por natureza, a autora foi muito medíocre

enfim, um desastre de livro e toda vez que a Catherine aparecia eu queria que a peste pegasse ela, e nem vou comentar sobre esse título "Fim dos Homens" pq depois que vc lê a história vê que n é bem assim
Estou ansiosa para iniciar essa leitura