O Fim dos Homens

O Fim dos Homens Christina Sweeney-Baird

Resenhas - O Fim dos Homens

Leyla 15/01/2023

identificação
se você lê depois da pandemia, a capacidade de identificação aumenta e o ritmo da leitura flui. muita coisa faz sentido.

"temos de aceitar e lamentar isso. Lamentar o que não pode ser e encontrar uma nova maneira de existir."

tata.claraa 25/12/2022

vale a pena.
Um livro muito cativante, não da vontade de parar de ler. As coisas vão acontecendo em uma ?gradação? simplesmente incrível, a autora consegue fazer com que o leitor se sinta no mundo que ela criou. Por ter uma ?vibe? pandemia, fica mais realista ainda. Tem partes chocantes e surpreendentes, mas principalmente emocionantes, vale a pena ler este livro.

Gabriel.Martins 14/09/2023

Assustadoramente familiar...
Com uma história sobre uma pandemia onde o vírus afeta apenas os homens, "O Fim dos Homens" é um livro envolvente e que proporciona ao leitor uma mistura de sentimentos.

É difícil avaliar esse livro... A história te envolve e te comove na maior parte do tempo, mas acredito que esse impacto se dá principalmente por causa da recente pandemia real da Covid-19 que passamos. É impossível, oa ler esse livro, não relembrar os momentos de angústia, medo de perder as pessoas que amamos, incertezas de futuro e a sensação de impotência ao ver o mundo entrando em colapso sem entender o que realmente estava acontecendo que todos nós passamos. E é exatamente por isso que acredito que o impacto do livro foi maior.

Olhando de forma mais neutra, se não fosse nossa experiência recente, o livro seria mais fraco. Com uma narrativa envolvente no começo, o livro perde fôlego em sua segunda metade deixando-o arrastado.

Por fim, independente dos problemas, é um livro que vale muito a pena, sendo uma distopia muito próxima da realidade. Isso é assustador.

celinha6 09/06/2023

Checa com checa
Muito bom muito bem escrito muito bem desenvolvido principalmente pra pouca noção que eu tenho da geopolítica dos outros países ent nisso não vou me meter

muito relato muita gente xoxa capenga que não precisava tá no livro necessariamente pra entender o drama

é extremamente cansativo e não precisava ter 400 páginas meio fuen

do nada soltou uma militância e não soube desenvolver no desenrolar do drama e eu fingi que não vi

te amo amanda te odeiam pq vc eh gostosa

aninha do beom 31/08/2023

Nesse livro a peste é semelhante ao da covid, mas que afeta apenas o homens e reflete nas mulheres e toda sociedade.
é claro a angústia, medo, tristeza, raiva e sequelas que a peste causa nas pessoas, o sentimento primitivo e o alerta de sobrevivência entre os relatos contados nos livros.
acho que pelo sentimento tão explícito e a lembrança do covid, tudo me fez criar uma simpatia pelos personagens. fiquei satisfeita pelo final, apesar das consequências.

isabella 12/11/2022

Sufocante
Nossa, o que falar desse livro? Não tenho nem palavras pra descrever o impacto que senti lendo. Inicialmente a intenção da autora era escrever mais uma distopia, daquelas em que a gente fecha o livro e respira aliviado por não viver naquele mundo assustador, estilo Jogos Vorazes.

Porém, no ano de 2020 fomos acometidos por uma doença que causou a morte de milhares de pessoas, que é o que acontece na história.

No livro há um vírus que mata de 1 a cada 10 homens, e as mulheres são portadoras assintomáticas.

Não há um protagonista e nem o foco na história de um só personagem, cada capítulo é narrado por uma pessoa (as vezes repetindo a narradora, outras não), para que vejamos como todas as camadas da sociedade, e diferentes profissões, foram afetadas pela pandemia.

A peste, como é chamada, tem uma taxa de mortalidade altíssima e quase nenhuma chance de cura.

Foi sufocante ver a facilidade com que a doença se propagou, o descaso que as autoridades trataram o caso e como as coisas poderiam ter sido contidas antes que se propagasse pelo mundo todo.

Angustiante ver as mulheres perdendo maridos, filhos, pais e irmãos, sem ter sequer direito a viver seu luto, pois todos a sua volta estavam passando pelo mesmo.

Livro com fortes gatilhos.

Com certeza um dos favoritos do ano, recomendo demais a leitura!

Amanda3913 30/03/2023

A sinopse me deu muita vontade de ler esse livro, mas não sei se foi o melhor momento pra essa história. Não me prendeu muito, tem personagens parecidas e não se aprofunda em nada. Levei vários dias pra concluir a leitura, mas no geral é bom.

lipelimma 26/02/2024

⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐ Frases ou Citações

mariabotan 18/02/2024

?Coisas boas e ruins podem coexistir.?
Quando um vírus mortal começa a atingir apenas homens, o mundo todo se desespera e começa a procurar por uma vacina. Mas o vírus é complexo e uma vacina leva tempo. Enquanto isso, a população masculina diminui mais e mais, levando à inversão dos papéis de homens e mulheres na sociedade.

Fico muito feliz de só ter lido esse livro depois do fim da pandemia de covid. A história foi escrita no meio da pandemia e tem muitas similaridades com o que vivemos no mundo real. Uma taxa de mortalidade altíssima, isolamento total das pessoas com medo de se contaminarem, a busca por uma vacina. Tudo muito parecido com o que aconteceu no mundo.

O livro vai traçando a história da pandemia por meio de vários olhos de pessoas diferentes, a maioria delas mulheres. Mulheres que foram severamente afetadas pelo vírus e tiveram que aprender a viver sem seus maridos e filhos que morreram em decorrência do vírus. Mulheres também que atingiram cargos de liderança justamente por conta do vírus que matou tantos homens.

Ao mesmo tempo que ler esse livro foi pura agonia, também foi muito bom. A escrita da autora é ótima e te envolve de uma maneira que você não quer parar de ler. Os capítulos são narrados por pessoas diferentes, então são praticamente mini histórias dentro de uma história muito maior. E isso deixa tudo muito interessante.

Enfim, o livro é muito bom. recomendo demais! Mas ele também pode ser gatilho pra quem sofreu perdas na pandemia, então é bom ficar atento.

Débby 25/12/2023

Esperava poder feminino e recebe Michellys
Juro pra vcs, eu esperava tanto desse livro devido ao fato da gente viver o caos no mundo inteiro por causa dos homens, e que sem eles aqui o mundo seria mil vezes melhor kkkkkkkk

esperava as mulheres se reerguendo, botando tudo em ordem e mostrando tudo o que são capazes de fazer e nunca podem pq vivemos embaixo do patriarcado, e recebi só choro, maternidade compulsória, inveja e n aguentava mais ler "é o fim da humanidade" só pq todos os homens estavam morrendo

tipo, que fim da humanidade mulher, se manca kkkkkkkkkkkk

e fora a tosquice da autora falando sobre "China comunista" colocando o país divido e em uma guerra civil ou que "no Oriente Médio não sabemos o que está acontecendo" como se lá n tivesse internet e tudo mais em pleno 2029, ou como se a gente n visse essa mesma narrativa vindo de países do Ocidente nos dias atuais querendo dizer que o país é uma barbárie por natureza, a autora foi muito medíocre

enfim, um desastre de livro e toda vez que a Catherine aparecia eu queria que a peste pegasse ela, e nem vou comentar sobre esse título "Fim dos Homens" pq depois que vc lê a história vê que n é bem assim
Su.livros 21/01/2024minha estante
Estou ansiosa para iniciar essa leitura

leitorapreguica 02/05/2024minha estante
Poder feminino? Kkkkkkkk

Rê Lima 11/10/2022

Não sei se eu estava preparada para mergulhar nesse livro depois desses dois últimos anos de pandemia, por isso acho que demorei a ler, fiquei remoendo várias passagens, fiz anotações - algo que quase nunca faço - e deixei o livro de lado por alguns dias para digerir algumas coisas.
No geral, o livro é muito bem escrito, mas acho que a quantidade de personagens e locais meio que deixam a leitura um pouco confusa. Achei um livro interessante, necessário e escrito com cuidado.

Camila 05/03/2024

Mulheres bem diferentes
Elizabeth: É de longe a minha favorita, é justa, simples, inteligente e aprendeu a confiar em si mesma e ser corajosa.
Catherine: É a mais forte delas, foi determinada e nunca perdeu o foco, sempre encontrou alívio e consolo em algo prático. Admiro muito.
Catherine: Tenho sentimentos conflitantes com ela, dava um jeito de se sentir meio inadequada antes da peste, como se não desse o devido valor, e depois da peste só sabe ser ainda mais infeliz. Mas também me vejo nela, do novo e de novo, talvez o que não gosto nela seja o que eu tenho em mim, vai saber.
Dawn: Não houve um momento sequer que consegui me conectar com ela, não odeio as características de personagem em si, só achava os capítulos dela muito chatos e queria passar logo.
Lisa: É uma v4c4? É sim! Eu julgo? Não.

Becky 15/04/2023

Esperava mais
A sinopse me chamou muito a atenção, pensava que seria O LIVRO, porém achei bem decepcionante porque tem potencial enorme.
De início a história me prendeu mas depois foi ficando bem repetitiva, são 400 páginas que poderiam ser reduzidas pra umas 250 facilmente (sem que se perdesse a proposta do livro)? o fato de ter vários narradores também contribui pra ficar algo maçante.

Sté.Souza 07/09/2022

Tinha tudo para ser perfeito. A ideia é muito boa, porém, chega uma hora que começa uma enrolação desnecessária, e isso me desagradou de certa forma. No geral, eu recomendo, é um bom livro e só isso.