O Fim dos Homens

O Fim dos Homens Christina Sweeney-Baird

Resenhas - O Fim dos Homens

isabella 12/11/2022

Sufocante
Nossa, o que falar desse livro? Não tenho nem palavras pra descrever o impacto que senti lendo. Inicialmente a intenção da autora era escrever mais uma distopia, daquelas em que a gente fecha o livro e respira aliviado por não viver naquele mundo assustador, estilo Jogos Vorazes.

Porém, no ano de 2020 fomos acometidos por uma doença que causou a morte de milhares de pessoas, que é o que acontece na história.

No livro há um vírus que mata de 1 a cada 10 homens, e as mulheres são portadoras assintomáticas.

Não há um protagonista e nem o foco na história de um só personagem, cada capítulo é narrado por uma pessoa (as vezes repetindo a narradora, outras não), para que vejamos como todas as camadas da sociedade, e diferentes profissões, foram afetadas pela pandemia.

A peste, como é chamada, tem uma taxa de mortalidade altíssima e quase nenhuma chance de cura.

Foi sufocante ver a facilidade com que a doença se propagou, o descaso que as autoridades trataram o caso e como as coisas poderiam ter sido contidas antes que se propagasse pelo mundo todo.

Angustiante ver as mulheres perdendo maridos, filhos, pais e irmãos, sem ter sequer direito a viver seu luto, pois todos a sua volta estavam passando pelo mesmo.

Livro com fortes gatilhos.

Com certeza um dos favoritos do ano, recomendo demais a leitura!

mariabotan 18/02/2024

?Coisas boas e ruins podem coexistir.?
Quando um vírus mortal começa a atingir apenas homens, o mundo todo se desespera e começa a procurar por uma vacina. Mas o vírus é complexo e uma vacina leva tempo. Enquanto isso, a população masculina diminui mais e mais, levando à inversão dos papéis de homens e mulheres na sociedade.

Fico muito feliz de só ter lido esse livro depois do fim da pandemia de covid. A história foi escrita no meio da pandemia e tem muitas similaridades com o que vivemos no mundo real. Uma taxa de mortalidade altíssima, isolamento total das pessoas com medo de se contaminarem, a busca por uma vacina. Tudo muito parecido com o que aconteceu no mundo.

O livro vai traçando a história da pandemia por meio de vários olhos de pessoas diferentes, a maioria delas mulheres. Mulheres que foram severamente afetadas pelo vírus e tiveram que aprender a viver sem seus maridos e filhos que morreram em decorrência do vírus. Mulheres também que atingiram cargos de liderança justamente por conta do vírus que matou tantos homens.

Ao mesmo tempo que ler esse livro foi pura agonia, também foi muito bom. A escrita da autora é ótima e te envolve de uma maneira que você não quer parar de ler. Os capítulos são narrados por pessoas diferentes, então são praticamente mini histórias dentro de uma história muito maior. E isso deixa tudo muito interessante.

Enfim, o livro é muito bom. recomendo demais! Mas ele também pode ser gatilho pra quem sofreu perdas na pandemia, então é bom ficar atento.

Lalaura 18/04/2023

O fim do mundo que conhecemos
Acho que esse livro é um reflexo do que já vivemos, tudo que aconteceu em 2020 afetou todas as pessoas do mundo. Ela mudou nossa forma de pensar, forma de sentir, forma de agir...
Dividiu famílias e tirou pessoas importantes delas. A leitura desse livro foi diferente, pois o que era antes ficção, se tornou real. Acredito que traz um ponto de vista intenso e diferente para todos, principalmente pq vivemos isso.

Iparisclarke 13/04/2023

Com potêncial, mas não ultilizado.
Não sei bem como começar essa resenha, sinto que a primeiro momento eu amei o livro de coração e pensei que ia entrar nos meus favoritos, infelizmente não foi o caso. Do começo a metade do livro você vai amar, sério, acompanhar uma pandemia é interessante quando você olha por fora, mas fazer parte é horrível, depois de metade do livro a qualidade dele decaí, tipo muito, muito kk geral morreu e quem ficou tem que reconstruir e é isso.

São vários pontos de vista, uns melhores que os outros e alguns sem necessidade, queria que tivesse mais personagens fixos, porque em muitos momentos da história tinha um ponto de vista e era isso a pessoa não aparece mais. Enfim é uma boa história, só é mediana.

Hillary 23/04/2023

Uma experiência diferente e familiar ao mesmo tempo
Ler esse livro tendo transcorrido esse tempo desde a pandemia foi...algo difícil de transcrever em palavras. A forma tão rápida como começou, o desespero batendo, a incerteza sobre tudo, tudo tão familiar, tão ainda fresco na memória. Durante alguns momentos da leitura eu me peguei pensando: mas por que não fazem tal coisa? Por que não colocam isso e isso?
E daí a minha eu de 2020 me dá um tapa na cabeça e fala: acorda! Você vivenciou isso e sabe que não fizeram nem a metade. O governo ainda foi muito generoso levando em consideração ao que aconteceu.
É uma leitura difícil por todas essas lembranças, pelas tragédias acontecendo, mas você se deixa envolver, talvez por ser um livro e você saber que vai tudo ficar bem no final, ou por distanciar um pouco o olhar das páginas, respirar fundo e pensar: isso já passou, agora é lembranças, o mundo está quase normal agora.
Há muitos POV's aqui, praticamente todos contados por mulheres, com exceção do Toby e de um lunático com teoria da conspiração que não podia faltar (o cara dizendo que as mulheres inventaram a Peste e como eram burras elas tiveram ajuda de homens betas para exterminar a população), infelizmente também me remeteu a fatos da realidade. Esses vários pontos de vista quase fez eu me perder, em outros momentos me perguntava o que tinha acontecido com Fulana, as vezes me irritava quando aparecia o capítulo entediante de Beltrana.
Me emocionei, irritei e sorri em alguns momentos, a angústia de lembrar dos que se foram, o alivio por meus entes queridos ainda estarem aqui, é um ótimo livro, uma leitura de escrita feita pra você se enfiar ali, a minha única crítica é que faltou um pouco do "depois", gostaria de saber sobre alguns índices, se a violência decaiu, se as profissões de antes voltaram, enfim, a vida como antes, mas é a única ressalva para essa obra incrível.

Renata.Mieko 13/07/2022

M A R A V I L H O S O!!! Um livro que deve ser lido por todos. Um relato de pandemia e de machismo, que temos tanta familiaridade.

Priscila 22/01/2023

Ameiii
Eu simplesmente amo distopias, histórias apocalípticas e etc. Quando vi a sinopse desse livro, nem pensei ou pesquisei sobre ele. Simplesmente queria ler, tinha que ler e foi por isso que comprei o e-book. E não me arrependo. Que leitura maravilhosa e assustadora. Eu amaria ler mais sobre. Maravilhoso!

Ana Cristina 17/10/2023

Um exercício de imaginação na pandemia
O livro descreve uma pandemia global na qual apenas os homens são afetados pelo vírus causando um grande desbalanço na proporção de homens e mulheres na sociedade. A obra é interessante por abordar o papel majoritariamente masculino em muitos campos de atuação e como a estrutura social teria de se adaptar a um mundo em que os homens são a minoria.

O livro é muito interessante e intenso, porém poderia ser mais objetivo.

Joyce 17/11/2023

Muito bom o livro! Nos faz criar uma relação com a pandemia de COVID, pensando o que tantas famílias sofreram e assim dar valor ao que temos hoje!

Jordaann 02/11/2022

Visceral! Incrível!

Por motivos óbvios, o enredo do livro me cativou demais. Na mesma medida, me impactou muito! Muito mesmo!

Ler um livro que trata de forma tão explícita e com detalhes uma pandemia tendo vivido uma é absurdo demais. Te destrói de novo, te comove, te faz pensar em muita coisa outra vez.

Eu simplesmente adorei demais esse livro, as inúmeras perspectivas te prendem, te fazem ver a pandemia e o caos de diferentes formas e isso te causa repulsa pelo comportamento de alguns personagens mas, por outro lado, aflora seu lado humano pela sensibilidade.

Outra coisa: a inversão de papéis e lugares na sociedade. Ver mulheres em altos cargos, em maioria, em paz, é de um sabor? e ver homens sofrendo o que as mulheres sofrem diariamente, com muito assédio, não tem preço. Se os homens tivessem o mínimo de empatia por tudo o que nós passamos, muita coisa seria diferente.

Indico demais esse livro mas que cada saiba de seus limites. Tem muitos gatilhos e é uma leitura difícil, mas compensadora.

?Nunca me senti tão poderosa. Deve ser assim que os homens se sentiam. Minha mera presença física é suficiente para aterrorizar alguém e fazê-lo correr. Não admira que eles se inebriassem com isso.?

AAnacruz 14/10/2022

Assustadoramente próximo a nossa realidade
... Só porque muitas pessoas estão vivendo a mesma coisa que você, não significa que seja mais fácil. Na verdade é mais difícil, porque você não é especial. Não já concessões ou respeito pela dor. O mundo inteiro está sofrendo.

Gostei do livro, mas acho que a autora poderia ter abordado algo além da perda de marido e filhos, muitas perderam pais e irmãos, amigos próximos e isso pouco é falado.

Evelyn529 13/09/2023

Memórias...
Ler esse livro me trouxe muitas memórias dolorosas da época da pandemia. Consegui sentir o desespero dos personagens durante vários momentos e isso me prendeu na leitura.

O livro se passa na visão de várias mulheres, tendo umas como principais. O problema é que eu acho que o livro destacou muito mais a dor da esposa e mãe. E a mulher que perdeu o melhor amigo? O pai? O irmão? Enfim, queria que tivesse uma que falasse dessa dor também. Foi falado mas acho que de uma forma bem vaga.

beatriz 13/09/2022

O mundo está de cabeça para baixo!
Por onde começar? É uma leitura muito fluida, os capítulos são relativamente curtos e bem instigantes porque são contados a partir de vários pontos de vista. Isso não me agradou muito, na verdade, porque eu sempre sinto a necessidade de me conectar com o personagem e por ter muitos, é um pouco difícil.
Apesar disso, simpatizei bastante com algumas e odiei outras (Lisa! Que mulherzinha, ein?).
Pode ser um livro sensível que desencadeie gatilhos em algumas pessoas por conta da temática bem atual e principalmente pela narrativa de algumas personagens que retratam luto, dificuldade de seguir em frente, egoísmo, inveja etc.
Vários aspectos são bem explorados no livro e é inevitável comparar a tudo que vivenciamos nesses últimos anos. Outro ponto que achei bem legal é a questão da representatividade que foi muitíssimo bem explorada.
Apesar de tudo, fiquei com um gostinho de quero mais, que faltou alguma coisa. Acho que foi pela falta de conexão com alguns personagens, a gente acaba querendo ver mais de alguns. Enfim, recomendo demais para que tirem as próprias conclusões!