Sozinha

Sozinha Keka Reis

Resenhas - Sozinha

aninha 10/10/2022

bonito, triste, doloroso
um livro emocionante sobre uma adolescente vivenciando o luto depois da morte da pessoa mais importante de sua vida: a mãe.

?não quero que ninguém saiba que estou me sentindo assim, cada vez mais assim, porque isso é assunto meu e sei que só eu posso resolver, e eu sou forte e vou resolver?

(como a rosa tem 15 anos, fiquei com raiva de umas atitudes dela. mas, novamente, ela >só< tem 15 anos e está triste, enfurecida e se sentindo sozinha pq a mãe morreu. é compreensível. sensível.)

Joana 23/04/2023

Cada um tem seu tempo
Eu já passei por luto e sei como é difícil, principalmente na adolescência.
Cada um tem seu tempo seu pra superar e cada um lida de um jeito.
Eu não lidei do mesmo jeito que Rosa, porém foi muito interessante ver outras maneiras de lidar com o luto
A Rosa era sim uma adolescente mimada e julgava os outros que também eram mimados e isso me irritava tanto. Ela era uma jovem confusa que não sabia lidar com os próprios sentimentos e isso me irritava tanto que talvez seja o fato de eu ter me identificado um pouco.
O pai estava tentando o máximo possível ajudar a Rosa mas é difícil aguentar o luto e a responsabilidade de ser pai.
Mesmo não gostando da Rosa esse livro foi uma experiência maravilhosa, ainda mais sendo um livro nacional.
Vou ler mais livros nacionais, com certeza!

roses in winter 14/01/2023

sozinha - 2023
eu fiz uma resenha bonitinha e grande falando do livro e, bem nessa hora, o skoob caiu, então não irei fazer de novo. recomendo, gostei, três estrelas. ?
sam 14/01/2023minha estante
K?KKKKKKKKKKKK EU SOU ASSI

roses in winter 15/01/2023minha estante
sério, eu fiz a resenha toda bonita e quando clico em salvar, o negócio não carrega, daí eu pensei "deve ser problema na internet né", spoiler: não era. daí saí do skoob e o negócio não quis mais entrar, quando entrou eu vi que perdi a resenha, que ódio

Booleticia 08/02/2023minha estante
Já me ocorreu e foi péssimo!! Por isso agora eu fico salvando a resenha de parágrafo em parágrafo

roses in winter 28/02/2023minha estante
vou começar a fazer, porque, nossa, sacanagem isso

Thalita Souza 09/07/2023

Uma Boa leitura!
Antes de começar a resenha que quero só elogiar essa capa, achei muito bonita,criativa e que compina com a leitura.

O livro nos mostra a jornada emocional de uma adolescente "Rosa" ,com assuntos sensíveis, mas que não deixá de trazer reflexões como amor materno, construção de identidade própria, amadurecimento, impulsividade, a dor da perda, a relação entre meninas adolescentes e a figura materna, e claro a solidão.
Esse livro foi feito para um publico mais jovem,mais acelerado. E mesmo não sendo mais uma adolescente, gostei da leitura e acho que por isso senti falta de algo mais, de uma profundidade maior em algumas relações e um pouco menos acelerado.

Rosana Miyata 21/11/2023

É uma leitura boa, um tema sensível, com gatilhos.
A escrita é bem fluida. Consegui me identificar com a protagonista, por ter vivido algo semelhante. Só achei o final meio atropelado e algumas coisas em aberto.

luca 15/11/2022

Cheirinho de amor de mãe
?Sozinha?, de Keka Reis, é uma narrativa que vai mexer muito com os maiores medos e desconfortos que existem dentro da nossa alma.

Imagina perder a mãe, com apenas 15 anos de idade, logo após uma puta discussão? Imaginou? É exatamente isso que a Rosa vai ter que enfrentar.

?Sozinha? é um título que vai se ressignificar ao longo da história e ressignificar muita coisa dentro da gente também. É uma leitura transformadora que leva a gente, junto a Rosa, a enfrentar várias dores num luto muito dolorido, uma verdadeira melancolia (com gatilhos pra quem tem algum transtorno psicológico).

É uma leitura que vale muito a pena, principalmente, para o público-alvo: os jovens, em especial, adolescentes ? mas não somente eles, ok? Todo mundo tá convidado.
É um livro com muitas reflexões muito necessárias que precisam ser feitas nessa fase da vida. Mas prepara a caixa de lenços porque o último capítulo quebra você em pedacinhos do tamanho de um átomo, tá?

Depois dessa leitura, você nunca mais vai se sentir Sozinha(o)

poesiavibrante 18/11/2022

?[?] mãe, choro porque sei que somos pra sempre, eu e você.?
Ser uma adolescente de 15 anos não é nada fácil, escola, vestibular, família, namorado. Em meio tantas novidades e problemas, onde se encaixa o espaço para lidar o luto?

Apesar das brigas, quando Julieta se foi, tudo lembrava dela e é como se Rosa não conseguisse mais existir sem ela. Não sabia andar, respirar, falar, todo mundo só quer conversar, só querem saber de ?como ela está lidando com tudo isso??

Em um caminho de descobertas e redescobertas Rosa, aprende muito, perde e ganha conexões e o mais importante finalmente se encontra, recomeça de verdade.

Bem esse livro foi uma escolha totalmente aleatória, tava em uma das minhas passadas a livraria que a esse ponto já virou costume, e ele brilhou pra mim, e levei ele comigo. E eu amei, além da capa ser linda, é o primeiro livro nacional que eu leio em anos.

Eu tive umas conexões bastante pessoais com essa obra, que na minha opinião foi algo bem sentimental, intenso e visceral. E além de tudo na minha visão esse livro foi verdadeiro ???

Minha Velha Estante 03/12/2022

Rosa, 15 anos, estuda, namora, tem duas melhores amigas e não consegue se entender com a mãe. Ou seja, uma adolescente como outra qualquer. Cansada dos conselhos, reclamações e cobranças da mãe, Rosa acredita que, se a mãe morresse, sua vida seria muito mais fácil...

Mas é isso que realmente acontece... Julieta morre sozinha enquanto dormia e agora Rosa tem que lidar com a sua ausência, a dor do luto e as mudanças que vão acontecer em sua vida.

Apesar do choque e da dor, Rosa não consegue chorar, mesmo depois de passar dias trancada no quanrto, isolada das amigas e do namorado e de saber da decisão do pai de mudar para a casa de sua avó, Maria Célia, com quem sua mãe não tinha uma boa relação e ela também não quer ter.

Tive a sorte de conhecer Keka esse ano. Ainda não tinha lido nada dela, mas depois de bater perna na Paulista e conversar sobre mlhões de coisas, eu entendi que ela tinha muito a me dizer. Confesso que, em vários momentos, quis apertar o pescoço de Rosa. Afinal ela tinha uma mãe incrível e não conseguia enxergar isso. Até que lembrei da minha adolescência e das reclamações dos meus alunos e cheguei a conclusão que essas atitudes meio que fazem parte do processo de construção de quem nós seremos mais tarde.

Até que Rosa me conquistou! Oscilando entre a revolta e a culpa, a realidade e o surto, Rosa vai tentando reconstruir sua vida e descobrir quem ela realmente é agora, sem a presença da mãe como referência.

Além do luto, Keka traz à tona assuntos necessarios como o papel importante que os amigos tem em todos os momentos da nossa vida, a complexidade das relações familiares e a necessidade de cuidar da saúde mental.

Como professora de adolescentes, fiz a leitura sentindo que Rosa poderia ter sido minha aluna, e ela confirmou pra mim que o que eles mais querem é se sentirem amados e serem ouvidos. E você, precisa de alguém pra conversar? Chama aqui!

Obrigada, Keka!!!

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/10/sozinha-keka-reis.html

Mariana 09/09/2023

Eu chorei. E depois chorei mais um pouco. Lá pra metade do livro, chorei. E no final chorei também.

Lice 19/12/2022

Keka Reis sempre arrasando!!
Amo ler sobre jornadas de luto por elas serem tão pessoais e únicas, as pessoas enxergam e lidam com a perda de formas diferentes.

De repente, Rosinha perde sua mãe, em um dia elas brigam e no outro já não há mais chance de resolver. As memórias tomam Rosa todos os dias e fica cada vez mais difícil lidar com a saudade e o vazio calada, sozinha.

A narrativa mescla a temática densa do luto com a leveza das lembranças, da escrita e até mesmo usando de um teor cômico.

Por meio da cabeça da Rosa, é possível refletir não somente sobre a perda em si, mas sobre essa fase tão complicada da adolescência, sobre identidade, sobre saúde mental, maternidade e até mesmo o luto de ter que crescer e tomar suas próprias rédeas.

É uma leitura extremamente fluída, te prende desde o começo e que com certeza vai tocar seu coração em algum momento.

@livros_no_quintal 20/04/2023

Sensível e comovente
A narrativa desse livro é sensível e comovente. Ao acompanharmos o processo do luto de Rosa, percebemos o quanto a personagem amadurece, apesar de ser apenas uma adolescente.
Recomendo essa leitura para jovens e adultos.

Juliana.Leite 17/11/2022

Teen
Ganhei o livro no sorteio do Skoob e já comecei a ler no mesmo dia. O livro foi bem escrito, tem tudo a ver com o público jovem, tem capítulos curtos, oferece uma leitura fluida. Possui conversas de chats de internet?
O livro retrata as dores da perda, as fases do luto de uma adolescente. Não achei um livro profundo apesar da temática.
Me incomodou um pouco a personagem principal falar sobre com os pais chamando-os pelo nome, mas sei que isso também demonstra um distanciamento deles.
Senti falta de me aprofundar mais nas personalidades dos personagens, de conhecer mais a fundo.
Foi uma boa leitura para passar o tempo.
Obrigada Skoob pelo livro!! ?

Luluzura 21/11/2022

"Sei respirar e andar sozinha, você me ensinou"
Meudeus eu nao sei nem oq dizer sobre esse livro, a jornada da rosa passando pelo luto é muito tocante, as palavras e a forma como a autora consegue descrever tudo que ela sente é maravilhosa, eu consegui me conectar com os sentimentos dos personagens com muita facilidade.
que livro bom!!

liv_araujo 25/06/2023

Totalmente adolescente
Bom, não é o estilo de livro que costumo ler, mas eu achei uma leitura bem gostosinha.

É bem adolescente mesmo, e acredito que se eu fosse mais velha não dado essa nota, então vou confessar que me identifiquei em alguns pontos.

Senti falta de um drama mais pesado, mas levando em conta a temática e os personagens, o objetivo da história foi concluído.

Recomendo para alguém que quer algo rapidinho em uma tarde de domingo.

(peguei da biblioteca da minha escola de teatro, e foi literalmente só pela capa, que eh uma gracinha)

Perrejil1 07/08/2023

Profundo e reflexivo
Eu gostei bastante do livro, me fez refletir muito sobre a minha relação com a minha mãe e nos conselhos que ela me dá e eu reclamo ksks.
Chorei e ri com várias cenas da Julieta kkkk.
Com certeza não foi o melhor livro que eu li mas entregou o que prometeu de uma forma linda.
Eu juro que eu queria não ter gostado dele ( como a Jane diz: "Babaca!") Mas gostei do Martim ?