Sozinha

Sozinha Keka Reis

Resenhas - Sozinha

Perrejil1 07/08/2023

Profundo e reflexivo
Eu gostei bastante do livro, me fez refletir muito sobre a minha relação com a minha mãe e nos conselhos que ela me dá e eu reclamo ksks.
Chorei e ri com várias cenas da Julieta kkkk.
Com certeza não foi o melhor livro que eu li mas entregou o que prometeu de uma forma linda.
Eu juro que eu queria não ter gostado dele ( como a Jane diz: "Babaca!") Mas gostei do Martim ?

Luisa 06/08/2023

Premissa boa, mas a execução....
O livro consiste em uma adolescente que ainda não possui maturidade pra lidar com o luto, e é um fato que PRECISA ser tratado com muita cautela.
Não sei se sou eu, mas a garota passou o livro inteiro sendo no mínimo insuportável, sei que a autora quis dizer com o jeito irritável e angustiante que Rosa carrega, mas não teve um desenvolvimento, parece que no último capítulo tudo começa a se desenvolver e então acaba.
Poderia ser um bom livro, e foi uma boa tentativa, mas sinto que faltou MUITA coisa...

Laura 19/07/2023

SENSACIONAL
Eu amei tanto esse livro, me fez refletir bastante sobre a vida.
nao sei o que seria de mim sem a minha mae.
esse livro me impactou bastante! recomendo mt viu!
nao sei fzr resenha, mas é isso ai. bjo! ?

Thalita Souza 09/07/2023

Uma Boa leitura!
Antes de começar a resenha que quero só elogiar essa capa, achei muito bonita,criativa e que compina com a leitura.

O livro nos mostra a jornada emocional de uma adolescente "Rosa" ,com assuntos sensíveis, mas que não deixá de trazer reflexões como amor materno, construção de identidade própria, amadurecimento, impulsividade, a dor da perda, a relação entre meninas adolescentes e a figura materna, e claro a solidão.
Esse livro foi feito para um publico mais jovem,mais acelerado. E mesmo não sendo mais uma adolescente, gostei da leitura e acho que por isso senti falta de algo mais, de uma profundidade maior em algumas relações e um pouco menos acelerado.

liv_araujo 25/06/2023

Totalmente adolescente
Bom, não é o estilo de livro que costumo ler, mas eu achei uma leitura bem gostosinha.

É bem adolescente mesmo, e acredito que se eu fosse mais velha não dado essa nota, então vou confessar que me identifiquei em alguns pontos.

Senti falta de um drama mais pesado, mas levando em conta a temática e os personagens, o objetivo da história foi concluído.

Recomendo para alguém que quer algo rapidinho em uma tarde de domingo.

(peguei da biblioteca da minha escola de teatro, e foi literalmente só pela capa, que eh uma gracinha)

Regina286 21/06/2023

Sozinha: Não dava nada, me surpreendeu!
Vou ser bem sincera com vocês, minhas expectativas para esse livro eram quase zero. Não é o tipo de livro que normalmente me atrai, sabe? Ele é totalmente realista, aborda temáticas do dia a dia como adolescência, depressão, namoro, luto, e eu não sou muito fã de ler sobre a realidade. Eu leio para escapar dela, então por que diabos eu leria algo tão próximo dela? Se não fosse pelo meu clube do livro, jamais teria dado uma chance a esse livro, sério mesmo. Mas olha, não me arrependo nem um pouquinho de ter lido. Fui surpreendida de uma maneira muito positiva.

Vou te contar uma coisa. Eu tenho um pequeno trauma com novelas contemporâneas nacionais, principalmente por causa de um livro chamado "Conectadas" que, sério, era uma tortura ler. Mas aí, decidi dar uma chance para "Sozinha", da Keka Reis, e foi tipo uma terapia para mim, me curou do trauma. Apesar de ter encontrado algumas coisas que não me agradaram durante a leitura, a história estava tão envolvente que esses aspectos negativos não me incomodaram nem um pouco. O livro é bem curtinho, com apenas 208 páginas, mas, ao contrário de outros livros, não tive a sensação de que faltava algo, o enredo é bem construído. A leitura simplesmente fluiu muito bem, juro! Na verdade, terminei o livro no mesmo dia em que comecei, de tão bom que era.

Olha, tecnicamente falando, não tenho nenhuma reclamação. Os personagens são bem desenvolvidos, o enredo é interessante e as temáticas são abordadas de forma adequada. No entanto, teve algo que realmente me incomodou (possível spoiler!),a mãe da protagonista, que é insuportável. Eu sei que é errado falar mal dos mortos, mas ela é totalmente fictícia, então não faz diferença. Ela é do tipo de pessoa que você diz: "Vamos ao shopping?" e ela responde: "Por que?! Só porque sou mulher, você automaticamente assume que a única coisa que gosto de fazer é ir ao shopping? Ah, essa sociedade patriarcal *suspiro*". Eu não estou brincando, essa mulher não comemora os "feriados comerciais", como o Dia dos Namorados. Nem ela nem a família dela podem celebrar. Além disso, ela é contra qualquer tipo de medicamento para problemas emocionais, como antidepressivos, e cara, isso faz um bem danado para muita gente, mas ela acha que eles fazem a pessoa virar um zumbi e não trazem benefícios. Ela prega isso tanto que, quando morre, a filha dela se recusa a aceitar ajuda e fica sofrendo ataques de pânico, e desmaiando pelos cantos ao invés de tomar os remédios.

No geral, é um livro incrível que vale muito a pena ler, mesmo se você não for fã desse gênero. Com apenas 208 páginas, não custa nada dar uma chance. Ele não tem grandes reviravoltas, mas de vez em quando fiquei chocada com algumas coisas que a protagonista fazia. A narrativa é envolvente e fluida, tornando a leitura fácil e prazerosa. Os personagens são cativantes e a evolução da protagonista ao longo da história é surpreendente. O livro aborda questões importantes de forma sensível e realista, fazendo com que você reflita e se conecte com a história. Então, não hesite em ler, tenho certeza de que não vai se arrepender. E como dito em minha resenha anterior, " caso eu esteja errada pelo menos terá um lindo livro para adicionar a sua estante, porque convenhamos a capa do livro é maravilhosa. "

gabi satelis 11/05/2023

Cara, esse livro é magnífico, dá uma raivinha das atitudes da Rosa em relação a mãe dela, maaas, enfim, leiam, eu confesso que não sabia da existência dele mas peguei pra ler e é muito bom mesmo, bem levinho, quando tiverem oportunidade, leiam.

Karolaine 06/05/2023

Livro bom!!
Aii eu gostei.. a personagem principal é meio chatinha e mimada, mas passo pano por ela ter 15 anos kkk show esse livro ??

Joana 23/04/2023

Cada um tem seu tempo
Eu já passei por luto e sei como é difícil, principalmente na adolescência.
Cada um tem seu tempo seu pra superar e cada um lida de um jeito.
Eu não lidei do mesmo jeito que Rosa, porém foi muito interessante ver outras maneiras de lidar com o luto
A Rosa era sim uma adolescente mimada e julgava os outros que também eram mimados e isso me irritava tanto. Ela era uma jovem confusa que não sabia lidar com os próprios sentimentos e isso me irritava tanto que talvez seja o fato de eu ter me identificado um pouco.
O pai estava tentando o máximo possível ajudar a Rosa mas é difícil aguentar o luto e a responsabilidade de ser pai.
Mesmo não gostando da Rosa esse livro foi uma experiência maravilhosa, ainda mais sendo um livro nacional.
Vou ler mais livros nacionais, com certeza!

@livros_no_quintal 20/04/2023

Sensível e comovente
A narrativa desse livro é sensível e comovente. Ao acompanharmos o processo do luto de Rosa, percebemos o quanto a personagem amadurece, apesar de ser apenas uma adolescente.
Recomendo essa leitura para jovens e adultos.

Gabi 18/03/2023

O livro tinha TUDO para ser bom.
A ideia que a autora tinha era perfeita para fazer um livro emocionante.
De fato, em algumas partes eu me emocionei, porque mostra uma relação de mãe e filha que me identifiquei.
Mas não existe uma história nesse livro. Para mim foram apenas partes aleatórias que a autora jogou.
Além disso a autora tentou muitas vezes fazer frases poéticas que deixava o livro chato e parecia que ela tava fazendo um texto para um trabalho de escola.
Queria muito que ele fosse bom, mas deixou muito a desejar

Raquel Paixão 11/03/2023

Muito bom!
Fazia tempo que queria conhecer os livros da @kekareis_escritora. Sabia que encontraria histórias juvenis envolventes e com lições para a vida toda.

Em ?Sozinha?, Rosa, uma menina de 15 anos, vê sua vida mudar abruptamente após a morte da mãe, Julieta.
Assim, a protagonista narra para o leitor sua jornada envolvendo o luto e as inseguranças naturais da idade.
Ao longo da história, Rosa passa a viver com o pai, o músico Renato, e com uma avó zero açúcar.

Durante a leitura, eu senti muita empatia pela personagem e também pelo Renato. A situação deles é extremamente delicada, com certeza, mas o livro possui uma leitura tão fluída e leve que devorei em poucos dias.

Outro fator positivo é trazer como segundo plano o conflito de gerações e como uma filha pode carregar consigo a referência materna de forma inconsciente.

A cereja do bolo foi quando Rosa começou a ler as agendas antigas de sua mãe, uma adolescente dos anos 80, então vocês podem imaginar o quão eu me envolvi percorrendo tais páginas.

Além disso, Rosa vive experiências relacionadas à amizade, amor, aceitação, mudança de escola e síndrome do pânico.

Gostaria de elogiar a escrita impecável da Keka e a construção da trama. Houve uma responsabilidade tremenda ao abordar com maestria todas as nuances adolescentes.

Recomendo a leitura não somente para o pessoal da idade da Rosa, mas também para os adultos: mães, pais, professores.

E só digo que em breve vou ler os outros livros da autora, com certeza! ??

Izabeli7 29/01/2023

Sozinha
eu nunca perdi ninguém tão próximo ent não sei como ela se sente, mas eu sei que devemos apreciar qm esta do nosso lado em momentos difíceis como esse, eu senti falta disso sabe? achei a personagem um pouco grosseira, mas eu tbm n sei o que eu faria se perdesse minha mãe. mas te faz pensar em como agir como você mesmo, como descobrir quem você é o livro é mt bom, mas n sei se faz mt meu tipo.

luiza1281 21/01/2023

para quem já passou ou ainda está passando por um luto, é um ótimo livro.....trata de assuntos de uma forma leve e descontraída!

roses in winter 14/01/2023

sozinha - 2023
eu fiz uma resenha bonitinha e grande falando do livro e, bem nessa hora, o skoob caiu, então não irei fazer de novo. recomendo, gostei, três estrelas. ?
sam 14/01/2023minha estante
K?KKKKKKKKKKKK EU SOU ASSI

roses in winter 15/01/2023minha estante
sério, eu fiz a resenha toda bonita e quando clico em salvar, o negócio não carrega, daí eu pensei "deve ser problema na internet né", spoiler: não era. daí saí do skoob e o negócio não quis mais entrar, quando entrou eu vi que perdi a resenha, que ódio

Booleticia 08/02/2023minha estante
Já me ocorreu e foi péssimo!! Por isso agora eu fico salvando a resenha de parágrafo em parágrafo

roses in winter 28/02/2023minha estante
vou começar a fazer, porque, nossa, sacanagem isso