Finale

Finale Stephanie Garber

Resenhas - Finale

â¤. . . ju 05/05/2024

Insira aqui o título mais indignado que você imaginar
Fico muito triste de ter terminado essa trilogia e, ao fim dela, ter essa sensação de tempo jogado fora, porque eu quis TANTO gostar dela. Esperava que a autora amarrasse algumas pontas soltas deixadas no último livro, mas ela não só as deixou largadas como também escolheu um caminho narrativo MUITO preguiçoso, e poucas coisas realmente me prenderam a atenção durante a leitura. Nota dó porque a decepção me deixou com raiva.

camidemoraes 04/05/2024

Conclusão da série
Dois meses se passaram desde os últimos eventos: os Arcanos foram libertados de um baralho de cartas, o trono foi reivindicado por Lenda e o rapaz por quem Donatella Dragna se apaixonou de fato não é real.

Anna1207 04/05/2024

"O medo é um veneno para o amor. E o amor é um veneno para o medo."
Classificação indicativa: +14

“Quero sentir amor de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Antes, tinha medo disso. Mas, agora, acho que o amor é outro tipo de magia. Uma magia que torna tudo mais vivo, fortalece que o sente, infringe regras que não deveriam existir, é infinitamente valioso. Não consigo imaginar minha vida sem amor.”

Depois de um looongo tempo sem contato com uma nova fantasia, finalmente dei uma chance para os livros “queridinhos” do booktok e não me decepcionei. Caraval serve tudo: bons personagens, ambientação mágica, mitologia inédita e cativante, romances que te fazem surtar e um enredo eletrizante e inteligente, que te prende do início ao fim. Ao longo dos livros fui pega de surpresa e, mesmo depois dos choques iniciais do primeiro livro, cada plot foi uma rasteira que eu caí feito uma pata. Achei a escrita envolvente, e a autora conseguiu captar a essência das personagens, Donatella e Scarlett, perfeitamente. Amei acompanhar o desenvolvimento emocional de ambas, fica claro a evolução delas como pessoas e irmãs, a relação das duas é linda e emocionante, as cenas delas juntas são incríveis, uma dinâmica única.

Na minha percepção, a estrutura e o enredo da história são muito inteligentes, o modo como os plots são inseridos aos poucos até atingirem o ápice e te deixarem de queixo caído mostram que houve uma boa organização dos elementos e que a autora soube usar do timing perfeito para construir uma história envolvente e fluida. O universo é contagiante, toda a mitologia que a autora criou e como ela se envolve com os personagens é encantador, os romances são muito emocionantes e surtantes, a dinâmica entre os casais transborda química e cuidado, você se apaixona junto com eles.

Não posso deixar de falar da minha favorita, Scarlett, outra que me identifiquei muito e me conquistou no primeiro capítulo. O carinho e cuidado dela com a irmã é enorme, e você percebe que é daí que ela tira toda sua força para ultrapassar todos os desafios: o amor. Scarlett é uma das personagens com melhor desenvolvimento que eu já vi, assim como Tella. As duas são incríveis, têm seus momentos irritantes, claro, mas não chegam perto dos momentos incríveis e que nos fazem apaixonar por elas. Amei o detalhe do POV da Scarlett: ela vê as próprias emoções com cores. Achei de uma delicadeza enorme como a autora inseriu essa parte única da personagem de uma maneira tão sutil, mas ainda tão única e encantadora, esse detalhe trouxe uma magia a mais pros livros.

Enfim, a trilogia conquistou meu coração em todos os sentidos, além de passar uma mensagem tão bonita, sobre o amor e a esperança e o medo: como o primeiro pode ser a maior fonte de força existente, como o segundo é uma arma poderosa e como o terceiro pode ser importante, desde que você não se deixe dominar por ele. Eu amei, chorei tanto, tanto, e ri tanto, tanto, que me senti numa montanha russa. Façam esse favor a essa pobre emocionada leitora e ao fandom dessa obra de arte e leiam também.

“Scarlett decidiu que não sentiria medo. O medo era uma veneno para o amor. E o amor era um veneno para o medo. […] ‘O seu medo de amar está te destruindo e destrói todos em que você encosta. E isso não te faz mais poderoso, apenas faz o mundo que te cerca mais trágico.’”

Thais.S 04/05/2024minha estante
Eu perdi a paciência é com as duas irmãs ?... insuportáveis

Bruna 03/05/2024

O melhor da trilogia caraval
Surpreendentemente desde lendário me vi gostando muito mais da narrativa. Achei caraval sem graça, mas lendário e finale foram ótimos. Tella não é a minha favorita, longe disso, mas os plots de ambos os livros foram bem mais interessantes e nesse último ficou ainda melhor devido a narrativa dividida entre ela e Scarllet, tornou o livro mais dinâmico e bem melhor de ler. Estou muito satisfeita e ansiosa para finalmente ler a trilogia de Jacks.

Eris 03/05/2024

Era apenas um jogo.
Finale, infelizmente, não cumpre as expectativas de ser um ?grand finale? para a trilogia caraval.

O livro acaba por ser um tanto repetitivo, sempre voltando nos mesmos assuntos. Ao passo em que é muito e desenvolve pouco outros temas.

Não senti tanto desenvolvimento dos personagens. Donatella segue sendo inconsequente. Scarlett segue sendo bem inocente.

Mas até que tem uns plot twists interessantes. Infelizmente, não bons o suficiente para o final de uma série.

Machry 02/05/2024

Uma trilogia lendária ???
Acabei Finale há 4 minutos e só quero chorar... Ler Caraval me fez tão, mas tão bem! Me apaixonei por Donatella, Scarlett, Julian e Lenda durante esses três livros (e por Jacks e Evangeline na trilogia de "Era uma vez um coração partido", do mesmo universo). Quando terminei Lendário, achei que seria o melhor da série, mas assim que comecei Finale minha opinião se alterou rapidamente. Esse livro me prendeu do início ao fim, assim que me sentava para ler, não conseguir largar. Com certeza me lembrarei dessa história por anos e anos. Só posso agradecer a Stephanie Garber por criar esse mundo espetacular e esses personagens maravilhosos, que já estão deixando saudades! ??

Kah 29/04/2024

O final foi lindo
Eu amei essa trilogia, o primeiro livro me envolveu como nenhum outro foi capaz.
Esse último achei umas partes muito repetitivas, mas o final foi dr aquecer o coração ?? ??

nicoleni.ni 29/04/2024

Amor x imortalidade
O começo é um pouco entediante, assim como o começo de Lendário, mas li as ultimas cem páginas em dois dias. Há muitos furos de roteiro e coisas más desenvolvidas, sinto que a autora poderia ter aprofundado sobre os Arcanos e sobre Jacks, que ficou um pouco apagado no decorrer das páginas.
Sei que a série Caraval é louca, mas é por isso mesmo que gostei tanto de ler esses livros. Os personagens tem sua própria personalidade, e amei a relação da Tella e do Lenda, principalmente no que diz respeito ao amor e imortalidade. As reflexões sobre esse tema foram mto boas, e o final (de Lenda e Donatella) melhor ainda!
Sobre o final do livro e conclusão da série, fiquei parcialmente satisfeita. Tem coisas malucas que não consigo passar pano, como o Ruscica sendo deixado de lado, a Estrela Caída sendo meio boba, e o Jacks servindo apenas de tripé pra triângulo amorosa.
Dou três estrelas pra trilogia inteira, mas se não fosse o universo mágico e a criatividade maluca da autora eu daria menos?
Me despeço com um aperto no coração e fico a espera de outros livros tão mágicos

hiirayy 28/04/2024

APAIXONADA E COMPLETAMENTE DILACERADA COM ESSA HISTÓRIA ??
Eu queria muito, muito mesmo, fazer uma resenha que resumisse meramente o como essa trilogia foi PERFEITA, mas creio que palavras não iram adiantar!

Deem uma chance, muito dificilmente irão se arrepender!

ÚNICO ????????????

Dante e Julian, amo vcs??
Scar e Tella, vcs merecem tudo e mais um pouco??

ps: nem terminei e já estou doida pra reler e reviver cada momento novamente ?

Malu 28/04/2024

Finalmente
Achei que nunca ia consegui terminar?
Minha mãe perguntou qual livro eu tinha terminado e porque eu tava tão feliz, já que geralmente eu entro em depressão a cada um que passa. Caraval não me pegou. A explicação que eu dei pra ela foi simples: tem uns livros que são feitos para serem audiovisual e tem audiovisual que eram pra ter sido livros. Caraval é um exemplo disso.
Na minha opinião, sempre achei a ideia da história muito empolgante, falei sobre um pouco na minha review do 2° livro (lendário) e de como eu queria muuuuito me encontrar com o enredo por conta disso. Nesse livro descobri o porquê de eu não me apegar. Escrita e personagens.
No primeiro livro é tudo bem interessante, você tá descobrindo um universo novo, as sensações dos personagens são descritas em cor e cheiro, as reviravoltas e mistérios... mas apartir do segundo, fica tudo muito chato e repetitivo, já no terceiro e último, tem duas histórias diferentes e não dizem nada.
A protagonista obviamente é Scarlett desde o começo mas acabou ficando em segundo plano porquê Stephanie tentou enfiar Donatella goela abaixo com farinha na boca da gente. O que é uma pena pois Scarlett tinha uma história muito mais interessante pra seguir do que Donatella que passou o livro todo correndo atrás de Lenda e enganando Jacks. E por falar em Lenda, ficou um insuportável e sem sal o que é outra coisa triste porque ele É O LENDA, dono de todas as ilusões e magias que encantavam o primeiro livro, e Julian (coitado) se tornou um mero figurante.
A escrita da autora ficou cansativa com tanta repetitividade e diálogos óbvios.
Caso um dia os livros ganhem uma adaptação vou ficar muito empolgada pra ver como vão fazer isso, porque eu realmente acho que tem potencial. E como eu disse lá em cima, acredito que tudo que me incomodou como escrita, talvez sendo assistido não ficaria tão mal assim.
Bom, no final das contas nem review eu queria fazer de tanta preguiça que fiquei da trilogia, isso era pra ter ido pro histórico de leitura, mas eu vi que no fim tinha muita coisa pra falar?