Shorefall

Shorefall Robert Jackson Bennett

Resenhas - Shorefall

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Giovana Laursen 29/06/2023

Gostei mas comparado ao primeiro me decepcionou. Esperava muito mais do vilão, em diversos momentos pareceu que ele não ganhou apenas pelo protagonismo e foi muito arrastado, podia ser um livro menor.
O fato de terem explorado mais Gregor, Berenice e Orso foi bem legal, senti falta das conversas da Sancia com as inscrições.

Alan (@coracaodeleitor) 17/05/2023

Um dos 100 melhores livros de todos os tempos pela Time.

Olá literários, hoje iremos falar sobre Codinome Verity. Que é um relançamento da @editoramorrobranco de um livro super consagrado no mundo.

Verity faz parte da resistência durante a segunda guerra mundial e ela se vê capturada e sabe que seu destino será terrível.

Eles dão para a ela a opção de contar tudo sobre sua missão ou morrer uma morte terrível. Ela começa então uma luta desenfreada pela sua vida quando começa a falar sobre todo seu passado inclusive sobre sua grande amiga a pilota Maddie.

A cada momento que ela começa a contar sua história eu sinto que fica mais angustiante e nós leitores ficamos nos perguntando se aquilo será o suficiente para salvá-la.

É um livro sobre guerra, então já sabemos que ele será tenso e triste. Em muitos momentos eu imaginei de fato que talvez seria real de tão detalhado. Mas sabemos que de fato é uma ficção.

Acho que o livro foi muito bem construído para nos dar uma incerteza e um tensão de não saber o caminho final que a história terá. E isso faz o livro ser impossível de ser largado.

A edição está maravilhosa também e contém alguns conteúdos extras que auxiliam a compreender mais a história como um todo.

Foi um livro que mexeu comigo e uma leitura que pra mim se tornou memorável. Não é um livro que irei esquecer.

Davi Lima 02/01/2024

Continua ótimo MAS?
?a complexidade desse universo não é pra qualquer um, não. Eu mesmo optei por simplesmente seguir baile várias vezes, porque se tivesse que parar para realmente compreender a mecânica (ou a lógica) do sistema de magia, eu ia demorar meses pra ler.

Quando você acha que entendeu, o autor insere um novo elemento, uma camada a mais que dificulta a visualização do que está acontecendo.

O livro (enquanto desenvolvimento de história e personagens) segue sendo excelente, minha única crítica é quanto ao livro ter se tornado muito complexo nas explicações de como a magia funciona. E, mais do que isso, nas ramificações da magia, que levam a mais ramificações, que levam a mais ramificações, e por aí vai. Acho que dava pra simplificar, principalmente nas cenas de ação, que são muitas. Foi difícil acompanhar o que estava acontecendo em detalhes em algumas delas.

Pode ser que seja um problema de tradução, embora eu acredite que não. Também não vou descobrir porque não vou me atrever a ler essa série em inglês.

Minha única dúvida é se eu já pego o terceiro (e último), ou se dou um descanso para minha cabeça antes ?

ingridrad 05/12/2023

Robertinho, eu te amo. Ai olha, sensacional a escrita desse homem. O livro não é tão bom quanto o primeiro, achei um pouco mais confuso, mais difícil de entender, mas ainda é maravilhoso, não vejo a hora de terminar essa trilogia (assim que a morro branco diminuir o preço absurdo que ta locklands).

Ley 10/07/2023

Li esse pensando no caos que o próximo vai ser
Foundryside se tornou uma das melhores leituras do ano, portanto Shorefall, seu segundo volume, me deixou com altas expectativas. Se passaram três anos após os acontecimentos do primeiro livro, os personagens estão lutando por uma cidade melhor, atualmente são inscritores e moram na Área Comum de Tevanne, um lugar que antes era ainda mais precário.

A intenção é que os mais necessitados também tenham as inscrições em fácil alcance, tirando a ideia de que apenas a elite possa desfrutar disso. A iniciativa é importante, mas o trabalho é demorado. Os personagens estão prestes a realizar um grande movimento no meio das Casas Comerciais, possibilitando ainda mais acessibilidade para todos, mas correndo um risco imenso para isso.

Sancia, Berenice, Gregor e Orso buscam progresso, mas quando uma notícia preocupante de algo perigoso chegando na cidade é anunciado, parece fazer seus planos serem comprometidos. A partir daí, é como se a história gradualmente mostrasse uma projeção de quão expandida pode ser. É realmente impressionante o contraste do volume anterior para esse, porque essa surpreende em revelações em um nível ancestral.

Personagens perigosos e lendários surgem, porém não é fácil descobrir suas intenções. O grupo vê que a situação pode comprometer tanto eles quanto todas as pessoas presentes na cidade. A corrida para impedir os muitos problemas é urgente. As mais de 600 páginas de história ocorrem em menos de uma semana, obrigando-os a testarem seus limites e optarem por medidas desesperadas.

O que mais estava esperando nessa história, era uma resolução para o problema de Clave, a intrigante chave senciente que Sancia se depara em Foundryside. Aqui, temos respostas sobre isso, mas demora um pouco, e a situação não é das melhores. Outros momentos agradáveis de se esperar, era a relação entre Sancia e Berenice finalmente engatada. As duas tinham um grande potencial para se tornar um casal, e não decepciona. Em Shorefall, essa relação não é apenas firme, como possui uma singularidade em seu progresso. A intenção do autor não é focar em romance, portanto as duas possuem uma base firme, confiança e carinho, mas o foco principal é resolver os problemas urgentes.

Enquanto isso, personagens e problemas andam juntos. Enquanto conhecíamos os protagonistas melhores, eles emocionam cada um à sua maneira, em especial Gregor, que possui alterações semelhantes as de Sancia, mas com um direcionamento distinto. Ser consciente de suas dificuldades já é difícil, mas a intimidade com que o autor coloca cada cenário é doloroso.

Por estar mais apegada a cada um deles, este livro se tornou mais pessoal para mim. A grandeza da história continuou surpreendendo, mas notar como os personagens poderiam se desfazer a qualquer momento me deixava abalada. A grandiosidade dos acontecimentos me fizeram conjecturar em como o terceiro volume será conduzido. Não espero tantos momentos felizes, mas um final digno. Shorefall molda tanto os personagens quanto o leitor, não temos um final definitivo, e sim uma abertura imensa para ser resolvido no último volume.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/12/resenha-trilogia-dos-fundadores.html

Emma 23/01/2023

Não acredito no que o autor fez
Eu acabei de terminar o livro tá e assim, as primeiras trezentas páginas foram um parto. Vamos ser sinceros, o livro só começa na página 405 quando o melhor personagem aparece, depois daí tudo mil maravilhas e quando você vai ver o autor tira coisa do cy. Sei lá, não gostei do final desse livro, acho que o livro poderia ser menor e também acho que poderia ser uma duologia, mas é só minha opinião fedegosa mesmo.
Jess | @jesslendo 23/01/2023minha estante
o sofrimento que é esse final, meu pai AMADO

Emma 23/01/2023minha estante
Eu espero que o Orso esteja bem

Jess | @jesslendo 24/01/2023minha estante
ai amiga, tá não kkkkkkkkkkk

Emma 24/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK não custa sonhar

Lucas.Godoi 16/01/2023

Uma ótima continuação
Li Foudryside em 2021 e enrolei ano passado todo para ler Shorefall, esse livro vai trazer vários acontecimentos muito bons para a série e gostei que não foi apenas um livro de ?passagem? para a conclusão (como são o caso de segundos livros em outras trilogias), então foi bem interessante!

Tem um plot twist no final que realmente não fazia ideia que iria aconteceu e as cenas finais já deixam uma expectativa do que pode rolar na finalização dessa série.

Enfim, gostei bastante e espero que Locklands chegue logo no Brasil para já finalizar essa trilogia esse ano.

Leo Vieira 21/09/2022

Shorefall: A Noite do Caos
Depois que terminei o primeiro volume automaticamente comecei q criar expectativas para a sequência. O primeiro livro começa lento, mas é tão imersivo e criativo que me cativou do inicio ao fim. No entanto, a sequência tem um ritmo muito mais vibrante e explosivo.

A ação faz parte do inicio ao fim, tornando a leitura eletrizante a cada capítulo. Porém, o autor consegue mesclar questões reflexivas que dão profundidade a narrativa. Além disso, faz uma bela e importante crítica ao capitalismo e consumismo exacerbado, crítica comum a obras de cyberpunk.

Está história, mescla o cyberpunk, com steampunk e fantasia em um mundo totalmente novo, que tem como foco uma grande luta de classes entre trabalhadores e mega corporações. A magia aqui, funciona como linguagens de programação e tornam a mitologia ainda mais interessante.

Infelizmente, a escalada epica de poder no final do livro, destoou um pouco a trama. Ficou confuso e um pouco evidente que o autor não soube manejar o grande clímax da história.

No entanto, fica um grande gancho para a próxima etapa, que aguardo com muita expectativa, ainda mais com a edição linda que recebi mais uma vez da editora Morro Branco.... não paro de pensar em como será a próxima.

Maisa @porqueleio 12/12/2023

Resenha / Shorefall, a Noite do Caos /@porqueleio
A situação política de Tevanne já era muito ruim, mas com a chegada de Crassedes, a situação rapidamente chega próximo ao insustentável. Como o primeiro livro, Shorefall é cheio de tensão, e cada capítulo vai trazendo algumas respostas e mais mistérios. Sabe aquele jargão – soltou o ar que não sabia que estava prendendo? Ler esses livros nos colocam nessa situação recorrentemente.

Alguns personagens novos passam pela história, mas acredito que serão muito importantes na finalização. Sancia se torna uma protagonista muito forte, e seu laço com Berê se torna gigante – e fofo. Gregor... que vontade de dar um abraço apertado, ele sofre demais nesse livro. Descobre alguns mistérios em relação ao seu passado e, ainda que de laços rompidos com a mãe, ainda vai passar por poucas e boas. Nunca imaginei que me apegaria tanto ao Orso, ele é divertido de tão sisudo.

Não estava preparada para aquele final, é de destruir o coração! Foi necessário, mas deixou nosso grupo em cacos – justamente quando precisam ser mais fortes para enfrentar não um, mas dois problemas bem fedegosos!

site: https://www.instagram.com/p/Cz1FSvcrt1-/?img_index=1

Homero 07/05/2023

Genial, mas...
Esse livro é genial, Robert Jackson Bennett deve ser um gênio, sério.

Tanto para o lado positivo, quanto para o negativo. É quase um estereótipo, o gênio geralmente é fantástico em determinada habilidade, mas muitas vezes não é tão habilidoso assim na parte social, humana e esse foi o ponto negativo para mim.
Enquanto a trama se desenvolve de forma espetacular, um plot mais grandioso do que o outro, sendo o limite ... O céu? O Universo? As leis da física? Não! Os plots são tão grandiosos que parecem ser ilimitados em todos os sentidos.

Porém, o desenvolvimento dos personagens é quase nulo, um romancezinho que fala muito meu amor pra lá e meu amor pra cá, mas não convence.
Por fim eu percebi que não me importava com nenhum personagem.

Então, embora a trama genial, não tenho vontade nenhuma de ler a conclusão da trilogia.

Wagner 25/12/2022

Uma continuação eletrizante
Gostei muito do Foundryside. Demorei um pouco para me habituar a escrita do autor porque ela em alguns momentos parecia um pouco boba, mas a construção de mundo e os personagens dele eram muito bons, então acabei me acostumando. O primeiro livro se conclui como uma história fechada, e é perfeitamente possível ler apenas ele, por isso fiquei me perguntando se seria boa a continuação.

Foi. Se o primeiro começou lento e foi pegando no tranco, nesse estamos envolvidos constantemente na ação, do início ao fim. A história só se desenvolve mais, além do worldbuilding, do lore e dos personagens. Quem leu o primeiro e gostou precisa muito ler esse, porque as ideias do autor sobre a inscrição, que já eram boas, ficaram ainda melhores. Estou muito ansioso pra ver pra onde ele vai levar a história no Locklands. Traduz logo, Morro Branco!

Allison 07/06/2023

Após um encantador primeiro volume, a trilogia dos fundadores perde um pouco do folego das descobertas mas não chega a decepcionar.
O começo deste volume até chega a lembrar um pouco o ritmo de diálogos afiados com um uso inventivo de magias, porém, quando a primeira virada da historia toma forma, tudo muda.
Uma das características mais interessantes do seu anterior eram as soluções (em forma de diálogos divertidíssimos) para a quebra ou uso dos construtos, e neste segundo, até há, porém é deixado tão em segundo plano que em certos momento só nos é afirmado que houve o tal dialogo e as coisas se resolveram, chega a ser pífio e frustrante para quem leu o primeiro e esperava algo, ao menos, no mesmo nível de inventividade do primeiro.
Como disse, após a primeira parte, o livro toma um rumo de narrativa um tanto quanto singela, pessoas saem de um ponto, vão a outro, chegam e há reviravoltas, tudo bem escrito e convidativo para quem lê, entretanto é impossível não imaginar que poderia ser muito mais, afinal, já tivemos a prova disso.

Erwinnph 01/02/2023

Shorefall
O livro não para, e acontecimento atrás de outro, tu não consegue parar, a grande questão é ; a humanidade pode mudar, segundo a história; não mesmo ! Estamos sujeito a nos matar e nos escravizar, por conta de nossos desejos insanos e soberba ? então meus amigo; boua leitura, regada a muita aventura que deixa vc ansioso por saber pelo que há por vir; rsrs?

David 01/04/2023

Sense 8, acorde, temos visitas!
Oh livro bom! Livro gostoso! Isso sim é fantasia boa de se ler! (da vontade Sarah J Mass né)

Esse série se tornou favorita no primeiro livro, aí vem Shorefall e confirma que é sim a queridinha da acadêmia, e com toda razão.
Crasedes conte comigo pra tudo e pra nada ao mesmo tempo, vilão gostoso de se ler e bem desenvolvido, os personagens continuam maravilhosos, meu casal continua mais forte e mais unidas como nunca (literalmente unidas...)

Olha não tem muito oq falar a não ser exaltar esse livro e ficar na ansiedade pra continuação... Morro Branco faça oq for preciso mas traga logo a continuação!

Se for pra falar um ponto negativo: a parte do sense 8, pqp que coisa sem sentido, na primeira vez vc fica curioso mas quando rola com mais gente vc fica se perguntando "isso não rolaria assim pois eu vi acontecer antes e não é tão simples quanto eles estão fazendo parecer" mas só rola assim pois é óbvio que o autor precisou correr com isso.

Tirando isso só tem pontos positivos: a história continua de um ponto perfeito pra continuar o livro anterior, tudo ocorre com sentido, vc entende coisas da história que deixaram em aberto no primeiro livro, se vc acha que esqueceu ele te lembra sem parecer um resumo chato, apresenta novos personagens que são gostosos de se acompanhar. Aí só coisa boa!

É isso, recomendo muito a série pra quem gosta de uma boa fantasia e cansou de romances que se dizem ser fantasia adulta!

1 | 2 | 3 | 4 | 5