A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Angie 18/12/2020

Da prisão a liberdade
Eu fiquei dividida nesse livro porque ao mesmo tempo que achei o contexto da história legal o livro em si considerei chatinho, talvez por não ter curtido muito a escrita da autora não sei.

Chegou um momento que eu estava lendo mais por cima pra poder acabar a leitura. Achei os conflitos e descobertas da personagem legais ainda mais por introduzir na história uma realidade que artistas femininas com certeza vivenciam, mas só fui achar que o livro teve ritmo lá pros 70% da leitura porque tiveram partes mais curtas para serem lidas o que fez a leitura fluir um pouco, então levando isso em consideração cheguei a conclusão que quando era a personagem "contando" a história não me prendeu nem um pouco.

Carol Vidal 17/12/2020

Uma história bem interessante sobre busca de identidade. Gostei de a narrativa ser construída toda por meio de entradas de diário e notícias (apesar de achar que algumas partes não cabem num texto de diário, como reprodução de diálogos).

Carous 05/12/2020

Nossa, Aione, por que me matastes?
Tudo que esperava dessa leitura era algo leve e rápido inspirada no filme Aladdin, com muitas referências, um romance gostoso para eu torcer e me perder na escrita da Aione Simões que eu tanto gosto. Acabei recebendo um conto sério com final melancólico que discute o machismo na indústria musical.

Na minha adolescência Lindsay Lohan e Amanda Bynes estavam no auge; esse período da minha vida foi embalado pelas músicas de Britney Spears e Christina Aguilera (entre outros artistas que não vêm ao caso aqui). Mas também pelos escândalos dessas artistas teens alardeados em tablóides que passaram de bons exemplos para meninas como eu - e boas moças perante à mídia - para má influências. Eu era novinha e não sabia nada sobre fama, imagem fabricada, contratos, assessorias, empresários controladores, como a liberdade dessas artistas era cerceada... menos ainda que elas foram vítimas da misoginia ou de como é cruel e impiedosa. O surto da Britney Spears, em 2007, me deixou chocada e confusa. O que estava acontecendo?

Bom, Aione Simões insere todos esses elementos em sua história e achei tão certeiro! É cirúrgica nas indiretas e critica muito bem o problema do show business. Faz todo sentido que além de falar sobre a cantora Yasmin, ela mencione os bastidores da fama.

Lamento ter adiado tanto a leitura, mas não me arrependo. Sinto uma imensa preguiça da temática envolvendo show business e fiquei insegura após ler algumas resenhas reclamando da história. Mas, por fim, minha confiança no trabalho da Aione venceu minhas ressalvas. E eis me aqui batendo palma para A Filha Ideal . Foi um boa leitura, é uma excelente história com uma maravilhosa protagonista. Tudo se encaixa, os diálogos são reais e bem feitos e as interações são bem casadas.

Só um porém: queria que a ascendência árabe de Yasmin fosse mais explorada. Algo que ressalto em Princesa da magia é que a autora é bissexual e colocou isso na história. Não sei a ascendência da Aione, mas queria que houvesse um traço dela que estivesse no conto também.

Não sei para as outras pessoas, mas a Jasmine foi importantíssima na minha infância; foi a primeira princesa não branca que vi na tela - e por muitos anos foi a única (a Tiana veio em 2009. 17 anos depois de Aladdin). E tive que lidar com o embranquecimento dela nos produtos oficiais da Disney.
É a única crítica que tenho, e nem é bem uma crítica, só um comentário que sequer influenciou na nota final. A história é perfeita do início ao fim.

É o quarto da antologia Femme Fatale, mas o segundo que li. Agora compreendo mais a proposta dessa antologia e percebo que fui injusta na resenha de Princesa da magia .

p.s.: Ri do título do conto ser A Filha Ideal (embora quem leu sabe que faz todo sentido) porque quem deseja se adequar e ser a filha perfeita é a Mulan rs

Pré-resenha
Eu estava com tanto medo de ler este conto por causa de algumas resenhas que li, porque a temática (meio artístico) não chama minha atenção e porque não gostei taanto assim do primeiro conto desta antologia, mas Aione fez TUDO. Meu Deus... estou abalada.

Estava frustrada pela minha demora para concluir a história da Yasmin e agora estou aqui arrasada, desejando só mais um parágrafo, um capítulo.

Uma coisa é certa: este segundo conto tem mais referências ao filmes em que foi inspirado do que a história da Clara Alves, e como cadelinha da Disney que sou, peguei t-o-d-a-s as referências antes das notas explicativas. Além disso, fiquei TÃO feliz da Aione colocar esses "easter-eggs" na história. Com certeza garantiu o coração de favoritado.

Raissak 05/12/2020

Gostei muito do contesto da historia de como ela fluiu pela minha visão, gostei dos personagens e de como a história foi feita para ela se descobrir. Não gostei muito do que ela fez no final mas, acabou se resolvendo, então resumindo a história é muito boa

manudefariadias 28/11/2020

Como faz pra ler a continuação?
O livro terminou mas tudo que queria era maaaaaaais, muito maaais.
História fofinha, leve, traz temas importantes e interessantes.
Primeiro trabalho que leio da Aione e amei demais.

Jessica 27/11/2020

Será que alguma vez minha voz disse o que eu queria dizer?
Que história maravilhosa. Eu amo uma releitura e essa foi incrível. Uma história onde mostra o crescimento da personagem, onde ela lida com seus erros e com as consequências deles, onde ela aprende a correr por si e por seus próprios sonhos. Que quentinho no coração.

Esther 25/11/2020

Não estou muito acostumada a ler livros nacionais, mas tenho que dizer que esse me conquistou e muito! Por ser um livro tão curtinho não esperava que fosse tão bem desenvolvido, a historia é muito cativante com varias lições por trás, acho que devo ter grifado quase todo o livro haha

Recomendo, é bem escrito, com uma história linda, um romance fofo e mesmo que seja baseado em um conto de fadas, não tem nada de príncipes e princesas!

Julia @juleiturando 24/11/2020

Jasmine
Esse livro da antologia aborda um assunto musical e sobre descobertas, foi bem legal ver esse lado do empoderamento feminino e da mudança da adolescência para a adulta.

Bruna.Bookstagram 10/11/2020

Amei a temática
"Entre letras de músicas, posts em sites de celebridades e uma narrativa em formato de diário, A Filha Ideal é uma novela sobre identidade e imagem da mulher na mídia, que reconta, em dias atuais, a história da princesa Jasmine, de Aladdin. Faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 12 novelas sem relação entre si de 12 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura."

Apesar de ser a quarta edição dessa série de livros, eu fiquei bem surpreendida, pelo menos com essa, da importância em colocar as princesas como mulheres fortes e decididas e não submissas como costumam ser nas histórias infantis. Yasmin representa muitas mulheres hoje em dia, que tem medo de mudar e sair da sua zona de conforto quando sente que tem algo errado com a maneira que tem levado a sua vida. O que fazia sentido para ela, agora não faz mais. Acho que isso é algo comum entre a sociedade. O que te fazia feliz, agora não é tão importante. Isso é normal, você precisa ter muita força de vontade para mudar e fazer o que te faz feliz.

Confesso que estava aguardando um término de história um pouco clichê, mas eu realmente me surpreendi com a forma que ela pensou em tudo para conseguir mudar. Ela deixou de ser boazinha e decidiu que valia a pena qualquer coisa para fazer o que realmente precisava fazer. Já vi que não posso esperar nada simples ou adivinhar o que ela vai escrever, ela acaba me surpreendendo no final das histórias sempre. Eu simplesmente amo ser surpreendida e reviravoltas nos livros e ela sabe fazer isso como ninguém.

Vale muito a pena ler essa edição, está maravilhosa. Quem quiser ler, tem na Amazon e você consegue ler de graça pelo KIndle Unlimited.

site: www.instagram.com/dniliterario

Gabi 03/11/2020

"Como é impossível agradar todo mundo, gostaria ao menos de agradar a mim."

Eu estava bem ansiosa para fazer essa leitura, ainda não tinha lido nada da Aione, e estava muito empolgada para mudar isso. Além disso, a proposta da história me conquistou rapidinho, então as expectativas ficaram bem altas. Não me decepcionei, confesso que fui muito surpreendida, a história tomou um rumo muito diferente do que eu esperava, e muitas vezes me vi questionando algumas atitudes da protagonista. (E de um outro personagem também, mas não vou entrar em detalhe sobre isso pra não dar spoiler.) E logo em seguida eu me vida pensando: "porque estou questionando isso? Estou sendo justa com ela? Ou estou agindo como a mídia no livro e esperando demais dela, como se ela não fosse humana?", talvez tenha sido o objetivo da autora, nos FORÇAR à essas reflexões, o que eu gostei muito. Também foi impossível não ficar revoltada com a forma como algumas coisas sobre a personagem eram noticiadas, destacando como mulheres e homens são realmente julgados de formas diferentes na sociedade por fazerem exatamente a mesma coisa. A autora também me pareceu usar propositalmente situações que nos lembrassem as que vemos na mídia, destacando como ela pode ser tendenciosa, e eu achei isso sensacional. Enfim, gostei muito da história da Yasmin, valeu muito à pena a leitura.

Haley 01/11/2020

O desenvolvimento da protagonista é maravilhoso, Aione tirou meu sono com esse livro, obrigada. ?

Martinha.Souza 28/10/2020

Liberdade
Qual o preço da liberdade?
Yasmin vivia em um mundo de ilusões, de mentiras, reconhecida como a filha ideal, por aceitar tudo sem questionamentos.
Mas um dia ela clama por liberdade, porém para conseguir acaba magoando pessoas importantes.
A liberdade cobrou um preço alto, será que ela está disposta a arriscar tudo por isso?
Soph.. 28/10/2020minha estante
Adorei sua resenha, fiquei curiosa, agora quero ler rs.. ??

Martinha.Souza 29/10/2020minha estante
É uma leitura que te leva a reflexão

Sammara 27/10/2020

Que Sonho <3
A primeira coisa que pensei ao iniciar a leitura e que não iria curtir, pois como adaptar um fenômeno conhecido mundialmente que se passe no Brasil, então vem a lindíssima da Aione e me da um belo tapa na cara.
Não tenho palavras para descrever, essa Yasmin, que assim como uma borboleta foi se transformando em cada página, que nos faz refletir sobre até que ponto vale a pena viver como a sociedade dita ser o “ideal”. O Romance acaba sendo um plus na leitura, porém o que mais me deixou aguçada foi em ver todo o processo desde ela ir se transformando de uma menina em uma mulher de verdade e enfrentar o pai , mesmo que isso custasse muito , até quando ela descobre quem ela é, para depois só assim aceitar o amor.
E sobre a narrativa, o diário com as matérias foi o complemento, que deu ainda mais realidade a personagem e as composições
Ana 27/10/2020minha estante
Não fazia ideia da existência desse livro, já coloquei na minha lista!

Sammara 27/10/2020minha estante
Leia , não irá se arrepender.

Tatianna 18/10/2020

Lindo e sensível
Eu acabei agora essa leitura e estou arrebatada. Me apaixonei por essa história.

Ela aborda sobre auto-conhecimento, sobre encontrar a sua própria voz. E foi tão linda a maneira que a Aione fez isso!

Eu simplesmente esquecia durante a narrativa que se tratava de uma nova versão do Aladdin. Somente em alguns momentos eu reconhecia as semelhanças e referências, mas no restante do tempo, eu só queria saber como as coisas iriam evoluir. Eu me envolvi demais com esses personagens.

Adorei, inclusive, a inclusão das postagens de blogs e notícias da mídia, me remeteu ao livro Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, que se tornou um dos meus favoritos da vida.

Foi uma narrativa muito fluida. Além disso, a escrita da Aione é super sensível e nos faz refletir sobre as nossas próprias escolhas.

Eu amei demais e recomendo muito!

Sarinha 17/10/2020

Faz parte de uma antologia de releituras de contos de fadas por escritoras brasileiras. É levinho, uma delícia de ler e bem sensível. Achei um bom livro pra espairecer e passar o tempo