A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Gabi742 24/08/2020

Incrível
Que livro incrível! Confesso que não gosto muito de livros curtinhos, mas esse aqui me fez repensar sobre isso, pois eu simplesmente adorei esse.
Ver o crescimento de Yasmin, de uma menina que tinha que aceitar a pressão e a imposição de certos padrões para uma mulher decidida e que queria tomar o volante da sua própria vida foi maravilhoso de se acompanhar. O mocinho então nem se fale, maravilhoso.
É um livro rápidinho de se ler, mas que vale super a pena e recomendo para todo mundo além de ter uma autora super talentosa.
Bianca.Karine 27/08/2020minha estante
Meu Deus Gabi, eu também ameeeeei esse livro!!!

Gabi742 27/08/2020minha estante
Maravilhoso né? Os outros dela devem ser pftos também

Bianca.Karine 01/09/2020minha estante
Início de um sonho/ deu tudo errado

Gi | @girlanismos 20/02/2021minha estante
Nossa, falou tudo que achei. Depois da cena do carro foi só ladeira a baixo

Evanice.Almeida 20/02/2021minha estante
Concordo com vc.

Maya | bookig: @umabeletrista_ 30/05/2021

Aione Simões é booktuber, escritora, book blogger e minha veterana da Letras – USP. Conheci a escrita dela através da antologia de contos “Vidas na Noite“, depois li o livro “Escrito nas Estrelas?” (meu preferido dela até então), o conto “Cinco Minutos“, e, por último, li recentemente este conto “A Filha Ideal“.
A escrita da Aione é fluida, sempre nos transporta para dentro da história fazendo a gente se envolver tanto que esquece da realidade. Sempre que preciso de ler uma escrita mais leve e que ao mesmo tempo me faça refletir, recorro à Aione. Ela sabe nos trazer temas muito importantes sem utilizar vocabulários cansativos e isso eu admiro muito nela!

Antes de irmos para a resenha em específico, gostaria de destacar um fato super interessante envolvendo A Filha Ideal. A obra faz parte da coletânea “Femme Fatale“, projeto da Increasy Consultoria Literária que reúne várias autoras nacionais para recriarem as princesas dos contos de fadas trazendo-as para o mundo contemporâneo. Por ora, eu conheci apenas o conto da Aione, mas estou louca para conhecer a escrita das outras autoras desse projeto lindo!
A Filha Ideal, portanto, é uma releitura da princesa Jasmine, de Aladdin.

Em A Filha Ideal, temos a protagonista Yasmin (uhu! minha xará 😍), cantora brasileira de sucesso. Yasmin é conhecida como “a filha ideal” por ter uma reputação de “boa moça”, afinal, Yasmin corresponde a todos os padrões da sociedade: é educada, não se envolve em polêmicas, não fala palavrão, é simpática e meiga com tudo e todos… e toda essa perfeição encanta seu pai e empresário, o Sultão do meio musical.

Contudo, por conta de a agência de seu pai ter praticamente falido, ele envolve-a em um contrato milionário que pode salvá-lo. Para isso, porém, não bastasse a rigidez de seu pai para preservar a imagem de Yasmin, o contrato traz regras ainda mais rigorosas. Apesar de amar seu pai e entender que ele faz de tudo por sua filha, Yasmin começa a se questionar se vale a pena trocar sua verdadeira identidade para satisfazer aos outros. Conseguirá Yasmin, em meio a tantas repressões, renascer no mundo da fama com sua verdadeira identidade, criando suas próprias músicas e sendo ela mesma sem amarras?

A Filha Ideal é um conto que em tão poucas páginas traz uma grande reflexão acerca do lugar da mulher na sociedade. Yasmin é uma representação do que acontece com muitas mulheres hoje em dia no meio artístico: limitações e restrições a quem elas realmente são, apenas para se encaixarem nos moldes da sociedade. Trazendo uma história divertida, Aione mistura diferentes gêneros textuais como diário, letras de músicas e blogs, fazendo-nos entrar na vida de Yasmin de tal forma que conseguimos sentir suas emoções e seus conflitos juvenis internos, sua busca pela verdadeira identidade e sua quebra de padrões. A reflexão que esse conto me trouxe foi tão imensa que até mesmo citei em um trabalho da faculdade!

Fica a indicação para quem busca histórias leves, mas que possam levantar questionamentos importantíssimos! :)

site: www.umabeletrista.com.br
xerxes.gouveia.75 01/06/2021minha estante
Eu a conheci com o Vidas na Noite também. Perfeito!

Maya | bookig: @umabeletrista_ 18/07/2021minha estante
Eu amo a Aione!

Kátia Monteiro 26/04/2021

Encantador
Queria começar dizendo que a escrita da Aione é incrível. Sua narrativa é leve e extremamente envolvente, ela criou uma protagonista que eu me identifiquei em vários momentos.

Yasmin é uma cantora pop super famosa que está cansada de ter sua carreira comandada por seu pai. Ela quer a liberdade de fazer suas próprias escolhas e usar sua voz para cantar coisas que ela realmente sente.

A única coisa que me desagradou foi o final e por isso acabei tirando uma estrela. A protagonista toma uma decisão que eu entendo mas não concordo, talvez tenha sido algo mais pessoal mas eu realmente não consegui concordar com aquela atitude.

"A filha ideal" é um livro leve, rápido e encantador. Já adicionei as outras obras da Aione na minha wishlist.
Danielle.Nunes 13/05/2021minha estante
Eu fiquei chocada com o final e acabei tirando uma estrela por isso hahaha... Lei "escrito nas estrelas?" que vc vai se apaixonar.

Kátia Monteiro 17/05/2021minha estante
Vou colocar esse livro na minha wishlist, eu amei a escrita dela

Martinha.Souza 28/10/2020

Liberdade
Qual o preço da liberdade?
Yasmin vivia em um mundo de ilusões, de mentiras, reconhecida como a filha ideal, por aceitar tudo sem questionamentos.
Mas um dia ela clama por liberdade, porém para conseguir acaba magoando pessoas importantes.
A liberdade cobrou um preço alto, será que ela está disposta a arriscar tudo por isso?
Soph.. 28/10/2020minha estante
Adorei sua resenha, fiquei curiosa, agora quero ler rs.. ??

Martinha.Souza 29/10/2020minha estante
É uma leitura que te leva a reflexão

Sammara 27/10/2020

Que Sonho <3
A primeira coisa que pensei ao iniciar a leitura e que não iria curtir, pois como adaptar um fenômeno conhecido mundialmente que se passe no Brasil, então vem a lindíssima da Aione e me da um belo tapa na cara.
Não tenho palavras para descrever, essa Yasmin, que assim como uma borboleta foi se transformando em cada página, que nos faz refletir sobre até que ponto vale a pena viver como a sociedade dita ser o “ideal”. O Romance acaba sendo um plus na leitura, porém o que mais me deixou aguçada foi em ver todo o processo desde ela ir se transformando de uma menina em uma mulher de verdade e enfrentar o pai , mesmo que isso custasse muito , até quando ela descobre quem ela é, para depois só assim aceitar o amor.
E sobre a narrativa, o diário com as matérias foi o complemento, que deu ainda mais realidade a personagem e as composições
Ana 27/10/2020minha estante
Não fazia ideia da existência desse livro, já coloquei na minha lista!

Sammara 27/10/2020minha estante
Leia , não irá se arrepender.

Giovanna.Vitoria 12/03/2021

a filha ideal - experiencia gigi
Foi um livro bem gostosinho de ler. tem um certo momento que fica um Clichê , que foi levemente irritante (por isso 4 estrelas), mas gostei do desenvolver da História e como foi tratado alguns assuntos importantes como machismo, como Mídia Tóxica e etc
Larissa 12/03/2021minha estante
li essa semana esse livro, também gostei muito das questões levantadas

juliarfs 18/02/2021

fofo
no começo eu estava achando a protagonista bem chatinha, mas a história conseguiu desenvolver e amadurecer os sentimentos de uma forma incrível, gostei muito e achei as músicas muito fofinhas

gostei do final também, ficou com um gancho de recomeço que eu amei
Marcelinha 19/02/2021minha estante
que legal ?

RUDY 30/05/2021

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
O livro faz parte da Antologia Femme Fatale que traz releituras de contos de fadas Aqui é a releitura de JASMINE.

A princípio pode-se se achar que é uma história comum, de uma garota que é super conhecida nas mídias sociais por todo mundo, devido a seu trabalho musical e quer cantar suas próprias músicas, por não se identificar mais com a imagem que foi produzida pela mídia sobre ela, entretanto, o contrato feito com seu pai com o atual dono da empresa que era do pai, a proíbe. É bem mais do que isso...

O enredo traz um grande escândalo que ninguém esperava, grandes reviravoltas inimagináveis e traições que são reveladas, tornando a leitura envolvente e que prende o leitor do início ao fim. E ainda traz um romance aparentemente impossível que completa de forma agradável toda composição perfeita do livro.

Achei sensacional a forma como a protagonista cresce como pessoa e chega a maturidade inesperada, todos a considerável frágil e manipulável e ela mostra que não é bem assim, que ela é bem mais inteligente e obstinada do que todos esperavam dela.

Achei o final maravilhoso.

Recomendo a leitura para quem quer uma releitura diferente, inteligente, carregada de surpresas inesperadas e até um certo suspense em determinadas situações.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2021/05/resenha-33-filha-ideal-literatura.html
Michelle 13/08/2021minha estante
Adoro a aione!!! Minha booktuber fav! Mas ainda não li nada dela

Andreia.Kohut 29/05/2020

Gosto muito dessa projeto assim como gosto muito da autora. Só podia resultar em coisa boa!

Vanessa.Coimbra 01/06/2020

Leitura rápida
É uma leitura rápida e leve, ideal para quem procura algo neste estilo. Gostei do enredo e da escrita, não comece procurando algo complexo, pois não vão encontrar e acredito que não seja o intuito do mesmo. Ideal para ler entre leituras mais densas e passar um tempo.

Vivi 01/06/2020

Sigo amando acompanhar a escrita da Aione, que só evolui a cada novo trabalho, a história da Yasmim te prende desde o começo, e a mistura de diário, reportagens e músicas deu um toque especial a narrativa, super recomendo!

Ivi 10/06/2020

Adorei!!!
A Filha Ideal (Aione Simões) é uma novela que compõe a coleção Femme Fatalle que traz histórias protagonizadas por mulheres e que são recontos de princesas clássicas do universo literário. Embora eu não goste de princesas e nem de recontos, não pensei duas vezes em ler esta obra porque tudo o que li da autora foi de alta qualidade.

O livro nos traz Yasmin, uma jovem que desde criança conheceu o mundo da fama através da música. Liderou as paradas de sucesso e fidelizou uma legião apaixonada de fãs e sua carreira acabou consolidando o título de “filha ideal” uma vez que ela concentrava em sua vida, dentro e fora dos palcos, qualidades que muitos julgavam como as que poderiam definir uma boa moça. Discreta, comportada, sempre acompanhada do pai, que através dela fundou e prosperou com uma empresa no show business. Porém o livor começa com o pai sofrendo com um péssimo investimento e tendo apenas Yasmin em sua carteira de clientes para manter sua empresa em pé e seu padrão de vida. Só que é neste momento que Yasmin quer dar uma guinada em sua carreira. Ela já não se identifica com as características que a colocaram no topo do sucesso e acredita que mesmo agindo e ressignificando seu talento, ainda assim pode ser amada por seu público, mas ela está presa a um contrato milionário que garante a estabilidade do seu pai e a mantêm no mesmo lugar de sempre.

Neste momento que está dividida em não decepcionar o pai ou os fãs e a possibilidade de encontrar um novo caminho com suas escolhas pessoais, ela conhece Alain, um jovem músico que se apresenta em bares e casas noturnas, com o grande sonho de viver da música. A princípio Alain não sabem quem é Yasmin, mas ainda assim eles se aproximam e uma paixão doce e bonita nasce entre eles, ainda que Yasmin tenha que entender que não pode confiar cem por cento em ninguém.

Este enredo nos é apresentado através dos diários de Yasmin e reportagens sobre sua carreira, bem como do mundo da música e esse formato nos deu a possibilidade de conhecer intimamente a protagonista, bem como analisar sob os olhos dela como os veículos da mídia a enxergavam e essa maneira peculiar, mas bem assertiva nos faz torcer por Yasmin por todo o enredo.

Por se tratar de uma novela, a história é enxuta e contida, mas nem as poucas páginas são capazes de limitar a intensidade da história que nos apresenta uma personagem consciente do que quer mas que precisa ter prudência para seguir sua voz e assumir as consequências de possíveis escolhas erradas. Yasmin é desenvolvida com intimidade e isso dá uma profundidade boa para a narrativa que nos faz desejar ser sua melhor amiga.

Os outros personagens não são tão bem desenvolvidos como a protagonista, mas isso em nada diminui a experiencia com a história porque entendemos logo nos primeiros parágrafos que o fio condutor deste enredo é dar espaço para a nossa própria voz e fazer com que as pessoas a ouçam integralmente. A partir disso, é fácil refletir sobre o quanto nos anulamos para agradar ou não decepcionar quem é importante em nossas vidas e essa reflexão é o que dá vida e força a esta curta história.

O final pode não agradar todo mundo, mas é muito consistente com todo universo criado pela autora. Um final que muitos entenderão como aberto, mas que eu absorvi como conclusivo, afinal a trajetória dos personagens que encontramos nos livros que lemos não se encerra com o último ponto final dado para o autor.

Mais um trabalho da autora que deixou meu coração quentinho e que me deu mais um argumento para desejar que suas histórias ganhem o mundo e encontre leitores e sua carreira seja de real sucesso, tanto ou maior que o da protagonista desta história. Inclusive esta história nos mostra um novo talento da autora que é a composição de músicas, pois traz canções inéditas escritas para o livro e não tem como isso passar desapercebido. Fiquei imaginando as melodias na minha cabeça e já estou predisposta a adorar se um dia eu as puder ouvir.

Amei!!!

Lilian Coelho/@mundo.da.lilian 15/06/2020

Resenha - A Filha Ideal
Yasmin cresceu na midia, e com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de A Filha Ideal? por uma revista. Contudo, aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam. Motivada por um desejo de mudança, ela propõe ao seu pai e empresário, o Sultão do meio musical, começar a compor as próprias músicas e a apresentar um estilo mais seu. Entretanto, após a agência de seu pai quase ter falido, Yasmin se vê presa a um contrato milionário que pode salvar o Sultão ainda que para isso ela continue prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer.

Ela resolve um dia usar uma peruca para sair sem ser reconhecida para assistir a um show em um bar, e lá ela conhece uma pessoa que irá de vez fazer ela querer ser ela mesma para o mundo.

A história é narrada em forma de diário e também tem notícias de blog, revistas e jornais, no início de cada capítulo. Uma leitura bem gostosa de se fazer. Adorei mesmo ler essa novela. É um reconto da Jasmime de Aladdin, eu sinceramente não conheço a história então não posso comparar, mas gostei da história independendo de ser reconto.

Eu agora pretendo ler os outros livros dessa série Femme Fatale, pois achei a ideia legal!!

site: https://www.instagram.com/mundo.da.lilian/

Costa 16/06/2020

Releitura Feminista
Depois da tentativa da Disney de ?dar voz? a Jasmim achei que esse livro seria um grande clichê. Como estava errada. A Filha Ideal é um livro que retrata assuntos extremamente importantes sobre como existem dois pesos e duas medidas quando se trata de gênero (nesse caso na esfera das celebridades). Recomendo a leitura para todos que se interessem (ou não) pelo assunto