A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Vivi 01/06/2020

Sigo amando acompanhar a escrita da Aione, que só evolui a cada novo trabalho, a história da Yasmim te prende desde o começo, e a mistura de diário, reportagens e músicas deu um toque especial a narrativa, super recomendo!

Natália Carolina 26/05/2024

A Filha Ideial
Uma novela muito legal!

Gostei muito da história, do desenvolvimento da narrativa que não deixa nenhuma ponta solta e me surpreendeu muito no final. Os personagens são muito reais e cativantes.

Tâmara Moya 03/06/2020

Para sair da ressaca literária
Amo tudo que Aione publicou até aqui e com A filha ideal não seria diferente. A autora tem uma escrita que prende o leitor. Uma leitura leve, gostosa e com uma história contemporânea, sentimental e cheia de significados.

Andressa 06/06/2020

"Não é o exterior que conta, e sim o que está dentro"
"Não é o exterior que conta, e sim o que está dentro" O jeito da cantora Yasmin comeca a destoar do da jovem Yasmin quando ela percebe que há mais do que ser a "boa menina que foi educada para ser", principalmente à frente dos holofotes. Cansada de sempre ter que obedecer a tudo lhe dizem para fazer, a protagonista decide se lançar para novos ares e acaba conhecendo Alain, um músico, e logo, a conexão dos dois é certeira. Como nem tudo são flores, ela descobre, tarde demais, que não se pode sair confiando em todo mundo. Porém, ela ressurge das cinzas ainda mais poderosa e diz a que veio. "Ninguem mais me Cala!"
O jeito com que a autora conta sobre os medos, as inseguranças e busca da própria identidade é ótimo e muito cativante. Um livro leve e de rápida leitura, que te faz refletir sobre seus próprios passos e o quanto você enxerga sobre si mesmo.
Além das referências à Alladin, que deixam qualquer fã sorrindo com tamanha nostalgia.

Ivi 10/06/2020

Adorei!!!
A Filha Ideal (Aione Simões) é uma novela que compõe a coleção Femme Fatalle que traz histórias protagonizadas por mulheres e que são recontos de princesas clássicas do universo literário. Embora eu não goste de princesas e nem de recontos, não pensei duas vezes em ler esta obra porque tudo o que li da autora foi de alta qualidade.

O livro nos traz Yasmin, uma jovem que desde criança conheceu o mundo da fama através da música. Liderou as paradas de sucesso e fidelizou uma legião apaixonada de fãs e sua carreira acabou consolidando o título de “filha ideal” uma vez que ela concentrava em sua vida, dentro e fora dos palcos, qualidades que muitos julgavam como as que poderiam definir uma boa moça. Discreta, comportada, sempre acompanhada do pai, que através dela fundou e prosperou com uma empresa no show business. Porém o livor começa com o pai sofrendo com um péssimo investimento e tendo apenas Yasmin em sua carteira de clientes para manter sua empresa em pé e seu padrão de vida. Só que é neste momento que Yasmin quer dar uma guinada em sua carreira. Ela já não se identifica com as características que a colocaram no topo do sucesso e acredita que mesmo agindo e ressignificando seu talento, ainda assim pode ser amada por seu público, mas ela está presa a um contrato milionário que garante a estabilidade do seu pai e a mantêm no mesmo lugar de sempre.

Neste momento que está dividida em não decepcionar o pai ou os fãs e a possibilidade de encontrar um novo caminho com suas escolhas pessoais, ela conhece Alain, um jovem músico que se apresenta em bares e casas noturnas, com o grande sonho de viver da música. A princípio Alain não sabem quem é Yasmin, mas ainda assim eles se aproximam e uma paixão doce e bonita nasce entre eles, ainda que Yasmin tenha que entender que não pode confiar cem por cento em ninguém.

Este enredo nos é apresentado através dos diários de Yasmin e reportagens sobre sua carreira, bem como do mundo da música e esse formato nos deu a possibilidade de conhecer intimamente a protagonista, bem como analisar sob os olhos dela como os veículos da mídia a enxergavam e essa maneira peculiar, mas bem assertiva nos faz torcer por Yasmin por todo o enredo.

Por se tratar de uma novela, a história é enxuta e contida, mas nem as poucas páginas são capazes de limitar a intensidade da história que nos apresenta uma personagem consciente do que quer mas que precisa ter prudência para seguir sua voz e assumir as consequências de possíveis escolhas erradas. Yasmin é desenvolvida com intimidade e isso dá uma profundidade boa para a narrativa que nos faz desejar ser sua melhor amiga.

Os outros personagens não são tão bem desenvolvidos como a protagonista, mas isso em nada diminui a experiencia com a história porque entendemos logo nos primeiros parágrafos que o fio condutor deste enredo é dar espaço para a nossa própria voz e fazer com que as pessoas a ouçam integralmente. A partir disso, é fácil refletir sobre o quanto nos anulamos para agradar ou não decepcionar quem é importante em nossas vidas e essa reflexão é o que dá vida e força a esta curta história.

O final pode não agradar todo mundo, mas é muito consistente com todo universo criado pela autora. Um final que muitos entenderão como aberto, mas que eu absorvi como conclusivo, afinal a trajetória dos personagens que encontramos nos livros que lemos não se encerra com o último ponto final dado para o autor.

Mais um trabalho da autora que deixou meu coração quentinho e que me deu mais um argumento para desejar que suas histórias ganhem o mundo e encontre leitores e sua carreira seja de real sucesso, tanto ou maior que o da protagonista desta história. Inclusive esta história nos mostra um novo talento da autora que é a composição de músicas, pois traz canções inéditas escritas para o livro e não tem como isso passar desapercebido. Fiquei imaginando as melodias na minha cabeça e já estou predisposta a adorar se um dia eu as puder ouvir.

Amei!!!

Lilian Coelho/@mundo.da.lilian 15/06/2020

Resenha - A Filha Ideal
Yasmin cresceu na midia, e com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de A Filha Ideal? por uma revista. Contudo, aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam. Motivada por um desejo de mudança, ela propõe ao seu pai e empresário, o Sultão do meio musical, começar a compor as próprias músicas e a apresentar um estilo mais seu. Entretanto, após a agência de seu pai quase ter falido, Yasmin se vê presa a um contrato milionário que pode salvar o Sultão ainda que para isso ela continue prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer.

Ela resolve um dia usar uma peruca para sair sem ser reconhecida para assistir a um show em um bar, e lá ela conhece uma pessoa que irá de vez fazer ela querer ser ela mesma para o mundo.

A história é narrada em forma de diário e também tem notícias de blog, revistas e jornais, no início de cada capítulo. Uma leitura bem gostosa de se fazer. Adorei mesmo ler essa novela. É um reconto da Jasmime de Aladdin, eu sinceramente não conheço a história então não posso comparar, mas gostei da história independendo de ser reconto.

Eu agora pretendo ler os outros livros dessa série Femme Fatale, pois achei a ideia legal!!

site: https://www.instagram.com/mundo.da.lilian/

samyra 13/07/2020

Favoritado!!!!
Eu nem sei por onde começar. Estou tão encantada pela história da Yasmin e pela escrita da autora que fica até difícil organizar todos os elogios que tenho a esse livro.
Antes de mais nada, a trajetória da personagem principal me inspirou à organizar a minha própria vida e colocá-la no rumo que eu quero ? e era exatamente disso que eu precisava.
Todos os aspectos da história foram extremamente bem pensados e desenvolvidos, e o final me deixou de queixo caído.
Aione Simões realmente fez um trabalho lindo, e agora mal posso esperar para conhecer os outros trabalhos da autora.
Por fim, vou ter que assistir Aladdin! Não acredito que nunca parei para ver o filme, mesmo conhecendo a trilha sonora e tendo até mesmo um moletom com um verso da música principal e uma ilustração dos personagens, nem me lembro direito da história original. Agora me parece um bom momento.

Livros de Cabeceiras 17/06/2020

Esse é o quarto livro da autora que eu leio.
Yasmin é uma cantora de 23 anos, filha de um "sultão" da indústria da música. Apelidada de "A filha ideal" por uma revista por sua imagem sempre de boa moça que ela apresenta nos palcos e na mídia.
Motivada por um desejo de mudanças, Yasmin começa a compor suas próprias músicas e a querer mudar sua imagem, mas com a falência de seu pai e presa a um contrato milionário, esse parece ser o único meio de salvar seu pai da falência.
Uma novela que nos mostra que muitas vezes que para crescermos nem sempre é fácil, e muitas vezes o preço que pagamos é machucando aqueles que mais amamos.

Stephany 19/06/2020

E se a Jasmine fosse do século XXI?
O que dizer de uma história inspirada em Aladdin? Eu simplesmente me encantei com as semelhanças e detalhes pensados pela autora, além da originalidade trazida por ela. Yasmin é uma personagem em crise de identidade que traz muitas reflexões e questionamentos sobre a imagem de uma artista e mulher na mídia, no caso as cantoras; e como as mesmas são julgadas sem dó nem piedade por pessoas machistas e que só querem ver o circo pegar fogo, por suas vestimentas, condutas ou o que fazem ou deixam de fazer, resumindo suas próprias escolhas e não o que esperam delas.
Me envolvi muito com os personagens e foi ótimo ver a "Jasmine" sobre os holofotes dessa vez e não o "Aladdin", e o romance é tão meigo que eu queria mais (admito que o final deixou um pouco meu lado romântico a desejar) hehe mas a questão é que as mulheres ainda lutam para exercer seu direito a liberdade, independente do meio em que estejam.
A narrativa mescla os escritos de Yasmin no diário e matérias de jornal, o que enriqueceu muito a trama, por ela ser uma famosa, nada mais justo do que lermos matérias a seu respeito. Senti muita vontade de ouvir as músicas dela e do Alain (e agora como faz? :) ) tamanha a veracidade que a história me passou, parecia estar acompanhando uma celebridade de pertinho.
Sendo a primeira vez que leio uma obra da Aione, com certeza depois de A Filha Ideal não será a última.
P.S. até a pandemia é citada na história entre os eventos!
"Será que alguma vez minha voz disse o que eu queria dizer?"

Taísa 22/06/2020

A filha ideal é um livro encantador sobre uma jovem que precisa encontrar o seu próprio eu. Já era fã da autora por ter lido seu outro livro e agora sou mais fã ainda. Recomendo!

Lud 26/06/2020

A Filha Ideal de Aione Simões
Acompanho a Aione Simões no youtube a algum tempo mas A Filha Ideal é o primeiro livro que leio da autora. Eu amo filmes da Disney, e adoro ler releituras dessas histórias. Fiquei simplesmente encantada com A filha ideal, pois é uma releitura excelente com todos os elementos importantes de Aladdin mas focando na Jasmine, ou Yasmin, no caso. Gostei muito!

27/06/2020

P E R F E I T O
A filha ideal é uma versão moderna, sensível e muito bonita de Aladin para a série de contos/novelas Femme Fatale.

Nessa versão, Aione nos apresenta Yasmin, uma jovem cantora que, aos 24 anos de idade, já tem 20 anos de carreira. Filha de um grande empresário da música, Yasmin cresceu sob os holofotes, sendo guiada por seu pai em toda sua carreira. No momento atual, ela sente que não se reconhece mais nas músicas, não entende aqueles sentimentos e nem quem ela é. Receber o título de Filha Ideal em uma matéria de revista se torna a gota d'água em sua crise de identidade.

O livro é curto e narrado através de notícias de tablóides, posts em blogs, matérias de revistas e pelo diário da própria Yasmin. E isso nos dá uma visão muito ampla de tudo, desde comentários maldosos e sexistas, até fãs que apoiam a carreira da cantora. E isso é muito real!

Ver Yasmin tentando se livrar da imagem angelical, pura e casta, infantil até, que foi criada para ela me fez pensar em diversas artistas jovens que passaram por ataques da mídia, como Miley Cyrus e Demi Lovato, por exemplo.

A escrita da Aione é cativante e envolvente, fluida e muito gostosa. O que eu mais gosto é sua sinceridade, pois suas protagonistas derramam seus sentimentos para nós, leitores. É impossível não sentir com elas. Eu entendi a Yasmin, assim como entendi Nanda. Eu amei e sofri e dei a volta por cima com elas. Foi lindo!
E acrescento: o final foi genial! A narração foi construída de maneira perfeita e meu coração ficou acelerado de tanta ansiedade para saber o que aconteceu. Mais um favorito, como tudo que essa mulher incrível escreve!

Leiturinhas da Bri 27/06/2020

Ameii
A filha ideal faz parte de um projeto chamado femme fatale, que é composto por 12 contos. Todos os contos são uma releitura das princesas da Disney. Nesse conto temos a releitura da história da princesa Jasmine.

Em a filha ideal conta a história de Yasmin, uma cantora que foi recentemente intitulada como "a filha ideal". Ela conseguiu esse novo título graças a sua reputação impecável e sempre agir como uma boa moça.
Só que agora Yasmin está com 23 anos e ela acha que a imagem que apresenta ao público, juntamente com suas músicas, não a representam mais, e ela começa a se questionar se é isso que ela realmente quer.

Eu amei a história, ela é narrada em forma de diário e post de blog e revistas famosas. Faz um tempo que eu não lia livros nesse estilo de narração e tinha esquecido de como é gostosinho.

Outra coisa que eu achei bastante legal foi comparar os personagens da obra de Aione com Aladin. Amei ver o ?tigre?, o ?tapete?, o ?gênio?, o ?sultão? e ?Aladin?.

Foi perfeita essa minha experiência.
Eu amei a escrita da autora, a história é bem fluida e Aione possui uma escrita em que eu não vi defeitos. Eu já conheço o trabalho da Aione como blogueira e influenciadora, mas nunca tinha lido nenhuma história dela e simplesmente amei essa experiência.

Patricia.Souza 03/07/2020

A filha ideal
Adoreiii a idéia da antologia e ameii esse livro. Já quero ler todos