Não Quero Ser Como Você

Não Quero Ser Como Você Vinicius Fernandes

Resenhas - Não quero ser como você

estrlwx 30/03/2023

Meu deus
To completamente sem palavras? que livro intenso, que livro bom, que livro ABSURDO!
achei que seria mais um livro soft e simplesmente li um dos melhores plots existentes

marina:) 27/03/2023

Tá, bora lá. Em síntese é um livro que tu precisas ter PACIÊNCIA, aí tu me perguntas, pq? Pq é beem lento; não sei se foi pq EU enrolei demais pra ler esse livro ou se realmente o enredo é bem lento. Confesso que o final foi a parte que me cativou, que me fez dar pelo menos 3 estrelas, pois é quando os pontos se ligam e a história faz sentido; quando o Lucas e o Gabriel finalmente se encontram. Acho um livro necessário, por debater políticas lgbtqiap+, mas, sinceramente? Não indico.
Lipee113 16/04/2023minha estante
eu tô lendo ele e realmente é bem lento

victor 27/03/2023

Avassalador!
A história é muito gostosa, se desenvolve bem e é bem fluída. Os personagens são cativantes, mas me apeguei mto ao Alan e a Gertrudes em específico. O final da história tem umas das maiores reviravoltas que eu já li, então não teria como eu não amar.
Leo Baggio 27/03/2023minha estante
??me apeguei mto ao Alan e a Gertrudes em específico.? Eita que a depressão deve tá boa hein.
(Já esperava o final, mas concordo que é mto bom)

victor 12/04/2023minha estante
a depressão bateu na minha porta e eu abri

BM02 24/03/2023

Eita
MDS MDS MDS
É assim que me senti após terminar esse livro
Juro
Fiquei em choque
E relendo minhas anotações durante a leitura
Vejo que realmente o plot conseguiu me pegar
Só descobri o que tava rolando no final
A história é pesada mas bem envolvente
Terminei a leitura bem rápido por ser uma escrita fluida
Nunca tinha lido nada do autor e gostei muito
Recomendo!

Dudu 29/03/2023minha estante
Me identifiquei com a intenção de ler romance para não ficar só no suspense e fantasia. ?

Gabriel 30/03/2023minha estante
Exatamente. Se não, ficaria enjoativo e sem esforço pra ler o próximo do mesmo gênero.

Dudu 01/04/2023minha estante
Nessas de ler outros gêneros, acabei descobrindo que gosto também de romances históricos.

Dudu 01/04/2023minha estante
Mas, não adianta, sempre acabo voltando para os gêneros favoritos.

Gabriel 01/04/2023minha estante
Na verdade. Assim, meus generos favoritos de suspense e de fantasia são complexas e muita informação do que romance. Entao, pouco vezes peguei o romance pra relaxar minha mente.

Gabriel 01/04/2023minha estante
Sei la kkkk acho que funciona

Delduque.Avelino 21/03/2023

Livro excelente e necessário ?
"Não quero ser como você", do escritor genial Vinícius Fernandes, é aquele livro que queria ter lido, quando estava formando os sentimentos e as experiências como adolescente LGBTQIAP+.

No livro somos apresentados a dois personagens:?Gabriel é um jovem estudante de psicologia, que foi rejeitado pelos pais, devido sua orientação sexual, e assim foi criado bem aceito e com muito amor pela avó Gertrudes, porém apesar disso, a rejeição é latente nele, ainda mais se entregando inteiramente aos seus relacionamentos, se apegando fácil e intensamente, e assim lidando ? mais uma vez ? com o abandono.

Lucas por outro lado é mais velho e já é um psicólogo, com uma carreira estabelecida, porém devido aos relacionamentos e questões anteriores, criou barreiras em seu coração e não se entrega a ninguém. Ele simplesmente pega e não se apega, e está bem assim. Ou talvez não, conforme vamos acompanhando a narrativa.

É muito interessante acompanhar o desenrolar da história e conhecer esses personagens cativantes, inclusive os secundários. Os capítulos são intercalados entre Lucas e Gabriel e isso faz total sentido, principalmente quando o maior ? e mais inteligente - plot twist literário é revelado. Inclusive me surpreendeu muito, não esperava o que viria.

O tema homofobia é abordado de forma muito sensível, mostrando não só o lado de quem sofre o preconceito, mas todos os desdobramentos, que isso traz para a sociedade. Vinícius nos faz sofrer e muito nesta história, nos faz torcer pelos personagens e nos faz entender, que se analisar e olhar para dentro é preciso. E, se alguém ainda tinha dúvida, o autor mostra que ter família e amigos é fundamental para que possamos nos manter firmes em um mundo com tantos preconceitos e dores.

Vale muito a leitura. Porém as cenas de preconceitos verbais e físicos estão presentes e bem descritas, aos que tem gatilhos, cuidado e vão preparados.

Jão 19/03/2023

Simplesmente perfeito
Eu amei essa leitura, eu queria ler esse livro desde qnd eu vi um vídeo no tiktok do autor falando sobre o livro, e o livro é perfeito.
Eu pensava que seria um romance sobre uma pessoa q estava fechada para o amor e outra q queria o seu felizes para sempre. Mas logicamente não foi sobre isso, é um livro sobre superação de traumas, e o protagonista aprendendo a não esconder seus traumas.
A maneira como o autor escreve é perfeita e ele consegue desenvolver os personagens com poucas palavras, a gente sente tudo lendo esse livro, ódio, amor, tristeza, felicidade.
E em 50% do livro vc ja consegue presumir o plot, mas isso não é ruim, isso inclusive melhora a experiência do livro.
Sem dúvidas a melhor leitura que eu ja tive até hoje.

beverso._ 18/03/2023

Cara eu acho que ver os comentários das pessoas me deu tanto medo sobre o que viria no livro que eu esperava o pior em tudo, então não me surpreendi muito. Acho esse livro uma leitura completamente necessária, afinal trata da realidade não apenas do Brasil, como do mundo. Os personagens são incríveis e representativos, gostei muito de todos (mas peguei um carinho a mais com o Alan e o Lucas). Anyway, é uma livro necessário, lindo, romântico, triste, tentador, trágico e realista! Por mais triste que seja eu consegui ver a realidade do dia a dia de muitas pessoas no livro. Além de tudo, todas as ideias tratadas pelo Gabriel e o Lucas são incríveis e me fizeram pensar muito. Parabéns Vinicius Fernandez, você conseguiu fazer um livro perfeito que eu tive o prazer de ler.

lari 16/03/2023

Um soco na cara disfarçado de abraço quentinho
Eu ganhei este livro de presente da minha melhor amiga e confesso que nunca tinha ouvido falar dele ou do autor, então comecei a leitura dele completamente às cegas, sem nem mesmo ver a sinopse. E o que eu achei que seria um romance água com açúcar, tornou-se algo muito mais profundo e complexo conforme as páginas passavam.
Admito que a certo ponto não estava achando a leitura interessante, apesar de ter fluído muito bem, acho que a trama em si não me chamou muito a atenção, mas persisti na leitura e levei uma bela surpresa com o final, acho que nunca fiquei em tanto choque com um plot twist antes, e esse foi o motivo de eu ter dado quatro estrelas e meia para o livro.
Uma leitura para você se identificar e refletir, que cutuca feridas, mas ao mesmo tempo passa um remédio para cura-las, com toda certeza um livro que irei recordar por muito tempo.

Davi 15/03/2023

Dilema do Ouriço em construção
A proposta do livro é incrível, o dilema do Ouriço , como é chamado esse tema, já foi muito explorada, um dos exemplos é o Sasuke em Naruto, mas o que é notável é que aqui é levado ao extremo, o final do livro é incrível.

O plot da pra ser pego na metade do livro, isso acaba um pouco com a experiência levando em consideração que o livro é todo pensando no final. O que é um ponto positivo e negativo, o final é perfeito, não posso falar o mesmo do início e do meio do livro. Essa é uma das escolhas editorias que o autor faz que afetou a experiência.

Outra escolha editorial ruim são os personagens secundários e como eles são introduzidos, o sentimento era de ler personagens de uma malhação, malhação essa que não teve um grande orçamento pra roteiristas. O personagens secundários são vexatórios, a personalidade deles é serem gays/lésbicas. A vô Gertrudes é boa porque ela é boa, poderia haver uma história por trás dessa virtude dela.

As vezes, principalmente no início do livro, o autor era muito literal, quando um personagem sentia dor ele escrevi "fulano está sentindo dor" e terminava o parágrafo ali. Com o passar do tempo você acostuma, mas poderia haver mais nuances psicológicas do que isso.

Um dos pontos altos é como o autor faz tragédia, de maneira bem inesperada, e não entregando ela de cara, deixando a gente naquela angustia e adrenalina típica de trauma.

Enfim, o livro é uma experiência boa, eu me arrependo de ter pensado em abandonar no meio dele, é um livro que não vai se tornar extremamente reconhecido, mas é uma boa farofa, te dando simplicidade, depois de uma leitura muito profunda.

???½

juliaememo 10/03/2023

Não quero ser como você - uma história sobre mudanças
Li esse livro super rapidinho. Ele traz várias reflexões importantíssimas para todos. Me senti em uma montanha russa de emoções enquanto lia. E o plot twist me deixou de queixo caído!

aishasalsicha 05/03/2023

Não julgue pela capa
Não cometa o mesmo erro que eu e não julgue esse livro pela capa. Comprei achando que ia ganhar um final feliz e ganhei depressão. Nunca chorei lendo um livro antes, mas nesse caso eu chorei por ter me identificado com a situação do protagonista, pelo amor que ele compartilhava com a avó dele, que o amou incondicionalmente.

Esse livro traz uma lição muito valiosa sobre os direitos que o povo anda buscando atualmente, e você sente a dor, a felicidade, a injustiça em cada cena que é descrita com perfeição. Não leria de novo pois gosto de leitura animada e com finais felizes. Liguei pro meu namorado chorando horrores, ele achou que era algo grave, sendo que era tudo por causa desse livro maldito kkkkk. Apesar de tudo isso, recomendo!! ??

Isabelle.Oliverio 04/03/2023

Quero ser como você
O QUE FOI ISSO?
Esse livro é muito legal,tem uma leitura super fluida, uma história muito interessante, e bem escrita, e personagens super bem desenvolvidos.
Gostei muito e recomendo a leitura.