Não Quero Ser Como Você

Não Quero Ser Como Você Vinicius Fernandes

Resenhas - Não quero ser como você

Carol Mancini 22/02/2023

Os traumas vão continuar existindo...
... não importa quão fundo os enterre.

Apaixonada. Estarrecida. Tenho uma predileção por conhecer personagens tão reais, e sentir que os conheço em seus detalhes.

O que você precisa saber antes de ler esse livro do Vinícius Fernandes é que, se você se apegar a um dos personagens, cuidado. Nada é o que parece ser em Não Quero Ser Como Você.

Como um bom drama precisa ser, não há limites para as dores e tragédias reais que ele entrega no livro, de modo a promover não só algumas lágrimas aos leitores mais sensíveis, como reflexões e aquele incômodo mais profundo ao leitor mais crítico, por ver nessas páginas atrocidades tão reais.

No entanto, também como um bom drama deve ser, há aqui corações pelos quais nós lutaríamos pra ver felizes, inclusive com um imenso destaque para personagens secundários, que colorem a narrativa.

A crueldade do preconceito, traumas, amizade e amor permeiam toda a obra, e as páginas fluem como um rio, conturbado, mas incessante.

E se você ama protagonismo LGBTQIA+, esse livro é um mar de diversidade, mas, se você nunca se aventurou por algo do gênero, eu peço, comece por esse livro!

Um romance que na verdade, é um drama onde as questões pessoais, psicológicas, os meios de ser e sonhar, são o centro da narrativa, e que, com certeza, vai fazer você olhar também para suas escolhas e construções de si.

Então pare, e se pergunte: você é capaz de olhar para sua escuridão e reviver seus traumas?

Não quero ser como você, não deixará que você fique imune ao passado!
É preciso abrir a porta... Ainda que um punhado de dor também entre por ela.

vtorispace 15/02/2023

Não quero ser como você.
? ? ? ?? ? (3,5)

? No começo tava confuso e no final ficou igual ao começo graças a uma reviravolta BOMBÁSTICA que aconteceu nas últimas páginas. Caramba, eu tive que fechar o livro e pensar um pouco sobre tudo antes de retornar a leitura.

Recomendo muito!!

Alissonrodrigo 13/02/2023

Livro 8/10
Este foi meu primeiro livro de Romance LGBTQIA+, e confesso que embora o livro tenha uma representatividade muito forte, não traz uma história totalmente inovadora. O livro é sobre Gabriel e Lucas, no qual possuem uma trajetória totalmente adversa ao se tratar de relacionamentos e modo de agir sobre as situações. Lucas é mais frio, calculista, gosta de seduzir, bem-sucedido na área em que atua, é breve e seus lances são mais breves ainda. Já Gabriel, por outro lado, é um estudante de Psicologia que tem um ciclo de amigos criado dentro da faculdade e recém inicia uma vida de festas e romance(s), sofre pelos pais preconceituosos e tem grande afeto pela avó Gertrudes, no qual demonstra que sua cultura foi totalmente colapsada pela sua maturidade psicológica. Fico espantado sobre como o ambiente influenciou a filha de Gertrudes a possuir tantos comportamentos catastróficos. Ao decorrer do livro eu quis acreditar que havia um roteiro certo para o final, mas surgiu um plot twist que, sinceramente, desde o início ficou-se subentendido pelos alargamentos das histórias. Mas, como bons leitores, criamos uma percepção mais generalista de uma leitura de romance.
Quanto aos personagens, creio que tenha faltado um certo aprofundamento do autor nas particularidades de cada um, mas também entendo que o propósito do livro tenha sido mais passar uma mensagem importante do que criar personagens altamente desenvolvidos. O livro é de fácil acesso. Podemos lê-lo em 1 dia.
No mais, o autor está pelo caminho certo. E, claro, gostaria muito de ler uma continuação desse livro. Ficou com um gostinho de quero mais. É uma história gostosa e leve. Recomendo a leitura!

lucaswwendel_ 12/02/2023

Não quero ser como você
Livro perfeito, você consegue ler ele em sei lá, dois dias? se vc tiver tempo, vc consegue em um dia mesmo? o livro é simplesmente perfeito, os dois personagens são muito bem trabalhados, mas o que mais me fez gostar desse livro, foi o plot twist do final que me deixou de boca aberta!! estava lendo ele na parte final e comecei a chorar dentro do ônibus kkkkk (estava voltando do trabalho), e não consegui terminar de ler? cheguei em casa terminei, e chorei até dormir! livro muito bom, muito perfeito!!!

Massocco 11/02/2023

Sinceramente e um livro fantástico,maravilhoso recomendo demais, conta a história de Gabriel que vamos acompanhando sua evolução e a sua história de vida junto e contado a história de Lucas e de um jeito eles se conectam, e por como eles se conectam eu realmente não esperava, mais pro final do livro quase terminando eu chorei muito, muito, muito mesmo eu cansei de chorar então eu recomendo, porém tem um ponto negativo a história e contada em terceira pessoa que em minha opinião e muito estranho, por que parece que e alguém que está observando e matando a história de Gabriel e Lucas, fora isso eu recomendo.

Caia0 10/02/2023

Pura depressão
Lucas e Gabriel são pessoas opostas(tem crtz?). Esse livro é mto bom, com cenas marcantes(e algumas pesadas) com ótimas reflexões, e um plot twist mto bom, amei

Zanteo 08/02/2023

chocante
Trata-se de um romance contemporâneo brasileiro onde podemos acompanhar , intercaladamente, a trajetória de Gabriel e de Lucas.

História que aborda temos muito pertinentes da vivência LGBT+ no nosso país: relações vazias e fast-foda, expulsão de casa, homofobia verbal e física, insegurança quanto à anti-homofobia no legislativo; mas, também: acolhimento, primeiros beijos, família do coração (amigos importantes), etc.

Gabriel, estudante universitário de psicologia, jovem sonhador, entregue às paixões e disposto a viver a vida como num conto de fadas.
Lucas, psicólogo formado com carreira consolidada, retraído dentro de seus muros que o impedem de se entregar às emoções.
Assim, vamos vendo as suas vivências e as coisas que acontecem na vida deles: Gabriel procurando um amor; Lucas tentando não deixar a vida emocional sair do controle.
Dona Gertrudes, avó de Gabriel, é, de longe, uma personagem maravilhosa, julgo ser a melhor do livro: fofa, sensata, concisa, amorosa, respeitosa, humana! ??

Acompanhar essa história é maravilhoso. Eu me conectei muito com ambos personagens desde o começo do livro.

Eu me surpreendi com a reviravolta, não fui capaz de cogitar essa ideia em nenhum momento anterior.

Entre risos e lágrimas copiosas, esse livro me marcou de maneira ímpar!

Recomendo!

Mike Willian 03/02/2023

Bem medianinho
Eu comprei esse livro pensando ser uma coisa, mas logo nas primeiras paginas já nota-se não ser. Estava esperando uma coisa mais enemys to love, porém, trata-se apenas de histórias paralelas que se cruzam (?).

A escrita é boa, mas os personagens são extremamente rasos (graças a deus não tem muitos) e muito forçados. A história acaba por ser demasiadamente repetitiva e muita coisa que tá ali vejo que foi só para engrossar o livro. Diversos paragrafos a gente pega a primeira palavra, a do meio e a do fim e já sabe o que foi dito.

Achei a capa e o titulo muito interessante, e uma das coisas que também achei um ponto positivo, é aquele negócio de não exagerar na doçura. Porém ainda assim não me convenceu.

Não é que fuja da realidade, eu até acredito em violência gratuita, mas não houve profundidade, os personagens bons eram bons e os maus eram perversos e só. Não acho que a vida seja assim tão preto no branco. Faltou uma dualidade para fazer da história algo mais coerente.

Enfim, não recomendo a leitura não.

daniel.s 02/02/2023

Queria ser como você
Acho que não tenho muito a dizer sobre essa leitura, eu gostei, mas esperava mais.
As últimas páginas me prenderam muito muito muito e da metade pro final, eu já havia descoberto o grande plot twist da história.
Não sei se li no momento certo, e a escrita do Vinícius é muito boa, recomendo sim a leitura.

Eduardo113 01/02/2023

apaixonado nesse livro
Sem palavras pra esse livro, nao esperava q ele fosse TAO bom, ao mesmo tempo que ele te faz rir te destroi e te ensina muita coisa. fala sobre assuntos muito importantes de uma forma bem direta, é bem rapidinho de ler e muuuito gostoso, o maior plot twist que ja vi, eu realmente nao esperava por essa de jeito algum, recomendando pra todos meus amigos lerem pq é sensacional do inicio ao fim, 5 estrelas se pudesse daria 6. Certamente um dos melhores livros q ja li

Mateus Ferreira 31/01/2023

Maravilhoso
Ainda estou me recuperando desses acontecimentos, eu imaginava algum momento o Luca e o Gabriel se encontrar e ser aquele enredo clichê gostosinho (que eu amo)

Em hipótese alguma eu imaginaria essa reviravolta.

A avó dele me encheu com uma paz tão grande, e o Pedro me fez ver o quanto somos fortes, só precisamos confiar em nós mesmo.

Um livro que eu indico sem medo.

Ps: pra quem leu e sabe qual o livro que o Lucas emprestou ao Pedro, eu fiquei querendo saber pra ler também ?
Vinicius 01/02/2023minha estante
Amei a resenha!
O livro que o Lucas empresta para o Pedro é ?Caminho Longo?, um dos meus outros livros ??

Mateus Ferreira 01/02/2023minha estante
Gratidão.
Haaaaa, tenho ele aqui no kindle, Obrigado pelo retorno viu, fiquei beeeem curioso pra ler também.

Parabéns pelo trabalho!
Sucesso.

Lulioo 30/01/2023

Gostei
Demorei um pouco para ler esse livro, mas ele é bem curtinho e os capítulos também e eu gosto disso. Quando me falaram que o plot twist ia ser bom eu já estava perdendo as esperanças mas aí veio ele e eu fiquei surpresa. Achei o livro um pouco lento e repetitivo em algumas partes, mas é uma leitura bem legal.
Gostei do modo que ele virou Gabriel, depois Lucas e, depois Lucas Gabriel. O desenrolar dos romances, o carinho pela avó. Gostei bastante do livro.