1618

Resenhas - 1618

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giovanna.paginasda 31/07/2023

Terror com ficção científica @paginasdagio
Esse livro mexe com algo que todo mundo gosta. A fofoca. E quanto mais cabeluda é, mais as pessoas compartilham, não ligam se é antiético ou mentira. Esse é um dos pontos principais do livro e onde toda a treta da história começa.

Uma das coisas que notei é que o livro possui MUITOS personagens, tem ponto de vista de praticamente todos os moradores e eu me sentia perdida para lembrar de todo mundo, ainda mais que uns não fazem muita diferença para a linha da história.

Porém, com o avanço da leitura eu conseguia ir lembrando de alguns, mas ainda acho que seria legal antes do livro começar, ter uma lista de personagens com nome e quem são na história.

Os mistérios vão aumentando cada vez mais e vemos como os rádios acabam também se tornando personagens da história, impactando a vida dos moradores, os deixando até agressivos.

O livro mostra muito também com o fanatismo religioso ganha ainda mais força em momentos de desespero, e como usam disso para tirar proveito das pessoas.

Eu realmente não sabia o que esperar das explicações do que estava acontecendo na cidade, mas a resposta final dada pelo autor me pegou de surpresa, pois não era o tipo de 'sobrenatural' que eu esperava.

O final ainda deixou muitas perguntas no ar, gostaria de un segundo livro se passando anos depois para saber o que aconteceu com os residentes de Terra Cota. Eu adorei essa mistura de terror com ficção científica, foi um livro bem diferente do que estou acostumada e gostei demais da experiência de leitura.

Ricardo496 15/07/2023

O livro no início tem sua glória... cumpre o que promete... um mistério um pouco de suspense (mas não muito).
Na minha opinião penso ser desnecessário a quantidade exagerada de personagens... e que por sinal alguns deles não têm nenhum vínculo com o desfecho do livro. O final decepcionante pois não explica praticamente nada. Na minha opinião o autor inventou tanto que já não sabia como acabar o livro.

LittleMoon_ 06/07/2023

Cesar Bravo ganhou meu coração
Para começo de conversa, se alguém me perguntasse qual o gênero desse livro eu genuijamente não saberia responder. Ficção científica? Terror? Suspense? Não sei, só sei que é incrível. O livro em si flui muuuuito bem, não dá vontade de parar de ler e só não acabei antes por estar cheia de coisa para fazer. A estoria já começa muito boa, com o leitor já ansioso para entender do que se tratam aquelas mensagens, e eu realmente não sei como chegamos nos alienígenas mas sinceramente não me incomodei com esse rumo. Não entendi muito o que eram aqueles seres e os ultimos capitulos me deixaram bem confusa mas não acho que afetou a experiência. Um autor nacional que merece muito reconhecimento, perfeito!

Junior Claudiano 25/06/2023

Um pouco decepcionado
Estava bem animado pra ler esse livro, tinha achado a premissa super interessante, além da capa ser linda. Mas é um livro que me decepcionou.
Muitos personagens, história picada demais e que faz difícil de memorizar todos os personagens e suas histórias. E nem metade dessas histórias serviu para algo de fato no livro, é impressão que tenho que só foi pra encher e fazer volume. O livro poderia ter a metade de páginas e descartar muita coisa.
O suspense que achei que ia ter, não teve. Além disso, o livro não tem um final, não responde muitas perguntas e o gancho que deixam para uma possível continuação não é convincente.
Dito isso, estou pensado em da uma chance para outras obras do César Bravo porque me chamaram atenção e toda a estética é legal, mas vou pensar bem agora.

Helana O'hara 02/04/2023

Me surpreendeu
Primeiramente quero falar para vocês que comprei esse livro pela capa, ela me chamou atenção pelos número e por lembrar um rádio antigo. E nem sabia do que se trava. A edição dele está maravilhosa, ele é divido em cinco partes e o mais curioso é que assim que termina uma parte e começa outra temos uma espécie de transmissão de rádio, muito legal, pois dá um leve spoiler do que esperar das próximas páginas.

Nós vamos conhecer a cidade de Terra Cota uma cidade bem de interior onde seus moradores são bem peculiares, típico de cidade pequena, a rádio da cidade dá vida aos seus moradores que ligam para ela reclamando de filho, vizinho ou apenas se queixando mesmo de coisa qualquer. A paz da cidade vai embora depois que os moradores começam a receber uma mensagem suspeita no celular e sempre que essa mensagem chega, alguém morre e de forma bem misteriosa.
Quem acaba ficando a frente desses mistérios é o Detetive Diogo, mal casado e com uma filha, ele é um homem cheio de problemas pessoas – que nem anda ligando muito para eles, a questão dele mesmo é saber o que anda rolando com essas mortes que estão ligadas a coisas pessoas das próprias vítimas.
Um ponto que achei positivo na narrativa é que autor trabalhou com vários núcleos na histórias e eles se ligam de uma forma bem interessante.Já que essas pessoas todas são de classes sociais diferentes e acabam ali na meia teia de aranha.
Outro outro que gostei foi autor usar do rádio no mistério todo uma forma de comunicação que se apagou um pouco por conta da internet.

É um ótimo livro de terror, nos trás uma cidade de interior rodeada de mistérios inexplicáveis com uma narrativa bem rápida que adoro. Minha única ressalva é a quantidade de personagens que o livro nos trouxe, não minto, me perdi em algumas partes, mas tirando isso, é um livro ótimo com um final legal com referências do mestre Stephen King.

Se você gosta de um bom terror leia 1618 você vai gostar muito.

Thaci 17/01/2024

Eu amo esse jeitinho do Bravo de contar história de uma cidade inteira, misturar cada sofrimento individual e explorar as várias facetas da humanidade. A história é muito boa e o desenrolar vai para uma mistura de ficção com distopia e terror, e foi a primeira vez que li um livro com essa mistura, não vai agradar a todos, principalmente para aqueles que nunca se aventuraram nas teorias malucas que rodeiam o oculto e o inexplicável.

Guilherme Sarabia 27/06/2023

Uma leitura com altos e baixos
O final do livro fica bom, porém para chegar até lá demanda muito esforço. São muitas histórias contadas de muitos pontos de vista. O livro não é ruim, porém fiquei desmotivado em alguns momentos. As últimas 100 páginas que te fazem se prender realmente na história. Gostei, foi muito legal, mas não leria novamente.

Ygor.Fortes 01/03/2023

1618 me cativou logo de cara. Com uma narrativa rápida e muitos personagens, poderia ficar confuso, pois é difícil algum ponto de vista durar mais de 5 páginas, mas Cesar Bravo conduz narrativa de forma ótima. Todos os personagens são bem desenvolvidos, nada muito complexo, mas o suficiente para não parecer raso. O mistério é bem desenvolvido. Cesar Bravo entrou no meu radar, e estou ansioso para ler seus livros.

Anderson Rodrigues 05/03/2023

Que livro ? Toda ideia do tema abordado é incrível...
Vamos lá, vou começar pela escrita, Bravo já mostrou que sabe conduzir uma narrativa de forma excepcional já apresentada em suas obras a anteriores, em 1618 ele continua com seu legado ainda de uma maneira ainda mais aprimorada tudo em seu tempo certo.
Agora à história é simplesmente magnífica, acho que é o tipo de história difícil de descrever sem estragar sua experiência. Ao desfecho de toda trama nos atos finais e o tema que o livro nos apresenta e toda a ideia como é abordada achei de uma beleza incrível...

Eduarda2227 15/02/2024

O livro começa muito promissor com personagens interessantes e situações que intrigam. Conforme a história avança fica claro que o foco da narrativa não é o sobrenatural mas as pessoas e a relação delas com os acontecimentos. No meio de muitas informações técnicas sobre ondas de rádio o livro traz na verdade uma reflexão sobre o período do final da pandemia, dentro do contexto político e social de São Paulo. Essa parte é muito bem escrita e construída. O autor explora a contradição e os principais dilemas que observamos em nossa sociedade em consequência desse período usando personagens caricatos frente aos acontecimentos sobrenaturais que se desenrolam na cidade de Terra Cota. Apesar de ser muito conectado com a realidade, não senti que a parte sobrenatural do livro conversa bem com o que está sendo contado e poderia ter sido melhor trabalhada pelo autor, uma vez que, foi usada como recurso para contar a história. Essa parte foi a que mais me incomodou porque a explicação para os acontecimentos não fez sentido com o que estava sendo contado no começo do livro e o final não despertou nenhum tipo de sentimento. Ao meu ver, a solução para o mistério criado ficou alheia ao restante do livro e, portanto, pouco crível. De uma forma geral, considero uma boa proposta, porém a construção da narrativa deixou a desejar, assim como a conclusão do livro.

Luiza3388 15/05/2024

Não entendi nada
Me prometeram tudo e entregaram confusão, não entendi nadinha do livro e fiquei confusa o tempo todo, além de ter demorado muito p lerr aaaa

Maycom2 16/04/2023

1618
Que livro espetacular
Super recomendo para pessoas q gostam de um terror / suspense divertido
Consegui ficar com muita curiosidade com os acontecimentos e tbm consegui tirar uns risos pois como se trata de um livro nacional tem umas gírias bem legais
O livro conta com um plot twist muito bom muito bom msm

Livro perfeito
DarkSide sendo DarkSide

lwst_boy 15/04/2023

Frequentemente
Levei um tempo pra concluir esse, mas o Cesar me surpreende a cada livro. Nesse ele explora uma veia totalmente diferente dos seus outros livros e por isso tive esse estranhamento, porem o livro é muuito rico e muito bom, muitas críticas e reflexões. Amo demais, fica a recomendação

Eliza.Obryen 28/10/2023

Melhor terror ?????
O melhor terror que li esse ano, sem dúvidas. Um livro ótimo, muito bom. De dar medo nem tanto, mas tem um desenvolvimento perfeito!! Todos os amante de terror deveria ler esse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6