Cartografia dos afetos

Cartografia dos afetos Gabi Oliveira...

Resenhas - Cartografia dos afetos

Isabella2101 14/05/2024

Esse livro estava há meses na minha lista e admito que de uma certa forma não queria terminar. Comecei a leitura bem na época que a Karina saiu do podcast, me baqueou e optei por começar outro livro (inclusive indicação da própria, li a biografia do Tupac).
A Gabi e a Karina são duas referências pra mim. É difícil resenhar sobre o livro e não comentar sobre o podcast e como ele me ajudou em momentos muito difíceis da minha vida. Me lembro uma tarde que estava tendo uma crise de ansiedade e passei horas ouvindo as duas falar, me senti acolhida lendo o Cartografia dos Afetos, fico muito feliz do livro ser a realização de um sonho e principalmente por ter o privilégio de aprender tanto com as duas. Brinquei com uma amiga "terminei com um dever de casa, tenho muita coisa pra conhecer ainda", e também fiquei feliz por várias já fazerem parte da minha vida e do meu cotidiano de consumo, seja literário, musical e etc.
Extremamente gostoso de ler, digo, muitos assuntos não incômodos, mas a forma como as meninas abordam os assuntos é incrível.
Karina e Gabi, vocês são exemplos! Obrigada por esse livro que com certeza vou indicar e guardar não só na minha estante mas no meu coração.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/02/2024

Uma troca gentil e amorosa a respeito da negritude e de como as vivências de pessoas negras no Brasil interferem nas suas experiências interna e externamente , esta é uma leitura acolhedora e cuidadosa , como os episódios do podcast Afetos que tanto gosto de ouvir

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786584954021

Iza Santos 11/01/2024

Foi uma leitura muito legal, muito fluída.
Que toca em temas importantes e que devem ser discutidos.

maristé 09/01/2024

Um dos meus livros favoritos da vida
Cartografia dos afetos é escrito por Karina e Gabi que são apresentadoras do podcast afetos.
Acompanho o podcast desde de 2021 e elas tem sido como verdadeiras figuras maternas pra mim! Aprendi muito durante esses 3 anos de escuta, e finalmente realizei o sonho de ler o livro? que superou e muito minhas expectativas. Me senti muuuito próximas dessas mulheres que eu tanto admiro e considero.

A obra é dividida em capítulos, e o capítulo que mais reverberou dentro mim foi o ?síndrome da impostora? eu me vi muito nos exemplos que as meninas deram, e me reconheci em muitas falas. Outro capítulo que também mexeu comigo foi sobre amizades, me fez refletir sobre várias relações de amizades minhas e até de ?ex amigos? ? eu lembro que algumas partes do livro eu chorei por que parecia que a Karina e a Gabi estavam falando da minha vida kkkkk me identifiquei MUITO com leitura.

E por último, e nem menos importante falar sobre a quantidade de referências INCRÍVEL que as meninas nos presenteiam! muitos livros, filmes, documentários?

Aila Cristina 28/12/2023

Somos feitas de afetos!
O livro, fruto do trabalho do podcast "Afetos" da Gabi Oliveira e Karina Viera, é uma conversa sobre questões, que para mim, são essenciais para pessoas negras.

Uma leitura afetiva e reflexiva sobre/com os sentimentos e vivências que nos atravessam enquanto seres humanos.

Alguns capítulos/temáticas gostei bastante e me atravessam fortemente, provocando belas reflexões.

Recomendo!

glwrix 26/12/2023

Assim como no podcast, as conversas com Karina e Gabi são sempre acolhedoras. temas sensíveis são colocados na mesa, sempre com muito cuidado e referências potentes.

como ouvinte assídua o afetos, não me surpreendi com o livro, fato que não o torna menos célebre.

uma leitura que vale a pena ser feita com calma e coragem para olhar para dentro.

Ana Claudia Bom 11/11/2023

A cada capítulo é um abraço
Leitura linda, leve e acolhedora para mulheres pretas. Sou muito fã da Karina e da Gabi e do podcast delas. Li ouvindo a voz delas hahaha
Temas mega importantes, cheios de referências e menções a outras autoras e autores que nos faz aumentar a lista de próximas leituras. Recomendo demais!

Jennifer.Ernesto 07/11/2023

Afetos e Consciência Social
Numa escrita em primeira pessoa, Gabi e Karina trazem dados em relação à população negra e os conectam à saúde mental, família, sociedade, oportunidades e assim por diante.

É um livro carinhoso e afetivo, o sonho dessas duas podcasters. Da leitura, eu esperava um pouco menos de escrita pessoal, confesso! Eu estava buscando um conteúdo um pouco mais científico, como que tomasse o cuidado de nomear afetos, porque seria uma cartografia e assim por diante. Mas, tudo bem!

Elas trazem bastante referências, que são ótimas para o aprofundamento do assunto, e isso é maravilhoso. Muitos dos livros e autores citados, eu já conhecia.

É um livro que vejo ser bom para pessoas que estão começando a refletir sobre afetividades, para o aprofundamento, eu indicaria Bell hooks, Ana Suy, Lori Gotlieb, entre outras autoras que trazem uma perspectiva um pouco mais profunda sobre como os afetos estão relacionados com a sociedade e o indivíduo.

Debora368 20/10/2023

Continuação do podcast Afetos
Leitura gostosa. Senti como se fosse a extensão do afetos e uma intimidade com a Karina e a Gabi.
Muitas reflexões e um desejo latente de ler mais principalmente as referências indicadas. Amei!

Cyn | @booksdacyn 15/10/2023

Cartografia dos Afetos
“Para as pessoas negras que vieram antes e para as que virão depois. As nossas vozes e vidas são presentes. Por todas as vezes que subvertemos a lógica e fomos além do que era esperado por nós.”
Um livro que me surpreendeu completamente, com redescobertas, e reforço da auto aceitação.

As autoras Gabi Oliveira e Karina Vieira, que possuem o podcast Afetos, no qual relatam todas as experiências de mulheres negras decidiram elaborar nesse livro um mapa de sentimentos, vivências e reflexões: inseguranças, relacionamentos, relações racias, saúde mental, são os temas que elas abordam nessa cartografia. Além de trazer todas as obras que as nortearam e experiências próprias, as autoras relatam de forma tão afetuosa e acolhedora que muitas coisas que doeram passam pelo processo de cura.

“Uma troca gentil e amorosa a respeito da negritude e de como as vivências de pessoas negras no Brasil interferem nas suas experiências interna e externamente, esta é uma leitura acolhedora e cuidadosa..Um convite a nomear nossa vivências, indo além do discurso que nos culpa como indivíduos, sem, contudo, desconsiderar nossa capacidade de cuidar e proteger nossas especificidades e complexidades”

Sarah Duarte 25/07/2023

O caminho pra viver a vida boa
Sinceramente, eu não esperava pouco desse livro e me senti muito contemplada. A escrita de Karina e de Gabi me fizeram me sentir em uma conversa entre amigas, refletindo sobre a vida e encontrando estratégias para chegar no que eu chamo de ?viver a vida boa?, que não é isenta de dificuldades e obstáculos, mas que me permite ser quem eu sou e fazer escolhas de acordo com os meus valores. Eu tô encantada.

Kelly 18/07/2023

Um bálsamo
Que livro maravilhoso! Lê-lo foi como estar na companhia de uma amiga e ser abraçada. Toda mulher preta deveria passar pela experiência acolhedora que é ler este livro. As autoras discutem sobre pautas importantes que permeiam a vida de mulheres pretas e, pra mim, foi simplesmente um bálsamo. Para ler e reler diversas vezes!

Rafaella 27/05/2023

Degustação
Livro pra ser lido sem pressa, indo e voltando dos capítulos de acordo com a necessidade do momento. Ler sobre o que nos afeta da perspectiva de duas mulheres negras é extremamente potente.

Rafa.Meyer 09/05/2023

Leiam!!
Pra mim esse livro foi incrível, grifei quase ele todo, cada aprendizado de modo super leve e com as vivências das autoras e assuntos importantíssimos que devem ser discutidos sim! eu indico a todos, uma leitura leve mas que também te fará pensar
Camila.Oliveira 11/05/2023minha estante
Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

Luana 13/04/2023

Um livro incrível! Cada capítulo é como se fosse um episódio do podcast e para quem gosta de Conceição Evaristo, tem várias referências acolhedoras da escrevivência da Gabi e da Karina