Só Por um Verão

Só Por um Verão G. B. Baldassari

Resenhas - Só Por um Verão

jujuwithbooks0 08/12/2022

São as irmãs Lancellotti não tem jeito!!!
Sabe quando a gente se apaixona por todos os personagens de um livro? Isso aconteceu comigo nesse livro!
Não é novidade pra ninguém que acompanha meu perfil há tempos que eu sou uma grande entusiasta do trabalho das meninas. Já fiz resenha de quase todos os livros delas aqui e tenho todos guardados num cantinho muito especial do meu coração.
Só Por um Verão conta a história de quatro irmãs que se veem obrigadas a passarem o verão trabalhando no acampamento da família depois da morte da mãe.
Tem romance, tem casal fofo, tem personagem caótico, tem pra todos os gostos, eu sou muito fã de comédia romântica mas esse não é o foco da trama (embora a Luísa e a Sofia sejam muito pitiquinhas juntas). O foco dela é a relação das irmãs, o jeitinho de cada uma e mesmo com todos os problemas elas se amam e apoiam muito uma à outra.
Eu fiquei completamente apaixonada pela história, cada personagem te cativa de um jeito, as irmãs são muito queridas, me apaixonei por todas. Como falei lá no início, sou uma grande fã do trabalho das meninas, sempre entregam muito com as histórias que escrevem. Essa não foi nem um pouco diferente, deixou meu coração quentinho e me tirou de uma ressaca literária de fim de semestre.
Recomendo muito pros apaixonados pelo verão e histórias clichês hiper-mega-fofas!

tahrodegheri 06/12/2022

Já quero ser amiga de todas
Já se imaginou ter que passar um mês no meio do mato, com muitas árvores, um rio e muitas crianças com a sua irmã? Pois é, eu também não. Ainda mais, mais três irmãs.
Só uma pra mim já basta. kkkkk

Mas Helena, Lara, Mila e Luisa Lancellotti recebem uma deliciosa notícia de sua mãe que está bem mortinha aliás... Para receberem a herança, elas devem manter um acampamento na família e vão ter que passar um "períodoziiiinho" de nada, todas juntas lá.
Mas obviamente que nenhuma delas quer, então obviamente que a gente encontra nesse livro muitas reclamações da parte delas e muitos diálogos engraçados. A mãe também não escapa, tem um humor um pouco... digamos... mórbido. kkkk
Você se apaixona pelo lugar, você se apaixona pelas personagens, você se apaixona pelo romance delicado e gentil, você se apaixona por todas as linhas que essas autoras colocaram nesse livro.
Não é meu primeiro livro que leio delas e com certeza não será o meu último.

Todas tem um coração enorme e Helena conquistou o meu sem sombra de dúvidas.
Indico esse livro de olhos fechados e eu favoritei com sucesso.

vitAria 05/12/2022

as baldassari são extraordinárias
sempre fico impressionada com o poder de reinvenção da Gi e da Bruna, quando acho que um livro superou o outro, vem mais um e surpreende!

achei a narrativa genial, tão criativa, engraçada, envolvente e ao mesmo tempo comovente. de início, tiramos conclusões precipitadas sobre algumas personagens, confesso que julguei horrores a Helena no começo, e não é que ao longo do enredo ela se tornou a minha favorita?! mais que isso, a minha mais nova crush literária... rs

achei incrível o desenvolvimento de cada protagonista, o respeito pela personalidade e individualidade de cada uma e o fato de todas terem se reinventado.

além disso, foi tão bem colocada a maneira que as irmãs voltaram a ser unidas e o desenvolvimento de uma cumplicidade entre elas que sempre esteve ali, precisava apenas de uma certa conexão. e foi feita da melhor forma possível!

e a relação da Sofi com a Luísa? Ahhhh, que amor genuíno e palpável. fui capaz de sentir daqui tamanha leveza e paixão. o jeito que ambas olhavam uma para a outra carregava tanta devoção e amor, que senti até um quentinho no coração. foi desenvolvimento de uma maneira tão bonita e na hora certa!

pois bem, mas - pra mim - a personagem que tem todo o meu coração é a Helena! tão feliz que ela descobriu esse novo lado dela e está radiante assim! só aqueles pequenos foram capazes de amolecer aquele coração de pedra e só faltei morrer de amores. sem dúvidas, foi um dos maiores desenvolvimentos do enredo!

por fim, feliz que agora a Mila vai poder viver no seu habitat natural cercada de amor, assim como a Luísa finalmente com o amor ao seu lado! e que bom que a Lara também passou pelo seu processo de reinvenção!

ah, e que maneira bonita do livro retratar a morte, ainda que a morte seja o apogeu da deselegância.

Carol 21/11/2022

Romance de verão levinho :)
Hello amigos leitores, como estão? Trago aqui mais uma resenha de uma parceria linda que eu participei! Já tinha escutado falar dessas meninas com o livro “Uma pitada de sorte” ( que está na minha lista de leituras), mas nunca tinha lido de fato. E a real é: eu estava perdendo tempo.

Só por um verão conta a história das irmãs Lancelotti e como as coisas se desenvolveram a partir do falecimento da mãe das meninas. O mais engraçado desse livro é que a própria mãe conta a história, ou seja, ela está morta, mas está de olho em que tudo que está acontecendo.

No seu testamento, a mãe coloca uma herança para as meninas, mas para que isso aconteça elas vão precisar cuidar primeiro do Acampamento Luneta, que é um lugar onde a mãe recebia várias crianças de orfanato para ter um verão inesquecível. Com medo de que essa empresa quebrasse, a mãe das meninas pede para que todas se ajudem nesse verão e cuidem do acampamento. Obstáculo? A irmandade que é meio fragilizada, elas brigam por absolutamente tudo.

Eu amei a história – eu ri muito e isso é um ponto super positivo da história – e amei as reflexões que nos é revelada também. Amei a interação entre as irmãs, pois mostra que não importa o quê aconteça entre elas – tem muitas tretas ao redor de cada uma -, ainda sim, elas sempre vão se ajudar e se amar.

Se você gosta de um romance de verão levinho, com reflexões sobre a vida e ainda com uma dose certa de boas gargalhadas, esse livro é definitivamente para você!

Espero que minha resenha tenha convencido vocês!

Clara3203 25/11/2022

eu to completamente obcecada...??
? Esse é definitivamente o meu livro preferido da gisele e da bruna, não tem como não amar essa perfeição. Só imagina: uma mãe --que já morreu-- narrando a história de quatro filhas que mal convivem tendo que trabalhar no acampamento da família para conseguir a herança totalmente a contra gosto.

? As quatro filhas, Helena, Mila, Lara e Luísa são apaixonantes e cada uma termina ensinando algo pro leitor ao decorrer da história. Além de mostrar como cada uma lidou com o luto da mãe

? Luísa. Minha favorita, sem sobra de dúvidas, a mais nova das irmãs. Ela traz leveza pra absolutamente tudo, me fez ri diversas vezes e o romance e o reencontro dela e da Sofia é tudo pra mim, vibrei muito pelas duas, parecia que sempre tinha alguém pra atrapalhar, mas termina tudo bem no final. Michelle me irritou horrores, muito possessiva com o que não era dela. Fiquei muito feliz de ver a construção de uma rede de apoio entre a Luísa e a Sofia, lindas demais

? Mila. MARAVILHOSA veganinha good vibes, sempre otimista, não esquenta com nada -- a não ser que você se meta com uma de suas irmãs ou queira competir com ela. Provavelmente o maior apoio da família e a que sempre buscava a união de todo mundo. Mostrou que não se tem idade pra curtir e foi adolescente até os 29. O aniversário de 30 dela e o que isso significou foi muito bem construído.

? Helena. Tinha um pé atrás com ela no início, sempre estraga prazeres, mas espirituosa. A evolução de personagens é sempre muito admirada por mim e a dela não ficou atrás. Os dias no acampamento fazem ela levar a vida dela com mais leveza e sair um pouco do universo do trabalho além das duas surpresinhas do final que eu não posso falar muito pra não dar spoiler.

?????Lara. A que eu achei mais batida, sem sal, mas não cheguei a desgostar. Ela aprende a se valorizar durante a estadia no acampamento e acho isso um assunto pouco falado e muito importante. Mãe muito nova, não só dos filhos como entre as irmãs, o que deixa ela meio chata as vezes, mas ela vai aprendendo a desconstruir o "lado mãe" e mostrar o "lado Lara".

? AMEI MUITO, EU IMPLORO, LEIAM! Ri que nem uma retardada e me apaixonei por cada momento no acampamento.

agaybriela 04/12/2022

existe uma vida antes das Baldassari e uma vida depois.
eu deveria falar só da experiência de ler "só por um verão", mas a verdade é que ler qualquer obra das Baldassari é uma experiência única e que todos deveriam ter. cada elemento se torna complementar ao outro tornado a leitura fluída ao ponto de quem tem o costume de fazer anotações e marcações esquecer completamente, aconteceu com diário de bordo, UPDS e foi assim com SPUV, me percebi tão imersa na leitura que deixei o arroz queimar. como explicar que eu estava em um acampamento e por isso me desliguei?

? ver a mudança de cada irmã foi surpreendente, animador e inspirador, tudo foi tão bem escrito e detalhado que eu sinto como se tivesse que acompanhado a viagem de quatro amigas minhas. revirei os olhos em cada fala da michelle chernobyl, ri em cada aparição do pepa, quis tirar a lara de perto do felipe e colocar ele num potinho fechado sem espaço para ventilação, bati continência pra cada ordem da betina e quis ser amiga da pati pra poder ser contagiada com a animação dela. e, mais ainda, quis conhecer leonora e chiquinho, tendo certeza de que os conselhos dos dois colocariam minha vida nos trilhos!

? acompanhar toda a evolução (individual) das irmãs lancellotti me fez ir sentindo o coração quentinho e me fez pensar que nunca é tarde para tomar a frente das decisões da minha vida e, então, viver da melhor forma.

? foi uma delícia ver que mesmo dentro da sua individualidade as irmãs são tão parecidas em tantos pontos e extremamente opostas em outros, mas que o mais se destaque em suas personalidades é o fato de que elas fazem tudo ao seu alcance para cuidar e proteger umas as outras.

obrigada, gi e bru, por essa experiência incrível, o talento de vocês é ímpar e é um prazer poder acompanhar seu trabalho! mal posso esperar pelo próximo livro!

wariafernand 03/12/2022

estranho seria se eu não desse 5 estrelas pra esse livro. a gisele e a bruna tem uma escrita tão fluida que sempre termino os livros delas muito rápido e com esse não foi diferente. só achei que o livro seria mais entre o romance da luisa e da sofia, por conta da capa e tal, mas não. nem é uma reclamação, ate prefiri que fosse do jeito que foi, livro incrível

Laura.Meirelles 03/12/2022

Absolutamente perfeito
Não sei nem como começar pois não há palavras o suficiente pra falar o quão incrível esse livro é.
Eu sou muito fã das autoras, já li todas as obras delas e amo todas, mas essa daqui é diferente de qualquer outra obra delas.
Como todos livros delas esse é um livro sobre amor, mas diferente dos outros, não é focado apenas no amor de forma romântica, mas no amor em geral, de todas as formas de amor, principalmente do familiar.
Esse é um livro sobre reunião, amor e auto-descobertas; sobre encontrar o seu lar, seja ele um lugar ou uma pessoa; sobre como simples momentos são suas melhores memórias; sobre como coisas ruins podem na verdade, só estarem sendo vistas de um ângulo ruim; e é claro um livro sobre verão.
Eu me senti como se realmente estivesse na história com elas, ri muito, senti raiva, dúvida, tristeza, alegria, amor; e amei a forma como as autoras passaram tudo isso para mim enquanto eu lia, com uma escrita maravilhosa que me prendeu do início ao fim.
Recomendo a todos que deem uma chance para esse livro, não vão se arrepender.

ev98 22/11/2022

Amor em todas as suas formas <3
As irmãs Lancelotti conquistaram meu coração!
Achei que podia ser um livro que teria como foco o romance, mas é realmente SOBRE as irmãs, a família delas, as perdas e o luto lidado por cada uma! Tô extremamente apaixonada por todas e apegada e com saudade! Terminei de ler e é estranho não pegar o kindle e voltar para o mundo delas!

Essas autoras sempre servem talento nos lançamentos, mas esse me pegou de uma forma muito diferente. Gostei do dramazinho de malhação do casal sáfico, mas muito mais que isso gostei muito de conhecer cada uma delas e suas particularidades. É bom ler um livro que retrata tão bem a importância dos nossos laços familiares e o quanto a vida é imprevisível e como precisamos dar valor a cada pessoa importante na nossa vida. Lendo sobre essas irmãs é impressionante como a rotina tende a separar um vínculo tão forte como a irmandade, como é muito fácil priorizar coisas que no fim nem são tão importantes assim.

Daria um puta filme bom, bem sessão da tarde. Leve e cheio de lições.

E o que foi elas cantando João e Maria? Nossa

Bruna 23/11/2022

Só por um verão.. ou muitos mais.
Já tá ficando meio clichê, mas toda vez que eu leio um livro das meninas, eu termino com um "agora esse é o meu preferido", mas, o que eu posso fazer, se as meninas sempre surgem com uma maravilha atrás da outra?

Sério, eu não sei o que dizer de SPUV.. É uma delicadeza sem tamanho, uma energia boa, um abraço apertado, uma vontade de não largar nunca as personagens, sabe? Chorei em vários momentos, só que não foi aquele choro de tristeza, foi um choro de pertencimento, de entender o sentimento, de absorver as sensações.. Não sei explicar, só sei que terminei os últimos capítulos com olhos marejados e um sorriso gigante no rosto.

Obrigada por esse livro, meninas.

maripfm 25/11/2022

Um verão cheio de emoções
Diferente dos outros livros das meninas (diário de bordo, a princesa e o capuccino, uma pitada de sorte ? que foram os que eu li até então), este livro aqui não foca taaanto no romance ? o que eu não achei ruim de jeito nenhum, apesar de amar um romance ? mas foca num tema que pega demaaais pra mim: família. E, nossa! Foi muito divertido acompanhar essa.
Todos os personagens são muito diferentes, mas também muito cativantes ? cada um à sua maneira. Acho que todo mundo pode se identificar com algum deles ou por uma parte de cada um. Ou enxergar neles alguém que é importante para você.
Não sei, só sei que amei cada segundo lendo e leria muito mais das irmãs Lancellotti.

Obrigada por mais um livro maravilhoso, Gisele e Bruna ?

OBS: Ab Aeterno já vai ser a próxima leitura!

leashy loo 27/11/2022

como sempre, essas duas arrasam
"Porque o amor não se resume a pegar no colo e trocar abraços. Amor é um legado! Legado esse que acredito ter deixado para elas."
Esse livro é simplesmente incrível, juro! Ele é narrado "do além" pela mãe das quatro protagonistas que faleceu no início da história, e só por isso já me prendeu de primeira. Cada uma das irmãs possui uma personalidade única, com traços que fazem o leitor se apegar a todas elas.
Enquanto precisam lidar com a recente perda da mãe, as irmãs são obrigadas a enfrentar fantasmas passados da morte de seu pai no velho acampamento da família, e se lembram da importância da união fraternal. No acampamento, antigos sentimentos voltam à tona, e as protagonistas passam por um processo importantíssimo de autodescoberta e evolução pessoal.
Esse é aquele livro que faz você querer ser parte da história, e aquece o coração! Gisele e Bruna não erram nunca, recomendo muito?

Giu 27/11/2022

?Amor é um legado?
A escrita das meninas aqui está sensacional cara, mt envolvente, q te prende mt.

Todo o cenário mt bom, amei essa ideia de 4 irmãs que são obrigadas ir por acampamento da família e ficar juntas para receber a herança ?? E adorei tipo os jogos em 2 plano.

O desenvolvimento de várias coisas fantástico, primeiro o das irmãs, q foi ótimo, vc percebendo que elas estão se aproximando aos poucos e se amando novamente, o da Helena com os gêmeos, a luisa superando o medo/receio da morte do seu pai, a Lara percebendo que merece mais. É uma delícia ver a evolução delas sabe? A mila me ganhou tbm, ela é tão vibes

O casal muito incrível, amei elas, mt fofas, slow burn e friends to lovers >>.

Ai gente cada irmã me ganhou mas a Helena foi mt a mais sério, minha bebezinha ??.

Tbm tem um casal e personagens secundários fofos. A narração da mãe morta, foi muito diferente e ficou bom??, ai sério, eu me apeguei tão a esse livro em tudo, fiquei feliz, triste, rir, emocionada, coração quentinho. O melhor livro das meninas para mim sem dúvidas ??

5??+????

Clara 27/11/2022

Só por um Verão é muito pouco!
Não imaginava que no final dessa história, eu e meu coração mole que nem manteiga, terminaria chorando de felicidade com os acontecimentos. E não me arrependo nem um pouco disso.

Primeiramente tenho mais é que agradecer a Gi e a Bru por terem confiado em mim para ser parceira deste livro e agradecer mais ainda por ter trazido a vida a história das irmãs Lancelotti. Vou querer guardar as quatro no coração!

Agora falando sobre o livro, a escrita da Gi e da Bru é super gostosa e fluída e aos poucos vamos conhecendo e nos aprofundando mais nós personagens, conhecendo seus jeitos e até mesmo seus medos. A dinâmicas das irmãs é uma delícia, pois é bem aquele amor cão e gato que na minha opinião é coisa de todos os irmãos ? fora que é bem legal a narradora da história não ser exatamente as meninas, mas sim a dona Leonora (não é spoiler se isso tá logo no começo ok?).

Além de tudo isso, a leitura foi incrível pois em diversos momentos tinha referências que pude captar (outras talvez eu seja nova demais) como em diversos momentos pude comparar a histórias nas quais eu já conhecia como Camp Rock (mas sem a parte musical), O Acampamento do Papai e mais tarde vim lembrar de Belas e Mimadas. E devo deixar claro que surtei com algumas das referências.

Enfim, a história é uma delícia e no final você deve terminar com o coração quentinho e assim como eu desejar por um momento ir até o Luneta pra ter um pouco da magia desse lugar na sua vida ??