Sina

Sina Márcio Benjamin




Resenhas - Sina


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Evy 12/02/2024

Singular e maravilhoso!
Demorei para começar a ler esse livro, mas quando comecei não conseguia mais parar. A história se inicia ao lado de José Trancoso, um viajante solitário deixado à própria sorte em uma estrada abandonada e repleta de mistérios. Nesta estrada ele encontra três senhoras misteriosas a quem vai pedir ajuda e se vê obrigado a contar algumas histórias. A partir desse momento, somos transportados para um universo onde a realidade e o sobrenatural se encontram em contos repletos de um folclore vívido que parece pulsar com vida própria.

Em seu livro de estreia no gênero, Benjamin evoca o Nordeste em sua narrativa, com personagens e cenários tão autênticos que saltam das páginas, carregando consigo a aspereza e a beleza do sertão. A descrição dos lugares que compõe essa paisagem única que faz cenário às histórias é tão vívida que fica evidente o vínculo profundo com essa região que o autor possui. Uma narrativa envolvente que fica impossível parar de ler uma história atrás da outra.

Cada página revela novos segredos e desafios, desdobrando-se como um verdadeiro portal que nos leva a explorar essa obra densa e cheia de elementos muito característicos do sertão brasileiro. Sina transcende as fronteiras da mera literatura; é uma viagem ao âmago do Brasil, uma incursão aos recantos mais íntimos de sua cultura e de sua essência. Esta é uma obra singular que merece ser descoberta e apreciada por todos aqueles que buscam uma narrativa que não apenas entretém, mas também toca profundamente o coração e a mente.

Além disso, a edição primorosa da Darkside conta com as ilustrações magistrais de Shiko, e torna a experiência ainda mais imersiva e sensorial. Um livro que nos faz refletir sobre os mistérios mais profundos da alma humana e da terra que a sustenta.

Super recomendo!!
Márcio 08/03/2024minha estante
Agradecido demais pela leitura! Grande abraço!




Anderson Rodrigues 05/02/2024

Um sertão sangrento, sem piedade com vivos e com os mortos..
Um horror nacional incrível, com uma narrativa com uma linguagem regional que te transporta para dentro da história, com descrição de cenário incrível, imersivo.
Vale muito a pena, para quem não gosta também.
Márcio 10/02/2024minha estante
Muito grato pela leitura! Fico feliz demais que tenha curtido!




Louise 25/12/2023

Uma assustadora viagem pelo sertão nordestino
Em Sina, Zé Trancoso é nosso protagonista e também o contador das histórias arrepiantes que aqui encontraremos. Enquanto viaja, sua caminhonete para subitamente e, sem água, sem comida e sem pessoas por perto, o desespero é certo. Logo adiante, encontra três senhoras guardando a entrada de uma cidade e não demora a lhes pedir ajuda, que é negada. Trancoso, então, faz um acordo: ele contará três histórias, uma para cada, e mais uma em homenagem a sua mãe e, caso gostem do que vão ouvir, sua passagem será concedida. Histórias contadas e aprovadas por sua modesta, porém importante, plateia, Zé consegue entrar na cidade para conseguir alguma ajuda. Lá, acaba encontrando um circo, onde é logo contratado, e seu passado vem à tona – e ele faz questão de compartilhá-lo conosco.

Algo errado ocorre naquele lugar que o acolheu, com um autoproclamado profeta liderando o povo, que acaba virando seu rebanho sem vontade própria, e agora nosso contador precisa lidar com sua sina e escapar com vida daquele local amaldiçoado.

Márcio Benjamin tem todo o cuidado de escrever de uma forma que pareça que o protagonista está, de fato, contando uma história diretamente para o leitor ali, pessoalmente. Suas descrições dos acontecimentos, detalhados com linguagem simples – o que reforça a ideia de que estamos ouvindo tais relatos diretamente da boca de Zé Trancoso –, faz com que imaginemos todo o horror que seus personagens testemunharam, com cenas de arrepiar os cabelos e, em alguns momentos, tapar os olhos.

Enquanto nos deslumbramos com suas histórias sangrentas, que aos poucos fica claro que não são apenas histórias de um contador, e sim acontecimentos reais presenciados sertão afora, a trama principal segue se expandido e se conectando, revelando muito mais do que inicialmente aparenta. Um acordo feito há muitos anos, uma seita cruel disfarçada com boas intenções, a vida por um fio e um salto temporal são interligados e revelam a sina daquele povo honesto e trabalhador que, em algum momento, se desviou do caminho por algum motivo e acabou eternamente punido. Alguns tentaram escapar, mas o destino não demora a encontrá-los.

Em seus contos, encontramos mitos e lendas (será que o leitor vai reconhecer o trio não tão simpático de senhoras?) que ganham vida graças à escrita de Márcio Benjamin, e também figuras clássicas que podem ser encontradas em qualquer interior que se preze: o padre, um circo local, o menino que desobedece a mãe preocupada e fica até tarde brincando no riacho, o pai com mão firme, a senhora cheia de fé, entre outros. Junto de tantos personagens carismáticos e relacionáveis, o medo da fome e da seca se junta ao medo do desconhecido. O mal está à espreita, apenas esperando por um deslize. Do meio de caminhos poeirentos e plantações mortas surge um ser aparentemente amistoso oferecendo um acordo em troca de bonança, e é preciso ter pulso firme e mente forte para não ceder. Caso contrário, o autor deixa claro os pavores que virão em troca de alguns momentos de fartura. No meio de tantas ameaças sobrenaturais, uma crítica de algo real muito presente e tão assustadora quanto os mitos: o fanatismo religioso. Líderes religiosos usando a fé alheia para promoverem seus interesses malditos, movimentando multidões com promessas vazias, manipulando-os como fantoches, tratando-os como carcaças vazias dispostas a seu bel-prazer, destruindo seus espíritos em troca de migalhas fantasiosas. Se isso não fica claro no dia a dia, aqui, em Sina, o autor nos dá esse tapa na cara para acordarmos e não passarmos pelo inferno que os moradores de sua obra passaram.

Cheio de mistérios ocultos, sangue espirrado e pessoas acolhedoras, Sina é um folk horror recheado de contos macabros, lendas assustadoras e uma magia que apenas o sertão nordestino pode proporcionar.

ig: @liliwgt

site: https://bocadoinferno.com.br/criticas/2023/08/sina-2022/
Márcio 26/01/2024minha estante
Que lindeza de resenha! Muito emocionado! Obrigado mesmo!




@vcdisselivros 29/10/2023

"O demônio toma muitas formas, mas muitas vezes tá mesmo é dentro da gente"
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° José Trancoso é um viajante que se vê perdido ao ficar sem carro em uma deserta estrada de chão batido.

° O povoado mais próximo indica ser guardado por três senhoras bizarras que exigem um pagamento a fim liberar a passagem. Como bom contador de histórias, Zé propõe contar três que prometem agradar os ouvidos das três senhoras, mas será que entrar é uma boa coisa? Zé não imagina o que o espera lá na frente, mas vamos começar dizendo que se trata de um Mal ancestral!

° Sina é uma obra nacional ambientada com a realidade do interior nordestino.

° A obra é chamada de “Folk horror’ por ter elementos bem característicos do gênero, como: Homem - lugar rural - carro quebrado – acontecimentos macabros/bizarros - ritual – algo ruim prestes a acontecer – como escapar?

° O livro, que é de contos, é peculiar por não ter contos aleatórios, de modo que um puxa o outro e vai fazendo sentido com o que foi apresentado antes.

POR FIM

A escrita de Márcio Benjamin é imersiva e envolvente por si só, mas as ilustrações de Shiko são um plus que facilitam o leitor a ter vislumbres do cenário e daquilo que Zé Trancoso está enfrentando.

Consequentemente isso faz com que fiquemos lado a lado ao protagonista ou em meio as histórias dele, o que pode ser muito bizarro, considerando tudo que está acontecendo.

Por mais que tenha três linhas temporais, a obra é de fácil compreensão, mas uma dica: preste muita atenção aos nomes para não se confundir com as amarras que chegam com o final.

Achei curioso um livro tão singular ter poucas leituras/resenhas no Skoob mesmo quase após um ano desde seu lançamento. Quero acreditar que isso não se deve ao preconceito que muitos têm com obras nacionais, mas se for o caso, faça-me o favor...
Márcio 26/01/2024minha estante
Muito grato! Vamos divulgar mais pra o povo vir hehehe




@KrolChacon 28/10/2023

A derradeira história de Trancoso
A derradeira história de Trancoso, "Sina" é a estreia do mestre em folk horror, o potiguar Márcio Benjamin na editora DarkSide Books.

Por fora, o livro vem no toque caprichado da DarkSide em capa dura, e com as gravuras do premiado ilustrador Shiko, com detalhes que proporcionam uma experiência imersiva e sensorial aos leitores.

Já por dentro, a obra apresenta uma leitura única e envolvente, com três linhas temporais entrelaçadas. A história, escrita com requintes regionalistas, nos conta os causos de José Trancoso, um viajante abandonado em uma estrada assombrada. A partir daí, o autor vai nos empoeirando com as lendas e folclores dos interiores do nordeste brasileiro, oferecendo um cenário exuberante e sombrio que se confunde com a realidade.

Em suma, "Sina" é uma obra densa, enraizada na cultura e na terra, com personagens misteriosos e uma narrativa enigmática.
Márcio 07/11/2023minha estante
Eita, foi em cima! Muito obrigado!




@emcadacapa 22/10/2023

Imersivo e nordestinamente de arrepiar!
Um contador de histórias lutando para sobreviver em um Nordeste sobrenatural tomado por um mal ancestral.

?Quando o brilho dessa lua
Clareia todo o sertão
A verdade surge nua
Em firma de assombração.?

Que delícia que foi ler esse livro, é daqueles livros que causam arrepios em algumas partes, mas que também consegue tocar o leitor em momentos específicos.

A escrita de Márcio Benjamin é daquelas viciantes, somada a um regionalismo impecável faz com que o livro passe voando. Os personagens aqui criados vão aparecendo aos poucos, somando a narrativa e criando uma trama que se interliga entre a vida de Trancoso Neto e as histórias que ele conta.

?? Toda história é verdade, menino besta. Cada pessoa conta de um jeito e cada jeito bota essa história dentro do bolso do contador. Cada um escuta com sua oiça e esse ouvir faz que ela seja um pouco de quem ouve.?

As ilustrações, como elas dão um brilho à mais na história, consegui imergir ainda mais podendo visualizar parte do que estava lendo, Shiko fez um trabalho espetacular aqui.

Então... se você gosta de histórias de terror, tantos sobrenaturais quanto aquelas onde vemos a maldade humana em sua forma mais cruel, indico demais que você dê uma chance a esse livro.

? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Ama histórias sombrias com toque de regionalidade nordestina.
? Gosta de livros onde temos histórias dentro da história.
Márcio 07/11/2023minha estante
Trancoso anda por aí hehe muito obrigado!




Ismael.Chaves 17/10/2023

O folclore nacional através do horror de Márcio Benjamin
Há um motivo para que, antigamente, as mães cantassem para seus filhos sobre uma bruxa má que vinha pegar as crianças que não queriam dormir. Ou falassem de um homem velho que sequestrava crianças mal comportadas e as jogasse dentro de um grande saco. Longe da cidade grande, nos rincões da mata, nas plantações de famílias humildes ou em pequeno festivais do interior, um assovio pode ser sinal de mau agouro. Antes dos invasores coloniais chegarem, criaturas e deuses antigos já habitam essa terra e sua fúria causava a ruína do homem branco, arrastados para os confins da mata escura e misteriosa, como fartamente foi registrado por padres missionários e marinhos aventureiros.

Acredite ou não, mas o fato é que esses seres místicos permaneceram vivos no imaginário popular até hoje. Felizmente, já faz alguns anos que o folclore brasileiro deixou de ser sinônimo de personagens de histórias infantis. E isso graças ao trabalho de escritores como Márcio Benjamin, um dos maiores representantes do terror folclórico nacional.

Autor potiguar e dono de uma prosa característica, que passeia entre o poético e o regional, Márcio é um verdadeiro contador de histórias. Para quem já leu "Maldito Sertão", "Fome" e "Agouro", seu novo livro, "Sina", será o ápice da sua produção, reunindo todos os elementos que o consagraram em um novo e pulsante romance que adiciona novas camadas narrativas, flertando com a Fantasia e uma certa magia cinematográfica.

Entrelaçando 3 linhas temporais, "Sina" é um romance-moldura que tem como fio condutor a história de Zé Trancoso, um exímio contador de histórias. Ao chegar em uma misteriosa cidade do interior, ele se depara com um passado obscuro - dele e da cidade - cheio de segredos. A partir daqui, o leitor irá topar com lobisomens, mula-sem-cabeça, o corpo-seco, matinta pereira e vários outros monstros - além de uma misteriosa seita religiosa liderada por uma estranha "criança". Recomendo fortemente a leitura.

Vale destacar que a edição possui ilustrações magistrais de Shiko, vencedor dos prêmios HQMix e Angelo Agostini e considerado um dos maiores nomes do quadrinho brasileiro atual.
Márcio 07/11/2023minha estante
Muito grato, querido!




Will82828 26/09/2023

Esse livro é incrível, tudo é extremamente perfeito, as marcas regionais na escrita tudo. São obras como essa que me fazem ter orgulho de ser brasileiro.
Márcio 07/11/2023minha estante
Muito agradecido pela leitura! :)




Gigits 13/09/2023

Diferente ?
Eu li ?Sina? praticamente um mês depois de minhas aulas voltarem, então fiz pouquíssimos históricos, mas eu amei. Terror é um gênero que me prende muuuito e os cenários são muito fortes na minha mente enquanto leio. A escrita retrata a linguagem sertaneja, já que o livro se passa no sertão do Nordeste, e apesar de ser nordestina, em alguns momentos fiquei confusa, mas nada que me atrapalhasse. Achei incrível a maneira como a história é contada através de várias outras histórias e como no final tudo se encaixa. As ilustrações são LINDAS, todo o livro é lindo, sou completamente apaixonada pela DarkSide.
Márcio 07/11/2023minha estante
Muito obrigado!




Sensa___ 16/08/2023

Alugou um triplex na minha cabeça
Sina me deixou fissurado pra saber o que ia rolar em cada uma das histórias, que no início pareciam tão inocentes só para no final se mostrarem essenciais. Realmente, alugou um triplex na minha cabeça, e até hoje tô me questionando se eu entendi tudo certinho?
Márcio 12/09/2023minha estante
Entendeu sim! Hehehe. Muito obrigado pela leitura!




Irka Barrios 30/07/2023

Belo e assustador
"Sina" é um conjunto de narrativas curtas (contos) com um background que amarra tudo e transforma a obra num romance. É bonito, poético, traz as mazelas do sertão e, quando menos se espera, transforma-se numa cena de horror. O universo de Sina está povoado por seres sobrenaturais e muitas vezes nos identificamos com aquelas histórias que, temos certeza, já ouvimos na infância ou adolescência. Encontrei ecos de muitos clássicos, como Pedro Páramo, O som e a fúria, os clássicos da mitologia e, óbvio, Grande sertão veredas. A linguagem é outro ponto alto, muito bem trabalhado. Só tenho elogios para a obra.
comentários(0)comente



Irka Barrios 30/07/2023

Belo e assustador
"Sina" é um conjunto de narrativas curtas (contos) com um background que amarra tudo e transforma a obra num romance. É bonito, poético, traz as mazelas do sertão e, quando menos se espera, transforma-se numa cena de horror. O universo de Sina está povoado por seres sobrenaturais e muitas vezes nos identificamos com aquelas histórias que, temos certeza, já ouvimos na infância ou adolescência. Encontrei ecos de muitos clássicos, como Pedro Páramo, O som e a fúria, os clássicos da mitologia e, óbvio, Grande sertão veredas. A linguagem é outro ponto alto, muito bem trabalhado. Só tenho elogios para a obra.
comentários(0)comente



Dri 08/04/2023

Diferente e atmosférico
Um livro muito bem escrito e doido do melhor jeito possível. Perfeito pra quem quer uma leitura que fuja do comum.

Sina tem circo, linhas temporais que misturam passado e presente, destino, elementos nordestinos, cenários áridos e violentos e inúmeros causos de cidade pequena.

Uma leitura enigmática e ótima pra quem ama ir criando teorias e ir juntando as peças do quebra-cabeça. Criativo e muito carismático. Eu adorei!
Márcio 31/05/2023minha estante
Ebaaaaaa! Muito agradecido mesmo!




Mukuro_collection 01/04/2023

Cada conto, um sonho.
Não parece que li os contos de horror de Sina, parece que eu sonhei. E eles estão bem vivos na minha mente.

A ambientação impressiona, nos coloca exatamente no interior, sertão nordestino.

Sina me transportou ao passado, me fez reviver os tempos que visitava meus avós no interior cearense, e com todos os seu netos sentados na calçada, meu avô contava suas mirabolantes histórias de terror.

Acredito que todos irão fazer bom proveito da leitura desse livro, porém, os nordestinos vão extrair 100% da sua essência.

Recomendo!
Márcio 31/05/2023minha estante
Que lindeza, meu Deus! Muito obrigado mesmo!




Erwinnph 31/03/2023

SINA
O livro e muito bom, por vezes fiquei lembrando dos meus tios e avós que contavam histórias parecidas do interior de MT(mato grosso) tu pode ter problema com o linguajar, tive dificuldade em entender um pouco? mas nada do que impeça de curtir a leitura? me fez sentir saudades da minha família ? se tu gosta de história parecidas com aquelas que o tio contava na casa da avó e te deixava sem dormir de noite ? e um prato cheio? há ! Mas tem uma história principal e um personagem principal não se engane e envolvente ? ps.: amo esse linguajar que enriquece tanto o nosso Brasil ???? 5 estrelas ????
Márcio 31/03/2023minha estante
Muito obrigado!




23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR