O mistério Henri Pick

O mistério Henri Pick David Foenkinos

Resenhas - O mistério de Henri Pick

nina.micheletti 10/03/2023

Um mistério para quem não é fã de mistério
Geralmente quando falamos de mistério pensamos em mortes, assassinatos, enigmas, tesouros, roubos e traições. Tudo que esse livro não tem!
É um mistério leve que vai te revelando um pouco da personalidade de cada personalidade por vez. E apesar de não terem revelações muito chocantes, é um livro bom e bem escrito.
Além de ser super leve e ter capítulos super curtos.

(As minhas partes favoritas eram as notas de rodapé)

lilyandbooks 08/03/2023

A história é boa, tem um bom plot twist, mas particularmente achei confuso como a história foi desenvolvida. É um mistério, mas o desenvolvimento dos capítulos foi confuso pra mim.

voandocomlivros 07/03/2023

Quem nunca tentou criar algumas linhas de tal maneira que se transformem em uma história? Nem sempre esses escritos se tornam livros que são lidos e apreciados por outras pessoas.

Em "O Mistério de Henri Pick", um bibliotecário provincial assume textos que foram rejeitados. Ele reserva parte de sua biblioteca para os manuscritos que não conseguiram publicação.

Quando uma jovem editora e seu namorado escritor visitam a biblioteca, ao manusearem um mar de escritos indesejados, eles encontram um diamante sob o carvão: o manuscrito de um senhor chamado Henri Pick, que, até alguns anos atrás e antes de sua morte, era dono de uma pizzaria local.

Não apenas o manuscrito, mas também a história do manuscrito em si é uma descoberta. No momento em que o livro é publicado, acompanhamos o pequeno papel entre duas capas de papelão transformar a vida das personagens que povoam as páginas de "O Mistério de Henri Pick".

📚"Ninguém jamais é compreendido, certamente não os escritores. Eles frequentam reinos de emoções imprecisas e, na maior parte do tempo, não compreendem a si mesmos."

A história é divertida, mas sem profundidade ou tensão. Senti um certo coquetismo na escrita do autor. Por um lado tudo flui rapidamente sem deixar a leitura cansativa, por outro os personagens persistem em ficar na superfície, inclusive os protagonistas. O estilo da escrita é contaminado de excesso de itálico, notas de rodapé que apenas enfeitam as páginas e capítulos compostos por uma única frase. Apesar de ter um desfecho abrupto, o autor consegue prender o leitor com o mistério até quase as últimas páginas.

Esse livro tem uma proposta muito interessante, mas acho que estava com a expectativa muito alta, queria um livro maior, com discussões mais profundas e desenvolvidas, talvez eu quisesse mais mistério ou me envolver mais com as personagens... Mesmo assim, recomendo o livro para quem está procurando por uma leitura leve, rápida e recheada de citações de outros autores. Leia com um caderninho do lado para anotar todas as sugestões.

📚 "Às vezes é preciso agir de maneira surpreendente, desviar-se do cotidiano, para saber realmente o que o outro pensa de nós."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/o-mist%C3%A9rio-henri-pick-resenha

Armele 05/03/2023

Gostei da escrita e dos capítulos curtos.
Passei toda a leitura esperando pelo ?mistério?! A última parte do livro que conta a história da Marina foi a que mais me prendeu? pensei ?finalmente vamos descobrir tudo? e a Marian ainda foi mais uma enganada. Delphine e Frédéric uma bela dupla de trambiqueiros.
Mas adorei a sacado do livro em mostrar como uma mentira pode impactar a vida de tanta gente.

arj.naiara 04/03/2023

O livro é pouco arrastado, algumas vezes era só pegar o livro que me dava sono. Entende que o enfoque é nas relações então vemos a vida de várias pessoas e as consequências de suas escolhas e modo vida, achei isso bem legal. Ao meu ver o ponto forte é mostrar o quanto essas relações são desruptivas e reais. Entretanto, o que me segurou até o final era o curiosidade para saber quem escreveu o livro mesmo, apesar de suspeitar o pouco de Frédéric, ainda sim fiquei surpreendida, além disso pode colocar um pouco de força de vontade, porque o livro começa a ficar interessante lá para página 150.

Nii 02/03/2023

Me surpreendeu positivamente!
Vi que a nota do livro não estava tão alta quando comecei a ler, o que me desanimou um pouco, mas conforme iniciei a leitura comecei a gostar e a me interessar muito pela história.
A história demora um pouco para realmente nos prender, há vários trechos um pouco lentos e com descrições em excesso, mas é impossível não ficar curioso em saber quem é o verdadeiro autor do romance.
E sobre isso... ?

Eduardo1304 01/03/2023

O Mistério De Henri Pick
Uma jovem editora descobre, na cidade de seu pai, uma biblioteca que armazena originais de livros recusados por editoras. No meio de vários títulos duvidosos, ela acaba encontrando o exemplar de uma obra assinada por Henri Pick,.

Lisa 28/02/2023

Ligeiramente interessante
David Foenkinos traz em ?O mistério de Henri Pick? uma premissa intrigante, que instiga a querer ler e que é mantida por pelo menos dois elementos, como a mescla de realidade e ficção constantes. O próprio livro começa já nos contextualizando sobre o autor estadunidense Richard Brautigan e sua biblioteca de livros rejeitados, informações essenciais para o desenvolvimento da trama. Em segundo, pela plot em si mesma, um livro é descoberto em uma biblioteca para livros recusados pelas editoras nos confins da França e o seu autor é ninguém menos que um pizzaiolo que não é mais do que ordinário. A história em si não importa, e sim quem foi esse homem e se foi ele mesmo quem escreveu.

Fiquei empolgada assim que ele veio pela TAG inéditos em novembro, com essa edição primorosa que brinca com a metalinguagem ao usar do título do livro fictício cortado entre o título original, já estimulando e tecendo o tom de mistério esperado. Todavia, confesso que a ideia funciona melhor que sua execução, ou talvez, seja sim, sagaz. (até o final desse texto descobrirei meu veredito)

Foenkinos demonstra aqui uma escrita ligeira, perspicaz, com doses certeiras de humor. Apreciei a presença do narrador através das notas de rodapé, quase como se ele estivesse lendo a história junto conosco e desfiando comentários e dicas. Inicialmente achei divertido o ritmo rápido da narrativa, com seus capítulos que de tão curtos, alguns possuem apenas um parágrafo. Mas há um limite na pressa, essa rapidez tornou a prosa superficial, todo processo de conexão, de rapport demanda tempo para que possamos conhecer, familiarizar e sentir algo pelos personagens. Com as trocas saltitantes entre personagens e mini arcos não foi permitido ter nenhum sentimento que saísse da camada mais artificial.

Por outro lado, parte da critica deste livro é mostrar como a ideia, a propaganda de algo é muito mais valorizada e rentável do que o seu conteúdo em si. Poderia tanto ser como não ser um bom livro, não faria diferença, o sucesso adveio da história de sua descoberta. Critica que combina muito bem com a discussão acerca da literatura fast food e tema que o Stephen King discorre com gosto na introdução de ?Tudo é eventual?.

Reconheço e valorizo o conceito, mas na categoria de thriller, eu que gosto tanto deles, considero extremamente fraco e diferente de outros assim, este não tem uma história consolidada para se apegar. Nas últimas 80 páginas, Foenkinos corre para nos ofertar a descoberta desse mistério e a história melhora, não por ser boa, mas por ser um pouco mais substancial que o resto. É valido salientar que essa é a primeira experiência do autor escrevendo esse gênero e diria que foi corajoso e diferente. Adorei todas as referências a livros (e que leitor não se delicia né?) e as muitas frases de impacto bem construídas. Diria no fim, que foi uma experiência se não exatamente satisfatória, com certeza curiosa.

Jean 26/02/2023

Um bibliotecário que decide reservar um espaço da sua biblioteca para autores recusados, uma editora que anos depois busca inspiração para publicar um livro após o fracasso de vendas do livro do seu então namorado. Ambos se conectam a um romance "As Últimas ho0rad de uma história de amor", escrito por Henry Pick, um pizzaiolo que a família jura nunca ter escrito mais do que a lista de compras.
Agora a editora e seu namorado buscam publicar o livro para que consigam algum sucesso, mas eles não contam quem mais pessoas buscam a verdade por trás desse romance.
"Os leitores sempre encontram a si mesmo nos livros, de um modo ou de outro. Ler é um prazer totalmente egoísta. Inconscientemente, buscamos algo que fale conosco."
Gostei bastante da leitura, ela é bem leve e fácil de terminar. Cheio de reviravoltas, no livro fica explícito que nos dias atuais muitos livros são vendidos mais pela publicidade do que por seu conteúdo, e nos faz questionar se realmente leitura boa é aquelas que estão bombando nas trends das redes sociais.
Não gostei muito da falta de profundidade nos diálogos, e de que tudo no final sempre dá certo, não trouxe tanto a realidade, mas a paixão e o amor dos personagens românticos supriram isso.

caroldea 25/02/2023

Interessante, porém a escrita do autor é um tanto simples, não gera muita conexão entre leitor e personagem, com diálogos fracos. Apesar disso, a história te prende e é divertida, apesar de ser diferente do que imaginei.
Lisa 27/02/2023minha estante
To tendo a mesma impressão, é como se faltasse profundidade na história para que pudéssemos nos conectar com ela.

Mara.Lusiane 25/02/2023

O livro é envolvente! O cenário "uma livraria de livros recusados", me fez pensar em quantas boas histórias se perdem por estarem sendo lidas sob olhares que não procuram o que está ali...mas que poderiam ser excelentes histórias para outros. O enredo vai se fazendo com apresentação de personagens que têm histórias peculiares e que a medida que a história avança acabam se entrelaçando...adorei...e o final não nos decepciona.

Cristiana 21/02/2023

A propaganda é a alma do negócio
Uma biblioteca onde recebem manuscritos recusados. Uma agente literária atrás de dinheiro e fama. Um escritor num hiato criativo. Um livro bem escrito de um autor que nunca leu.
O livro mostra a investigação sobre a real autoria do livro que vira febre.
Teria um pizzaiolo iletrado, escrito uma obra prima?
Seria uma grande confusão?
Seria possível alguém ter forjado?
O livro trás humor, suspense e bastante citações

Giovana 21/02/2023

Assisti o filme faz um tempo e só durante a leitura da história lembrei disso. Continuei porque lembrava vagamente do mistério. É um ótimo livro, muito boa história. Gosto dos capítulos curtos e também da história dos personagens secundários. Uma delícia de leitura.

@fannykytabooks 19/02/2023

Plot twist atrás de plot twist
Não foi o melhor livro da TAG que li, mas o final me pegou muito de surpresa, e eu amo plot twist! Acho que o timing entre Honra (livro de outubro da TAG) e esse livro foi perfeito, pq ee é leve, tem humor, drama e várias reviravoltas! Achei bem divertido de ler e fui feita de trouxa no final kkkk. Adorei os capítulos curtos e as notas de rodapé. A escrita do autor me cativou, apesar de ter achado algumas partes entediantes. No fim das contas, vale a pena a leitura! Recomendo!!!