O mistério Henri Pick

O mistério Henri Pick David Foenkinos

Resenhas - O mistério de Henri Pick

Simon.Xavier 09/05/2024

Um tanto simples e enfadonho
O grande mistério, a vida do autor da obra, demora a desenrolar. Dá-se muita atenção a histórias e sofrimentos paralelos, varios personagens que não mostram grandes ligações, critica sobre o mercado editoral e só muito a frente vem uma investigação, um tanto insossa e rápida, com conclusões genéricas.
A reviravolta final quase não surpreende, terminando o livro mum estado meio blasé

Mariana113 09/05/2024

Um livro rápido, leve e com leitura fácil. Recomendo para fazer a passagem entre livros que nos exigem muito emocionalmente.

Ferdy 30/04/2024

Achei a ideia da trama bem interessante e a biblioteca dos livros recusados traz toda a essência de histórias sobre o amor aos livros...gostei do mistério e da revelação no final!

Pompeia 28/04/2024

O Mistério de Henri Pick
O mistério de Henri Pick
David Foenkinos
Editora L&PM

De uma descoberta de um livro rejeitado por editoras às (re)descobertas de amores e seus autores.

É assim que eu vejo esse livro! Uma mistura de personagens, todos enveredados pelo amor, pela necessidade de serem amados. Inspirados pelas páginas de um romance esquecido numa biblioteca pública, na ala dos livros rejeitados pelas editoras.

Uma história envolvente, com uma narrativa direta e poética ao mesmo tempo, onde o leitor se vê no emaranhado da trama para, afinal, descobrir quem foi Henri Pick e por que ele deixou um livro tão bom no esquecimento!

Amei o livro, e soube que tem um filme também (só não achei nas plataformas de streaming que assino). Recomendo muito e tenho certeza que quem ler vai se apaixonar!

#taglivros #omisteriodehenripick #asultimashorasdeumahistoriadeamor #lido2024

smottaj 28/04/2024

Então
Eu demorei tanto pra ler esse livro que agora nem consigo fazer uma resenha direita, mas eu gostei da história e senti raiva do final.

Gustavo.Marigo 24/04/2024

O mistério
Tantas vidas podem mudar com algumas palavras, um mistério deixa todos loucamente interessados, como o mundo se deixa levar tão facilmente.

Rodrigo1001 21/04/2024

Para francês ler (Sem Spoilers)
Título: O Mistério de Henri Pick
Título original: Le Mistère Henri Pick
Autor: David Foenkinos
Editora: TAG (L&PM)
Número de páginas: 256

O mundo literário e a mídia entram em frenesi com um novo romance excepcional, recém-lançado.

Mas, quem o escreveu?

Ninguém sabe ao certo!

É um grande mistério a ser resolvido.

Ambientado na Bretanha e em Paris, “O Mistério de Henri Pick” é uma pequena história de como a busca por um escritor supostamente desconhecido acaba mudando relacionamentos e vidas.

Com um estilo de escrita simples e eficaz - comum nos livros do escritor francês David Foenkinos - e salpicado por um tom irônico e ao mesmo tempo simpático, o autor cria uma narrativa dinâmica que convida o leitor a criar sua própria teoria sobre a autoria do misterioso livro. Diante de tanto suspense, as páginas são viradas quase que automaticamente, criando uma urgência que só termina quando o mistério é revelado, lá no finzinho do livro.

Podendo ser definido como um thriller literário, cai bem para uma leitura despretensiosa, para um dia na praia ou até mesmo em uma viagem de avião, sem muito alvoroço.

Enfim, como sabemos, livros são centrais na cultura francesa (ainda). Daí que o mesmo mercado editorial possa ser o tema central neste agradável thriller que é "O Mistério de Henri Pick" faz com que a leitura seja mais direcionada e interessante para os próprios franceses do que para o resto do mundo. Sem exibicionismos, o livro expõe os prazeres e as contradições de uma cultura livresca, alma da França, que tem Voltaire, Rousseau, Zola, Montaigne, Proust, Balzac e tantos outros na condição de heróis nacionais. Mas, mesmo na França, essa centralidade literária parece em processo de erosão diante do culto à celebridades deste estranho mundo novo das redes sociais, dos likes e da superficialidade. Henri Pick fala de tudo isso com muita graça e sem qualquer afetação, peso ou sobrecarga intelectual inútil.

Como veredito final, minha percepção é de que a conclusão do mistério não é tão fascinante quanto o processo investigativo em si, mas, mesmo assim, para amantes ou não da literatura, é um livro correto, bem escrito, divertido e gostoso de ler.

Leva 3.5 de 5 estrelas.

Passagens interessantes:

“Dizem que o amor à primeira vista é o reconhecimento de um sentimento que já existe dentro de nós.” (pg. 23)

“Os leitores sempre encontram a si mesmos nos livros, de um modo ou de outro. Ler é um prazer totalmente egoísta. Inconscientemente, buscamos algo que fale conosco. Os autores podem escrever as histórias mais descabidas e mais improváveis, eles sempre encontrarão algum leitor que dirá: “É incrível, você escreveu minha vida!”. (pg. 69)

“É difícil datar o início do declínio do amor. O avanço sorrateiro das agonias é progressivo, insidioso” (pg. 108)

“Ela lembrava quando eles tinham se conhecido e o nascimento das filhas. Todas aquelas imagens de felicidade foram turvadas pela separação. Pelo momento em que ele dissera “Precisamos conversar”. A famosa frase sem esperança que anuncia, pelo contrário, que tudo já foi dito” (pg. 114)
Débora 21/04/2024minha estante
Queria muito saber sua opinião sobre esse livro, Rodrigo, então obrigada pela resenha, sempre perfeita e sincera!?

Rodrigo1001 22/04/2024minha estante
Débora, seu comentário me encheu de alegria! Muito obrigado!

Carolina2809 12/04/2024

Envolvente e delicioso
David Foenkinos escreve de forma clara, objetiva, dinâmica, dividindo os capítulos de forma a sempre fazer você querer ler mais um pouquinho...
Fica difícil parar!
Estava pra se tornar um dos melhores livros que já li, mas o final não foi convincente o suficiente.
No entanto, o percurso até o final vale totalmente a pena!
Primeiro livro da TAG que li e já quero muito mais!

Jubs 09/04/2024

A história gira em torno de um romance escrito por um pizzaiolo e todo o mistério envolvendo sua publicação. Os capítulos são rápidos e contam como as vidas de vários personagens são impactadas por esse livro.

Gabi 06/04/2024

Resenha 2/100 - 2024
Desde o momento em que eu li a sinopse desse livro pela primeira vez me encantei por ele. A história se passa na França, em uma biblioteca diferente: composta apenas por livros que foram rejeitados pelas editoras. Nessa biblioteca, um livro assinado por Henri Pick é encontrado e chama a atenção de Daphné, editora que busca descobrir mais sobre o romance para publicá-lo.

No entanto, Daphné se depara com uma dificuldade: a viúva de Pick garante que o livro não foi escrito por ele. Logo em “O Mistério Henri Pick”, o leitor se depara com a busca pela verdade sobre a publicação do livro, sobretudo considerando o fato de que o romance de Pick ganha muita fama por seu enredo após sua publicação.

Além disso, outras tramas fazem parte da história: o relacionamento de Daphné com Frédéric, escritor que busca o estrelato; a história de Joséphine, filha de Henri Pick que acaba de sair de um casamento; e a vida de Jean-Michel Rouche, o curioso fundador da biblioteca.

Um dos pontos positivos do livro é que os personagens são bem consistentes e suas histórias também acabam por chamar atenção, mesmo nos pontos que não estão relacionados com a vida e o romance publicado por Pick. Outro ponto bem interessante sobre o livro é que ele faz referências a outras obras, como 2666, de Roberto Bolaño, e isso não apenas traz verossimilhança à história, mas também deixa qualquer leitor feliz.

Entretanto, o final de “O Mistério Henri Pick” deixa a desejar. Embora a premissa seja muito interessante, o desencadear dos fatos na trama principal (sobre o mistério acerca da publicação do livro de Pick) leva o leitor a crer que não existem muitas opções sobre quem poderia ter escrito o livro, de modo que o final acaba ficando bem previsível.

A obra pode chamar muita atenção de novos leitores pela sua fluidez e pelos seus personagens, além do mistério, mas pode não encantar leitores que já estão acostumados com esse tipo de história. Apesar disso, trata-se de uma leitura bem rápida e divertida, com personagens carismáticos. Considerando esses pontos, a minha nota para “O Mistério Henri Pick” é 3.5.

ana !! 29/03/2024

não comecei esse livro achando que teria algum mistério na história, mas o mistério foi muito nem vindo, eu adorei o final e a resolução de tudo. como eu já estava bem apegada a uma hipótese, fiquei literalmente de boca aberta com a revelação
(apesar disso fiquei emocionadíssima descobrindo toda a história da ex esposa do primeiro dono da biblioteca, foi lindo demais e nada me faz mudar de ideia e parar de pensar que ele amou ela sim!!)
a única coisa que não gostei muito foram os capítulos sobre a filha do henri e a atual dona da biblioteca, até porque ninguém merece não só uma, mas DUAS mulheres de meia idade fazendo a vida girar ao redor de homem desse jeito, vamos reagir né gente existe mais coisa no mundo!!!!

Lorpana 22/03/2024

Caixa da TAG
O início flui de maneira interessante. Porém o desenrolar da trama foi bem fraco.
As descrições da vila em torno do qual acontece a trama foram minhas partes favoritas.
Não senti apego com nenhum personagem.

Luana1648 22/03/2024

Uma escrita unica
Leitura muito boa e fluida! adorei a escrita do autor, uma escrita unica: as notas de rodape, a apresentação de varios personagens de uma maneira tao leve, o jeito com que ele conseguia passar as persepçoes dos personagens, os pensamentos de ambos ao mesmo tempo, mostrar o ritmo de leitura pela organização das frases, amei isso!! gostei da historia tambem, bem unica, mas a escrita que me ganhou hahahahah

A Dama E Os Livros 14/03/2024

As últimas horas de uma história de amor
O livro oferece uma leitura muito fluida, engraçada e envolvente, o humor e o mistério deixa cada página necessária aos contexto que nós enquanto leitor vai imaginando e descrevendo. Foi um livro de amor a cada contexto, a cada relacionamento traçado e o final é formidável

Jacy 10/03/2024

Um formato de escrita muito interessante, às vezes confuso, mas é uma história que te prende não pelo mistério, mas pelas histórias das personagens