O mistério Henri Pick

O mistério Henri Pick David Foenkinos

Resenhas - O mistério de Henri Pick

Lu Tibiriçá 23/10/2023

Um livro dentro de outro
É uma história de editores. Mas de um jeito ágil (capítulos curtos) e divertido. Mas fiquei com a impressão de que a história se arrasta na primeira metade do livro e voa na segunda...

Biblioteca Álvaro Guerra 26/09/2023

Na França, um excêntrico bibliotecário compõe um curioso acervo: o de manuscritos recusados e jamais publicados por casas editoriais. Entre esses textos enjeitados, uma jovem editora encontra por acaso um tesouro esquecido, As últimas horas de uma história de amor, escrito por um certo Henri Pick. Ela sai à sua procura e descobre que ele morreu dois anos antes. E a viúva garante que Pick nunca escreveu nada além de listas de compras... Cercado por essa atmosfera nebulosa, o romance é lançado e toma a cena literária de assalto, alterando o curso da vida de várias pessoas. Mas o mistério acerca dessa improvável obra de arte está apenas começando. Sarcástico, borgiano e vertiginoso, O mistério Henri Pick desnuda para o leitor os bastidores da indústria do livro ao mesmo tempo em que reflete sobre a natureza da escrita, da arte e da existência humana.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556663388

Beatriz2547 13/09/2023

A d o r e i
Eu acho que poucas vezes li um livro que me deixou tão intrigada em descobrir o mistério sem ler o resto do livro...
O plot MEU DEUS eu nunca teria pensado na possibilidade do ocorrido
Esse livro é ótimo do começo ao fim! É leve carrega um certo humor que eu não consigo definir, mas adorei o livro!

MãeLiteratura 17/08/2023

Muito interessante!
Jean-Pierre Gourvec era o bibliotecário da cidade de Crouzon, na Bretanha, em outubro de 1992, quando criou a versão francesa da biblioteca dos recusados. Magali, que nem gostava de ler, veio trabalhar na biblioteca. Casada, com filhos pequenos, precisava do emprego.

Delphine é uma jovem editora de livros em Paris e namora Fréderic, um escritor ainda desconhecido. Ela leu seu primeiro manuscrito e acreditou que valia pena apostar no seu talento.

Numa visita aos pais dela, que moram em Crouzon, visitam a biblioteca da cidade e lá descobrem um livro que parecia ser incrível. O problema é que o autor, morto há dois anos, nunca escreveu nada antes. Dono de uma pizzaria, nunca foi visto lendo um livro, muito menos escrevendo. E agora sua viúva e filha descobrem que ele pode fazer um estrondoso sucesso como escritor.

Personagens secundários ganham força e mais vida e trazem mais movimento à história.

Destaque especial para Magali, uma mulher madura, um tanto quanto descuidada, que tem a chance de voltar a se enxergar e descobrir o bom da vida (novamente?).

Numa trama cheia de reviravoltas e um ritmo muito bom, acompanhamos o processo de lançamento deste manuscrito. Gostei bastante da forma que o autor trabalhou os personagens e os desfechos.

"Havia um grande valor simbólico em percorrer centenas de quilômetros para dar fim à frustração de não ser publicado. Era um caminho para o apagamento das palavras. Sua força talvez fosse ainda maior devido ao departamento francês onde se localizava Crouzon: Finestère, o fim da terra."

Adorei a capa linda, aliás a L&PM tem arrasado nas suas capas, uma mais maravilhosa que a outra.

Um livro muito interessante. Diferente, me prendeu a atenção. A leitura foi leve, rápida e fluida. Gostei bastante.

site: https://www.maeliteratura.com/2023/08/resenha-o-misterio-henri-pick-de-david.html

relatodelivro 15/08/2023

Um mistério leve, que te prende, mas sem profundidade!
Na França, um bibliotecário construiu ao longo da vida um curioso acervo em sua biblioteca: o de manuscritos recusados e jamais publicados por editoras. Milhares de livros escritos, histórias vividas, mas não publicados... Nunca lidos.
Algumas histórias os escritores não achavam bom o bastante e apenas deixavam na biblioteca, outros foram simplesmente rejeitados por diversas editoras. Porém , em um certo dia, uma jovem editora e seu marido resolvem conhecer a biblioteca e acabam encontrando, por acaso, um tesouro esquecido "As últimas horas de uma história de amor", escrito por um certo Henri Pick. Ela decide que o livro deve ser publicado e vai a sua procura, porém descobre que Henri Pick morreu há dois anos. Ela encontra a viúva que garante que Pick nunca escreveu nada além de listas de compras. Ele era dono de uma pizzaria e quando não estava trabalhando, ficava em casa apenas assistindo. Mesmo a viúva insistindo que houve algum engano, a jovem editora insistia em publicar e contar a história de Henri e seu livro.
A história é divertida, mas sem profundidade ou tensão. Por um lado, tudo flui rapidamente, sem rodeios e sem deixar a leitura cansativa, por outro lado os personagens não têm profundidade. É tudo "leve" demais.
Apesar de ter um desfecho abrupto, o autor consegue prender o leitor com o mistério envolta do livro e de quem realmente era Henri Pick.

site: https://abre.bio/relatodelivro

Alinne Cangussu Almeida 13/08/2023

Lindo
É um romance muito lindo, sensível e com algumas reviravoltas. Amei!
Super indico, foi uma leitura suave, clara e prazerosa.???

debinha 04/08/2023

Simplesmente!!!!
Leitura completamente impulsiva que me maravilhou só pela experiência de ler um livro da tag.

primeiro que eu sou completamente encantada em quem tem a vida profissional na área editorial e pode viver na base de ler e criticar ou ficar escrevendo deitado o dia todo. o casal do livro me da inveja dos dois.

a alusão do henry pick com a vivian maier que é a mesma ideia do van gogh de ter sua arte reconhecida após a morte, isso ja me deixa cabreira por si só pelo grande ?o que se passa na cabeça dela?

exceto que nesse caso a desordem aqui foi outra.

Jéssica 03/08/2023

O inesperado sempre acontece!
"Mas a verdade vai mudar o quê? Ninguém se importa."

Eu AMEI esse livro! Adorei a escrita que soa como alguém te contando uma história inacreditável; adorei os capítulos curtos; adorei o som poético de vários trechos.

É uma história que já começa inusitada: um pizzaiolo que deixou pra trás um livro incrível e que ninguém jamais imaginou como escritor? E fica ainda melhor a cada página.

É uma história leve, mas cheia de reflexões muito boas sobre a vida. A que ficou ressoando comigo é que não temos controle sobre muito na vida. Até podemos fazer planos, até podemos achar que conhecemos tudo sobre alguém, mas o inesperado sempre acontece.

O final foi tudo! Me surpreendeu de verdade e fez todo sentido do mundo. Entrou para a minha lista de favoritos!

HoneyBookss 29/07/2023

Me senti enganada de todas as formas possíveis
Esse livro é o livro mais esquisito que eu já li na vida (e olha que eu já li muita coisa). Basicamente conta a história de uma biblioteca que possui um acervo de livros recusados e em meio a esses livros, uma editora encontra um que se torna um best-seller. O negócio é que a familia do suposto do autor, a príncipio, não acredita que o cara tinha escrito (até porque ele já tinha morrido) mas acabam se convencendo e isso gera um impacto grande na vida deles.
O livro em si é muito impessoal, com uma quantidade de personagens absurdas e desnecessárias, porém ele prende. É difícil classificá-lo, porque apesar de ele prender o leitor, ele não cria conexão. É uma leitura rápida, com capítulos curtos (graças a Deus) mas que fala de tudo e fala de nada ao mesmo tempo.
O plot dele é extremente danoso. Não só pela enganação mas pelo decorrer da história, por tudo que acontece. Você termina o livro enganado, revoltado e insatisfeito.
Não recomendo.

P.S.: Não valeu o preço que eu paguei. Doeu no meu bolso e no meu coração.

Juliana Lessa 18/07/2023

Que livro chato. As notas de rodapé totalmente desnecessárias. E quando comecei achar interessante investigação do caso e finalmente a revelação, acontece varias coisas nada a ver e sem sentido.

Mari Briese 17/07/2023

O Segredo da Biblioteca dos Recusados
Em "O Mistério de Henri Pick" encontramos diversos arcos e narrativas, por momentos me senti um pouco perdida com o que isso tinha a ver com a história. O mistério que ronda essa improvável obra de arte altera a vida de várias pessoas. Mas isso, só nos damos conta com o passar da história.

A sinopse do livro, com um bibliotecário que cria uma biblioteca para manuscritos recusados por editoras, me prendeu, ao passo que, a história nem tanto, desde o início achei arrastado, apesar dos capítulos serem curtos ( algo que gosto muito) para mim não foram das minhas melhores leituras da TAG, achei interessante o final do livro, porém, não sei, não me prendeu como gostaria. Algumas coisas que acontecem na história não parecem fazer sentido...

Lud Carvalho 15/07/2023

Que livro chato, sem nenhuma emoção. A única coisa boa foi a resolução do mistério. As notas de rodapé inseridas no livro são demasiadas e desnecessárias, vez que poderiam facilmente ser inseridas no texto. Capítulos demasiadamente curtos. Enfim, chato.

Michelle 15/07/2023

Vale um sábado a tarde
Escrita fluida, mas com pontos a melhorar (tem alguns personagens que são introduzidos aleatoriamente, e tem um que terminei o livro sem entender a necessidade de estar ali, mas enfim).
Mas o mais interessante é que temos um plot twist que dá um up no fim do livro, então vale a pena sim.