O mistério Henri Pick

O mistério Henri Pick David Foenkinos

Resenhas - O mistério de Henri Pick

Lavs_nf 02/07/2023

Meio paia
Então, faz um tempinho que eu li esse livro e, sinceramente, não me marcou muito. A leitura foi meio chatinha e meio confusa, a personagem principal e o namorado são irritantes. O plot foi legalzinho até. Valeu a leitura mas, não recomendaria. :(

lumefe 01/07/2023

Sem dúvidas foi o livro mais chato que li até agora. A escrita é confusa, os personagens se perdem na história, que por sua vez é beeeem fraca e sem ritmo. Só li até o final porque minha irmã, que me emprestou, dizia que valia a pena, mas não valeu. Não achei o final surpreendente, pelo contrário, quando acabou eu fiquei ?jura que esse era o super mistério do livro?? Enfim, realmente chato!

Lizia.Yohanna 23/06/2023

Irrelevante
Não esperava muito desse livro já que não foi uma escolha minha comprar veio no clube de assinatura, mas ainda assim fiquei decepcionada pois os outros do clube que li foram muito bons.
O livro começa chato e vai dando uma melhorada até que começam a enfiar personagens que não entendi de onde veio e pra quê serviam.
A história foi ficando chata, cansativa e enrolada e os personagens que achei que seriam os protagonistas perderam o foco e suas histórias foram ficando mecânicas e sem nenhuma real contribuição até o plot final ser revelado.
Achei o plot genial, jamais esperei por aquilo mais ainda assim fiquei um pouco desapontada com as decisões que eles tomaram no fim. Todos tiveram suas histórias contadas? Tiveram. Mas foram boas histórias? Não. Então não é um livro que indico e que pense em reler algum dia.
Japa 23/06/2023minha estante
Esse clube de assinatura no caso é a TAG?

Lizia.Yohanna 24/06/2023minha estante
Sim

Luiza 22/06/2023

C H A T O
Primeiro livro que termino da TAG depois de muuuuuito tempo que acho chato.

Livro conta a história de uma biblioteca para livros recusados pelas editoras. E nessa biblioteca foi encontrado um livro que se tornou um super fenômeno.

Achei a narrativa chata e cansativa, parecia que nunca saia do lugar. Único ponto positivo é que os capítulos são super curtos, então dá pra ler razoavelmente rápido.

No final tem meio que uma reviravolta que eu não estava esperando, mas livro continua sendo chato.

Emanuelli.Poczapski 20/06/2023

Não me instigou, não me prendeu, narrativa confusa e personagens nada memoráveis. Que tortura ler esse livro até o fim, de verdade.

SilnAria 19/06/2023

O mistério de Henri Pick
A ideia da biblioteca é genial. Realmente não passou pela minha cabeça que realmente era o verdadeiro autor.

Iasmin 18/06/2023

Uma surpresa
Estava enrolando pra começar esse livro, quando comecei foi uma grata surpresa. Não entendi a nota tão baixa aqui no Skoob, a história foi bem contada do início ao fim, em nenhum momento imaginei esse desfecho. Sem contar a escrita impecável.

Day 17/06/2023

Fui surpreendida pelo final, porque em momento algum desconfiei sobre o verdadeiro autor ser quem era.

Cicin 16/06/2023

Foi uma ótima leitura que me prendeu do início ao fim, gostei da forma que o livro é narrado, alternando os personagens e gostei da revelação no final

rach 15/06/2023

Cativante
Por incrível que pareça comecei a ler ano passado, mas só consegui terminar agora.

Apesar de não achar o livro perfeito, foi uma leitura muito boa e interessante. Achei que o livro pode ser separado em duas partes. O início que é bem mais leve, divertido e com um ritmo mais devagar. E da metade para o final, onde nos deparamos com o mistério do livro, o ritmo se acelera, passamos a conhecer mais personagens e a leitura fica um pouco mais densa.

Em geral, o livro te cativa durante a leitura, não diria que é algo memorável que mudou a minha vida, mas tem ótimas passagens e reflexões. Gosto de como o autor vai te levando a pensar que já sabe de tudo para depois jogar tudo na sua cara.

Gostei muito das diferentes histórias interligadas por pequenos pontos, achei que o autor realizou a ligação com maestria para que o livro não ficasse cansativo e sem profundidade. As histórias são bem exploradas.

Nicole.Ethur 13/06/2023

Não tenho opiniões fortes sobre o livro, ele foi uma leitura tranquila, de certo modo, e teve a surpresa no fim, mas não sei, achei que não tinha algo INCRÍVEL.
tem investigação, mas tudo parece tão óbvio, que acaba sendo meio previsível, mas deixa uma pulga atrás da orelha.
mas não foi o livro que mais me envolveu, acho que vale a leitura, em todo caso.

Coisas de Mineira 07/06/2023

Imagina uma biblioteca com um espaço dedicados a todos os livros que foram recusados… Isso mesmo. Uma estranha biblioteca esconde um segredo que deixará todo mundo intrigado.

Apesar de não ser muito “chegado” à livros de suspense, devo admitir que este livro me prendeu do início ao fim. Foram dois plot twist impecáveis. Uma história bem construída, capítulos curtos, escrita muito fluída e envolve, David Foenkinos vai te surpreender muito durante a leitura de O mistério Henri Pick.

“Publicar um romance que não encontra o seu público é fazer com que a indiferença se materialize”.

RESENHA DO LIVRO O MISTÉRIO HENRI PICK, DE DAVID FOENKINOS

O título de O mistério de Henri Pick me chamou atenção assim que o vi. Sabe aquele título que parece suspeito? Pois, é, esse livro me deixou muito intrigado e a capa, muito bonita, deixava a curiosidade ir mais além. O que esperar desse livro tão intrigante?

Pois, então, publicado pela editora L&PM Editores, em 2022, o romance de David Foenkinos acontece nos leva para um suspense que acontece de forma muito imediato. Na França, lugar onde o mercado editorial é bem estável e bastante aprimorado, um senhor muito estranho é dono de uma biblioteca muito peculiar, ela tinha tudo para ser como as outras, mas tinha algo nela que a diferenciava: o senhor guarda um acervo com todos os livros que foram recusados, independente do gênero. Se você tem um livro que foi recusado e que não conseguiu publicá-lo, pode ter certeza que nesta biblioteca será o lugar ideal para deixar o seu manuscrito.

Apesar de ter esse diferencial, a biblioteca não era tão conhecida pelo mundo, muitas pessoas sabiam de sua existência, mas nada comparado com livrarias famosas. No entanto, tudo muda quando Delphine, uma jovem editora, que tem um emprego que ela ama tanto e não pode correr o risco de perdê-lo, e seu marido, Frédéric, autor da editora em que sua esposa trabalha, encontram um manuscrito fabuloso chamado “As últimas horas de uma história de amor”, de Henri Pick. Em busca por respostas, Delphine e seu esposo embarcam em uma investigação para saber mais sobre este autor e descobre que ele já não está mais entre nós, o que não impede que o livro seja publicado e entre para a lista dos livros mais vendidos e buscado pelos leitores.

“No amor, às vezes nos tornamos caricaturas de nós mesmos”.

A REPERCUSSÃO DO LIVRO E O AUTOR DA OBRA DE AS ÚLTIMAS HORAS DE UMA HISTÓRIA DE AMOR

Com toda a repercussão do livro As últimas horas de uma história de amor”, muitas dúvidas e questionamentos começam a surgir, além disso, pouco se sabe sobre a identidade do autor, O que deixa as pessoas mais intrigados ainda, uma vez que a família de Henri Pick deixa bem claro que ele não escrevia e não lia absolutamente nada, ele era pizzaiolo e apenas seguia sua rotina fazendo pizza e cuidando de sua loja. Mas o que será que este homem escondia? Por que ele nunca contou para a sua família que escrevia?

David Foenkinos foi muito perspicaz em toda a construção deste livro, deixando seus leitores envolvidos em sua escrita. A história de um pizzaiolo que escreveu um livro e possivelmente deixou em uma biblioteca para livros recusados é muito intrigante.

“Por trás de cada escritor, inclusive dos mais medíocres, sempre havia uma grande capacidade de trabalho e o sonho de realizar uma obra”.

SOBRE O LIVRO O MISTÉRIO HENRI PICK

Nesta nova edição do livro, preciso falar sobre a capa do livro O mistério Henri Pick, porque ela é muito bonita e condiz com a história do livro. Além disso, as cores vivas na capa deram um destaque para o livro e todas as informações se encaixaram perfeitamente na capa. Até mesmo as fontes que foram utilizadas combinaram muito com o livro.

Outro ponto positivo do livro são os capítulos curtos. Meu Deus. É muito bom ler livros com capítulos pequenos e o Foenkinos soube fazer isso muito bem. Tem capítulos de uma página e eles carregam informações muito boas para a narrativa.

E a história se tornou muito fluída e envolve, eu não esperava que fosse ficar tão envolvido na narrativa. Eu só queria saber o que tinha acontecido. Eu achava que eu não ligava muito para isso, mas as folhas em brancos foram complicadas, mas são apenas detalhes. Não foi a melhor leitura que eu tive no ano, mas o livro é realmente bom. Devo admitir também que esperava um suspense de tirar o fôlego e apesar de isso não ter acontecido, o livro é encantador.

Eu não achei a leitura chata e nem devagar, pelo contrário, a escrita dor autor é muito prazerosa. Não pegue o livro para ler na intenção de ser um suspense que vai fazer você querer mais, mas é um livro bem construído e divertido.

A CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS DE O MISTÉRIO HENRI PICK

Apesar de ter visto algumas pessoas no Skoob falando mal da construção dos personagens, eu devo admitir que eu adorei. Parece que todos eles estavam ligados com alguma questão da narrativa, seja a respeito da fundação da biblioteca ou até mesmo na do livro. Eu achei muito divertido a forma como os personagens foram apresentados e construídos. Vale mencionar que todos eles se encaixam em pessoas da vida real que assumem aquele papel. A tensão que aconteceu entre Magali e o seu jovem leitor, foi muito boa de apreciar, porque não dava para saber quais decisões ela iria tomar. Magali foi uma das personagens que eu mais gostei. Tudo se encaixou perfeitamente neste livro, seja a bibliotecária com seu rapaz, o crítico literário que tentou a todo custo desvendar o mistério que há por trás de toda essa repercussão do livro.

Eu devo admitir que fiquei impressionado com o caso de traição que teve no livro. Não esperava que ela fosse fazer isso, mas quando fez, eu passei o meu pano para ela.

“Essa é a beleza das lágrimas: elas podem significar duas coisas opostas. Choramos de dor, choramos de alegria.”

A família de Henri Pick foi a que mais mexeu comigo:

imagina você passar anos com uma pessoa, nunca o ver escrever absolutamente nada, os únicos livros que ele pegava, eram os que seus clientes se esqueciam em sua pizzaoiolo, e agora, que ele estar morto, você descobre que ele é autor de um bester-seller…

A construção do crítico literário, Rouche; a filha de Henri; a importância dos pais de Delphine no primeiro momento em que o casal mostra o livro e conta a história para os dois; Magali e até mesmo a viúva de Henri, que menciona o que aconteceu a ex-esposa de Jean-Pierre Gourvec. Vale a pensa prestar atenção em todos os personagens, pois, todos eles contribuem para uma narrativa muito boa.

“Ele sentiu o corpo queimar por dentro, para sua surpresa. Maltratado pelas adversidades, não pensava que seu coração ainda fosse capaz de sangrar”.

OS FINAIS INESPERADOS NA OBRA O MISTÉRIO HENRI PICK

Não quero dar spoiler, por isso, vou tomar muito cuidado, mas quero dizer que o autor deixou algumas brechas que fizeram ficar “com o pé atrás”. Acredito que ele poderia ter explorado mais o lado do fundador da biblioteca, Jean-Pierre Gourvec, e mostrar como ele se sentia fazendo aquele trabalho, até mesmo na visão de Magali, já que passou tantos anos com ele.

Eu devo admitir que muita coisa me pegou de surpresa lendo o livro, principalmente quando se trata da Magali e como teve alguns momentos bons na biblioteca, ou até mesmo um casal ter ficado juntos, sendo que eu esperava que Rouche foi finalizar de uma forma e não foi isso que aconteceu. Apesar de ter gostado muito de Rouche, ele tinha tudo para causar na narrativa e deixar todo mundo sem acreditar nas coisas que ele pesquisou, e só Delphine e seu esposo quem poderiam dizer ao contrário, isso deixaria a narrativa mais interessante. O fim da narrativa foi um acontecimento atrás do outro.

Faltou algo para o plot twist

O livro carrega muitas opiniões e há aqueles que gostaram muito, como eu, mas também tem muitas pessoas que acharam a narrativa fraca. Acredito que para o último plot twist deveria ter uma continuação para saber que fim teve a biblioteca dos recusados.

Um amigo tinha comentado sobre este livro e eu fiquei impressionado depois que li, porque lembro dele falar que eu iria me surpreender no final e isso de fato aconteceu. Eu adoro escrever as resenhas, mas também gosto de ir comentando sobre as minhas leituras com quem já leu. Então, já digo: vocês vão se surpreender com o final. Não tem como desconfiar de nada, o que me impressionou bastante. Foenkinos é um grande escritor, sem dúvidas. Vi muitas críticas acerca da obra em questão, mas não concordei com muitas delas, pois, achei a escrita do autor muito boa.

“A vida tem uma dimensão interior, com histórias que não se materializam na realidade, mas que não deixam de ser vividas”.

SOBRE O AUTOR DAVID FOENKINOS

O autor David Foenkinos nasceu em Paris, no ano de 1974, é diretor, estudou literatura e música. Já escreveu quase 20 romances e é vencedor do prêmio Renaudot, importante premiação que literária da França. Foenkinos também é autor de obras como La délicatesse (2010), que foi adaptado para o cinema, escreveu O potencial erótico de minha mulher (2005), e Charlotte (2016). Foekinos é um grande autor, espero poder ler mais obras do autor, pois, gostei da escrita dele. Fiquei me questionando se algum dos personagens se encaixa com o autor, porque o livro se passa dentro de um contexto literário, um mercado editorial.

Por: Dalyson Oliveira
Site: https://www.coisasdemineira.com/2023/05/o-misterio-henri-pick-de-david-foenkinos