O que sobra

⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Deza Farias 01/08/2023

@???????????????????
?????????????????
? ??? ????? | Príncipe Harry | p. 512 | 4.0/5?

"?????? ???????? ???? ????? ?? ??? ?? ???????????"

Vou tentar resumir no máximo o que achei desse livro. Não costumo ler biografias/autobiografias, mas desde que eu soube desse livro eu quis ler. E assim que foi lançando no Brasil eu já procurei ler, afinal minha mãe criou uma grande curiosa, né gente!

O livro como bem sabemos conta a trajetória do Príncipe Harry. E eu confesso que muitas coisas eu fiquei tipo "O quê?" juro que imaginava que ele sempre viveu uma vida de luxo e tals.
Claro que a vida dele era muito luxuosa, mas ao mesmo tempo era uma vida sem afeto e pior, super sobrecarregada com responsabilidades que ninguém merecia carregar nas costas.

É triste imaginar um jovem perder a mãe na situação que perdeu e não ter o apoio emocional necessário. Horrível também o fato dele ser sempre tratado como uma segunda opção. Eu fiquei passada com tantas coisas que eu descobri com relação a infância e adolescência dele. E na fase adulta, o tanto de escândalo, e a perseguição persistente por parte da imprensa.

Muito triste também como ele descreve a pressão que ele sofreu por casar com uma mulher preta e a avalanche de racismo que os próprios filhos sofreram desde o nascimento. Tudo muito lamentável. E além disso a frieza por parte da família real.

O livro trás muitas fofocas, umas novas e outras nem tanto. Porém é tudo por apenas um ponto de vista, então acaba que nem levo tudo a sério. Eu li mais pelo fato de saber como é crescer sendo um príncipe. Porém a vida dele se assemelha em muito com a vida de qualquer pessoa: com erros, alegrias, decepções e crises de ansiedade. Nada acima de ninguém.

A escrita é bem legal e super fluida. As partes que achei mais cansativas foi a metade do livro onde ele conta sobre a carreira militar e as missões, achei muito prolixa essa parte. Não gostei muito da capa kkk, mas é o que tá tendo.

Eu espero de verdade que ele possa viver em paz, porque assim como todo mundo, ele merece isso. E que ele continue sendo esse rebelde que resolveu pensar fora da caixinha. Sucesso P. Harry!!!

llecardoso 30/07/2023

Vim pela fofoca
Olha, se te interessar saber um pouco sobre a Família Real, a real motivação do afastamento de Harry da família entre outros esse livro é pra você, não é um livro pra se analisar se o cara tem Problema ou não, não e um livro pra se analisar o que ele é ou deixa de ser, se ele tem complexo com a mãe, se ele e legal ou chato, ate pq esse é apenas UM lado da história, esse é um livro pra você ouvir pura fofoca real, e algumas lembranças.

Renata.Galdino 26/07/2023

Apesar da família real e do Harry sempre estarem nas revistas e sites de fofoca, confesso que ainda consegui me surpreender com muitas das coisas que li. Ou não foram noticiadas ou, se foram, eu não as vi. Fiquei abismada, com raiva e ao mesmo triste em ver como a imprensa afetou a vida dele, como conseguiu destruir relacionamentos, como distorciam tudo.
Pude sentir a dor do abandono da família, que virou as costas pra ele em muitos momentos difíceis.
Pude ver também a evolução do Harry como pessoa, desde sua infância até sua fase adulta. Ele lutando para se achar no mundo, sempre buscando a melhor versão de si. Ele casado, ele como pai? foi uma trajetória muito bonita, mas com muita dor e sofrimento.
Também achei muita linda a história dele com Botsuana. Como ele mesmo disse no livro, era lá que ele se reencontrava, e isso ficou muito nítido a cada ida dele ao país.

Andreia 23/07/2023

Queria ouvir a versão de outros membros da família real, mas com essa biografia vemos a versão do Harry e sua vida pré e pós morte da princesa Diana

Ju Villani 17/07/2023

Pura ladainha
Ai, gente... ele inventa um monte de coisa nesse livro e fiquei muito pistola por ler mentiras!
Primeiro que me solidarizo com os problemas dele, a morte da mãe foi um choque e uma exposição tão grande para uma criança... ele realmente não merecia passar por nada disso. Ele precisa muito resolver as questões do passado, principalmente as que envolvem a mãe, mas acredito que escrever um livro não foi uma das suas melhores ideias.

Agora vamos lá. Conheço uma galera que também gosta de acompanhar as fofocas da realeza britânica (salve para o the tretas show), fatos históricos e afins... e geral indignada com esse livro sobre o príncipe que precisa urgente de terapia. O que me indigna é que até em fatos históricos ele distorce para se fazer de vítima (um exemplo é ele errar a própria árvore genealógica). Coisas que em entrevistas ele fala uma coisa e no livro fala outra. Enfim... quer privacidade eu escreve um livro e cria um reality show.

Peguei pra ler para saber mais sobre a vida dele e saí irritada com a falta de coerência do coitadinho de Taubaté!

E esperem... já já ele vai correr atrás de que falou, ainda mais agora que ele está se divorciando da princesa Pinóquio.

Um detalhe, até o ghostwriter brigou com o Harry enquanto eles preparavam esse livro kkkk

Perdoa que estou meio irritada com esse livro :(

Nara Leão 15/07/2023

Capitão da própria história
Quantas pessoas aguentariam serem difamadas, motivos de piadas, agressão psicológica, chacota, racismo e continuariam no ambiente? E pior, ficariam em um ambiente sem apoio, apoio de quem diz que ama. Chegar ao seu limite mental e ainda sorrir numa festa. Nesse tipo de ambiente que Harry cresceu e viu sua esposa definhar.

Harry conta sua história, dividida em três partes: infância, vida no exército e os primeiros anos com Meghan. De longe a parte mais interessante são os primeiros momentos com Meghan, os encontros, as pequenas alegrias de momentos "normais", mas logo tudo dá lugar aos baldes de água fria que a imprensa começou a jogar no casal. Quem acha que Meghan manipula Harry, ou realmente não entendeu o que a mídia faz, ou só quer tacar hate mesmo. Harry em nenhum momento se põe como vítima, pelo contrário, conta coisas que fez e se envergonha. Até coisas desnecessárias de falar mundialmente, como a situação da parte íntima dele e o creme de Diana, ou a alucinação devido a droga com chocolate. Harry não contou grandes podres da família, parece ter poupado pra tentar uma reconciliação, apenas expôs o esquema sórdido de silêncio e troca de favores com a imprensa, algo que Diana já tinha dito em 1997. Então não entendo algumas pessoas vociferando que ele entregou a "família".

Chamou-me muita atenção o relato de Harry em dizer que levantou o tom de voz pra Meghan, e ela simplesmente saiu do ambiente e depois ao procurá-la ela perguntou se ele achava normal falar assim com uma mulher, se já tinha visto isso na infância. E que não admitiria ser tratada assim nunca mais. Imagina o alto padrão que essa mulher elencou pra vida, a criação que sua mãe deu! Ela pediu que Harry fosse procurar ajuda, procurasse terapia. Quando Harry o faz e começa a quebrar os padrões "normais" da Instituição, impondo limites que qualquer ser humano saudável mentalmente exigiria, o irmão diz que ele sofreu lavagem cerebral. É o típico comportamento de quem começa a impor limites e o ambiente tóxico (pra não dizer a família) se sente afrontada.

O livro mostra como um garoto inconsequente começa a tomar as rédeas da própria vida, confrontar padrões absurdos de uma instituição centenária. Vivendo a vida que Diana não teve a chance de viver. Sendo responsável pelo próprio sustento quando seu pai e irmão viraram as costas e insistem em não entender os motivos que o levaram até onde ele está hoje.

Jessica M. 12/07/2023

Será que o livro foi escrito apenas para limpar sua imagem de "rebelde imaturo"?
Acompanho a vida de realeza de longe, mas em poucas páginas apenas fiquei totalmente imersa na história! Harry narra toda a trajetória de sua vida em ordem cronológica, compartilhando sua dor pela perda de sua mãe (fiquei emocionada nessa parte) e sua recusa em aceitar a morte dela, sua rivalidade com o irmão mais velho e herdeiro, e revelou a frieza com que os membros reais se tratam.

Há foco em detalhes desinteressantes, como a descrição física de cômodos do palácio e explicações sobre como funciona um Apache. Seu período na guerra parecia uma maneira que ele encontrou de extravasar sua raiva reprimida.

O assédio em excesso da imprensa é algo repugnante. Sempre li sobre Meghan sofrer racismo, mas nunca cheguei a ler exatamente o que publicaram sobre ela e fiquei horrorizada. É como se a imprensa dissesse: “Vocês nasceram ricos, portanto são esnobes, e temos o direito de trucidá-los e faremos o mesmo àqueles que se aproximarem de vocês”.

Na maior parte do tempo eu senti que Harry tentava justificar suas atitudes imaturas se apoiando no vitimismo: “Eu fiz isso, mas porque estava chateado por perder a mãe, eu fiz aquilo, mas porque a imprensa me perseguia e eu não gostava” e escreveu o livro para se eximir da culpa de seus atos perante o público e limpar sua imagem, mas não porque estava completamente arrependido.

Saí com a impressão de que muitas peças não se encaixam na história, como se estivessem faltando algumas verdades propositalmente para revelar apenas os detalhes em que Meghan, ao ser comparada com qualquer outra pessoa, torna-se simplesmente uma santa, pobre vítima.
De qualquer maneira, ainda recomendo a leitura para amantes de biografia.

Ellen Rayane 09/07/2023

Sempre pensei na realeza como personagens de um filme, nunca tinha parado pra pensar nos bastidores e que eles são uma família, igual a todas as outras...
Esse livro é um chock de realidade, e o quanto somos falhos, filhos, pais, irmãos, sociedade...
Que história triste, vidas que tinham tudo para serem plenas, mas não são.

Isabela.Lopes 06/07/2023

**2,5
Achei em muitas partes a leitura um pouco maçante. Principalmente, no capítulo dedicado a vida dele no exército. Começa a ficar mais dinâmico quando a Megan entra na vida dele.

Manú 02/07/2023

O que sobra !
A história de vida de Príncipe Harry, narrada em primeira mão !
Experiências, dores e aventuras .
A morte de Diana, sua relação com o irmão William e o pai Charles e a rainha Elizabeth sua avó.

Ram 30/06/2023

Cai o pano
Como foi difícil pra mim, uma amante das histórias da monarquia britânica, ler tantas barbaridades e injustiças que o príncipe Harry passou. O livro choca, revolta e emociona. Só consigo torcer para que o boato da separação entre ele e Megan seja mais uma mentira da imprensa?
Nara Leão 15/07/2023minha estante
É mentira. Te indico acompanhar o podcast Fora da Realeza. As meninas contam as atualizações com fontes, principalmente pra quem não ler em inglês. Depois do livro é fácil perceber que qualquer coisa da mídia sobre eles é mentira.

Tatiana 24/06/2023

Livro que detalha a vida do príncipe Harry desde a infância conturbada pelas consequências da morte da mãe até os dias atuais com o polêmico casamento com Meghan e a decisão do casal em ?abandonar? a realeza. A narrativa demonstra que o príncipe se sente perseguido pela imprensa sem que a família real tenha se manifestado ou reprimido os vários ataques sofridos por Harry e sua esposa. Também revela um pouco do sentimento de inferioridade do ?reserva? frente ao príncipe William, o herdeiro do trono.

Gomor 24/06/2023

Excelente dica pra quem gosta de autobiografia. O príncipe, apesar de ser um privilegiado, sofre fortemente com as questões de assédio da imprensa e família. O fato de pertencer à realeza britânica não o faz livre. Muito pelo contrário! Gostei bastante!