O que sobra

O que sobra Príncipe Harry

Resenhas - O que sobra

Carolina 11/01/2023

O que sobrou do príncipe
Apesar da escrita ser boa, as descrições das cenas são muito dramáticas e exageradas. Teria sido ok para um livro de romance, mas para uma biografia, soou um tanto ridículo.

Alguns momentos podem ser comoventes, mas logo somos transportados para a realidade atual em que Harry reclama de alguma coisa não ter saído como o esperado. Percebemos que ele precisa estar no controle o tempo todo, além de sofrer de hipervigilância.

Provavelmente o mais triste é ver a relação com a falecida mãe, que envolve colocar cabelos em uma caixa ao lado da cama e tentar se comunicar com ela através de médiuns. Ainda existem algumas cenas que nos remetem ao mito de Édipo como, por exemplo, ele recebe a indicação de usar um creme Elizabeth Ardem em seu membro sexual ferido e ele se recorda que a mãe usava esse mesmo creme.

Harry claramente tem muitos problemas não resolvidos com seu passado e presente. Percebemos uma necessidade de estar sempre em pé de igualdade com o irmão William (ou Willy, como é chamado no livro), o atual herdeiro da Coroa. Apesar de ter insinuado que o irmão teria inveja dele e sua liberdade, há vários momentos em que ele demonstra invejar o patrimônio do irmão, que mora em um lindo apartamento, com obras de arte, no Palácio enquanto ele vivia em um chalé, na época de solteiro.

As partes em que ele fala sobre sua família atual ? a esposa e os filhos, provavelmente são as mais leves e doces do livro. Apesar de que a Meghan desta biografia tem bem menos falas do que vemos na vida real. Em muitas das cenas, apenas os olhares e as movimentações dela são descritos.

A leitura se desenrola facilmente, mas as constantes reclamações e a ausência de momentos de aprendizados tornam o livro um tanto cansativo.
Carol.Ramone 12/01/2023minha estante
Estou no comecinho e já estou achando um saco o tanto que ele descreve os lugares. Morro de preguiça.

@__mitchels 25/01/2023minha estante
Estou começando, e tô esse começo tá tão chato, parece até que a leitura não flui

Thaina77 30/01/2023minha estante
Ufá, não estou só. Tô em 20% de leitura e achando o príncipe muito imaturo e um tanto maldoso com o pai e o irmão dele. Sem falar que toda hora ele fala que é " o Reserva" e logo depois diz que não se importa com isso. Amado??? Você falou disso umas 30x em 20% do livro. Uma boa terapia ajudava demais.

Anna 06/02/2023minha estante
Mds você leu errado então?.

Ellio1 21/02/2023minha estante
Estou amando o livro, mesmo não sendo uma leitura rápida.

Mirtes 06/03/2023minha estante
Estou lendo e amando!! ?

Giovana 06/03/2023minha estante
Falou e disse! Estou terminando e gostando do livro (apesar de ser bem cansativo), mas as críticas feitas por ti são totalmente válidas!

Canaan 24/03/2023minha estante
Eu gostei do livro e gostei que o príncipe abriu a boca e não deixou nada pra impressa. Já que é pra falar da vida dele , que ele mesmo fale. Ele sabe um monte de coisa. Acredito nele e é revoltante como foi tratado a vida toda.

Marcelo 27/04/2023minha estante
Exatamente minha impressão sobre o livro!

Jojo 08/06/2023minha estante
Eu tô amando!! Da vontade de ler sem parar.

wxlfstar 12/07/2023minha estante
mulher mas ele diz que a maior parte da memória que ele tem são detalhes dos lugares que ele foi, e além dos mais é uma descrição da vida DELE e da forma que ele vê e sente as coisas, n faz sentido criticar a forma que ELE se sentia, eu hein

Caroline 24/03/2024minha estante
você claramente não entendeu nada do que ele quis passar. ele não quer passar um bibliografia, ele quer passar as memórias, os sentimentos dele. não o acho controlador, controladora é a família dele e sem respeito e isso a gente vê e escuta há séculos. uma visão completamente fria e incompreensiva do que se trata o livro.

Tayza.Azevedo 12/04/2024minha estante
Meu Deus eu nao vi nada disso. Pelo contrário achei que muitas vezes ele foi maduro em aceitar a madastra, aceitar que a familia real supostamente matou os pais dele, aceitar que mesmo a avó dele sendo a rainha, ele nao tinha proximidade com ela de avó. Ele reconhecer que ele era imaturo tanto para usar drogas para lidar com tudo aquilo, quanto para lidar com o fato de que muitas pessoas diziam que a própria familia dele tinha mandado matar a mãe e que ele nunca pode esquecer disso pq a imprensa o lembra o tempo todo. Sobre como ele se sentiu sozinho e que nao tinha ngm por perto para conversar porque os pais e o irmão dele tava muito ocupado com o trono ou com as esposas e própria vida para perceber que ele perdeu a mãe ainda muito jovem. E que mesmo ele querendo fazer as próprias escolhas ele simplesmente nao podia, porque era tratado como o reserva, onde ele nao tinha nem um apartamento decente para morar. E toda a imprensa acha que ele tem uma vida luxuosa que ele nao tem. A vida dele se resume em compromissos e deveres reais e a falta de liberdade para ir no mercado ou ter uma namorada. Ele nao confiava nem em psicólogos para tratar suas próprias crises de ansiedade, porque tinha medo de que tudo o que ele dissesse fosse parar na imprensa. Enquanto o pai dele chamou um clínico geral para cuidar dele porque ele nem pode escolher o próprio medico, nao pode escolher as próprias roupas. Ele sentia mais a vontade em uma guerra do que em casa. E preferia se misturar com bichos do que com gente porque foi traído pelo pai e pelo irmão quando mais precisou ...

D.Flores 18/04/2024minha estante
Gostei muito do livro. Li quase de uma vez ... A visão que o príncipe tem da família mostra a verdade nua e crua da família real! Cheia de intrigas que remontam séculos passados! Ele quebrou totalmente o protocolo. Tanto é verdade e válido o que ele escreve que o pai, agora rei, tirou todos os títulos e a casa que ele usava quando ia a Londres! Foi despejado!! Sem falar na madrasta... sem noção e sem spoiler!

Rosangela Max 09/02/2023

Um príncipe perdido em uma família disfuncional.
Estava esperando a exposição de alguns podres da família real e não fiquei decepcionada.
A maioria do conteúdo é sobre as ?aventuras?(pessoais e militares) do Harry. Algumas amplamente divulgadas pela imprensa mundial.
Mostra bem o quão tóxica a mídia britânica pode ser. Principalmente os paparazzis. Fiquei chocada com a forma de agir deles.
Aparentemente, tóxico também é fazer parte da realeza. Uma luta sem fim por popularidade. Pai contra filhos, irmão contra irmão. Cada um com sua equipe e dando rasteira no outro. Funcionários maldosos e traiçoeiros, muitos complôs?
A Camilla Parker é uma megera dissimulada, o Charles é um banana de ego frágil e William e Kate não são nada bonzinhos como são retratados.
Não me admira o Harry ter vários problemas decorrentes dessa convivência. Ele fez bem em pegar a família e mudar de país.
A forma como o conteúdo foi construído é um pouco zuada. Poderiam ter trabalhado melhor nessa parte para dar mais credibilidade ao ?desabafo? do autor. Da forma que está, dá a impressão de sensacionalismo. Mas não creio nisso. É claro que toda história tem dois lados, mas sou do time do Harry. Ele deveria ter pego mais ?pesado? neste livro e aproveitado a oportunidade para rebater cada injustiça sofrida vinda da familia, da imprensa e dos súditos.
Recomendo a leitura.
Vidal 09/02/2023minha estante
Gostei da sua análise vou colocar na fila de leitura esse livro

Babi159 09/02/2023minha estante
Fiquei surpresa com a Camila.

Alan kleber 09/02/2023minha estante
Tem um ensaio sobre a familia real, a princesa Diana, a mídia e o público britânico no livro "Nossa cultura... Ou o que restou dela". É um ensaio sensacional e revelador do ambiente que cerca a familia real.

Rosangela Max 09/02/2023minha estante
Este ensaio sobre a família real parece interessante. Colocarei na minha lista. ? Li ?Diana: sua verdadeira história? e toda essa toxicidade da família real, principalmente relacionada a Charles e Camilla, já não me era estranha.

Indira 14/02/2023minha estante
Concordo com vc, eu tbm sou team Harry

K-Roll 03/02/2023

Isso não é um reserva. Isso é um homem.
No começo do ano foi muito forte o burburinho nas redes sociais a respeito de um livro escrito pelo próprio Príncipe Harry que trazia tom a sua perspectiva como membro da família real britânica. Confesso que quando comecei a ler esse livro, eu fui movida a buscar a leitura para abastecer as fofocas Que eu gostava de acompanhar sobre essa família. Gostaria de ver o Harry trazer à tona a perspectiva da família real sobre algumas polêmicas surgidas na mídia. O que eu não esperava é que em 500 páginas pudesse ser transmitido com grande comoção o sofrimento de um príncipe condenado por amar demais.

Harry divide sua biografia em três arcos: Na primeiro arco do livro, ele vem à tona trazendo aspectos da sua infância que o marcaram, incluindo principalmente a perda de sua mãe, a Princesa Diana, No trágico acidente de carro em um túnel de Paris. Nessa primeira parte do livro, o Harry fica focado em contar sobre como esse acidente o marcou e como ele o interpretou. Pensava que a mãe ainda estava viva e usou o acidente falso para escapar de vez da vista da família britânica e que a qualquer momento voltaria para busca-lo. Conta sua perspectiva dos fatos do funeral da mãe, onde ele foi obrigado a andar atrás do caixão da da mãe, apenas para entreter a mídia.

Na segunda parte, Harry foca em contar sobre como foi o seu processo de adolescente a adulto sendo constantemente alvo de paparazzi e notícias falsas e sensacionalistas na mídia. Ele conta que sempre buscou ficar mais próximo do irmão, pois sentia que apenas o irmão entenderia a dor que ele estava passando, pois na época o Charles já deixava a público sua relação com a Camila Parker, amante dele durante o casamento com a Diana, mas William deixou claro que não queria seu irmão caçula no seu pé enquanto vivia o ápice da sua adolescência em Eton? Partindo desse ponto o Harry começa a evidenciar que sempre houve uma competitividade entre o William e o Harry pois o William seria o rei e deveria ter mais destaque na mídia, por isso o Harry não deveria ter muitos feitos para não ofuscar o irmão. Harry, relata seu incômodo com a imprensa britânica por sempre noticiar de forma errônea pequenos detalhes sobre a sua vida, como da vez que quebrou o dedo em uma partida de rugby porem jornais noticiaram que ele havia se ferido gravemente e havia sido internado como um caso grave.

A perseguição da mídia em cima do Harry se transformou adotando o ideal de ovelha desgarrada da família, o parente problema. Todos os seus feitos eram porque foi obrigado a fazer e se algo não dava certo culpavam ele. Se ele entrava para o exército, a mídia dizia que família real obrigou ele. Se ele queria iniciar um projeto de caridade a mídia alegava que ele queria aparecer. Se ele fosse dispensado de seu posto em uma operação de guerra no Afeganistão ou no Iraque por conta da imprensa britânica divulgar aos quatro ventos que ele estava fazendo parte do exército e como consequência todos os soldados das tropas inimigas tinha uma foto do Príncipe Harry e foram ordenados os soldados tivessem prioridade em matar ele e quem estivesse com ele a imprensa britânica alegou que ele pediu para ser deserdado, pois não queria encarar a guerra.

A última parte do livro para mim é crucial. Ele relata toda a sua vida desde 2016 até a morte da rainha. Fala do quão apaixonado ficou quando viu a Megan pela primeira vez assim que viu ela em uma foto com uma conhecida dele. Ele conta das viagens e dos momentos que eles compartilharam juntos e principalmente sobre como a imprensa reagiu negativamente ao seu relacionamento com uma mulher de cor. Os comentários racistas, as perseguições e os insulto direcionados a Megan. Conta como buscou o apoio da família e eles se mantiveram omissos. Menciona, inclusive, que a própria família estava vazando informações falsas para que enquanto um membro fosse visto como cruel e sórdido o outro fosse endeusado. Aqui temos uma grande reviravolta de algumas pessoas por trás desse esquema.

"Como você pôde revelar essas coisas? Sobre a sua família? Eu lhes disse que não conseguia ver a diferença entre a conversa com Oprah e o que a minha família e seus funcionários e representantes tinham feito durante décadas — informando a imprensa às escondidas, plantando histórias."

O racismo de membros do palácio, perseguições da própria família real, os ataques da família ao Harry por querer defender sua esposa, tudo é escancarado em passagens sobre o casamento deles, a morte do príncipe Phillip e a morte da rainha.

Às vezes em que o Harry pediu socorro ao pai e ao irmão para que fossem a mídia pedir retratação aos jornais por conta das histórias que eles publicavam sobre a Megan porém os pais dizendo que aquilo causaria ainda mais polêmica, porém, quando a situação inverteu, eles cobraram muito do Harry e o gato sobre ser muito sarcástico. E eu não consigo descrever a risada genuína que eu dei quando o Harry diz que o pai e o irmão só ficaram put0s com ele por ele ter feito uma nota de repúdio sobre os ataques a Megan porque ele fez pela mulher que ele ama o que o pai e o irmão dele jamais fizeram pelas mulheres deles. (Lacrou MUITO)

"Pouco tempo antes, o Sun tinha publicado uma manchete de primeira página: Garota de Harry no Pornhub. A matéria trazia imagens de Meg, em Suits, que alguns pervertidos tinham postado em algum site pornô. Claro que o Sun não falou que as imagens foram usadas ilegalmente, que Meg não sabia nada a respeito delas, que Meg tinha a ver com pornografia tanto quanto vovó."

O que me agradou e me impactou bastante foi ver que Harry trazia as matérias que a mídia noticiava, matérias que eu lembro perfeitamente de ter lido durante os intervalos da faculdade, porem trazendo oque realmente aconteceu, (spoiler) . . . que foram maquinações do irmão e do pai. Desde a historia da birra de Megan em usar a coroa que pertenceu a Diana ou até mesmo a historia de Megan ter feito Kate chorar por conta do casamento da Megan. Porem nada foi divulgado na mídia sobre a conversa patética do William com o Harry na qual o William não queria que o irmão se casasse com o uniforme do exercito e nem de barba pois proibiram o William de fazer o mesmo anos antes.

(Inclusive eu achei do 🤬 #$%!& ele trazendo a tona todas as matérias falsas, sensacionalistas, racistas e propagadoras de ódio e sinalizando qual foi o jornal que publicou elas. "Tal jornal publicou sobre isso sendo que ele pagaram vizinhos para por câmeras nas suas varandas e poderem espiar meu quintal 24h")

"Por exemplo, a revista Tatler citando um velho etoniano dizendo que me casei com Meg porque "estrangeiras" como ela são "mais fáceis" do que garotas "com a origem certa". Ou o Daily Mail dizendo que Meg estava "subindo na vida", porque ascendeu socialmente de "escrava à realeza" em apenas 150 anos."

É inegável que o Harry teve muito a dizer com esse livro, também fica evidente como foi que ele conseguiu lidar com todo o luto não resolvido com a morte da sua mãe, com a falta de afeto de uma família que abraça mais cachorros que humanos. Quando comecei a ler esse livro achei que ele estava exalando uma energia de subcelebridade em escancarar segredos da família, pensei até que foi um puta gesto vingativo, mas então eu terminei o livro e entendi. Ser posto no mundo a fim de ser o reserva do futuro rei, crescer sendo caluniado pela imprensa para entreter pessoas que de fato não se importavam com ele, abrir mão de seus sonhos, desejos e ambições por não poder ter destaque na mídia e ofuscar o irmão e viver em pleno sofrimento mental e emocional pois é isso que a imprensa quer noticiar. Então quando se tem a oportunidade de finalmente contar e externalizar toda a verdade que te obrigaram a esconder você apenas agarra essa oportunidade e não olha para traz, afinal, citando o próprio príncipe Harry em seu livro: "Como eu seria lembrado pela história? Pelas manchetes? Ou por quem eu realmente era?".
K-Roll 03/02/2023minha estante
Lendo agora o que eu escrevi e acho que mais parece uma introdução de um tcc

Rai 03/02/2023minha estante
Eu achei tudo. Quase foi o suficiente pra me fazer parar o romance de época e ir pegar ele. Quase rs

K-Roll 03/02/2023minha estante
Só sei que aqui eu hablei mt. Eu ainda ia falar mais da terceira parte do livro E aí eu olhei o tamanho do texto que já tinha ficado

K-Roll 03/02/2023minha estante
Eu vou até reler e corrigir algumas coisinhas porque quando eu soltei essa resenha eu estava atrasada cinco minutos para sair de casa e ir para o trabalho então nem revisei direito

Mialle @mialleverso 28/05/2023

Abandonando esse livro agora pois insuportável. Príncipe Buá Buá chato demais. Tão sem graça que nem um livro de fofoca da família dele é interessante pq tudo que ele fala vira um grande drama do tanto que ele sofreu por não ser o príncipe herdeiro, apenas um príncipe. Sinceramente, na moralzinha, depois reclama que a galera fala de resolver isso igual os franceses. Parasita.
ironyas 28/05/2023minha estante
white people problems

Mialle @mialleverso 28/05/2023minha estante
o que sobra é a grande vontade de colocar uma guilhotina em praça pública.

Ana Paula FZ1 23/01/2024

Tava bem curiosa pra ler sobre o Principe Harry. Adoro ver e ler sobre a Monarquia Britanica desde sempre... e como acabei de ler a Biografia da Diana, não poderia deixar de ler a dele logo em seguida pra não perder ¨o fio da meada ¨rs

O livro começa muito bem, com detalhes da sua infancia ( mesmo que a memoria dele seja do tamanho de um caroço de azeitona porque ele diz o tempo todo que não se lembra disso ou daquilo,) mas essa primeira parte traz uma boa parte dos acontecimentos da sua vida na infancia, ate a morte de Diana , em 1997.

Ai toda sua vida é só ladeira abaixo. A negação, a falta de choro, a necessidade imposta por sua situação e sua familia de nunca tocar no assunto Luto, a falta de conversa com o Pai e o Irmão sobre um acontecimento tão importante, principalmente pra dois meninos tão jovens por terem acabado de perder a mãe, que ao que se lê, vê era muito amorosa com os filhos.

Harry conta toda sua tragetoria de depressão, dependencia quimica, festas e muita bebedeira ( muitas que foram incansavelmente noticiadas e fotografadas), mas o principal nesse livro inteiro é o sentimento de ódio puro e genuíno que Harry tem pela imprensa de uma maneira geral, mas especialmente pelos tabloides ingleses

A segunda parte do livro alem dele falar sobre suas dores, sua entrada no exército e sua trajetória com seus companheiros de farda, tambem fala desse ódio que a imprensa plantou nele, por culpa da morte da mãe, e agora por ele ja adulto não ter um minuto de sossego, mas principalmente por nenhuma pessoa que se aproxima dele, principalmente namoradas, que perdem sua privacidade do dia pra noite por conta desses urubus munidos de câmeras

Ai vem a terceira parte, quando ele conhece Meghan, como eles se apaixonam, como fogem pra se esconder dos papparazzis, mas o que mais senti nessa terceira parte foi angustia mesmo. Por Meghan, por sua mãe, por seus filhos que nasceram, porque o que fizeram com ela foi surreal de cruel.

Harry tenta a todo custo mostrar uma imagem de Charles sendo um pai amoroso, atencioso, que sempre o chamava de Menino Querido, e eu so me lembro da Biografia da Diana quando Harry nasceu e ele desdenhou, porque queria uma menina, e ainda disse no alto da sua grosseria que ¨era ruivo ainda por cima ¨

Percebe-se muito claramente que Harry tenta ¨limpar a imagem do pai que sempre teve uma imagem de homem adultero, que acabou com a possibilidade de felicidade no seu casamento com Diana por conta de Camila, E mesmo quando Harry fala de Camila, ele usa de muita educação e parcimônia pra falar sobre ela.

O que me entristeceu muito foi o abalo da relação dele e do irmão, que de pequeno eram tão unidos, tão parceiros, mas a vida, a imprensa, o cargo que Willian ocupará um dia, obrigaram Harry a questionar muitas coisas com Willian, e ele ora não entendia, ora criticava, ora se negava a entender, mesmo que tenhamos o ponto de vista de um só dos lados da historia, isso me entristecia bastante

Uma coisa não pode-se negar... o fato dele ser Um Principe não é motivo pra desmerecermos suas dores, suas angustias, suas ausências e seus medos .. ele é humano, rico ou pobre, principe ou não.

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/
Rhuan C. S. 25/01/2024minha estante
Amei sua resenha. Terminei ontem, e gostei muito.

Ana Paula FZ1 26/01/2024minha estante
Obg Rhuan

Neuli0 19/02/2024

Sofrimento e evolução
O livro conta como foi a vida do príncipe Harry principalmente desde a morte da mãe até o ano de 2022.
Mostrando como ele "evoluiu" durante todos esses anos. Tentando se encontrar em um mundo onde ninguém ligava para ele e só queriam usá-lo para benefício próprio.

Também confirmou o que eu sempre soube: Que a antiga rainha era má, fria, desumana. Que o atual rei Charles é fraco, sonso, traidor, e pau mandado da sempre amante Camilla. E por último, que o príncipe William é um mimado, invejoso, fraco, que casou com uma sonsa Kate que sempre quis ser uma segunda Diana (uma coisa que nunca conseguirá) e fez um monte de filhos para que o irmão não pudesse ter a chance de ser Rei.

Ah, não podemos esquecer de como a  imprensa britânica é e foi (em sua maioria) inescrupulosa. Fazendo com que a vida do Harry e Megan fossem um inferno. Sem contar o que fizeram com a Diana.

Na minha opinião, Harry fez o correto de se afastar dessa córgia (tanto família real quanto imprensa britânica). Pena que a Diana não conseguiu e terminou do jeito que terminou.

Desejo que o Harry e Megan (essa sim,  uma mulher e "princesa" de verdade) sejam muito felizes com seus lindos filhos.

Muito esclarecedor esse livro. Super recomendo.

Desculpe o desabafo. Essa família real (em sua maioria) me deixa nervosa e irritada.
Aline.Gueler 28/02/2024minha estante
Assino embaixo tudo que vc escreveu. Melhor coisa que Harry e Meghan fizeram foi se afastar da família que nunca esteve lá por ele e da imprensa britânica. Ambos tóxicos. Príncipe William então, não imaginava nada diferente, para um sucessor da monarquia será tão fraco e manipulável quanto seu pai.

Ram 30/06/2023

Cai o pano
Como foi difícil pra mim, uma amante das histórias da monarquia britânica, ler tantas barbaridades e injustiças que o príncipe Harry passou. O livro choca, revolta e emociona. Só consigo torcer para que o boato da separação entre ele e Megan seja mais uma mentira da imprensa?
Nara Leão 15/07/2023minha estante
É mentira. Te indico acompanhar o podcast Fora da Realeza. As meninas contam as atualizações com fontes, principalmente pra quem não ler em inglês. Depois do livro é fácil perceber que qualquer coisa da mídia sobre eles é mentira.

Mateus Ferreira 29/03/2023minha estante
Quero muito ler ele amiga, passado.

Marilia.Ducatti 24/01/2024

Gostei bastante, principalmente da parte q comeca a falar da Meg. Mas achei essa família bem doida viu, jesussss
Rhuan C. S. 25/01/2024minha estante
Terminei ontem e confesso que mandaria esse Charlles e Willy para a put* que pariu!!!

Renata.Klein 20/02/2023

Li por curiosidade, finalizei por obrigação
Confesso que comecei a ler pela curiosidade e finalizei por pura obrigação (odeio não terminar um livro)
O livro foi dividido em 3 partes: a fase da infância, com a perda da mae, o exército e o casamento + saída da Inglaterra
Escrita até é boa, mas o choramingo é de doer.
Imaturo, inseguro, carente, neurótico e com síndrome da vítima. Essa foi a visão que tive, infelizmente, do príncipe Harry e da família real.
Uma família desfuncional, onde tudo é movido por aparências e competição.

Como toda verdade tem 3 lados, esse é o relato de 1 versão da verdade. Mas, como a postura da família real é o silêncio e esconder tudo, nunca saberemos o outro lado e a verdade absoluta.

Entendo o motivo de sua fuga de um ambiente hostil, com uma imprensa doente por qualquer click, super exposição etc, mas não entendo a necessidade de expor tudo isso a não ser o motivo mais primitivo: dinheiro.

Se foi esse o motivo? Não sei. Mas confesso que, sobre o livro em si, fiquei bastante desapontada ?
Patty 26/02/2023minha estante
Concordo totalmente com vc!!

Beatriz 19/01/2023

Achei razoável, bem chato na verdade, até a metade a história é bem maçante, nada de mto interessante, só a vida dele nos internatos e no exército? mto drama pessoal. Fica legal a partir do momento que ele conhece a Megan, ai os babados da Família fica legal?
Bella Nine 22/01/2023minha estante
Jesus! A parte da guerra tá insuportável

martinho.bia 23/02/2024

O que realmente sobra de alguém que nasceu na realeza e é impedido de viver uma vida como qualquer outra pessoa. Embarquem em uma história impressionante onde o conflito central é a família e a falta de afetividade.
CPF1964 26/02/2024minha estante
?????

fernandabrandt 21/01/2023

Recomendo!
Comecei a ler pensando? ah, férias? vamos ler uma fofoca da realeza.
Hoje terminei ele com lágrimas nos olhos.
Vendo de fora, todo mundo queria nascer em berço real. Viver no castelo, tendo vida de príncipe. Mas aí vem o mundo real, bem escondido para não desmoronar o castelo.
Quando disse que estava lendo esse livro, minha mãe disse: ah, esse é o filho meio problemático, sempre estava metido em polêmicas.
Eu acho que ele foi é muito corajoso. A forma como viveu o luto silencioso por mais de 20 anos, sem ter referências de afeto e carinho desde a morte da mãe, conseguindo sair de trás das grades do palácio, fazem a história valer a pena.
Tá, sei que você vai dizer que ele escreveu puxando a sardinha pro lado dele. Ok, talvez possa ser. Mas até hoje só falaram do outro lado.
Não sei se tudo que ele escreveu é realmente o que aconteceu. Mas me fez ter a certeza de que a vida de príncipes e princesas só é bonita nos contos de fadas
giosb 21/01/2023minha estante
Agora fiquri com vontafe ler

livros do jose 04/02/2023

Não desceu
Não curti esse livro gente, sorry. Muita romantização pra tudo.

Ele simplesmente romantiza qualquer contexto, deixa algo triste em tudo, não dá kkk
Rodrigo 04/02/2023minha estante
Muito coitadismo de caçula.... o caba nasce rico e ainda fica mimizento

Christian Homem de Melo 22/01/2023

Dramalhão
Escrito de forma simples, é de fácil leitura.

O príncipe revela-se um tanto invejoso e rebelde, e no final, não contou tanta coisa assim.
Emilia.Reis 22/01/2023minha estante
eita