O que sobra

O que sobra Príncipe Harry

Resenhas - O que sobra

Carolina 11/01/2023

O que sobrou do príncipe
Apesar da escrita ser boa, as descrições das cenas são muito dramáticas e exageradas. Teria sido ok para um livro de romance, mas para uma biografia, soou um tanto ridículo.

Alguns momentos podem ser comoventes, mas logo somos transportados para a realidade atual em que Harry reclama de alguma coisa não ter saído como o esperado. Percebemos que ele precisa estar no controle o tempo todo, além de sofrer de hipervigilância.

Provavelmente o mais triste é ver a relação com a falecida mãe, que envolve colocar cabelos em uma caixa ao lado da cama e tentar se comunicar com ela através de médiuns. Ainda existem algumas cenas que nos remetem ao mito de Édipo como, por exemplo, ele recebe a indicação de usar um creme Elizabeth Ardem em seu membro sexual ferido e ele se recorda que a mãe usava esse mesmo creme.

Harry claramente tem muitos problemas não resolvidos com seu passado e presente. Percebemos uma necessidade de estar sempre em pé de igualdade com o irmão William (ou Willy, como é chamado no livro), o atual herdeiro da Coroa. Apesar de ter insinuado que o irmão teria inveja dele e sua liberdade, há vários momentos em que ele demonstra invejar o patrimônio do irmão, que mora em um lindo apartamento, com obras de arte, no Palácio enquanto ele vivia em um chalé, na época de solteiro.

As partes em que ele fala sobre sua família atual ? a esposa e os filhos, provavelmente são as mais leves e doces do livro. Apesar de que a Meghan desta biografia tem bem menos falas do que vemos na vida real. Em muitas das cenas, apenas os olhares e as movimentações dela são descritos.

A leitura se desenrola facilmente, mas as constantes reclamações e a ausência de momentos de aprendizados tornam o livro um tanto cansativo.
Carol.Ramone 12/01/2023minha estante
Estou no comecinho e já estou achando um saco o tanto que ele descreve os lugares. Morro de preguiça.

@__mitchels 25/01/2023minha estante
Estou começando, e tô esse começo tá tão chato, parece até que a leitura não flui

Thaina77 30/01/2023minha estante
Ufá, não estou só. Tô em 20% de leitura e achando o príncipe muito imaturo e um tanto maldoso com o pai e o irmão dele. Sem falar que toda hora ele fala que é " o Reserva" e logo depois diz que não se importa com isso. Amado??? Você falou disso umas 30x em 20% do livro. Uma boa terapia ajudava demais.

Anna 06/02/2023minha estante
Mds você leu errado então?.

Ellio1 21/02/2023minha estante
Estou amando o livro, mesmo não sendo uma leitura rápida.

Mirtes 06/03/2023minha estante
Estou lendo e amando!! ?

Giovana 06/03/2023minha estante
Falou e disse! Estou terminando e gostando do livro (apesar de ser bem cansativo), mas as críticas feitas por ti são totalmente válidas!

Canaan 24/03/2023minha estante
Eu gostei do livro e gostei que o príncipe abriu a boca e não deixou nada pra impressa. Já que é pra falar da vida dele , que ele mesmo fale. Ele sabe um monte de coisa. Acredito nele e é revoltante como foi tratado a vida toda.

Marcelo 27/04/2023minha estante
Exatamente minha impressão sobre o livro!

Jojo 08/06/2023minha estante
Eu tô amando!! Da vontade de ler sem parar.

wxlfstar 12/07/2023minha estante
mulher mas ele diz que a maior parte da memória que ele tem são detalhes dos lugares que ele foi, e além dos mais é uma descrição da vida DELE e da forma que ele vê e sente as coisas, n faz sentido criticar a forma que ELE se sentia, eu hein

Caroline 24/03/2024minha estante
você claramente não entendeu nada do que ele quis passar. ele não quer passar um bibliografia, ele quer passar as memórias, os sentimentos dele. não o acho controlador, controladora é a família dele e sem respeito e isso a gente vê e escuta há séculos. uma visão completamente fria e incompreensiva do que se trata o livro.

Tayza.Azevedo 12/04/2024minha estante
Meu Deus eu nao vi nada disso. Pelo contrário achei que muitas vezes ele foi maduro em aceitar a madastra, aceitar que a familia real supostamente matou os pais dele, aceitar que mesmo a avó dele sendo a rainha, ele nao tinha proximidade com ela de avó. Ele reconhecer que ele era imaturo tanto para usar drogas para lidar com tudo aquilo, quanto para lidar com o fato de que muitas pessoas diziam que a própria familia dele tinha mandado matar a mãe e que ele nunca pode esquecer disso pq a imprensa o lembra o tempo todo. Sobre como ele se sentiu sozinho e que nao tinha ngm por perto para conversar porque os pais e o irmão dele tava muito ocupado com o trono ou com as esposas e própria vida para perceber que ele perdeu a mãe ainda muito jovem. E que mesmo ele querendo fazer as próprias escolhas ele simplesmente nao podia, porque era tratado como o reserva, onde ele nao tinha nem um apartamento decente para morar. E toda a imprensa acha que ele tem uma vida luxuosa que ele nao tem. A vida dele se resume em compromissos e deveres reais e a falta de liberdade para ir no mercado ou ter uma namorada. Ele nao confiava nem em psicólogos para tratar suas próprias crises de ansiedade, porque tinha medo de que tudo o que ele dissesse fosse parar na imprensa. Enquanto o pai dele chamou um clínico geral para cuidar dele porque ele nem pode escolher o próprio medico, nao pode escolher as próprias roupas. Ele sentia mais a vontade em uma guerra do que em casa. E preferia se misturar com bichos do que com gente porque foi traído pelo pai e pelo irmão quando mais precisou ...

D.Flores 18/04/2024minha estante
Gostei muito do livro. Li quase de uma vez ... A visão que o príncipe tem da família mostra a verdade nua e crua da família real! Cheia de intrigas que remontam séculos passados! Ele quebrou totalmente o protocolo. Tanto é verdade e válido o que ele escreve que o pai, agora rei, tirou todos os títulos e a casa que ele usava quando ia a Londres! Foi despejado!! Sem falar na madrasta... sem noção e sem spoiler!

Rosangela Max 09/02/2023

Um príncipe perdido em uma família disfuncional.
Estava esperando a exposição de alguns podres da família real e não fiquei decepcionada.
A maioria do conteúdo é sobre as ?aventuras?(pessoais e militares) do Harry. Algumas amplamente divulgadas pela imprensa mundial.
Mostra bem o quão tóxica a mídia britânica pode ser. Principalmente os paparazzis. Fiquei chocada com a forma de agir deles.
Aparentemente, tóxico também é fazer parte da realeza. Uma luta sem fim por popularidade. Pai contra filhos, irmão contra irmão. Cada um com sua equipe e dando rasteira no outro. Funcionários maldosos e traiçoeiros, muitos complôs?
A Camilla Parker é uma megera dissimulada, o Charles é um banana de ego frágil e William e Kate não são nada bonzinhos como são retratados.
Não me admira o Harry ter vários problemas decorrentes dessa convivência. Ele fez bem em pegar a família e mudar de país.
A forma como o conteúdo foi construído é um pouco zuada. Poderiam ter trabalhado melhor nessa parte para dar mais credibilidade ao ?desabafo? do autor. Da forma que está, dá a impressão de sensacionalismo. Mas não creio nisso. É claro que toda história tem dois lados, mas sou do time do Harry. Ele deveria ter pego mais ?pesado? neste livro e aproveitado a oportunidade para rebater cada injustiça sofrida vinda da familia, da imprensa e dos súditos.
Recomendo a leitura.
Vidal 09/02/2023minha estante
Gostei da sua análise vou colocar na fila de leitura esse livro

Babi159 09/02/2023minha estante
Fiquei surpresa com a Camila.

Alan kleber 09/02/2023minha estante
Tem um ensaio sobre a familia real, a princesa Diana, a mídia e o público britânico no livro "Nossa cultura... Ou o que restou dela". É um ensaio sensacional e revelador do ambiente que cerca a familia real.

Rosangela Max 09/02/2023minha estante
Este ensaio sobre a família real parece interessante. Colocarei na minha lista. ? Li ?Diana: sua verdadeira história? e toda essa toxicidade da família real, principalmente relacionada a Charles e Camilla, já não me era estranha.

Indira 14/02/2023minha estante
Concordo com vc, eu tbm sou team Harry

martinho.bia 23/02/2024

O que realmente sobra de alguém que nasceu na realeza e é impedido de viver uma vida como qualquer outra pessoa. Embarquem em uma história impressionante onde o conflito central é a família e a falta de afetividade.
CPF1964 26/02/2024minha estante
?????

Mickaellataraujo 06/03/2024

"E se não sabiam por que eu tinha ido embora, talvez simplesmente não me conhecessem. Nem um pouco."

Gabriela.Malta 20/01/2023

Bem escrito, mas...
Apesar de muito bem escrito, me deu algumas impressões acerca de como ele (não) assume a responsabilidade por seus atos e sempre culpa algo ou alguém pelo ocorrido.

Mialle @mialleverso 28/05/2023

Abandonando esse livro agora pois insuportável. Príncipe Buá Buá chato demais. Tão sem graça que nem um livro de fofoca da família dele é interessante pq tudo que ele fala vira um grande drama do tanto que ele sofreu por não ser o príncipe herdeiro, apenas um príncipe. Sinceramente, na moralzinha, depois reclama que a galera fala de resolver isso igual os franceses. Parasita.
ironyas 28/05/2023minha estante
white people problems

Mialle @mialleverso 28/05/2023minha estante
o que sobra é a grande vontade de colocar uma guilhotina em praça pública.

AngAlica.Balsi 24/11/2023

Uma biografia dolorosa, mais uma vez um membro da familia real sufocado com o sistema e que sofre ataques absurdos.
Uma história triste, uma
Lembrança das dores da mãe e um futuro doloroso longe das suas raizes.

paolafeitosa 15/01/2023

Esqueça tudo o que a mídia já te contou
Vi muitas pessoas reclamando da forma que o Harry conduziu essa biografia, acusando-o de ser demasiado dramático e egoísta. Pois eu discordo. Em gênero, número e grau. Essa é a história do Harry, contada sob a sua perspectiva e os seus sentimentos. Ninguém tem direito de julgar a forma que ELE se sente em relação a SUA vida. Essa é uma dor que só pertence a ele ? e foi exposta.

No livro inteiro vemos como a morte da sua mãe é uma questão mal resolvida, que o impediu de seguir em frente e ter uma vida saudável. Ele foi largado às traças muito novo, sem qualquer apoio psicológico ou amoroso, no momento mais difícil de sua vida. Ele ficou perdido, sem ter com quem contar e se apoiar. Ele não teve um pai que o protegeu, não teve um irmão parceiro que dividiu com ele essa dor, não teve avós que zelaram por seu bem estar. Até os 23 anos ele acreditava que a mãe tinha forjado a própria morte para ter paz! Como uma criança cresce saudável com um trauma desse tamanho?

Não cresce. E acontece o que aconteceu com ele. Ninguém para orientá-lo, ninguém em quem ele pudesse se espelhar, só as más companhias. 99% das besteiras e decisões erradas que ele tomou ao longo da adolescência poderiam ter sido evitadas se ele tivesse tido alguém para ensinar o que é o certo e o que é errado. Ele não teve isso; e toda vez que errava, tinha um país inteiro para apontar o dedo ao invés de ensinar. Sem contar a fama de burro que o perseguia.

Esse livro foi a forma que o Harry encontrou de se defender e defender a sua esposa, Meghan, de todas as mentiras torturosas contadas incansavelmente nos últimos anos, enquanto a família real se recusava a desmentir e a fazer alguma coisa.

Que bom que o Harry pode contar a sua versão dos fatos. Que bom que não foi preciso alguém morrer para "justiça ser feita".

A família real é podre, William é um lixo de irmão, que nunca entendeu (ou tentou) os dramas do irmão, sempre se preocupando com a rivalidade. A Camilla é uma cobra peçonhenta e o marido, pai do Harry, um inútil. A rainha também não se salva, deixou o Harry sem nenhum amparo (financeiro e de segurança) depois que ele abriu mão do seu cargo. A única pessoa que realmente se salvava nessa família era a mãe.

Obs. Só queria deixar registrado que achei a organização do livro meio ruim, acho que teria ficado mais organizado se fosse por temas, não solto como foi (infância - vida militar - meghan).

nicolli 14/01/2023

abri o livro numa viagem de carro e quando li nas primeiras páginas harry descrevendo o william como calvo e cada vez mais feio, vi que era tudo que eu precisava pra distrair a mente kkkkkk

harry fala do castelo da vovó, do colégio interno e fala da vida realeza como a "gaiola de ouro" (como ele mesmo chamou). faz um draminha quando se trata do dinheiro e da casa (cedida pela beth) que morou quando solteiro. diz que não tem tanto glamour assim. puro rich boy problems.

também fala da mãe. linda a adoração que ele sente por ela. dilacerante a dor da perda e da infância triste que restava quando ela morreu. o amor por diana faz dela grande protagonista da história. o cara até que tentou disfarçar e trazer emoção falando das missões de guerra, pulei tudo pois muito chato kkkkkkk ?

meghan é a outra protagonista e foi triste ver o que ela sofreu com a mídia e a família real, todo o racismo que me deixou revoltada (dnv pq bastante coisa já tinha sido falada no doc da netflix). fala bem dos falecidos: princesa diana, rainha elizabeth e príncipe philip. e mete pau nos vivos.

como diz lorde: we'll never be royals
e eu dou graças a deus

Dalila79 13/05/2023

Realmente, o que sobrou do Harry.
Sou suspeita para falar, porque desde criança sou fã da Diana. Mas vou deixar alguns pontos sobre o livro:
1) A leitura é extensa e pode se tornar cansativa em muitos momentos, você precisa querer ler o livro pra conseguir terminar (minha percepção).
2) O Harry dá inúmeros detalhes, o que eu não achei tão ruim.
3) É triste tudo que a imprensa fez com ele, com a Meghan, eu jamais queria ser dessa realeza. Não sei se daria conta do assédio dos paparazzi.
Me surpreendi negativamente com o William. Do Charles eu já espero tudo de ruim. Não vou comentar sobre a Camilla, é alguém tão desnecessária que não merece ser citada aqui.
No mais, eu desejo que ele consiga ser feliz longe desse sistema que é claramente opressivo, basta lembrar o que fizeram com a Diana. O título faz jus à quem ele se tornou, o que sobrou. Eu super leria outro livro se ele decidisse escrever.

Ana Vizentim 11/03/2023

Esperava mais.
Infelizmente eu esperava bem mais desse livro.
primeira parte foi muito boa, pois consegui entender boa parte dos sentimentos dele e do q aconteceu com q morte da princesa Diana.
A segunda parte foi meio monótona e estava tão ansiosa pela terceira q aí foi uma decepção total.
A escrita dele não te cativa, pois parece q está apenas jogando os pensamentos lá.
E, me pareceu q o livro é mais um desabafo contra a imprensa do q uma vontade de contar o q realmente aconteceu na vida dele.

Christian Homem de Melo 22/01/2023

Dramalhão
Escrito de forma simples, é de fácil leitura.

O príncipe revela-se um tanto invejoso e rebelde, e no final, não contou tanta coisa assim.
Emilia.Reis 22/01/2023minha estante
eita

amorime_ 25/01/2023

Menino querido... que vergonha
Longe de mim querer jogar hate em alguém, mas esse livro foi uma completa vergonha. Na verdade, um completo desperdício de tempo. "Ah, mas vocês vão saber de fofocas imperdíveis sobre a família real": não é bem assim. A maioria das coisas narradas pelo Harry já haviam sido faladas, seja em tabloides ou na entrevista para a Oprah.

Na realidade, 90% do livro se resolveria com terapia e os outros 10% com diálogo. O Harry não tem filtro nenhum ao escrever, e detalha coisas que, no final, não fazem sentido nenhum. O que interessa saber como foi a primeira vez dele, e que foi (palavras dele) "rápido como uma cavalgada"? Dentre várias outras coisas sem sentido nenhum, que claramente estão lá só para conseguir cumprir a meta de 500 páginas do livro.

Não tiro o mérito dele em relação a como ele se sentiu sendo "o reserva", mas ao mesmo tempo que ele se coloca como vítima de uma família completamente desestruturada, ele também deixa claro que recebeu muito amor, ajuda e compreensão e, mais uma vez, o propósito do livro perde o sentido. Isso tudo para provar para os tabloides que ele é "dona da própria história", me pareceu um pouco demais.

Sem contar que, a cada dez palavras, onze são falando da Diana. Isso não é normal, perder algum parente próximo (ainda mais a própria mãe) é extremamente doloroso, mas a aceitação faz parte do luto e é preciso seguir a vida. Não digo esquecer, mas não se prender no passado e esquecer completamente o presente e o futuro, entende? E é exatamente isso que ele faz.

Já o relacionamento com Meghan Markle, que foi apelidada carinhosamente de Princesa Pinóquio... meu, quem engole essa história de que ela não tinha noção nenhuma de quem ele era? Ele mesmo disse que pesquisou sobre ela no Google, e ela não fez isso com ele? Sei.

Mas o pior é ele descrevendo o primeiro beijo deles. Senhor, que vergonha. E a despedida deles depois da viagem para a África? "A Meghan chorou desesperadamente pois iríamos demorar para nos ver novamente e meu coração ficou em pedaços", aaa pqp, faziam tipo, um mês que eles se conheciam. É romance da Julia Quinn agora?

Já as brigas deles com a família real por causa da Meghan, claramente tiradas de contexto. Eu não duvido que alguém tenha perguntado qual a "cor da pele" dos filhos deles. Mas o que mais incomoda é o fato de a Meghan, como duquesa, querer cobrar para as pessoas tirarem foto, conversarem com ela, ou, então, vender produtos aleatórios como se fossem produtos "oficiais da Família Real".

Quem entende um pouco, ou lê um pouco sobre a família real, sabe muito bem que eles são "funcionários públicos". Eles recebem um "pagamento" por serem da família real e ajudarem o Monarca a governar e, mesmo assim, a bonita queria ganhar um dinheiro por fora dando entrevista e vendendo produtos. Seria mais ou menos como cometer o crime de concussão, aqui no Brasil.

Enfim, não sei se o Harry conseguiu o que ele queria com esse livro, mas... só deixou mais evidente como ele precisa (e digo isso sem querer desmerecer ou falar de forma "jocosa" ou depreciativa) de terapia para, principalmente, aprender a lidar com a morte da Lady Di, com a mania de perseguição e essa síndrome de vítima, já que tudo que acontece na vida dele sempre é culpa dos outros e nunca resultado dos seus próprios atos.

Recomendo a leitura do livro? Não. Se quiser saber mais sobre todo esse rolê envolvendo a família real, assista ao canal The Tretas Show ou The Crown, é mais divertido :)

Larissa 15/01/2023

Sou do esquadrão Sussex's
Sou uma aficionada pela realeza britânica. Adoro a série "The crown", porém sempre tive um fraco pela princesa Diana, mas principalmente pelo os Sussex's, príncipe Harry e Meghan Markle.
Lembro que acordei muito cedo e assisti o casamento real deles a manhã toda, completamente apaixonada por eles.
Entrei definitivamente para o " esquadrão sussex" e apoio e torço pelo bem estar deles.
Por isso ler esse livro, pela próprias palavas do Harry, era importante.

Como fã é óbvio que não tenho críticas sobre o que o Harry viveu e seus motivo para se afastar da realeza.
Mas como leitora assídua que sou, devo revelar que no livro Harry, a segunda parte (que fala sobre a guerra) eu achei bem chatinha.
E achei que ele podia escrever mais sobre a Meghan (mais isso sou eu querendo saber mais sobre esse casal maravilhoso)

Gostei da leitura e indico a todos a lerem,
principalmente, para aqueles que não gostam e não compreende os motivos deles de se afastarem dos deveres reais.

Meu eterno apoio ao príncipe Harry e a princesa Meghan.