Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan

Patricia Milani 17/02/2024

"Nessas praias mágicas as crianças sempre irão ancorar seus barquinhos. Nós também já estivemos lá; ainda podemos ouvir o barulho das ondas, mas nunca mais vamos desembarcar."

A experiência de leitura foi agradável. O fato de o autor falar diretamente com nós leitores durante a narrativa e ir fazendo algumas brincadeiras, revelando seu ponto de vista e opinião sobre a história acaba tirando um pouco o suspense do livro tornando mais adequado ao público infantil, o que em nada desfavorece a obra em si, apenas a torna mais acessível aos pequenos leitores eu diria.

Selkie 04/06/2023

"Apenas os alegres, inocentes e sem medo que podem voar."
Todos conhecem a estória do famoso Peter Pan até certo ponto, mas só depois de realmente ler o livro que teremos conhecimento de todas as suas facetas, a maioria ruins. O mesmo vale para Wendy.

Agora posso dizer que entendo o motivo da famosa síndrome de Peter Pan e Wendy. Meninos que não crescem nunca e mulheres que assumem o papel de mãe para cuidar dos mesmos.

As alfinetadas do autor foram muito bem dadas, principalmente ao quanto as crianças quase nunca dão valor aos seus pais.

marcio772 03/05/2023

Divertido, mas apenas isso.
Não é exatamente o que se vê nos filmes por aí, mas é o Peter Pan em sua forma original. É uma história divertida, mas, para mim, é apenas isso. Não creio que há uma grande moral, maior que a do crescimento as responsabilidades que crescem em conjunto. Além disso, é uma narrativa que foi feito para uma época diferente, e que hoje já não se encaixa tão bem, e mesmo assim, é impossível negar sua importância para a escrita.

Maria14598 23/11/2022

Acabei a releitura de Peter Pan e, depois de chorar um pouquinho com o final (eu sou uma chorona e acho o final triste) vamos de resenha

Não vou falar muito da história (imagino que muita gente já sabe do que se trata). 3 crianças são sequestradas por Peter Pan, que na história é retratada quase como uma entidade do reino dos sonhos e das histórias para as crianças, e as leva para a Terra do Nunca, uma ilha fantasiosa, cheia de aventurar de todo tipo, com nativos, fadas, sereias, piratas e animais selvagens.
Nessa ilha, os refém chegados (foi mal pelo trocadilho ruim) são apresentados para as "Crianças perdidas", tem de lidar com as excentricidades do Peter Pan e, claro, enfrentam a terrível tripulação de James Gancho.

No geral, é um livro fofo. A narrativa, na minha opinião, é a melhor parte. J. M Barrie trouxe o termo "narrador personagem" de uma forma bem única. O narrador comenta diretamente sobre a história, avança a narrativa, da pequenos "spoilers", e se comunica de forma bem direta com o leitor. É como se ele estivesse realmente contando uma história para uma criança bem curiosa, que constantemente pergunta "e depois, o que acontece???". É engraçadinho.

Um clássico adorável, que vale a pena dar uma lida, especialmente se vc tem uma quedinha por livro infantil. E depois veja o filme de 2003, depois o Hook, de 1991.
Monique 24/11/2022minha estante
Falta eu assistir os filmes. Li esse ano pela primeira vez e gostei bastante também.