Kulti

Kulti Mariana Zapata

Resenhas - KULTI

Mel Alves 01/09/2023

Kult
Como todo livro da Mariana Zapata esse não poderia ser diferente, é um slow burn, então o casal demora MUITO pra ficar juntos, isso geralmente não me incomoda (principalmente nos livros dela), mas senti que essa história poderia ser um pouco mais curta.

Amei a Sal e o Rey, a construção da amizade deles foi incrível.

Espero um dia que a Mariana Zapata escreva um um slow burn em que os personagens fiquem juntos antes dos 5% de acabar o livro, e que tenha mais hots, essa mulher escreve muito bem hot.
giop0 01/09/2023minha estante
Adoro os slow burns dela, já vou preparada sabendo que demora mesmo kkkkkkkkkk o mais demorado é Luna and the lie. Mas no fim todos valem a pena

polonorte 26/11/2023minha estante
Oii recomendo under locke dela!! O casal acontece bem mais cedo e tem bastante cenas de hot, foi o mais rápido livro que li dela.

Indira5 27/03/2024minha estante
Age gap?

Mel Alves 27/03/2024minha estante
Faz muito tempo que eu li, mas eu acho que é sim age gap

Xuxu 03/05/2024minha estante
A Mariana AMA um age gap

Deise 11/12/2022

Entendo que esse livro é Slow burn, mas plmdds o primeiro beijo foi lá nos 90% do livro, ou seja, só teve 10% para desenvolver o fechamento do casal. Me senti como uma palhaça em ler quase 600 páginas pra isso. Mariana Zapata, por que você é assim? Foi uma leitura leve, gostosinha, fofa e muito cansativa. Amei a ambientação nos jogos, especialmente por ser futebol feminino(coisa que amo). Em relação aos personagens eu gostei, mas não cheguei a AMAR. Não consegui me apegar ao casal. Estava com muita expectativa nesse livro, já que amei: Espere Por Mim. Acho que vai ser difícil eu me apegar e amar tanto um casal como Diana e Dallas(desculpe, mas é impossível não comparar). Queria muito que fosse um 5 estrelas, mas não vai rolar :(. Foi bom, apenas! 3,5 estrelas

Você é minha melhor amiga, meu amor, minha colega de time e minha parceira. Você sempre vai fazer parte do meu time onde estivermos, não importa o que estejamos jogando. - Kulti S2
Atalana 11/12/2022minha estante
Kkkkkkk eita, mulher 90% é complicated

Atena | @olimpoliterario 11/12/2022minha estante
Fiquei exatamente assim lendo KKKKK relação de amor e ódio pela Mariana Zapata

Sabrina 12/01/2023minha estante
Nossa, ia começar a ler agora. Desisti por causa da sua resenha!! Hahaha
Não tenho psicológico para esperar o primeiro beijo nos 90%.

Bruna.Alves 19/02/2023minha estante
concordo viu, não foi meu fav kkkkkkk dallas e diana meus favoritos sempre!!

Vaneissa 16/08/2023minha estante
Todos os livros da Mariana Zapata são assim?

Lelê 30/01/2024

??Kulti???
Amei demais essa história! É o quarto livro que leio da Mariana Zapata e posso dizer que como sempre me apaixonei pela história, pelos personagens, pelo relacionamento deles? To completamente apaixonada pelo Rey. Surtei muito lendo! Esse foi muiiittooo slow burn, mas mesmo assim muito bem construído! Recomendo ??
Lays Christine 30/01/2024minha estante
Quero mto ler esseee

Lelê 30/01/2024minha estante
Leiaaaaaa

triz 20/01/2023

"Três palavras-chaves: inferno físico e psicológico."
Esse é exatamente o tipo de casal que eu tenho certeza que não continuou junto depois do final do livro.

A escrita não é nada impressionante, eu já conhecia o método de escrita da Mariana Zapata porque li From Lukov With Love, mas dessa vez ela me irritou profundamente. Esse método de deixar a personagem contar o que aconteceu depois que já aconteceu acaba deixando coisas de fora, o mistério todo para saber o que a Sal falou de vergonhoso durante a coletiva de imprensa foi a coisa mais sem graça que eu já vi, não era necessário revelar isso só no final. A escrita simples prende fácil, mas a narrativa acaba sendo irritante.

A premissa desse livro é interessante, mas, no meu ponto de vista, tudo virou uma bola de neve e o livro foi para um lado muito esquisito, tudo porque a construção do livro foi feita porcamente.

Diferença de idade? Ok. Crush de infância? Ok. Relacionamento entre fã e ídolo? Ok. Agora, ele se apaixonar por uma fã que mandou uma cartinha para ele quando ela era criança e ele era um adulto é uma das coisas mais bizarras que eu já vi na minha vida. Nojento, até. O livro, em boa parte, é divertido, mas certas circunstâncias que a autora criou acabou o deixando maçante. Na minha opinião, o livro não precisava ter quase 600 páginas, tem muita coisa lá que só serve para encher linguiça e não vale de nada, acaba deixando tudo extremamente chato, principalmente no final. Mas, onde Mariana Zapata realmente pecou foi na construção e desenvolvimento de seus personagens.

Eu me irritei com os três personagens mais citados nesse livro, que são: Sal, Kulti e pai da Sal, que, honestamente, eu nem lembro o nome. O pai da Sal age quase como uma criança, alguém muito emocionado, um cara muito chato, não teve uma cena com ele que não tenha me feito ter vontade de atirar meu celular contra a parede e eu realmente não sei exatamente porquê eu desgostei tanto dele, mas é o que eu sinto. A Sal também não é uma personagem tão incrível assim, eu não aguentava mais ela falando "cocô" toda vez que estava no mesmo ambiente que o Kulti, infantil igual o pai dela, essa tentativa de humor não funcionou, só me deixou sem paciência. E, por fim, Kulti, literalmente um pé no saco; esse cara é arrogante, mal educado, antipático, rude, um inferno na terra e, de alguma forma, a Sal, no final do livro, simplesmente desistiu de ficar no pé dele para que o humor dele melhorasse, parou de tentar justificar as ações dele, porque elas não têm justificativa mesmo; o Kulti não sabe manter um bom relacionamento com outras pessoas, ele não sabe se comunicar e ele é um marmanjo de 40 anos, não me impressiona que ele se divorciou após um ano de casado e não me impressionaria se ele e Sal não ficassem juntos.

O que eu mais amo em livros é um romance slow burn, mas a Mariana Zapata errou muito aqui, ela focou tanto em convencer o leitor de que Kulti e Sal eram amigos que não sobrou espaço nenhum para desenvolver uma química entre eles, tanto que parece que o relacionamento deles deu um salto gigantesco entre "amizade" para "eu nunca vou te abandonar, te amo", mostrando, novamente, como tudo foi feito porcamente. Kulti e Sal são um casal feitos para dar errado, ou, pelo menos, feitos para continuarem como amigos.

Agora, há personagens que simplesmente passaram a não existir depois que Sal se aproximou de Kulti, os amigos da Sal são um exemplo, o problema entre Ceci e Sal nunca foi resolvido, Eric NUNCA apareceu e nunca falaram o que ocasionou a briga entre ele e Kulti. Vários problemas foram deixados em aberto que seriam muito mais interessantes do que ver Kulti esbanjando o quão rico ele é por aí o tempo todo.

Para finalizar, fiquei extremamente ofendida que Kulti, um jogador europeu e, mais especificamente, alemão, é chamado de "O Rei" do futebol. O Pelé simplesmente não existe nesse livro e isso fez meu sangue ferver. Outra coisa que me deixou mais ofendida ainda foi não ter nenhuma menção à Marta. Nenhuma. É um livro sobre futebol feminino e não há menções à Marta. Enfim, não gostei de ter lido esse livro.

Escrita: 2 + Plot: 3 + Construção: 2 + Personagens: 2 + Satisfação: 2,5 ÷ 5 = 2,2
Lari 19/02/2023minha estante
Sua resenha só me fez ter certeza que vou abandonar essa bomba. Tô em 30% e querendo morrer. Essa palhaçada de "cocô" é uma desgraça insuportável. Ninguém tem carisma ou um comportamento aceitável de adulto nessa porcaria

Lorenna 27/12/2023minha estante
Abandonei essa bomba, você foi muito paciente kkkk em todas as menções dela com "cocô" eu morria de nojo, Kulti é irritante e babaca, ela é mimada e muito besta. Sem saco nenhum. Sua resenha disse o que eu estou pensando ainda em 20% do livro. Uma pena, ouvi falar bem dessa autora.

Andressa 23/03/2023

Comecei a ler esse livro com uma sensação estranha de déjá vu! Eu sabia que conhecia o nome da autora de algum lugar, então uma rápida pesquisa no google me fez ver que esse livro era uma fanfic de twilight.

Eu li quando ela foi postada, mas eu tenho uma memória de pior que a Dory. Eu acho que houve poucas modificações, além das trocas de nomes (é claro), mas sentir falta de uma fluidez. Talvez o problema seja na demora de tudo acontecer, porém justificavel quando pensamos como é a dinâmica de fics, que é postado periodicamente e tem sempre essa expectativa e espera para o proximo capitulo.

Então quando vamos ler tudo de vez realmente parece que nada sai do lugar. Mas tudo vale a pena por causa da escrita muito boa de Mariana Zapata, ela realmente consegue criar casais espetaculares, que fazem a gente torcer, gritar, ter raiva, chorar e deixar nossos corações bem quentinho
Anyi H 23/03/2023minha estante
eu comecei a ler e desisti kkkkkkkkkk acho que cheguei nem em 10%. não pq tava ruim, mas não entrei na vibe.

Andressa 23/03/2023minha estante
É que eu já tinha lido ainda quando fanfic, então foi uma empolgação total. Mas entendo isso de desistir, pq tem partes que realmente enrola muito, parece que nada acontece

Luna.Bard 13/01/2023minha estante
Amoo esse livro

moonlovers 14/01/2023minha estante
Siiiim é viciante kkkkkk

thaispompeu 26/11/2023

Bolo de chocolate alemão kkkkk
Não sou a maior fã de slow burn, nem fast, maaas o que dizer de Mariana Zapata? A mulher entrega tanto construindo um enredo perfeito, que gente, literalmente eu ignoro que o negócio vai desenrolar nos 80% do livro, e acabo amando pra cacete, como pode?

Característico de seus mocinhos, Kulti também faz o papel de sério, emburrado com o bônus de NÃO FALAR, só ignora kkkkkk e quando ele começa, sendo simplesmente o treinador da gata, só abre a boca pra patada kkkkkkkk eu amo a interação desses dois, desde ela chamando ele de Salsichão até ele sendo um ogro (e me estressando no processo) kkkk
Óbvio que eles demoram uma vida pra ficar junto, bem cão e gato, mas é tudo tão bem desenvolvido que quando o negócio vai, é uma avalanche que o coração até tropeça, QUE SABOR! ?
Vários e vários suspiros para esse homem ogro, possessivo e perfeito, que deixa difícil a competição com qualquer um na vida real, se é que existe um assim kkkkkk e diga-se de passagem, o hot vale toda a espera! ?

Achei bem legal que o livro tem um cenário esportivo feminino como foco e muito bem descrito. Senti falta de uma interação entre Kulti e Éric (irmão da Sal), acho que seria divertido, mas quem acabou roubando a cena na família é o pai dela, ri muito, além de ser super fofa a relação entre eles.

É isso, mais um que vai pra lista de favoritos?
Thais 26/11/2023minha estante
Mariana é de outro mundo, não é possível.. ela vicia a gente, aquece o nosso coração! ?

thaispompeu 26/11/2023minha estante
Muito! Esse é o terceiro que leio dela e amei!

garibela 25/01/2023

ok
achei meio lento, porém bem legal. personagens foram bem fiéis do início ao fim com as personalidades.

não consigo deixar de achar estranho + 10 anos de diferença entre casais, mas daí é um problema inteiramente meu KAKAKSKS
garibela 25/01/2023minha estante
senti falta de referências a marta ou alguma outra jogadora foda de futebol?

@sobrevivilendo 17/03/2023

Tanque alemão humano
Mais um livro da Mariana e só veio reforçar o quanto eu amo a escrita da autora.

Aqui temos Salomé Casillas, jogadora de futebol da liga profissional feminina dos EUA, a melhor jogadora do Pipers, e no auge dos seus 27 anos, já passou por muita coisa dentro do futebol.
Salomé sempre teve uma paixão avaçaladora por Kulti, um jogador de futebol alemão. Desde a infância ela dizia que um dia se casaria com ele... Mas na sua adolescencia, Kulti se casou com outra pessoa e partiu profundamente o coração da pequena Sal, que arrancou todos os posters de suas paredes. Mas à essa altura, ela mesma já tinha se tornado uma jogadora, e tudo por causa dele.

Qual não foi a surpresa quando um belo dia, Pipers anuncia seu novo treinador auxiliar, o próprio Kulti, agora aposentado há mais ou menos 2 anos. Salomé tenta fingir costume, mas claro que isso não dá muito certo, e o que poderia muito bem ser seu grande sonho se tornando real, se transforma num pesadelo quando ele começa a implicar diretamente com ela.

E assim começa uma relação cheia de nuances, Salomé e seu jeito espirituoso de ser me fez dar muita risada. O livro é narrado em primeiro pessoa por ela, e apesar de ser um livro grande, não se tornou cansativo e nem enjoativo. A Zapata sabe o que fez e consegue prender o leitor desde o primeiro momento.

Kulti com seu jeito todo grumpy vai conquistar cada pedacinho da leitora.
Andressa1327 17/03/2023minha estante
Esse livro é perfeito

Julia.Salamene 11/02/2023

Gostosinho
Comecei a ler esse em dezembro. A leitura fii arrastada e cheguei a uns 10%
terminei agr
cliche normal mas qdo me falaram que a zapata é low profile nn imaginei q o casal só ia ficar junto cm umas umas 80 páginas pra acabar
muito boa a leitura 4 estrelas pq nn é nada inovador mas vale a pena
primeira leitura da Zapata cm gostinho de
quero mais
manumoli 11/02/2023minha estante
Ai q menina esportiva

debora.franciscatto 01/12/2022

Kulti
Não sou muito fã de romance slow burn e este aqui chegou até a me dar nos nervos, mas não tem como não se apaixonar por tudo o que vai acontecendo entre a Sal e o Kulti.
Leitura lenta, mas doce e agradável, faz a gente ir torcendo para que o casal perceba antes de mais nada que os dois mais que combinam. Mas isso demora e acredito que é nessa demora que vamos noa encantando pela rabugice do Kulti e pela falta de paciência da Sal que desde o começo luta por algo que vai vence-la no final.
Leitura mais do que recomendada. Favoritada!!!
Bibi 08/12/2022minha estante
Leitura lenta, um slow burn muito bem construído e coerente com os personagens durante todo o livro, Rey continuou rabugentinho e a Sal impaciente e perceverante, entretanto no começo foi difícil pegar o ritmo por achar um pouco entediante, acredito que vale a pena ler pois o final do livro é muito satisfatório e arrebatador no sentido romântico. Senti falta da presença do irmão mais velho dela visto que a Sal falou que era o irmão que se sentia mais próxima e o mesmo possui uma boa parte na trama, também senti falta da redenção entre a Ceci e a Sal porque eu aguardei isso. No fim acho que o livro traz uma lição muito importante sobre reconhecer o seu valor e não ficar em um lugar que não lhe cabe, as vezes o certo é ir embora como diz a Rainha Taylor Swift.

lice 11/12/2022

apaixonante
Kulti é um homem grosseiro que não sabe se expressar, mas somente com a sua primeira fã, a Sal, é super fofo do seu jeito único de demonstrar amor, afeto, ciúmes e carinho.
no início vc acha que o livro não anda, mas ai, quando vc se lembra que é escrito pela Mariana Zapata, td se acalma, pq ninguém faz um slow burn tao bem escrito quanto essa mulher, e vale mto mto a pena espert, pq os casais que ela escreve são os meus favoritos sempre.
Sal e Kulti são pessoas que eu vejo muito no que me inspirar, e mesmo sendo tão diferentes, eles se encaixam de um jeito lindo.
amo muito, muito.
lice 11/12/2022minha estante
ps: não conheço ngm que escreva age gap tão bem quanto essa mulher

Aline.Petronilio 27/11/2022

Como todo livro dessa autora, o começo é um tédio. Muita divagação e coisas bobas. Mas como todo livro dessa autora eu também termino amando a história e os personagens! Sal é maravilhosa! E o relacionamento dela com o Kulti é muito gostoso de ler. Amei!

(Só sinto falta de ter a visão dos dois, não só da mocinha, livros com a visão intercalada do casal é tão mais legal :( )

4,5/5

sylkidaya 22/06/2024

Minha Schnecke?
Não sei mais como dizer e mensurar o tanto que eu amo os livros da Mariana Zapata, a calma que ela tem em construir uma história é o que deixa tudo perfeito e bem estruturado, ver aos poucos o casal evoluindo e se envolvendo é incrível.

Diferente dos outros que eu sempre dei 4.5/5, esse eu senti uma dificuldade em interpretar os sentimentos dele, talvez essa tenha sido a intenção, nos confundir tal como a Sal ficou confusa, nos outros livros você tinha mais facilidade em ver os sinais, nesse foi bem mais velado, acho que só lendo uma segunda vez você consegue ver onde ele começa a amar ela, principalmente depois de saber o significado do apelido e etc.

Senti falta de um desenvolvimento maior com os irmãos dela, a irmã que ficou só como uma chata mesmo e nem conversou com ela e o irmão que no início foi tão importante em relação ao embate com o Kulti e ele nem apareceu.

Tirando esses detalhes, eu amei sim a história, entregou demais e sempre serei apaixonadas pelos livros da Zapata ??

Paty 04/12/2022

Leiam esse livro ??
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto amei esse livro. Chorei horrores e nem foi de tristeza. Esse é o tipo de livro que é tão bom q me faz chorar de felicidade. Felicidade por ter tido o privilégio de conhecer a sal casillas e o reiner kulti. Juro pra vcs são raras as vezes q leio um livro tão bom q me faz chorar de alegria. Leiam esse livro ??