Krampus

Krampus Brom

Resenhas - Krampus

Halloween 16/01/2023

Você foi um bom menino/menina?
Acho que vocês não fazem ideia de como essa historia vai se desenrolar, digo isso porque eu fui pego completamente desprevenido, quando vi do que se tratada dei uma rido involuntário "então é assim que vai ser, muito que bem, vamos nessa!".
Essa é uma historia muito original, divertida e bastante cinematográfica, desse personagem "mitológico" Krampus que poucas pessoas conhecem em raiz, normalmente é mais representado em filmes de terror trash, então felizmente esse autor resolveu trazer a tona e tentar nos dar uma nova visão dele, o livro é engraçado é violento, e filosófico e no final o saldo de toda essa mistura é muito positivo. No inicio eu achei um pouco arrastado e não estava achando os personagens muito cativantes, mas ai vem o Krampus e mostra que dá sim pra gostar do "vilão".
Eu já conhecia as lendas do Krampus, mas aqui temos uma visão muito refrescante, que atiça, mas não destrói a figura como a igreja fez com todas essas lendas pagãs, pelo contrario aqui, o autor exalta ela em toda sua beleza e pureza, e é ai que o autor brilha, ele é sensível em mostrar esse lado, essa ligação com a natureza a terra que chega ser comovente. No final, foi uma leitura que não prometeu nada, mas entregou tudo, entretenimento de qualidade, e nossa isso aqui daria uma filmaço viu.

Escritorgentil 15/01/2023

Krampus, O Senhor do Yule!
Foi um dos melhores livros que eu já li. A mitologia encaixou perfeitamente na história. Até conhecer esse livro eu ainda gostava do velho Noel, pelo menos do que ele significava pras pessoas, mas agora eu não consigo pensar no natal sem pensar também no Krampus e no yuletide. É sensacional a história e muito bem feita, além de suave e de fácil entendimento dos detalhes, também te prende na fábula do início ao fim. Posso falar com certeza que esse livro vai encantar quem der uma chance pra ele. Pela capa e o nome do Krampus, a princípio, pode parecer uma história de terror ou talvez uma lenda exposta em livro, mas é uma história completamente única e sem preconceitos com seres místicos. Se você tiver a oportunidade de ler esse livro, então, Leia!

Luana 14/01/2023

Se prepare, Krampus está vindo para a cidade
Estava muito ansiosa para ler esse livro, tanto é que pulei um monte da minha fila de leitura só pra ler ele. Pois bem, Jesse é um rapaz que tenta viver de música e está envolvido em dramas pessoais com sua ex esposa e o novo namorado dela, um policial corrupto que tenta a todo custo ferrar com a vida de Jesse. Porém, sua vida muda após ele ver o papai noel e uns monstros que tentavam matar o papai noel. Em meio a essa confusão ele acaba encontrado o saco de presentes do papai noel e descobre que a magia existe. Em meio a tudo isso, na tentativa de se livrar do maior chefão do crime da cidade, ele acaba se envolvendo com os monstros que tentavam matar o papai noel e conhece Krampus.
A história é muito boa e envolve facilmente, a gente começa a sentir empatia pelo Krampus e a torcer por ele, o que é totalmente surpreendente, já que ele seria como o diabo do natal, mas a história é muito bem contada e diverte em vários momentos. Sem falar que Krampus é totalmente carismático. Só achei que em algumas partes a história foi um pouco maçante, talvez se o autor tivesse invertido a ordem cronológica da história ou talvez tirado alguma partes desnecessárias, com toda certeza esse livro seria 5 estrelas. Mas no fim, eu adorei o livro e gostei muito do final, e pode deixar que no próximo natal eu deixarei doces para o Krampus.

Amanda @litera.pura 11/01/2023

Mais resenhas em @litera.pura
"Você nunca vai se ver livre de mim. Não enquanto um único homem ainda viver... pois eu sou o espírito selvagem que vive no peito deles."

Muito antes do Natal, havia o Yuletide. Muito antes do velhinho de vermelho andando de trenó, havia Krampus, um enorme demônio com chifres e dentes afiados e olhos que brilhavam de forma assustadora. Descendente de Loki, ele presenteava as boas crianças e punia as más com surras de palmatória, afastava os maus espíritos, garantia boas colheitas e fertilidade. Depois de passar séculos aprisionado no fundo de uma caverna, tudo que Krampus desejava era causar um enorme e imensurável sofrimento àquele que o prendeu ali, que lhe roubou tudo, a criatura vil que sempre viveu à base de mentiras, que enganou a própria família... aquele homem que hoje conhecemos como Papai Noel.

Simplesmente MARAVILHOSO. Foi uma leitura bem diferente, cheia de personagens de caráter duvidoso e bastante violência. Krampus é uma figura folclórica, geralmente representado como um Papai Noel do mal, mas esse livro nos faz amá-lo ou quase isso. O Papai Noel, aquele que traz Iphones para os que são bonzinhos, é retratado de uma forma que eu jamais poderia imaginar. O autor construiu uma história rica em cultura, lendas e curiosidades. Tem também muito drama e ação, já que o destino de Krampus se mistura ao de Jesse, um músico derrotado que se envolveu com coisas erradas e está afogado em sofrimento depois de ter sido abandonado pela mulher. Na minha opinião, não existe nenhum "porém" aqui, a história foi incrível do começo ao fim.

Me fez ter vontade de largar tudo, me enrolar em pele de carneiro e sair dançando no meio do mato, ao redor da fogueira em uma noite de lua cheia. ;) A edição é maravilhosa, apesar do meu livro ter chegado todo detonado e arranhado.

site: http://www.instagram.com/litera.pura

Juju 08/01/2023

Uma outra perspectiva sobre o Natal
Por milênios a figura do "bom velhinho" com sua protuberante barriga e trajes em tons de vermelho e branco, longos cabelos e barba, trenó e renas, e, é claro, um saco enorme repleto de presentes para a criançada vem sido cultuada e enaltecida no formato de uma data especial: o Natal. Mas e se o Papai Noel não fosse bem quem diz ser? E se por trás da lenda, do nome e dos costumes bonitos existisse uma história macabra, ancestral e manchada de sangue? É o que o músico aspirante e falido, Jesse Walker, está prestes a descobrir quando por um acaso cruza seu caminho com o de Krampus e seus subordinados. Krampus, O Senhor do Yule, uma figura grande e assustadora com chifres protuberantes, garras afiadas e olhos alaranjados. Figura esta que permaneceu aprisionada em uma caverna escura por seu arqui-inimigo e agora deseja mais do que tudo obter sua vingança e trazer de volta à Terra a tradição do Yuletide.

O último lançamento da Darkside Books no segundo semestre de 2022 foi essa história natalina com um toque sombrio e aterrorizante que busca explorar melhor o conceito de uma figura talvez pouco conhecida atualmente. Remetente dos tempos dos antigos deuses como Loki e Odin, Krampus é inicialmente julgado como perverso ou impiedoso, sendo ele responsável por punir os devassos. No entanto, neste livro iremos aprender que a história e a tradição de Krampus e seu Yuletide é bem maior e mais vasta, deveras fascinante e bela de uma maneira assombrosamente real. Os valores que prega são em suma aspectos que deveríamos resgatar hoje em dia para prosperar a vida no planeta. Da mente criativa de Gerald Brom, pintor, ilustrador e escritor americano, Krampus: O Senhor do Yule é uma obra ilustrada lindíssima que nos instiga a questionar um dos feriados mais conhecidos e a imagem de um santo benfeitor conhecido como Papai Noel. É claro que grande parte de tudo isso é apenas ficção, no entanto, gera a famosa pulga atrás da orelha.
A escrita é fluída e interessante, apesar das quase 500 páginas esse é um livro fácil de se ler em pouco tempo (eu enrolei mais por causa da falta de tempo e das festas de final de ano), mas eu esperava um pouquinho mais de profundidade nas personagens. O Jesse - protagonista - é um carinha um tanto careta e chato, e os problemas que ele encontra ao lado de Krampus e sua trupe são deveras grandes ao passo que as soluções parecem vir quase que de graça e de uma maneira um tanto simples demais. Enfim, por isso minha nota final é 4 estrelas. Quanto à edição da Darkside está muito linda e eu fiquei feliz que trouxeram essa obra para cá a um preço bem mais acessível (nos Estados Unidos custa uns 200-300 reais), mas eu senti falta das famosas ilustrações que são bem mais abundantes na versão internacional.

Liz 07/01/2023

O retorno do senhor do Yule
Eu não sabia muito o que esperar desse livro, mas com certeza ele tomou um caminho diferente do que eu tinha em mente e eu simplesmente amei.
A leitura é bem fluida e te prende com a história dos personagens do começo ao fim, além de retomar diversas deidades celtas e suas histórias, o que eu não estava esperando.
Teve dois acontecimentos específicos no livro que eu particularmente não gostei e acho que poderiam ser escritos de modo diferente, o que fez a nota ser 4 ao invez de 5.

Cami 26/12/2022

Fácil de ler
Gostei muito!! Não sou fã de Natal e esse livro trouxe um conforto sem tamanho.
Sabemos que a igreja católica se apropriou dos costumes pagãos e os modificou pra se beneficiar e se aproximar dos europeus convertidos.
Amei o personagem! É um livro muito fácil e rápido de ler. Muito bom!!

Thalita153 24/12/2022

Você foi avisado ! Krampus está vindo para a cidade
Havia diante de mim tantas expectativas para está fascinante obra literária e devo dizer que o autor "Brom" conseguiu satisfazer cada uma delas.

O protagonismo do Senhor do Yule é dividido com um humano que vivia sua vida tranquilamente até ser arrastado para está enorme bagunça.

Ambos são bastante carismáticos de sua própria maneira pois o que começa como um jogo de interesse se desenvolve em uma amizade interessante quase com traços paternais já que Krampus é uma criatura com milênios de anos enquanto Jesse ainda é uma "criança".

Os momento cômicos te fazem sorrir diante de pequenas discussões em momentos de terror e as ilustrações feitas pelo próprio autor são LINDÍSSIMAS !

Realmente valeu a pena passar esse natal comemorando o Yuleteide com Krampus em sua jornada para destronar o Papai Noel.

Neste natal irei deixar algumas guloseimas para ele em meu sapato afinal...

Krampus está vindo para a Cidade.