Obras Completas

Obras Completas Virgílio

Resenhas - Obras Completas

Pedro.Inocente 06/08/2023

Rebuscado e épico
Confesso que a leitura foi um tanto quanto trabalhosa de fazer, achei mais complicado do que ler Divina Comédia, no entanto é um livro que vale muito a pena ser lido, independente da dificuldade!
Bucólicas achei os temas um tanto ?simples?, mas as Éclogas são escritas de maneira bem bonita!
Geórgicas achei muito complicado e a temática não supera Bucólicas, foi a obra que menos gostei, mas ainda sim percebe-se que Virgílio escreve muito bem.
E por fim temos a Eneida, que ao meu ver é a melhor obra de Virgílio, contando as aventuras de Enéias após a queda de Troia e todos os desafios de sua jornada, um verdadeiro Clássico da Literatura, junto com obras como Divina Comédia, Ilíada e Odisseia, Os Lusíadas e por aí vai?

Diniz14 25/04/2023

Ruim
A ?uma estrela? é obrigatória; a ?segunda estrela? é pra algumas qualidades do CLC nesse livro: capa dura, belo projeto gráfico; edição bilíngue (pra quem quer ler o original); notas de rodapé; 3 livros em 1. Essas qualidades são inegáveis. PONTO. E PONTO FINAL. Apesar da tradução ser considerada um ?monumento da língua portuguesa?, é extremamente complexa para a compreensão, intensamente entediante e somente, na minha opinião, reforça o ego do tradutor (que escreve bonito e para poucos) e dos próprios editores dessa publicação (que procuram expressar, ao maior número de pessoas, o seu conhecimento técnico da língua). O grande problema é que, o que deveria ser uma obra-prima do CLC, para angariar novos leitores e despertar o interesse dos pobres mortais às obras clássicas, é um livro difícil e chato e que, no meu caso, me afastou desse ambiente. Edição linda para a estante, desastrosa para ser lida. Não recomendo e pretendo doar, a quem interessar.
Ma_ah 18/10/2023minha estante
Eu tentei ler e mesmo depois de ver vários vídeos de intelectuais explicando a obra de Virgílio, a leitura não foi, empaquei já na primeira Égloga de Bucólicas. Frustrante e concordo com tudo que você disse.