O Caminho das Adagas

O Caminho das Adagas Robert Jordan




Resenhas - O Caminho das Adagas


34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Gabriel Assis 12/06/2024

Começei a ler a saga da roda do Tempo por causa da série, é MUITO diferente os livros e a serie, em gostei mais das personagens feimininas da série nas 2 primeiras temporadas da série, do que nos livros.

Só que em contraparte o Enredo dos livros é MUITO melhor, e muita coisa da série só faz sentido se ler os livros.
comentários(0)comente



Isabela.Wapenik 11/06/2024

Um belo filler!
Sabe quando a sua série favorita resolveu o grande problema que ela tinha e você sabe que o episódio seguinte vai ser bem aleatório, mas que na verdade, daqui a duas ou três temporadas, vai ser o grande divisor de águas e tudo se encaixa e faz sentido a partir desse episódio meio "aleatório"? É essa a melhor maneira de descrever O Caminho das Adagas.

Para quem está acompanhando a saga, é sabido que os livros 7-10 são bem controversos, justamente por serem lentos e não terem muita ação. Foi com esse pré-conceito que cheguei nesse livro, mesmo tendo me surpreendido no livro 7. Começamos com o mesmo modelo de Prólogo, com diversas coisas acontecendo simultaneamente, e pela primeira vez, não vamos ver esses personagens novamente no decorrer do livro. A escrita continua fantásticq como sempre, EXTREMAMENTE detalhada e agora começamos a nos aprofundar ainda mais na política da série e dos problemas que o Dragão Renascido enfrenta come ela.

Nota-se aqui que é mais u, livro de desenvolvimento do caráter dos personagens, suas ambições, motivações e como eles vão se prostrar diante disso. Pelo desenvolvimento que eles adquiriram, é fácil demais esquecer que eles estão ainda nos seus 18-20 e poucos anos. Abro meu coração e digo que o melhor amadurecimento aqui foi o da Nyanaeve, uma personagem complexa e que me fez passar muita raiva até o livro 6. Para aqueles, que assim como eu, estavam irritados com a hipocrisia dela para com o pessoal de Dois Rios, ela mwlhora e melhora muito. Mas felicidade dura pouco, porque aparece uma pior do que ela e muitos outros personagens irritantes e complexos da saga: Cadsuane.

Rand, meu queridinho e favorito, parece outra pessoa (por que será? Kkkkk), e ainda sim foi ótimo ver ele caindo do pedestal e vendo que ele não é invencível, ainda que o cabeça dura não perceba as sutilezas mais claras na sua frente.


Por fim, deixo uma nota aqui: Esse livro é pior que o Silmarillion em relação a nomes. Foi frustante a quantidade de vezes que personagens secundários foram apresentados, com suas motivações e todo aquele blá-blá-blá que o RJ adora fazer para simplesmente morrerem depois, ou pior, formarem alianças com mais personagens que, sinceramente, nem importam. Aqui fica explícito o motivo das três estrelas e meia.

A todos que chegaram até aqui nessa saga enorme, sinto em dizer que é tarde demais para abandoná-la, muito do seu tempo já foi posto aqui para desistir agora. E o mais importante de tudo, que vale muito a pena nessa história toda, persistência e procurar outro leitores através dos fóruns. A experiência é fantástica.
comentários(0)comente



Guilherme Ambrosio 15/04/2024

Ritmo lento, mas bom
Ritmo lento, com preparação para os demais livros.
Aguardando lançarem o volume 9!
ajuda a gente, Intrinseca!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Duarte 22/03/2024

Foi o livro mais morno de todos até agora. Custei para terminar. Acredito que o próximo será incrível.
No final, teve bastantes cenas a serem trabalhadas, o que dá ao próximo volume uma grande expectativa.
Ficaremos no aguardo do lançamento!
comentários(0)comente



Thelma 08/02/2024

Empolgada pra continuar!
Excelente livro 8! O último em português, infelizmente. Ed Intrínseca nos enganou, pra variar as editoras brasileiras desrespeitando o leitor de séries. Agora é encarar em inglês mesmo.
comentários(0)comente



Giovani 17/01/2024

Entendo o que dizem ao chamar esse volume, como os próximos dois, de ?slog?. Mesmo com a narrativa seguindo como sempre, ele não te recompensa com grandes cenas/acontecimentos. Nem por isso um livro ruim, ou mesmo pior que os anteriores. Apenas mais morno. Ainda assim, um mundaréu de coisa acontece ao redor das personagens. Inclusive, um mundaréu de personagens. Li esse uns seis meses após o anterior, e achei que era esse o motivo de eu não lembrar de alguns nomes e personagens. Não, não. Quando a narrativa retorna ao Perrin, tem nomes ali que não lembro de forma alguma, apenas reconheço a personagem pelo contexto. É gente demais, nomes demais, uns bem parecidos um com o outro. Da um nó na cabeça, que prefiro ignorar e seguir. Enfim, outro bom volume de uma série que tenho achado incrível.
comentários(0)comente



Carol 20/12/2023

A história só voltou a fluir no final
Achei o livro mais arrastado da série até agora. Parece que só nos últimos capítulos que a história realmente se desenvolveu. Talvez seja porque alguns arcos menos interessantes tenham ganhado mais foco.

Porém terminei o livro querendo ler o próximo. Vamos ver como vai ser o ritmo dele...
comentários(0)comente



Fred 21/10/2023

Livro de passagem
Este livro é uma bela ponte de transição entre os livros anteriores para os que virão. Na verdade, este livro como o anterior o 7º são esta ponte e talvez deveriam ser um livro só.

Tudo que acontece com esses livros não tem uma relevância tão importante para a narrativa da história apenas são preparações para o que virão, posicionamento das diversas forças que se movem a favor ou contra o padrão.

Quanto aos personagens Rand está cada vez mais incontrolável, não ouve ninguém e sempre tem desconfia de tudo e continua com a bobagem de não querem meter mulheres na guerra e a sua arrogância tb chega no ápice, tudo isso o faz cada vez mais ficar em perigo e assumir riscos maiores.

Quanto a Perrin e Faile continua o lenga lenga que simplesmente acho chatérrimo, Egwene continua sua evolução como trono e como líder das rebeldes, Nynaeve cada vez mais relapsa como Aes Sedai, não enxerga outra coisa a não ser o Lan e Mat apareceu muito pouco aqui.

Enfim um livro de passagem que não me empolgou muito não.
comentários(0)comente



Ginete Negro 2.0 03/10/2023

Slog que tem seu valor (principalmente o de Rand se tocar que não é invencível)
Saí da leitura desse maravilhoso Livro 8 da Roda do Tempo mais ou menos com a mesma sensação de quando concluí a primeira leitura de "Festim dos Corvos", do George R. R. Martin: a maioria que leu não gosta, mas eu achei bem bacana. O componente político aqui é acentuado (como no "Festim dos Corvos"), ou seja, prepare-se para não ver muitas batalhas grandiosas. Ainda assim, essa série está acima da média - uns tantos metros acima, posso assegurar.

Rand percebeu que pode, sim, ser derrotado - por alguém ou por circunstâncias desfavoráveis -, e com isso constatou que nem sempre recuar significa a derrota - somente a sobrevivência, em alguns casos.

Egwene está tentando se firmar como o Trono-de-Amyrlin-que-nã-é-fantoche. Elayne, por sua vez, enfim chega a Caemlyn e vai requerer o trono que era de sua mãe, mas já percebendo que isso não será tão fácil quanto imaginava.

Perrin está na caça de Masema, o Profeta que é um radical defensor do Dragão Renascido - Radical no sentido do que os Filhos da Luz são enquanto fundamentalistas da Luz, só que Masema é o Profeta de Rand. Perrin tenta anulá-lo, uma vez que seus seguidores estão causando coisas inaceitáveis.

E Elaida, o Trono de Amyrlin golpista, já teve suas unhas amansadas por uma Amiga das Trevas. Será que reagirá?

Enfim, tudo muito bom e altamente recomendável, mesmo sendo o chamado "slog", mesmo a leitura arrastando-se um pouco mais do que nos outros livros.

E vamos para o Livro 9. E que a Intrínseca lance logo a edição brasileira.
comentários(0)comente



Patricia 03/09/2023

Gosto muito dessa série e o início desse livro foi bom. Porém, no meio do caminho começou a enrolação. Infelizmente livros em série, principalmente os longos, tem muito disso. Chega um momento em que o autor começa a enrolar ao invés de avançar com a história. Nesse livro tem muitas páginas de pessoas planejando planos secretos que não são revelado aos leitores. Todo mundo tem um plano, todos mundo fica pensando que tem um plano, mas a gente não pode saber de nenhum deles. Outro clichê básico desses livros ocorre também, o clássico "personagens fazendo burrices para fazer a história render". No final das contas a história andou um pouco, menos do que deveria considerando-se a quantidade de páginas. Me parece que o próximo livros será melhor do que esse, com menos enrolação e mais desenvolvimento, assim espero.
comentários(0)comente



@procura_se_umlivro 03/09/2023

Teve diversas partes desse livro que eu amei! Algumas cenas repetir a leitura para ter o prazer de experimentar novamente, enfim, ameiiii.
Eu amo que o autor descreve cada detalhe, parece que estou lá junto com os outros personagens.
comentários(0)comente



Fabiana Pessoa 17/08/2023

Uma obra de arte
Deslumbrante, não deixou a desejar em nada se comparado aos outros volumes da série. Vitórias e tribulações, tudo junto em mundo fantástico, personagens amadurecidos e novas lendas se apresentando. Perfeito!
comentários(0)comente



Eduardo 04/08/2023

"Fogo, gelo e morte [...] Fogo e gelo, e a morte viria"
O que dizer sobre esse livro? Bom, como todo os livros de Jordan ele tem seus momentos nos quais a leitura é rapida e eletrizante, momentos em que a vontade de devorar cada palavra quase domina o leitor. Entretanto, há vários momentos em que a narrativa "segura o passo", caminha devagar passando por cada trama, mostrando as miudezas dos acontecimentos, dos planos dos aliados e dos inimigos, as incertezas, as alianças (novas e velhas), etc. não digo que diferente do outro dê vontade de largar e ignorar, mas dá uma desejo de quero mais.

"Fogo, gelo e morte estavam a caminho. Mas ele era aço. Ele era aço."

Nesse livro, muita coisa acontece (o que já é comum dessa série), mas ver o rumo que a narrativa vai tomando é muito interessante, ver como os personagens tentam se manter firmes em suas crenças, mas assim como o clima, cedem as mudanças, mesmo que bruscas. E é muito interessante ver que aqueles considerados como os piores entre os piores dos vilões, podem ser facilmente substituídos por outros ainda mais tenebrosos.

Em suma, é uma narrativa deliciosa, longa, mas que dá gosto e prazer em ler. E se você assim como eu já chegou até aqui, também deve sentir aquele desejo de saber como o Padrão será tecido pela Roda.

"Eles planejavam, e o Padrão absorvia seus planos, tecendo em direção ao futuro prenunciado."
comentários(0)comente



Monise Nunes 22/06/2023

Este volume teve mais desdobramentos na história apesar de pouca ação. Senti estranheza com algumas batalhas que não foram descritas, apenas relatadas que aconteceram. Os dias nele também passaram voando, como se o autor tivesse percebido que perdeu tempo demais nos outros 7 volumes pra pouco avanço na história.

Acabei gostando muito mais deste volume do que da maioria já lida, algumas decisões importantes foram tomadas, e que poderiam ter acontecido há muito tempo. O arco de Egwene é de longe o melhor de se acompanhar, a evolução da personagem é nítida neste livro. Achei que a distribuição dos capítulos foi bem mais satisfatória, sem muita enrolação (apesar de ter capítulos inúteis, não vou nem dizer de quem :x).

Minha antipatia por Rand continua e contamina todo mundo que interage com ele; o que são esses dramas ridículos de Min, Elayne e Rand com esse romance descabido. O mundo acabando e esses três sem carisma testando a minha pouca paciência. Não sei qual era o propósito de Jordan, mas os capítulos sobre eles são os mais inúteis e chatos de ler, não é possível que ninguém o tenha alertado.

Os capítulos finais foram muito bons e neste gostei de como terminou, sem problemas repentinos e soluções rápidas. De todos os volumes, este foi o melhor gancho para o próximo e eu não vejo a hora de ler.
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3